Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
diegocdp

Ligação medio 4ohms + TI 8ohms em paralelo

Recommended Posts

Pessoal estou aqui com um sonzinho pra uso rotineiro (casa, mala do carro etc)
A intenção seria ligar um woofer de 150w + 1ti de 60w  em paralelo numa bridge de 300w a 4ohms

Detalhe: o woofer é 4ohms e o ti é 8ohms =  4 + 8, sei que as impend não dividem, pois tocarão em freq diferentes (vou usar um cross passivo a 2khz pra ti)

 

é possivel sem danificar os equipamentos?

A bridge vai reconhcer e mandar quantos Wrms (aproximadamente) pra cada um deles??? 




 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A potência vai ser dividida entre os dois alto-falantes, já que o amplificador estará "enxergando" dois alto-falantes diferentes. Só não sei em quantos Watts será essa divisão para cada alto-falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato Dudu
Como tocarão em faixas distintas (90hz no hpf pro medio) e um divisor passivo no TI em 2khz ele enxergará diferente (4ohms pra um e 8ohms pra outro)

Mas a bridge é 300wrms em 4ohms ai é onde entra a dúvida de quanto +ou- ficaria essa potencia recebida
a TI é bem mais sensível que o médio, ai não sei se isso pode interferir na hora de receber potencia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende do amp que vai ser usado, para saber quanto ele iria fornece em 8 ohms

 

para ter uma ideia/chute de quanto poderia mandar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo. Não daria certo pq a impedância cairia para 2,66 ohms, certamente iria danificar a saída do amplificador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo. Não daria certo pq a impedância cairia para 2,66 ohms, certamente iria danificar a saída do amplificador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo. Não daria certo pq a impedância cairia para 2,66 ohms, certamente iria danificar a saída do amplificador.

 

Meu caro, seu raciocínio também é phodastico!!!

 

Mas está todo errado, por favor leia o que o Dudu e o próprio autor do tópico escreveram.

 

Saudações!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu caro, seu raciocínio também é phodastico!!!

 

Mas está todo errado, por favor leia o que o Dudu e o próprio autor do tópico escreveram.

 

Saudações!

 

E mesmo que fossem alto falantes "iguais" não daria 2,66

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o amp seria um Stetson de VS600rms 4x 150rms 
lembrando que as impendancias não caem, pois tocarão em freq diferentes

O negócio é que um woofer é 4ohms e o Ti é 8ohms, ligados em bridge como o amp enxergaria?? 
mandaria mais potencia pro TI (mais sensivel? )
mandaria menos potencia??? 
isso é algo que nunca imaginei, mas me veio a tona em uma discussão num encontro entre amigos que possuem sistemas variados
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Modelo VS 600.4
- Número de Canais 4
- Potência RMS em 2 Ohm 13,8V 4 x 150W RMS
- Potência RMS em 4 Ohm 13,8V 4 x 95W RMS
- Potência @ 13.8V Bridge 4 Ohms 2 x 300W RMS

não tem informação de quanto manda a 8ohms na bridge, maaaasss dá pra ter uma ideia do quanto perde de potencia usando cada canal como referência... acho que daria uns 170-180w em 8ohms ??? ou sera que ele não toca em 8ohms??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

temos que analisar alguns pontos

- qual divisor? é só uma via? tem atenuação dele (se é q tem)? divisores de 2 ou mais vias geralmente tem atenuação de 6db ou mais nas altas em relação as baixas frequências.

 

pela logica da coisa, vc teria 300w a 4 ohms e 190w a 8. a potencia não vai seria dividida por serem frequências distintas, a não ser no cruzamento das vias. ser for divisor de 1 via, com certeza vai haver cruzamento das frequências altas do woofer e as baixas do drive. qual woofer, 10", 12", 15"? alguns sobem até 4500hz outros morrem em 1200hz.

 

tudo depende de como o amp vai "ver" esse divisor, se ele é de 6db, 12db, 24db/8ª.3

coloca o modelo de todos os equipamentos ai, que fica mais fácil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amplificador não enxerga alto falante, só a impedância que é ligada nele. É uma simples regra de associação de resistência, se vc ligar uma carga de 8 em paralelo com 4 ohms, a impedância equivalente que o módulo vai enxergar, é de 2,66 ohms, se ligar em serie dá 12ohms, que também não tocaria nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amplificador não enxerga alto falante, só a impedância que é ligada nele. É uma simples regra de associação de resistência, se vc ligar uma carga de 8 em paralelo com 4 ohms, a impedância equivalente que o módulo vai enxergar, é de 2,66 ohms, se ligar em serie dá 12ohms, que também não tocaria nada.

