Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
diegocdp

Ligação medio 4ohms + TI 8ohms em paralelo

Recommended Posts

e ai, ligou a bagaça ou não?

 

tava lembrando aqui de um mini trio q eu montei pra um amigo, esx155 num sd 1500, 10pw3 + d220ti num sd250.2

em paralelo, só um capacitor no drive, ligados na bridge do sd250, casamento perfeito, não sobre nem falta drive.

 

vYzWcSY.jpg

 

https://autoforum.com.br/topic/176241-projeto-mini-trio-vectra/page-2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e ai, ligou a bagaça ou não?

 

tava lembrando aqui de um mini trio q eu montei pra um amigo, esx155 num sd 1500, 10pw3 + d220ti num sd250.2

em paralelo, só um capacitor no drive, ligados na bridge do sd250, casamento perfeito, não sobre nem falta drive.

 

vYzWcSY.jpg

 

https://autoforum.com.br/topic/176241-projeto-mini-trio-vectra/page-2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Woofer ou 6x9 vai de gosto seu

como tem o drive e tw, o woofer deve se encaixar melhor

 

Mas vai ouvindo sem, para vê oq acha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e ai, ligou a bagaça ou não?

 

tava lembrando aqui de um mini trio q eu montei pra um amigo, esx155 num sd 1500, 10pw3 + d220ti num sd250.2

em paralelo, só um capacitor no drive, ligados na bridge do sd250, casamento perfeito, não sobre nem falta drive.

 

vYzWcSY.jpg

 

https://autoforum.com.br/topic/176241-projeto-mini-trio-vectra/page-2

minha intenção era essa ligar um medio + ti com capacitor na ti numa bridge de 4ohms

nesse seu caso ai tem bastante grave, eu iria usar no maximo um Sub de 250wrms ainda a ser decidido (talvez um street 250 ou bravox 220)

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Woofer ou 6x9 vai de gosto seu

como tem o drive e tw, o woofer deve se encaixar melhor

 

Mas vai ouvindo sem, para vê oq acha

tenho que comprar antes pra ouvir depois, aqui onde moro não tem lojas ou instaladores com opções que quero

acho que vou de Woofer 100w + Ti mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Meu caro, seu raciocínio também está todo errado, por favor leia o que o Dudu e o próprio autor do tópico escreveram.

 

Saudações!

 

Cara, não dá pra ligar. Imagine o seguinte, um Woofer (4ohm) ligado em paralelo com um driver TI (8ohm), porém o driver TI possui um capacitor em série fazendo um high pass de 2khz, certo.

 

A impedância de saída correta para o amplificador são 4 ohms (conforme o problema do tópico)

 

Aplicamos ao sistema primeiramente uma senoide de 400hz:

Para esta frequência o sistema possui um impedância próxima de 4ohm. (apenas o woofer tocando pois o capacitor atenuou as frequências baixas do driver)

 

Aplicamos uma senoide de 5khz:

Para esta frequência o capacitor se comportará como um curto circuito e a impedância resultante será próxima do paralelo de ambos os transdutores 8//4 = 2,66 ohm

 

Tudo bem, vamos resolver este problema da baixa impedância em frequências altas agregando um low pass para o woofer, vamos instalar então um indutor em série fazendo um low pass de 1,5khz.

 

Novamente aplicamos 5khz:

Apenas o driver TI responde pois o indutor atenua as frequências altas para o woofer, impedância resultante próxima da impedância do driver TI, 8ohm.

 

Ótimo, podemos ligar. Para frequências baixas a impedância do circuito tenderá a 4ohm e para impedâncias altas 8ohm. Blz, só vamos fazer mais um teste:

 

Agora aplicaremos uma senoide de 5khz juntamente com outra senoide de 400hz (isto é o sinal de áudio, pode existir grave, medio, agudo ao mesmo tempo, é uma mistura)

 

Agora, para este sinal o capacitor e o indutor se comportam como um curto-circuito (ambos filtram as frequências corretas, porém estão a conduzir ao mesmo tempo) e a impedância do circuito tenderá novamente a ser o paralelo de ambos os transdutores, 2,66 ohm.

