Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Diego Camilo

SPL sem perder a qualidade

Recommended Posts

Gostaria de opinioes nos componeste:

Grave:

estou entre o 18sw1p, o 18sw5p, ou o Vulcano 3.8 de 18

a caixa vai ser Bandpass 6° de 120B+40F aproximadamente a depender da simulacao,

Modulo estou entre stetson ex10500, banda viking 10000, sd10000evo

Medio:

vai ser hpx2120 ou o esx 310 se ele nao deixar buraco nas simulacoes,

Caixa vai ser cornetada dutada nao sei quantos litros ainda

Modulo vai ser o bbusta 3600gl pro medio e pra ti ate eu comprar o par do medio e da Ti, ai eu deixo ele apenas pras Ti, depois pretendo pegar um mudulo e 1500~2000 rmrs de qualidade se o bridge da 3600gl(600rms real AB) nao empurrar satisfstoriamente os hpx

Agudo:

Estou entre a d4400, d3300, etd72250, over9950

Corneta vao ser a 2650 da Selenium (oval)

modulo vai ser o 3600gl

Crossover ps2, fonte jfa turbo 150amper,

Inicialmente vo colocar 1 18", 1 12", 1 TI 2";

Depois comprarei mas 1 de cada componente totalizando 2 de cada, gostaria de opinioes sobre o af de grave, na ti, e na marca dos modulos, mas aceito opinioes sobre todos aspectos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nós graves iria de Vulcano 3.8, com um SD 8000.1 evo 2ohms, para medio grave, o HPX 2120 e considerado por muitos o melhor MG do mercado, para toca-los iria de SD 1600.1 a 4ohms, quando aos drives que vc citou acima, iria de Oversound 9950ti,bom é utiliza um processador de áudio para uns cortes mais preciso, e se lembre quanto mais bateria melhor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Inicialmente vou de px2 e 1 etd por ser mais em conta, mas assim q o dinheiro melhorar vou comprar um Dbx 360 + inversor, e 2 drivers top de linha(to entre o 9950 e a d4400ti)

o modulo eu vou comprar de 10.000rms 1ohms pra tocar no dobro da impedância, to entre stetson e banda

Com questao ao grave, sera q da muita diferenca em spl o 18sw1p pro vulcano 3.8 18 ambos com 3db de amplificação ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lendo em outros fóruns vi alguns peazeiros afirmando que a qualidade da safra Sw1p a partir de 2010 caiu bastante a ponto de muitos deles não mais o recomendar como investimento seguro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Li isso na audiolist, os eu vou comprar sao usados, ta saindo 800 reais o par + frete do nordeste pra sp, estao semi novos com reparo original, mas acredito q seja de 2010 pra ca

Mas mesmo nao sendo tao bom quanto ja foi, como todo af bom nascional(18sub800 com a versao st, eros sds800 black, wpu mais novos), ele nao chega a ser ruim, concerteza e superior ao 18sw3p, ainda deve descer mais q todos irmaos (18sw3p, 18sw5p, 18sub800, hpx2180, sds800, sds2.7 e vulcano 3.8 18), e com mais spl com os mesmo 2000 rms aplicados nao concordam ? Ainda mais em bp6° de 160l (ou numa t18 redusida, ou numa manifold em V)

me ajudem, o 18sw1p ficou tao ruim assim ? E esse 18sw5p ? Segue o a mesma ideia do sds2.7, q alem de gerar mais spl, ainda desce mais q seus irmaos menores(como o sds800 atual q piorou e nao desce mais nada)

A respeito do modulo, qual e o melhor modulo 12v na faixa de 8k~10k rms para subgrave ? Stetson ex10500 ou viking 10k ?

Eu sei q ta sobrando modulo, mas vai tocar no dobro da impedancia quando tiver com o par, e com o quadruplo antes disso

Bateria eu vou comprando de uma em uma, todas moura clean rstacionaria ate interar 600ah mais 70 do cofre.

Com uma Fonte JFA de 200ah vou ter q trocar o alternador ou por mega capacotor ou o ideal seria investir em mais bateria ?

A d409ti esta no mesmo nivel da d4400ti ou da over9950 ? Pois ta bem mais em conta

Quanto aos medios, sera q em cornetada dutada os esx310 desceriam com seguranca ate os 100~120hz ou o ideal seria partir mesmo pros hpx2120 ?

Por enquanto ta assim

2 18sw1p na viking 10k

2 hps2120 na bbusta 3600gl(600rms real por bridge)

2 d4400 ou over9950 num modulo AB de qualidade a decidir ainda, se o bbusta nao empurrar os hpx ele vai ficar pros drives, ai eu compro um sd2500evo pros hpx pra tocar no dobro da impetancia tmb

Crossover vai ser o px2 ate eu juntar dinheiro e partir pra um dbx 360, ou um 260 usado q for + inversor bom

Player por enquanto ta um pioner golfinho, mas assim q tiver uns 2000 sobrando, nao vou comprar multimidia, vou montar um CarPc, com uma telinha Lilliput de 7~10" full HD (ou 4k se tiver barata), pra poder mecher na megasquirt Ms2 q ja esta na Omega

Desde ja agradeco quem puder compartilhar sua opiniao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nós graves iria de Vulcano 3.8, com um SD 8000.1 evo 2ohms, para medio grave, o HPX 2120 e considerado por muitos o melhor MG do mercado, para toca-los iria de SD 1600.1 a 4ohms, quando aos drives que vc citou acima, iria de Oversound 9950ti,bom é utiliza um processador de áudio para uns cortes mais preciso, e se lembre quanto mais bateria melhor...

Assino embaixo! Capricha na alimentação e não tem erro!

 

 

 

Inicialmente vou de px2 e 1 etd por ser mais em conta, mas assim q o dinheiro melhorar vou comprar um Dbx 360 + inversor, e 2 drivers top de linha(to entre o 9950 e a d4400ti)

o modulo eu vou comprar de 10.000rms 1ohms pra tocar no dobro da impedância, to entre stetson e banda

Com questao ao grave, sera q da muita diferenca em spl o 18sw1p pro vulcano 3.8 18 ambos com 3db de amplificação ?