 

Impedância não é igual uma resistência fixa, Varia de acordo com a frequência

Então quando se trabalha com AF iguais faz as contas como resistência simples, nesse caso com AF diferentes não funciona assim

 

Vai funcionar exatamente como cjainf disse ai

AInda tem o porém da atenuação, do tipo de crossover utilizado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Divisor passivo

Características:

    • Modelo: HP-2000/8 LC

    • Impedância: 8 Ohms

    • Potência Máxima: 120 watts RMS

    • Tipo do filtro: Passa Altas

    • Freqüência de Corte: 2000 Hz

    • Atenuação do filtro: 12 dB/Oitava

    • Número de vias: 1

    • Bobina Amarela

    • Aplicação: Driver de Titânio ou Fenólico 8 Ohms.

o Woofer é um Shutt de 150 rms 4ohms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi amigo, não sabia disso não. Obrigado pela informação. Mas agora me surgiu uma dúvida sobre isso, se eu ligar um st em paralelo com um driver, ambos com seus respectivos capacitores, o modulo fica fechado em 8 ou em 4 ohms?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Divisor passivo

Características:

    • Modelo: HP-2000/8 LC

    • Impedância: 8 Ohms

    • Potência Máxima: 120 watts RMS

    • Tipo do filtro: Passa Altas

    • Freqüência de Corte: 2000 Hz

    • Atenuação do filtro: 12 dB/Oitava

    • Número de vias: 1

    • Bobina Amarela

    • Aplicação: Driver de Titânio ou Fenólico 8 Ohms.

 

o Woofer é um Shutt de 150 rms 4ohms

 

Não sei se consegui te informa um valor exato de potência que chegaria no drive

talvez seria mais fácil fazendo medida e ir regulando

 

Como vai usar tanto woofer como drive mais fraco, sabendo usar sem exagerar no volume da pra utilizar sem problema

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi amigo, não sabia disso não. Obrigado pela informação. Mas agora me surgiu uma dúvida sobre isso, se eu ligar um st em paralelo com um driver, ambos com seus respectivos capacitores, o modulo fica fechado em 8 ou em 4 ohms?

 

O capacitor só faz corte hpf, então teria uma impedância diferente nas frequências que o st e drive tocam

 

Impedância não é fixo, então para algumas frequências seria 8, para outras 4 e para algumas frequências (as que drive e st tocam) ia ser uma valor que depende da curva de impedância de cada um (drive e st)

 

Por isso a dúvida do criador do diegocdp

 

Exemplo de curva

 

curva%2Bde%2Bimpedancia.png

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

exato... 

agora eu não sei como a bridge vai enxergar ambos ligados em paralelo , se 4 ou 8ohms.. ou se ela vai enxergar cada um separadamente kkkkkkkkkkkkkkkkk caramba que doideira!!

se fosse woofer 8r 100w + Ti 8r de 60wrms ??? a bridge iria ler 8ohms, mas tb não sei o quanto cada um receberia de potencia, visto que as sensibilidades de ambos são muuuuuuuuito diferentes e tem a potencia de cada um diferente

acho que fica mais fácil ligar ambos de 8 ohms né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

exato... 

 

agora eu não sei como a bridge vai enxergar ambos ligados em paralelo , se 4 ou 8ohms.. ou se ela vai enxergar cada um separadamente kkkkkkkkkkkkkkkkk caramba que doideira!!

 

se fosse woofer 8r 100w + Ti 8r de 60wrms ??? a bridge iria ler 8ohms, mas tb não sei o quanto cada um receberia de potencia, visto que as sensibilidades de ambos são muuuuuuuuito diferentes e tem a potencia de cada um diferente

 

acho que fica mais fácil ligar ambos de 8 ohms né?

 

Mesmo que fosse apenas um af de 8 ohms de impedância, o amp não enxergaria uma resistência fixa de 8 ohms, pq a resistência varia de acordo com a frequência que ele toca

 

Quando se ligar o woofer e drive, é como se tivesse 2 curvas dessa, que postei acima, porém para woofer ela vai ter valores menores de resistência na faixa de frequencia que o woofer toca e no drive na faixa do drive

 

Então em uma frequência de por exemplo 150hz no woofer seria 8 ohms e no drive algo muito alto como 80 (basicamente toda frequencia tocada pelo woofer)

e em frequencia alta de 4khz o woofer teria os 80 e o drive 4 ohms (vice versa)

(Números totalmente aleatórios, apenas para tentar exemplificar)

 

Vc pode ligar, se precisar atenuar o drive, pode usar uma resistência ligada em série com o drive

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sera que existe risco de queima?? ligando ambos na brigde ? acho que não né? a potencia recebida não seria tão alta assim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra tirar a sua dúvida, imagine o seguinte, o som é composto por todas as frequências, portanto se houver batida para o médio junto com agudo para o driver ti na música, mesmo com os cortes de frequências ambos estarão trabalhando ao mesmo tempo, portanto a impedância resultante será o paralelo dos dois. Por isso não dá pra ligar, portanto você precisa de um woofer om impedancia de 8ohm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sera que existe risco de queima?? ligando ambos na brigde ? acho que não né? a potencia recebida não seria tão alta assim

 

Existe risco de queima até com pouca potência se estiver mandando distorção

 

Mas sem exagerar no volume da para ouvir sim

Talvez precise atenuar o drive, mas ai é vc ouvindo e vendo oq acha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

portanto se houver batida para o médio junto com agudo para o driver ti na música, mesmo com os cortes de frequências ambos estarão trabalhando ao mesmo tempo, portanto a impedância resultante será o paralelo dos dois

 

Meu caro, seu raciocínio também está todo errado, por favor leia o que o Dudu e o próprio autor do tópico escreveram.

 

Saudações!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

achoque viu pegar um par de 6x9 de 4 ohms de 70-80wrms pra usar como médio num canal
e usar a Ti no outro canal

pq ai acaba esse problema da impendancia

ou então achar um woofer 8 ohmns que não seja muito potente, pra ligar junto ao TI na bridge mas ai sendo 8 ohms ele receberá pouca potencia ne pq a bridge é 4ohms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...