Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
A. Ricardo

[Ajuda] Biamplificação e regulagem de TA

Recommended Posts

Salve galera, tudo beleza. Como havia dito em outros tópicos, tinha um set inicial de SQ com alguns equipamentos comprados sem fazer uma pesquisa sobre SQ antes e acabei indo na onda do instalador. Porém, através das dicas de alguns membros do grupo fiz uns upgrades no set justamente pra se conseguir um mínimo aceitável de SQ.

 

Set Anterior:

 

2 din kenwood DNX 9140

Kit 2 vias Hertz DSK 163.5 de 6" dianteiro

Kit 2 vias Hertz DSK 130.3 de 5" traseiro

Amp Banda 9.8 voxer 4 canais 980w rms classe AB

Cabos RCA connection

Cabos residenciais 99% cobre

Tratamento das portas com manta acústica

Amp DAT pr500 mono

Sub JL 12w1v3

 

Set Atual:

 

2 din kenwood DNX 9140

Kit 2 vias Morel Tempo Ultra 602 6" dianteiro

Um par de coaxiais Morel Tempo 5" traseiro

Amp SD1200.4D EVO II

Cabos RCA connection

Cabos residenciais 99% cobre

Tratamento das portas com manta acústica

Amp SD1200.1

Sub JL 12w1v3

 

Gostaria que me dessem dicas de como fazer a biamplicação do kit e como deixar o ganho do amp, pois conforme relatos de outros membros no fórum o Morel Tempo precisa de mais potência pra que toque bem e com maior qualidade. E também gostaria de algumas dicas de como fazer o alinhamento de TA, pois não tenho nem idéia de fazer isso sem embolar tudo e elevar o palco sonoro, deixando largo e com profundidade. 

 

Até tentei fazer no set antigo, conforme o tópico de alinhamento do fórum, mas foi um total desastre.

Editado por A. Ricardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse kenwood faz 3way? Vc tem noção dos cortes?

Pq vai usar um amp com boa potencia nos kit, uma regulagem errada em bi-amp pode estragar os tw fácil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Tempo tem essa fama de o mid só tocar com bastante potência. Porém, sugiro que ligue passivo primeiro e veja se o agrada. Talvez fique bom e ainda por cima tem o cross para proteção (apesar de ser bem simples).

Se quiser partir pra biamp deixe pelo menos os tw passivos (ligados no cross), e alivie na potência mesmo assim. O Cross tem slope de apenas 6db se não me engano.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse player não faz 3way, então, nada de bi-amp.

Para ajustar o TA, use as distâncias dos tweeters.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro tenho que agradecer, pq sempre que preciso de ajuda, vcs me dão uma mão.

 

Esse SD1200.4 fornece 4 X 165Wrms a 4@ em 12,6v e 4 x 215Wrms em 14,4v, então acredito que supre bem a fome do Tempo. Pensei em biamp pelos relatos de melhora de rendimento deles com biamp, mas então deixo sem mesmo.

 

Vcs acham que essa potência já supre bem o Tempo?

 

O sub, o filtro subsônico pensei em 35 e cortar ele em 50. Os kits cortar pra tocarem em 60hz. Acho que assim está de bom tamanho, acredito eu.

 

Se tiverem mais alguma dica ou se estiver errado, por favor... Aguardo ansioso! Kkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verifique se os Tws do kit trabalham mesmo em 4ohms, deve esta no manual, honestamente não "ME AGRADA" esse tipo de amplificador para esse fim,

iria em um classe A/B ate mesmo um modelo mais antigo que "provavelmente" você tenha um ganho em termos de qualidade, 

 

Kit Morel Tempo ja tive ativo na seguinte configuração
 

Midbass 50hz a 3200hz slope 18 db/8ª

TW 3200hz a 20000 slope 18db/8ª

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verifique se os Tws do kit trabalham mesmo em 4ohms, deve esta no manual, honestamente não "ME AGRADA" esse tipo de amplificador para esse fim,

iria em um classe A/B ate mesmo um modelo mais antigo que "provavelmente" você tenha um ganho em termos de qualidade, 

 

Kit Morel Tempo ja tive ativo na seguinte configuração

 

Midbass 50hz a 3200hz slope 18 db/8ª

TW 3200hz a 20000 slope 18db/8ª

Pois é, eu segui o conselho do pessoal pra primeiro sair do Banda 9.8 e do DAT500 para os soundigital que assim já teria um bom ganho em qualidade. A idéia posteriormente é procurar dois amps melhores de classe A/B, tipo xtant, A/D/S, Wharf, ou algo do tipo, pra daí sim estacionar os ups um pouco.

 

Mas por enquanto vou curtir dessa forma, que, penso eu, já terá uma melhoria enorme e depois faço ups necessários.

 

 

 

Aliás, vou te mandar um MP, pois queria tirar umas dúvidas contigo a respeito do DAT.

 

E obrigado quanto aos cortes utilizados. Já dá pra ter um ótimo norte!

Editado por A. Ricardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveita depois e compara o som do Banda com o Soundigital.

 

Então... não tenho um conhecimento técnico pra ser preciso no que vou te dizer, mas, pelo que percebi, o banda atua bastante nas faixas extremas de frequência do som, ou seja, de muito grave e muito agudo, e acaba pecando no resto. Com o SD 800.4 evo que meu instalador tinha ali, que nem era desses últimos EVOs que saíram (é um modelo que tem os coolers amostra na frente), parece que ele ficou mais equilibrado, saca? Com certeza, não tem a mesma vocação pra pancada :banghead  do Banda, mas parece que não perdeu taaaanto assim e ainda acabou equilibrando e detalhando mais. 

 

Na minha opinião, em termos de qualidade tinha melhorado bastante.

 

Por isso que acabei pegando um SD1200.4 evo II e um SD1200.1 pra tocar com os Morel e com o JL.

 

Ainda não instalei nem o kit morel e nem os módulos SD, mas se com aquele SD inferior já ficou bom, com esses da linha mais nova, espero que o estrago seja grande.  :vts  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na parte de T.A. eu criei um topico esta em destaque com o APP da Alpine que deve lhe ajudar também quando puder de uma olhada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...