 

Eu sendo você não faria isso. px2 connect, super recomendo! DBX 360 acho desperdício pra esse uso, é como comprar uma ferrari pra ir buscar a filha na escola a 2 quadras de casa. 

 

E dois drivers é desperdício! 

 

Amp de 10kwrms em 1 ohm vai ficar uma BOOSTA. pq em 1 ohm ele promete 10k, em 2 ohms uns 7.5k.. em 4 ohms vai acabar mandando o mesmo que um 8k bem alimentado! 

 

18sw1p já foi o melhor sub do BR, hoje em dia não tanto. Se quer algo punk e exclusivo, vai de 18sound, B&C, etc.

 

 

 

Li isso na audiolist, os eu vou comprar sao usados, ta saindo 800 reais o par + frete do nordeste pra sp, estao semi novos com reparo original, mas acredito q seja de 2010 pra ca

Mas mesmo nao sendo tao bom quanto ja foi, como todo af bom nascional(18sub800 com a versao st, eros sds800 black, wpu mais novos), ele nao chega a ser ruim, concerteza e superior ao 18sw3p, ainda deve descer mais q todos irmaos (18sw3p, 18sw5p, 18sub800, hpx2180, sds800, sds2.7 e vulcano 3.8 18), e com mais spl com os mesmo 2000 rms aplicados nao concordam ? Ainda mais em bp6° de 160l (ou numa t18 redusida, ou numa manifold em V)

me ajudem, o 18sw1p ficou tao ruim assim ? E esse 18sw5p ? Segue o a mesma ideia do sds2.7, q alem de gerar mais spl, ainda desce mais q seus irmaos menores(como o sds800 atual q piorou e nao desce mais nada)

A respeito do modulo, qual e o melhor modulo 12v na faixa de 8k~10k rms para subgrave ? Stetson ex10500 ou viking 10k ?

Eu sei q ta sobrando modulo, mas vai tocar no dobro da impedancia quando tiver com o par, e com o quadruplo antes disso

Bateria eu vou comprando de uma em uma, todas moura clean rstacionaria ate interar 600ah mais 70 do cofre.

Com uma Fonte JFA de 200ah vou ter q trocar o alternador ou por mega capacotor ou o ideal seria investir em mais bateria ?

A d409ti esta no mesmo nivel da d4400ti ou da over9950 ? Pois ta bem mais em conta

Quanto aos medios, sera q em cornetada dutada os esx310 desceriam com seguranca ate os 100~120hz ou o ideal seria partir mesmo pros hpx2120 ?

Por enquanto ta assim

2 18sw1p na viking 10k

2 hps2120 na bbusta 3600gl(600rms real por bridge)

2 d4400 ou over9950 num modulo AB de qualidade a decidir ainda, se o bbusta nao empurrar os hpx ele vai ficar pros drives, ai eu compro um sd2500evo pros hpx pra tocar no dobro da impetancia tmb

Crossover vai ser o px2 ate eu juntar dinheiro e partir pra um dbx 360, ou um 260 usado q for + inversor bom

Player por enquanto ta um pioner golfinho, mas assim q tiver uns 2000 sobrando, nao vou comprar multimidia, vou montar um CarPc, com uma telinha Lilliput de 7~10" full HD (ou 4k se tiver barata), pra poder mecher na megasquirt Ms2 q ja esta na Omega

Desde ja agradeco quem puder compartilhar sua opiniao

 

 

T18 reduzida, não recomendo! BP6 só se for uma carretinha gigante, ocupa um espaço absurdo! 

 

Melhor amp? SD8k 2017 2 ohms

 

Enfim, não gaste mta grana com coisas provisórias, compre o definitivo aos poucos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amp vai ser o viking 8002 ou o stetson ex 8000 2ohms pois estao na faixa de 1k no ML com frete em 12x

A caixa vai ser bp6°, inicialnente uma com 160l(120b+40f), depois quando for colocar o par vejo certinho qual fica melhor na simulacao(apesar de nao saber simular manifold nem cornetada)

Nenhum dos equipamentos vao ser provisorios, apenas a etd se ela for muito inferior em timbre e spl q a d4400ti ou a over 9950, mas acredito q ela suprira muito bem meu set com corneta oval(2650)

Com respeito ao dbx360 ser desperdicio, apesar dele ser muito bem vindo, e um investimento muito alto para um set de menos de 10000(2x18, 2x12, 2TI), so q ja achei dbx260 usado por 800 reais, mais uns 150~200 do inversor 1000 reais, o px2 custa 350~400, duvida:

O novo px2 connect te Limiter, delay, compresor, EQ parametrico ou alto ajuste por RTA ?

O modulo 3600gl de 1600rms (1200 real), e nao vai ser provisorio, inicialmente um bridge vai tocar o medio, e um canal a TI, depois q compra o par vou analizar se os hpx tao "passando fome" so com o bridge de 800rms(600 real) para cada um, se sim compro um modulo de 2~3k 2ohms pra tocar os medios no dobro da impedancia, se nao compro um modulozinho AB ai de 300~500rms pros drivers

Fonte vai ser a JFA 200ah, fio de 50mm pra la, bateria pelomenos 300ah, depois partir pra 600(ou mais se nao tirar tudo da 8k)

agora o ponto em q eu estou mais em divida, q no futuro vai sair caro se eu me arrepender

Obvio q gostaria de colocar um RCF, um beyma 18p80nd ou um 18sound de neodimio, mas beiram os 1500~2000 reais por aki(ou mais...), mas por falta de patrocinio estao fora de cogitacao, o 18sw1p tenho a 800 reais o par usados, o 18sub800 tenho a 1000 o par novos(sem ser versao ST),o 18sw5p tenho a 1200 o par novos tmb, os vulcano tenho a 1300 o par, e outro q pode entra na briga mesmo sendo "fraco" sao os wpu1805 q tenho o par a 600 reais com o reparo original funcionando perfeitamente

O q eu prioriso e sub grave pra fora, bom tibre, e uma resposta relativamente plana(por isso o uso da BP6°)

qual deles melhor atenderia a minha demanda ?