 

Logo, não dá pra ligar.

 

O ideal seria um woofer de 8ohms, ligado em paralelo com o driver TI e caso você ache que o driver está sobrepondo muito o woofer, você pode usar um resistor de potência em série com o driver para atenua-lo (8 ohm atenuará 3db).

 

E respondendo o Emanuelnobrega, meu raciocínio não estava errado, porque aquilo que eu afirmei não se tratava de um raciocínio que eu deduzi e sim um conceito que aprendi na cadeira de circuitos elétricos 3. 

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, não dá pra ligar. Imagine o seguinte, um Woofer (4ohm) ligado em paralelo com um driver TI (8ohm), porém o driver TI possui um capacitor em série fazendo um high pass de 2khz, certo.

 

A impedância de saída correta para o amplificador são 4 ohms (conforme o problema do tópico)

 

Aplicamos ao sistema primeiramente uma senoide de 400hz:

Para esta frequência o sistema possui um impedância próxima de 4ohm. (apenas o woofer tocando pois o capacitor atenuou as frequências baixas do driver)

 

Aplicamos uma senoide de 5khz:

Para esta frequência o capacitor se comportará como um curto circuito e a impedância resultante será próxima do paralelo de ambos os transdutores 8//4 = 2,66 ohm

 

Tudo bem, vamos resolver este problema da baixa impedância em frequências altas agregando um low pass para o woofer, vamos instalar então um indutor em série fazendo um low pass de 1,5khz.

 

Novamente aplicamos 5khz:

Apenas o driver TI responde pois o indutor atenua as frequências altas para o woofer, impedância resultante próxima da impedância do driver TI, 8ohm.

 

Ótimo, podemos ligar. Para frequências baixas a impedância do circuito tenderá a 4ohm e para impedâncias altas 8ohm. Blz, só vamos fazer mais um teste:

 

Agora aplicaremos uma senoide de 5khz juntamente com outra senoide de 400hz (isto é o sinal de áudio, pode existir grave, medio, agudo ao mesmo tempo, é uma mistura)

 

Agora, para este sinal o capacitor e o indutor se comportam como um curto-circuito (ambos filtram as frequências corretas, porém estão a conduzir ao mesmo tempo) e a impedância do circuito tenderá novamente a ser o paralelo de ambos os transdutores, 2,66 ohm.

 

Logo, não dá pra ligar.

 

O ideal seria um woofer de 8ohms, ligado em paralelo com o driver TI e caso você ache que o driver está sobrepondo muito o woofer, você pode usar um resistor de potência em série com o driver para atenua-lo (8 ohm atenuará 3db).

 

E respondendo o Emanuelnobrega, meu raciocínio não estava errado, porque aquilo que eu afirmei não se tratava de um raciocínio que eu deduzi e sim um conceito que aprendi na cadeira de circuitos elétricos 3. 

 

Agora não é circuito eletrico e sim som

Inúmeras caixas de som, de Pa e automotivas som funcionam assim

 

Se ambas frequência são enviadas ao mesmo tempo, só ocorre a separação de cada uma para um lado e não associação de impedância

 

Senão como os kit 2 vias por exemplo teria impedância de 4 ohms (sendo que alguns usam crossover com apenas hpf e outros hpf e lpf) e no final o kit continua com 4 ohms ( Esse exemplo vc pode procurar em diversos sites de marcas e produtos diferentes)

 

Existem users aqui, que não são apenas alunos que aprenderam "sentado" na cadeira, alguns são os que estavam dando aula e outros tem o conhecimento de experiência práticas, que possivelmente vc não possui pelo visto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora não é circuito eletrico e sim som

Inúmeras caixas de som, de Pa e automotivas som funcionam assim

 

Se ambas frequência são enviadas ao mesmo tempo, só ocorre a separação de cada uma para um lado e não associação de impedância

 

Senão como os kit 2 vias por exemplo teria impedância de 4 ohms (sendo que alguns usam crossover com apenas hpf e outros hpf e lpf) e no final o kit continua com 4 ohms ( Esse exemplo vc pode procurar em diversos sites de marcas e produtos diferentes)

 

Existem users aqui, que não são apenas alunos que aprenderam "sentado" na cadeira, alguns são os que estavam dando aula e outros tem o conhecimento de experiência práticas, que possivelmente vc não possui pelo visto

Agora não é circuito eletrico e sim som:

A dúvida não é sobre casamento de impedâncias?

