Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Rook

Kit 3 vias no Fiat Linea para Qualidade

Recommended Posts

Olá Pessoal, andei lendo um bocado do fórum e tudo bem, assumo que errei em um ponto, pois comprei as coisas antes de buscar o conhecimento, porém nada impede de fazer as devidas evoluções conforme as possibilidades. Bom, vamos à situação.

 

Já comprei para as colunas os:

Tweeter Gound Zero GZUT 25SQX

Full range Gound Zero GZUF 60SQX

 

Até aí, tudo ótimo, até porque já escutei eles tocando e me agradam muito, pois tenho como referência um set em casa 2.1 com caixas KEF Q300 ligadas em um Advance Acoustic MAA406.

Só que de início, comprei um kit 2 vias Focal Access 165 A1 apenas para substituir os falantes originais (o carro vem com kit 2 vias originais), mas logo após ter arrancado todo o sistema de player e blu & Me do carro, que vendi, botei no lugar um;

Pioneer DEH X7880bt que já com os devidos ajustes de T.A. e equalização e me assustaram no up que deu no som, mesmo com os falantes originais!

 

Mas enfim, tenho em mente utilizar;

Aproveitar o midbass da Focal Access 165 A1 para as portas que vou tratar, só não sei qual a melhor forma de fazer isso, quantas camadas, qual vai antes e qual depois, enfim, estou pesquisando ainda.

sem contar que não sei se vou tentar adquirir o midbass da Ground Zero GZUK 65SQX para fechar o set.

 

Agora, os Crossovers passivos foram feitos especificamente para esses tweeters e full da Ground Zero. Foram feitos pelo Cezar da BRS Sound do RJ/RJ com Capacitores Mundorf supreme e rede zobel.

Pois irei utilizar apenas 1 canal para cada lado, e como vão ficar na mesma linha, em cima do painel, vou ajustar o T.A unificado.

PT4WgUG.jpg

 

E para tocar tudo isso, antes de qualquer coisa, eu já tinha um;

Rockford Fosgate T600-4

 

Pretendo por os canais 1 e 2 para tocar as colunas com HPF de 24db (BW do amp.) à 500Hz.

E os canais 3 e 4 para tocar os midbass nas portas, que consigo fazer um corte HPF de 24db à 63Hz (no player, não sei se é BW ou LWR) e LPF de 24db (BW do amp.) à 500Hz

 

O Sub vou deixar para outra etapa... pois já tenho tudo, mas antes de mais nada quero me focar na qualidade frontal, pois tenho pesquisado diversas formas de posicionar esses 4 falantes no painel de forma a ter a maior qualidade possível, porém, sem atrapalhar a visão!

 

E para os que não sabem, o Linea tem um vão morto igual ao dos Civics que dá de aproveitar, porém não tenho a menor noção de como fazer isso sem comprometer o alinhamentos entre tweeter e full, pois não vou ter como alinhar o T.A. deles posteriormente!!

 

Seguem alguns exemplos que realmente me chamaram a atenção:

 

XpAa80Z.jpg

 

Confesso que gostei muito dessa forma abaixo!

 

tQx8qCB.jpggNAt5Dg.jpghHYlSyv.jpgdUbOdMw.jpg6mNOqAM.jpgoh5PT55.jpgsYbT4K9.jpglDplX8i.jpgEwjfAti.jpgVk82M7i.jpg1V469ZZ.jpgaN56hzy.jpg

 

Enfim sou um mero amador (amo o hobby) e gostaria de sugestões e críticas sem filtros...

 

OBS: também tenho esses equipamentos em mãos:

- crossover Booster_Bc-60x

- Pioneer DEH P1Y

- 2 Subs Kenwood KFC-XW1200F (S. 4ohms)

- 15 metros de cabo paralelo Focal Performance 1,5mm2

- um Kit de instalação Ground Zero GZPK 20X (4awg)

- Pares de RCA Tekin

- Mega Capacitor 2F Tecnoise

- Amp. Sound Digital SD1000.1 (2ohms)

Editado por Rook

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que não entendi

 

Vc já tem os full e tw? Já mandou fazer o cross da brs sem definir os equipamentos?
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tenho tudo que citei...

Editei para tentar deixar mais claro... obrigado!

Editado por Rook

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom qualidade do seu set agora vai depender bastante da montagem e regulagem

A coluna é bem gosto pessoal

 

Na area do geral tem uma postada essa semana muito bem feita também, aproveitando esse espaço na coluna

 

Como já tem as coisa, montar oq tem é depois alterar o que não te agradar

Em primeiro momento o que vejo que já pode trocar e a sd1000.1 (deve ser linha prata antiga) pelo sd1200.1evo ou 1600.1evo que podem te dar

mais qualidade no grave

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom qualidade do seu set agora vai depender bastante da montagem e regulagem

A coluna é bem gosto pessoal

 

Na area do geral tem uma postada essa semana muito bem feita também, aproveitando esse espaço na coluna

 

Como já tem as coisa, montar oq tem é depois alterar o que não te agradar

Em primeiro momento o que vejo que já pode trocar e a sd1000.1 (deve ser linha prata antiga) pelo sd1200.1evo ou 1600.1evo que podem te dar

mais qualidade no grave

A montagem vou fazer assim que tiver tudo em mãos com um instalador cuidadoso e detalhista da cidade.

 

O que está me deixando pensativo são as colunas, dizem que cruzadas são melhores do que direcionadas para a orelha, porém eu particularmente sempre gostei das caixas aqui em casa viradas para mim, mas sei que, se montar cruzadas, os falantes vão ocupar menos espaço no campo de visão, porém tenho medo de comprometer a qualidade e não gostar do resultado.

 

Estou pensando em montar em folhas de alumínio e ir brincando com o posicionamento deles até achar algo que agrade para só depois fazer o local definitivo.

Achei um post aqui com diversos tipos de colunas, e vi várias sugestões.

 

Obrigado pela dica do amp, do sub., realmente é este modelo antigo sim.  Mas vou deixar o sub por último, até porque, não sei se os Subs serão estes mesmos, não sei se são bons, se tem qualidade ou punch suficiente, pelo menos o QTS deles é muito bom 0,544, Xmax 8,5mm e para caixa selada pede 22,6 Litros para cada falante.

 

Mas como o foco realmente é na qualidade das colunas, estou queimando os neurônios com a posição e com o amp para eles.

Andei lendo que o meu amp (T600-4) não é o indicado para o que vou usar, estou a procura de algo mais indicado para tocar as colunas.

Estou aberto a sugestões do que pode vir a tocar melhor com os falantes Ground Zero (full e tw uranium) e se possível até, gostaria de testar e descobrir se meus ouvidos vão perceber tal diferença antes de comprar.

Muito obrigado pelas dicas desde já :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O melhor no seu caso

é testar mesmo

 

Já que tem tudo em mãos, vai perde só tempo mesmo

 

Melhor que montar de um jeito que outros acharam melhor e pode ser que não te agrade

Até o amp como já tem, liga com ele é ve se oq ouvi te agrada

 

O amp do sub, se trocar já pode usar ele também com outros sub
Mas a mudança do amp, pode ser que já melhores seu grave sem precisar trocar os sub

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu uso o meu direcionado mais ou menos na posição da alavanca do freio de mão da uma posição melhor pro carona tbm e fostei bastante...

Quanto ao amplificador vi ontem uns mbquart onyx 600.4 e 800.4 com preços atraentes no ml eu uso o 1.1000d pro meu sub e gosto bastante...

 

Ps: me add no whats que te mando as fotos do fundo da caixa... 11 971131901

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...