Ouvi desenas de relatos sobre o 18sw1p, e mesmo tendo piorado a quem ainda endeusa esse AF por sua sensibilidade(SPL) e seu subgrave, ja ouvi falar bem dos vulcanos 3.8 tmb, mas ele ta no mesmo patamar do 18sw1p ?

Lembrando q a amplificacao sera a mesma, qual eu compro? 18sw1p ou vulcano 3.8 18 ?

E o 18sw5p ? Ele tem bons parametros, mas nunca ouvi relato dele, sera q compenca ?

Desde ja agradeco todos q puderem espresar a opiniao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amp vai ser o viking 8002 ou o stetson ex 8000 2ohms pois estao na faixa de 1k no ML com frete em 12x

SD tá na mesma pegada, tb confio muito!
 


A caixa vai ser bp6°, inicialnente uma com 160l(120b+40f), depois quando for colocar o par vejo certinho qual fica melhor na simulacao(apesar de nao saber simular manifold nem cornetada)
Nenhum dos equipamentos vao ser provisorios, apenas a etd se ela for muito inferior em timbre e spl q a d4400ti ou a over 9950, mas acredito q ela suprira muito bem meu set com corneta oval(2650)

Ou seja, tu vai gastar pra depois gastar mais pra depois fazer experiência!

Eu faria logo uma dutadona caprichada e já era. Ficar inventando moda é bacana quando se tem grana sobrando.. se for o seu caso, vai fundo, sem bronca!

Idem pra 9950, não é tããão mais cara, vai logo nela!


 

Com respeito ao dbx360 ser desperdicio, apesar dele ser muito bem vindo, e um investimento muito alto para um set de menos de 10000(2x18, 2x12, 2TI), so q ja achei dbx260 usado por 800 reais, mais uns 150~200 do inversor 1000 reais, o px2 custa 350~400, duvida:
O novo px2 connect te Limiter, delay, compresor, EQ parametrico ou alto ajuste por RTA?

Tem tudo que você vai precisar, acredite.

Auto ajuste por RTA não, mas isso é fichinha e gostoso de se fazer! Passa pink noise e vai consertando.. depois de pronto dá um tesãão do caraleo! uhashusahu (saber que tá bom pq VC fez ficar assim)


 

O modulo 3600gl de 1600rms (1200 real), e nao vai ser provisorio, inicialmente um bridge vai tocar o medio, e um canal a TI, depois q compra o par vou analizar se os hpx tao "passando fome" so com o bridge de 800rms(600 real) para cada um, se sim compro um modulo de 2~3k 2ohms pra tocar os medios no dobro da impedancia, se nao compro um modulozinho AB ai de 300~500rms pros drivers
Fonte vai ser a JFA 200ah, fio de 50mm pra la, bateria pelomenos 300ah, depois partir pra 600(ou mais se nao tirar tudo da 8k)
agora o ponto em q eu estou mais em divida, q no futuro vai sair caro se eu me arrepender
Obvio q gostaria de colocar um RCF, um beyma 18p80nd ou um 18sound de neodimio, mas beiram os 1500~2000 reais por aki(ou mais...), mas por falta de patrocinio estao fora de cogitacao, o 18sw1p tenho a 800 reais o par usados, o 18sub800 tenho a 1000 o par novos(sem ser versao ST),o 18sw5p tenho a 1200 o par novos tmb, os vulcano tenho a 1300 o par, e outro q pode entra na briga mesmo sendo "fraco" sao os wpu1805 q tenho o par a 600 reais com o reparo original funcionando perfeitamente
O q eu prioriso e sub grave pra fora, bom tibre, e uma resposta relativamente plana(por isso o uso da BP6°)
qual deles melhor atenderia a minha demanda ?
Ouvi desenas de relatos sobre o 18sw1p, e mesmo tendo piorado a quem ainda endeusa esse AF por sua sensibilidade(SPL) e seu subgrave, ja ouvi falar bem dos vulcanos 3.8 tmb, mas ele ta no mesmo patamar do 18sw1p ?
Lembrando q a amplificacao sera a mesma, qual eu compro? 18sw1p ou vulcano 3.8 18 ?
E o 18sw5p ? Ele tem bons parametros, mas nunca ouvi relato dele, sera q compenca ?
Desde ja agradeco todos q puderem espresar a opiniao


VAi de volcano.. 18sw1p toca mais mas é pior de revenda e talz! E me passa o contato desses 18sw1p, se puder! hahahahaha Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao pretendo revendelos,

So se for pra partir pros importados kkk

Drive vai ser a 9950 pelo Jeito

Nao e questao de dinheiro sobrando, pra mim caixa e investimento, se eu nao gostar eu vendo pelo q paguei no material, so gasto com materia prima, pois trabalho com isso(marcenaria), o prazer q vc tem em regular o som eu tenho em montar uma caixa na litragem/sintonia certinha, sem canto fora de esquadro, sem vazamento, da ate gosto kkkk

Se eu comprar os 18sw1p(quase certo) vou de BP6, se for os vulcanos vai ser dutadinha 130l/45hz mesmo

O modulo sd pode ate estar na mesma pegada hoje em dia no sub grave(tem q ta vendo), mas ta mais caro, o banda e o stetson estao na faixa de 950(barato pra um modulo de 10k a 14v na minha opiniao)

tem uma d3300ti barata na olx, seria ela muito inferior em slp pra 9950 ?

Nao sei se os patametros do 18sw1p q tao no site da selenium sao do antigo(axo q nao) mas com 2k rms ele ta gerando mais spl dos 40~120hz(faixa útil da BP) q o 18sw5p e o vulcano com 2500rms.

E de se pencar se vale a pena investir em mais bateria, mais amplificação, pra no fim das contas so gerar mais calor, o vulcano por ter dois imãs axei ser superior, mas pelo jeito e so marketing, me pegunto pq a JBL/Selenium nao usa esse conjunto magnetico duplo do vulcano/tornado5k nos af proficionais como o 18sw1p, e outra pq nao usa as tecnologias existentes pelomenos em um modelo proficional especifico pra bater de frente com os importados, nao q seus af sejam ruins, pelo contrario, lider nacional em qualidade, mas pq nao lancar um af q seja com bobina in/out, com fio de ccaw chato(como na d4400ti), com cone de fibra de carbono(como no wpu 1805 eu axo), e principalmente o próximo grande passo pro mercado nacional e baratear e produzir af com com preco competitivo com imãs de Neodimio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, como você vai fazer a caixa, muda total de figura! Pensei que ia encomendar e tal, ia ser um gasto desnecessário! mas como vai fazer, é TOTALMENTE diferente!

 

tem uma d3300ti barata na olx, seria ela muito inferior em slp pra 9950 ?

 

 

Qualquer driver 2" acompanha esse sistema com folga. Foi sugerido o 9950 pq pode ser que vc queira fazer uns rachas e talz.. mas QUALQUER driver 2" acompanha!

E sim, é isso mesmo! O 18sw1p tem sens mais alta, rendimento mais alto, etc. Mas na dúvida pode mandar email pra selenium pra eles confirmarem se continuam os parametros!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao, sao os parametros atuais mesmo, achei um pdf com os parametros antigos(tinha maior vas, e fs e qes menor, ou seja era melhor nas cornetas), nem simulei pra nao chorar,

Com respeito ao drive, a maioria dos drivers de 2" top tem entre 112~114db de spl, mas nao sou bobo, se q isso e medido num pico q as vezes nem esta na faixa util(dos 1200~20000hz no meu caso), intao me tirem a duvida quem ja ESCUTOU os drives, qual deles vai me render mais slp sem perder a qualidade e sem cancelar acima dos 14000hz na corneta 2650(oval da selenium):

D4400ti, d3300ti, eros etd72250, over 9950, ou snake sd375(ou a 3100/3200f, nao sei qual a top da snake atualmente),

Lembrando q qualidade quaquer uma delas tem, quero saber qual vai me render mais SPL no geral(nao no pico), estou inclinado pra 9950, sera q com 2 drivers (sei q vai sobrar agudo, mas vai ficar no ganho baixo ate os corneteiros encostarem... Kkkkk) eu boto umas 8 d250x ou 4 d405 pra correr com 300 rms, corte alto, e limiter nas 9950 ?

Sera q as etd geraria mais spl ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho as Snake SD375 e são excelentes em termo de qualidade. Não "berram" jamais, tem o agudo que lembra um tweeter só que sem muita estridência.

Já tive a Eros e ela toca bem baixo, mas quando "chega" potência ela berra demais. Parece feita pra paredões e afins! 

E a D4400ti tem timbre de D405 + ST, não me agrada! 



Sinceramente, sou muito averso à esse lance de "corneteiro encostar". Sempre ligo meu som onde não tem som, em volume condizente com o local. Tenho som grande (140db+) desde 2009 e NUNCA tive bronca com vizinhos ou polícia, no máximo um vacilo (meio alto), ele reclama e eu abaixo. Daí eu tentaria pegar SD375 (maior qualidade dentre as citadas) ou 9950 over (que não perde SPL nem qualidade).

E se for pra fazer "brincadeira", tu pode fazer o seguinte: Monta teu som certinho, bonitinho e reguladinho. Usa um px2 da vida..., 1 canal pros graves, 1 pro médio, 1 pro agudo e 1 pra 'corneteira'. Coloca todo o som bonitinho e separa um ~sd600.1 da vida e faz uma corneteira com 4 x D405 em expansores "curtos". 


Pq dessa forma, tu pode tocar seu som perfeitinho, com total qualidade... e se precisar "abafar" alguém, você pega a corneteira de dentro do carro, liga ela ao resto do som e abre o canal da corneteira!

O canal destinado à corneteira não precisa muita qualidade, faz o corte pra não queimar a D405 e tirar o máximo de ganho delas, e já era! O resto do som, você foca qualidade! Dessa forma, vais ter como se safar de situações assim!



Ouuuu.. você pode fazer ainda mais no estilo! Coloca HPX 2120 (se possível 3 deles, fechando 36 polegadas, mesma largura dos 2x18) + 2 9950... esse conjunto bem alimentado é ABSURDAMENTE forte! Digo pois tive quatro delas, e tocava pra 2 mil pessoas com folga! É muuuuita voz e com qualidade ABSURDA! Mas se for fazer isso, recomendo usar um amp com MUITA folga também, pra poder tocar sem clipping! 1.5kw pra cada HPX tá de boas, um amp 5kw pra 3 deles. 

Se algum corneteiro colar você abafa ele com MUITA força desde 80hz até 18khz, ou seja, com qualidade que todo mundo vai comentar! (e não apenas cornetas)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por emquanto ta assim:

Grave:

2 18sw1p em bp6 de 160l, viking 8002 de 40hz ~ 120hz

Medio:

2 hpx 2120 em cornetada dutada, mufulo de 2~3k a definir de 120hz ~ 1200hz (sd evo ou algum AB de mais de 2k rms)

Agudo:

2 over 9950 com corneta oval Selenium 2650 de aluminio(ou 2 d4400ti se eu axar baratas), no bridge da bbusta 3600gl de 1200hz a 20000hz

4 baterias moura clean nano de 170ah

1 bateria Optima Yelow de 75ah

1 fonte JFA digital de 200ah

1 crossover banda px2 connect

Cabos de 50mm, caixas de compencado naval

 

Sem chance de eu usar um corneteiro a parte apenas pra disputas, ainda mais sabendo da qualidade e forca das 9950, sem chance tmb de usar 3 medios de 12 tmb, so se ficar mais de 3db abaixo do grave e do agudo

 

 

Pra usar 2 9950 cortadas em 1200hz(2000hz na hora do vamos ver) em corneta oval 2650, seria melhor uma corneta por drive, ou um adaptador em Y pras 2 com apenas uma corneta ?

Outra divida, pra aplicar de 1000~1500 rms nos hpx qual o corte seguro ?

Sera q ele deceria ate os 80hz com toda essa potencia pra eu poder usar tudo da pb6 dos grave (dos 40 aos 80, 1 oitava), ou o ideal seria mesmo dos 120hz aos 1200hz ?

Com relacao as TI qual a potencia maxima sem distorcao num modulo ab q as 9950(ou as d4400ti) aguentam cortadas em 1200hz e 2000hz respectivamente ?

Em comparacao direta o q uma bateria optima de 75ah traria de melhor em relacao a uma moura clean de 150ah ?

Usar modulo sobrando + limiter tmb e interecante nas TI ?

E com corte alto(1200hz), 300rms aplicado o q a d4400ti teria de melhor as 9950 ? Tibre, spl, peso nas baixas/altas, maior potencia suportada?

Seria o wpu1205 ou o 12mb1p da selenium melhores q o hps2120 ?

 

E a pergunta mais importante, o q vc axam q falta no set, e o q poderia melhora, Lembrando q viso qualidade aliado de Forca

Att Diego

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por emquanto ta assim:

Grave:

2 18sw1p em bp6 de 160l, viking 8002 de 40hz ~ 120hz

Medio:

2 hpx 2120 em cornetada dutada, mufulo de 2~3k a definir de 120hz ~ 1200hz (sd evo ou algum AB de mais de 2k rms)

Agudo:

2 over 9950 com corneta oval Selenium 2650 de aluminio(ou 2 d4400ti se eu axar baratas), no bridge da bbusta 3600gl de 1200hz a 20000hz

4 baterias moura clean nano de 170ah

1 bateria Optima Yelow de 75ah

1 fonte JFA digital de 200ah

1 crossover banda px2 connect

Cabos de 50mm, caixas de compencado naval

 

Sem chance de eu usar um corneteiro a parte apenas pra disputas, ainda mais sabendo da qualidade e forca das 9950, sem chance tmb de usar 3 medios de 12 tmb, so se ficar mais de 3db abaixo do grave e do agudo

 

 

Pra usar 2 9950 cortadas em 1200hz(2000hz na hora do vamos ver) em corneta oval 2650, seria melhor uma corneta por drive, ou um adaptador em Y pras 2 com apenas uma corneta ?

Outra divida, pra aplicar de 1000~1500 rms nos hpx qual o corte seguro ?

Sera q ele deceria ate os 80hz com toda essa potencia pra eu poder usar tudo da pb6 dos grave (dos 40 aos 80, 1 oitava), ou o ideal seria mesmo dos 120hz aos 1200hz ?

Com relacao as TI qual a potencia maxima sem distorcao num modulo ab q as 9950(ou as d4400ti) aguentam cortadas em 1200hz e 2000hz respectivamente ?

Em comparacao direta o q uma bateria optima de 75ah traria de melhor em relacao a uma moura clean de 150ah ?

Usar modulo sobrando + limiter tmb e interecante nas TI ?

E com corte alto(1200hz), 300rms aplicado o q a d4400ti teria de melhor as 9950 ? Tibre, spl, peso nas baixas/altas, maior potencia suportada?

Seria o wpu1205 ou o 12mb1p da selenium melhores q o hps2120 ?

 

E a pergunta mais importante, o q vc axam q falta no set, e o q poderia melhora, Lembrando q viso qualidade aliado de Forca

Att Diego

Não tenho tanta experiencia com esse itens citados igual aos amigos aqui, mas vamo la:

 

Se você tem espaço coloque cada driver em separado no próprio cone, e acredito não ser necessário subir o corte para 2000hz, mesmo cortando em 1200hz 24db você vai ter spl e segurança de sobra pra abafar muitos corneteiros, afinal esse driver é um dos mais fortes do mercado, e você vai usar 2.

 

Não conheço diretamente o hpx2120, mas não acho que seja seguro e viável cortar eles em 80hz, região do médio acho melhor arriscar no máximo nos 125hz testando a excursão etc

 

Entre as 9950 e as 4400TI vai de gosto, as duas são o "supra sumo" de cada marca, e elas dividem opiniões, eu iria na que eu achar mais barato e nova.

 

use limiter em todo sistema, se comprar o px2, ele já tem o limiter automático, é só ir ajustando aonde vai começar a atuar e o resto ele faz sozinho.

 

Bateria Optima x moura clean ? no geral a moura clean vai dar um regaço na optima. porque ? simples, a optima é simplesmente uma bateria de 75ah, super bem feita e com tudo de qualidade, o que isso se traduz ? numa bateria com ótima durabilidade e ótima corrente de partida/pico e nada mais.

 

a moura clean também e muito bem feita, porém ela vai ter uma corrente de pico "menor", porem com muito mais capacidade de carga(vai tocar muito mais tempo) etc..

fora que é desproporcional comprar uma bateria de 75ah com uma de 150ah, lembrando que as duas são baterias com selo e garantia.

 

 

sobre o que eu acho que poderia melhorar ou eu mudaria no set..

não usaria banda, usaria o soundigital. ambos entregam a mesma potencia praticamente(não mentem) porém os novos SD estão consumindo menos que os banda.

não usaria BP6, até porque não sei projetar uma, então se nao souber realmente projetar uma, voce vai no maximo perder dinheiro e ainda explodir o woofer.

 

De resto, suave hehe

lembrando que e so opiniao, nao e que esteja errado ou certo etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Raaaapaz, você já teve Optima?

Eu já... vendi ela depois de 8 anos de uso e funcionando perfeita! E ela sozinha segurava um Stetsom 5k2 + Dad 3k + sd250.2d tocando topado por 2h ou em volume médio de 6 a 8h! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre ouvi dizer q Sondigital "Capava" o subgrave, nao sei os modelos atuais como tao, mas SD ta mais cara q a Banda e q a Stetsom, se nao for pra ir de banda vou de Stetson(no grave)

sobre o corte dos Hpx, vou simular pra ver o Xmax, resta aprender como simular caixa cornetada dutada, mas pelo jeito vai ficar na casa dos 120hz

Sobre a BP6, eu ja projetei e contrui caixas dutadas, seladas, euclides, cornetadas (t18), euntre outras, nao axo q deve ser um bixo de 7 cabeças, eu faco assim:

 

Volune traseiro = VB

Volume dianteiro = VF

 

Inicialmente eu uso um VB q usaria numa dutada e um VF com de 1/3 do VB, joga as sintonia q te agrada ex

Faz o VB de 120l sintonizado em 45hz, e o VF com 40l sintonizado a 90hz e simula pra ver como fica o grafico da resposta, obviamente q nao vai sair certo de primeira, vai sair 2 picos um perto de cada sintonia, e um vale de mais de 3db entre eles, ai vc vai refinando, sobe/desce uns Hz nas sintonias, almenta/diminui algum litros nas camaras a ponto de diminuir o pico, almentar a amplitude util de resposta ate vc axar um "planalto" entre os 2 picos, demora mas uma hora vc axa uma combinação "perfeita" de litragem X frenquencia de cada camara q a resposta vai ficar plana de um pico ao outro, sem vales, sem picos, fica uma linha resta, mas tudo isso e teoria, sei q na pratica sempre foge um pouco, mas acredito q nao vou "queimar dinheiro", pelo contraria, vo economizar em amplificacao, em af, em bateria, pois se elas ficarem como na simulação elas vao render mais de 2db q uma dutada com mesmo af/amplificação.

Com respeito aos drives, vai ser cortados em 1200hz pra evitar ondas verticais, a corneta q vou usar(2650 oval da Selenium) tem forte dispersão horizontal e baixa na vertical, por isso a duvida em usa 1 ou 2 cornetas, com a flange em Y tenho certeza q evitaria isso, se eu usa 2 cornetas axo q emplilhando na vertical diminui os cancelamentos, mas dimunuir nao e anular, uma ao lado da outra... Deve cancelar demais, por isso a divida, empilhar 2 cornetas ou usar a flange em Y ?

Com respeito ao limiter "automarico" do px2, nao tem como eu editar os ms q ele vai "soltar" toda potencia disponivel ?

No caso pretendo tocar as 3 vias com pelomenos 3db de amplificação, mas com 6db disponivel pra usar o limiter decentemente, nunca usei limiter mas intendo basicamente como funciona, tem q ter bastante amp sobrando pra ele liberar toda potencia disponivel por pequenos espaços de tempo, sem q rasgue o cone ou frite a bobina

 

Pelo preco q to axando as mouras e as optimas, vo de moura mesmo, uma optima yelow de 75ah usada chega ser mais cara q uma moura slim de 170ah, fora de cogitação

Uma divida, se as baterias usadas q eu compra estiverem ruins de carga, tem como "reformar" e deixalas como novas ?

 

Sera q a d4400ti aguenta 300rms (600 na hora do limiter) o tempo todo como as 9950 cortadas em 1200hz ?

 

Sera q os 2 hpx na cornetada acompanharia pelomenos o grave(o agudo ta sobrando) com menos de 3db de diferenca com 1000~1200rms aplicados(2500 na hora do limiter), ou teria q partir pra 3 mesmo ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Reformar bateria?? tem não! 

2 hpx em dutada normal acompanham 4x18" huashsuaahus

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre ouvi dizer q Sondigital "Capava" o subgrave, nao sei os modelos atuais como tao, mas SD ta mais cara q a Banda e q a Stetsom, se nao for pra ir de banda vou de Stetson(no grave)

sobre o corte dos Hpx, vou simular pra ver o Xmax, resta aprender como simular caixa cornetada dutada, mas pelo jeito vai ficar na casa dos 120hz

Sobre a BP6, eu ja projetei e contrui caixas dutadas, seladas, euclides, cornetadas (t18), euntre outras, nao axo q deve ser um bixo de 7 cabeças, eu faco assim:

 

Volune traseiro = VB

Volume dianteiro = VF

 

Inicialmente eu uso um VB q usaria numa dutada e um VF com de 1/3 do VB, joga as sintonia q te agrada ex

Faz o VB de 120l sintonizado em 45hz, e o VF com 40l sintonizado a 90hz e simula pra ver como fica o grafico da resposta, obviamente q nao vai sair certo de primeira, vai sair 2 picos um perto de cada sintonia, e um vale de mais de 3db entre eles, ai vc vai refinando, sobe/desce uns Hz nas sintonias, almenta/diminui algum litros nas camaras a ponto de diminuir o pico, almentar a amplitude util de resposta ate vc axar um "planalto" entre os 2 picos, demora mas uma hora vc axa uma combinação "perfeita" de litragem X frenquencia de cada camara q a resposta vai ficar plana de um pico ao outro, sem vales, sem picos, fica uma linha resta, mas tudo isso e teoria, sei q na pratica sempre foge um pouco, mas acredito q nao vou "queimar dinheiro", pelo contraria, vo economizar em amplificacao, em af, em bateria, pois se elas ficarem como na simulação elas vao render mais de 2db q uma dutada com mesmo af/amplificação.

Com respeito aos drives, vai ser cortados em 1200hz pra evitar ondas verticais, a corneta q vou usar(2650 oval da Selenium) tem forte dispersão horizontal e baixa na vertical, por isso a duvida em usa 1 ou 2 cornetas, com a flange em Y tenho certeza q evitaria isso, se eu usa 2 cornetas axo q emplilhando na vertical diminui os cancelamentos, mas dimunuir nao e anular, uma ao lado da outra... Deve cancelar demais, por isso a divida, empilhar 2 cornetas ou usar a flange em Y ?

Com respeito ao limiter "automarico" do px2, nao tem como eu editar os ms q ele vai "soltar" toda potencia disponivel ?

No caso pretendo tocar as 3 vias com pelomenos 3db de amplificação, mas com 6db disponivel pra usar o limiter decentemente, nunca usei limiter mas intendo basicamente como funciona, tem q ter bastante amp sobrando pra ele liberar toda potencia disponivel por pequenos espaços de tempo, sem q rasgue o cone ou frite a bobina

 

Pelo preco q to axando as mouras e as optimas, vo de moura mesmo, uma optima yelow de 75ah usada chega ser mais cara q uma moura slim de 170ah, fora de cogitação

Uma divida, se as baterias usadas q eu compra estiverem ruins de carga, tem como "reformar" e deixalas como novas ?

 

Sera q a d4400ti aguenta 300rms (600 na hora do limiter) o tempo todo como as 9950 cortadas em 1200hz ?

 

Sera q os 2 hpx na cornetada acompanharia pelomenos o grave(o agudo ta sobrando) com menos de 3db de diferenca com 1000~1200rms aplicados(2500 na hora do limiter), ou teria q partir pra 3 mesmo ?

Bateria danificada ja era.. se for pra comprar usada tome muito cuidado.. de preferencia a alguma que tenha garantia..

eu não coloria 600w num driver, até porque 600w num driver desse engole uns 3set seu kkk

 

Não compre stetsom, estão mentindo descaradamente até hoje na potencia, continuam entregando a metade do que promete !

pesquise no youtube sobre teste do stetsom ex3500 ! ele tem o consumo do 2k5 e a potencia do 2k5 que é 1500w.

banda são otimos, se achou num preço bom, pode ir sem medo !

e quanto ao px2 ele tem limiter auto e manual.

 

Raaaapaz, você já teve Optima?

 

Eu já... vendi ela depois de 8 anos de uso e funcionando perfeita! E ela sozinha segurava um Stetsom 5k2 + Dad 3k + sd250.2d tocando topado por 2h ou em volume médio de 6 a 8h! 

Bloom são as melhores do mundo, mas você sabe muito bem que ela continua tendo 75ah..  e você sabe muito bem que seus amplificadores estavam longe de tirar 100% de potencia.. a não ser que você já conta que a fontezinha de 200ah estava ligada eaueauheaueauea

 

Eu tenho uma moura clean de 220ah, segurou meu set tocando mais de 24h sem carregar, isso a 90% do volume.. bati na chave depois e pegou tranquilo, eu to abismado com a bateria, mas vai saber se meus modulos estavam entregando tudo que podia já.. 

 

Bloom, me ajuda la no meu topico ? sobre ESX310 ^^

Editado por DanielTesch

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Potencia real do amp e um parametro muito importante a ser analisado na compra, mas nao no meu set, vai ta sobrando muito amp no grave, o q maia vai importar e peso no sub grave, consumo de bateria, e o preco do amp, se ele nao capar os sub grave igual SD, e nao sugar bateria q nem os banda ainda se torna interessante.

 

Bloom qual Optima vc tinha ?

Yelow, Red, ou Blue ? Muito boa elas pelo q vc falou, chega a ser milagrosa essas baterias kkkk

Com respeito aos 600rms nos drives axo q nao sera possivel, a bbusta fornece 600rms por bridge em 4ohms, e as dti9950 sao 8ohms acredito eu, ou seria 600 pras duas no bridge, ou uma em cada canal de 600 com o dobro da impedância, nao sei se teria diferenca.

 

O medio e o agudo nao vao sobrar muito, bp6 rende mais q dutada, vamos supor q renda 1,5db a mais, entao o par vai tocar teoricamente por 3 dutadas, fora a resposta plana(se bem acertada), as cornetadas dutadas do HPX(vo usar uma caixa da Snake para 2x12 feita por esx125, com uma camara um pouco maior e duto q ela nao tem) tmb rendem um pouco a mais q as normais, as dti9950 com 300rms nem se fala, concerteza vai utrapasar o Grave e o Medio, mas o ideal pra mim e assim mesmo, ate pq o grave e o mais caro do set, e por questao de espaco nao tem como almentar no meu atual carro,

 

Vai fixar tudo reguladinho no px2, o ganho, o limiter, delay, mas com 3 configurações, 1 com o mesmo SPL nas 3 vias e cortes padrão, 1 com os cortes mais baixos com o grave sobrando pra eu usar no dia dia, e uma com o corte um pouco acima do abitual com toda potencia disponivel pra espantar os corneteiros mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bateria danificada ja era.. se for pra comprar usada tome muito cuidado.. de preferencia a alguma que tenha garantia..

eu não coloria 600w num driver, até porque 600w num driver desse engole uns 3set seu kkk

 

Não compre stetsom, estão mentindo descaradamente até hoje na potencia, continuam entregando a metade do que promete !

pesquise no youtube sobre teste do stetsom ex3500 ! ele tem o consumo do 2k5 e a potencia do 2k5 que é 1500w.

banda são otimos, se achou num preço bom, pode ir sem medo !

e quanto ao px2 ele tem limiter auto e manual.

 

Bloom são as melhores do mundo, mas você sabe muito bem que ela continua tendo 75ah..  e você sabe muito bem que seus amplificadores estavam longe de tirar 100% de potencia.. a não ser que você já conta que a fontezinha de 200ah estava ligada eaueauheaueauea

 

Eu tenho uma moura clean de 220ah, segurou meu set tocando mais de 24h sem carregar, isso a 90% do volume.. bati na chave depois e pegou tranquilo, eu to abismado com a bateria, mas vai saber se meus modulos estavam entregando tudo que podia já.. 

 

Bloom, me ajuda la no meu topico ? sobre ESX310 ^^

 

Então, ela tem 75ah, o que isso significa? 75 amperes POR HORA ela consegue fornecer. Mas de pico ela tem 1.100 amperes! 

 

Em resumo, meu sistema tinha o consumo de 40ah, medido com alicate amperímetro (coloquei ele pra fazer a média), exatamente por isso eu conseguia tirar um bom rendimento dele!

 

E o pico de todos os meus amps não somava 1.000a, logo, ela também dava conta dos picos.

 

 

 

Só que sempre toquei de forma consciente: Quando tava só na bateria, tocava relativamente baixo. Se precisava aumentar um tiquin mais, ligava o carro! E só aloprava qdo tinha a fonte ligada! 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Potencia real do amp e um parametro muito importante a ser analisado na compra, mas nao no meu set, vai ta sobrando muito amp no grave, o q maia vai importar e peso no sub grave, consumo de bateria, e o preco do amp, se ele nao capar os sub grave igual SD, e nao sugar bateria q nem os banda ainda se torna interessante.

 

Bloom qual Optima vc tinha ?

Yelow, Red, ou Blue ? Muito boa elas pelo q vc falou, chega a ser milagrosa essas baterias kkkk

Com respeito aos 600rms nos drives axo q nao sera possivel, a bbusta fornece 600rms por bridge em 4ohms, e as dti9950 sao 8ohms acredito eu, ou seria 600 pras duas no bridge, ou uma em cada canal de 600 com o dobro da impedância, nao sei se teria diferenca.

 

O medio e o agudo nao vao sobrar muito, bp6 rende mais q dutada, vamos supor q renda 1,5db a mais, entao o par vai tocar teoricamente por 3 dutadas, fora a resposta plana(se bem acertada), as cornetadas dutadas do HPX(vo usar uma caixa da Snake para 2x12 feita por esx125, com uma camara um pouco maior e duto q ela nao tem) tmb rendem um pouco a mais q as normais, as dti9950 com 300rms nem se fala, concerteza vai utrapasar o Grave e o Medio, mas o ideal pra mim e assim mesmo, ate pq o grave e o mais caro do set, e por questao de espaco nao tem como almentar no meu atual carro,

 

Vai fixar tudo reguladinho no px2, o ganho, o limiter, delay, mas com 3 configurações, 1 com o mesmo SPL nas 3 vias e cortes padrão, 1 com os cortes mais baixos com o grave sobrando pra eu usar no dia dia, e uma com o corte um pouco acima do abitual com toda potencia disponivel pra espantar os corneteiros mesmo

Tinha a yellow, D31....  E como o colega falou acima, não faz coisas absurdas. Mas o fato dela ter durado em minha mão 8 anos (comprei usada), valeu PRA CARAALEO, pq ela durou o dobro de uma bateria normal e não chegou a custar o dobro! 

 

1,5db a mais por caixa não toca "por 3 dutadas". Pra dar a sensação de estar TOCANDO POR TRÊS, você teria que ter uns 10db a mais! Pq 3dB é o dobro da potência elétrica, mas pra sentir a SENSAÇÃO de ter o dobro de SPL, precisa de 6dB! Logo, 1,5dB a mais em relação a dutada eu diria que "toca mais", mas beeeem longe de tocar o dobro! uhashusauhsauhsauh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eita que esse tópico rendeu!

Tentei acompanhar mas só textão gigante!

Dando meu pitaco aqui:

Recentemente montei 2 vulcano 3.8 18" pra um amigo, projeto mais musical, curti bastante o falante (apesar de não gostar do grave "pooooommm" característico da jbl).

Amplificador ele usou um SD 8000 dos antigos, tocou forte pra caramba, pra música comum suporta de boa. Mas ele curte um racha, aí não tem jeito: carroçada de distorção e já fez os falantes abrirem o bico! Eu havia indicado um amp na casa dos 5kw, mas o bicho teimoso não escuta um bom conselho!

 

Sobre o seu amplificador, Banda e SD são boas opções. Eu particularmente tenho uma queda pelo Banda! Uso e recomendo.

Taramps é um que não consigo gostar de modo algum.

 

Mas bem bacana a ideia do teu sistema aí.

Tem tudo pra ficar ótimo!

Só essa BP6 que eu deixaria de lado.

Vulcano rendeu bem, com um peso bom nas mais baixas na caixa que fiz. Único carro da turma que toca bem um podcast do Dennis DJ sem embolar nas mais baixas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc aconcelham eu abandonas ela pq nao tem ideia de como rende, quaquer hora posto os graficos,

 

Dividas q persistem:

 

Melhor 2 cornetas ou 1 com flange em Y ?

 

Melhor 4 mouras clean de 170ah ou 3 e uma optima yelow de 75ah ?

 

Qual melhor modulo de 3~5k rms pros medios ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, ela tem 75ah, o que isso significa? 75 amperes POR HORA ela consegue fornecer. Mas de pico ela tem 1.100 amperes! 

 

Em resumo, meu sistema tinha o consumo de 40ah, medido com alicate amperímetro (coloquei ele pra fazer a média), exatamente por isso eu conseguia tirar um bom rendimento dele!

 

E o pico de todos os meus amps não somava 1.000a, logo, ela também dava conta dos picos.

 

 

 

Só que sempre toquei de forma consciente: Quando tava só na bateria, tocava relativamente baixo. Se precisava aumentar um tiquin mais, ligava o carro! E só aloprava qdo tinha a fonte ligada! 

 

 

Uma coisa também que ajuda o som a tocar por horas é as musicas, se ouvir musica toca o dia todo.. se  escutar funk(ZOEIRA)vai embora rapidinho auhhauehaheahehauehauheahu

mas serio, esse final de semana passada meu carro tocou de sexta a noite 20h até a madrugada do domingo 2h da manha..

com uma moura clean de 220ah, quando eu fui ligar a fonte de 60ah ela cravou os 14,4v direto.. com minha experiencia em som até hoje, nunca tinha visto tocar tantas horas assim e não morrer a bateria..

antes eu tinha 2baterias de gel 100a e uma de caminhao de 180ah, e não segurava assim..  porem esse fim de semana so tocou sertanejo etal..

antes era so funk kkk

Vc aconcelham eu abandonas ela pq nao tem ideia de como rende, quaquer hora posto os graficos,

 

Dividas q persistem:

 

Melhor 2 cornetas ou 1 com flange em Y ?

 

Melhor 4 mouras clean de 170ah ou 3 e uma optima yelow de 75ah ?

 

Qual melhor modulo de 3~5k rms pros medios ?

Já pensei em usar uma optima dessa como mega capacitor... não sei se teria ganho expressivo..

mas a ideia seria um banco maior de baterias de 150ah igual voce falou..

e a yellow top colocada do lado do modulo do grave.

 

Sd3000 é um fullranger bem legal, se for de digital.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...