 

Se ambas frequência são enviadas ao mesmo tempo, só ocorre a separação de cada uma para um lado e não associação de impedância:

Separa uma para cada lado, considerando isso ambos os lados estão recebendo uma parte do sinal, logo você tem um circuito paralelo

 

Senão como os kit 2 vias por exemplo teria impedância de 4 ohms (sendo que alguns usam crossover com apenas hpf e outros hpf e lpf) e no final o kit continua com 4 ohms ( Esse exemplo vc pode procurar em diversos sites de marcas e produtos diferentes)

Se você medir com um multímetro, com certeza terá apenas a impedância resistiva do alto falante pois o capacitor elimina o sinal DC, por experiência percebi que os rádios automotivos conseguem trabalhar com uma impedância um pouco abaixo, nunca vi problemas com este tipo de aplicação. Mas a impedância do circuito para sinais de áudio tende a ser 2,66 ohm e isto é incontestável.

 

Existem users aqui, que não são apenas alunos que aprenderam "sentado" na cadeira, alguns são os que estavam dando aula e outros tem o conhecimento de experiência práticas, que possivelmente vc não possui pelo visto

Referente a minha carreira e experiencia, não é da sua conta.

Editado por SaibotSound

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se vc tivesse lido a pg anterior teria visto essa imagem

 

curva%2Bde%2Bimpedancia.png

Editado por cjainf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim Ale, a impedância é dinâmica em relação a frequência. Até é possível ligar se utilizarmos um crossover passivo bem dimensionado, mas caso alguma distorção entre no circuito oque tenderá a prevalecer será o RE, acarretando na impedância baixa.

 

O ideal é um woofer de 8ohms em paralelo com o driver TI e um resistor juntamente com capacitor para atenuar e fazer o corte no driver TI.

 

Outra solução seria um amplificador com impedância de saída de 2ohms, portanto pode ligar tudo em paralelo, a potência sobre o woofer (4ohm) será o dobro da potência sobre o driver TI.

 

Se eu fosse desenvolver este projeto, usaria o woofer de 8ohm e o resistor. Nunca daria problema e iria tocar bem.

Editado por SaibotSound

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc esqueceu um detalhe, woofer´s tem sensibilidade de 90, 95, os melhores do mercado, 101db.

driver´s, os mais vagaba xingling, não baixam de 106db, alguns a 114db.

 

pra compensar essa diferença vc precisa aplicar 10x (chutando) mais potência no woofer.

usando médio de 4 ohms e drive de 8, o amp já manda metade da potência pro drive, então já tem 3db, falta só mais uns 10 pelo menos hehe.

 

claro que o ideal seria filtros passivos hp e lp (na verdade ideal seria um amp ou canal por via), mas pra um sonzinho de mala sem muita pretensão, vai de boa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc esqueceu um detalhe, woofer´s tem sensibilidade de 90, 95, os melhores do mercado, 101db.

driver´s, os mais vagaba xingling, não baixam de 106db, alguns a 114db.

 

pra compensar essa diferença vc precisa aplicar 10x (chutando) mais potência no woofer.

usando médio de 4 ohms e drive de 8, o amp já manda metade da potência pro drive, então já tem 3db, falta só mais uns 10 pelo menos hehe.

 

claro que o ideal seria filtros passivos hp e lp (na verdade ideal seria um amp ou canal por via), mas pra um sonzinho de mala sem muita pretensão, vai de boa.

nesse caso o woofer teria 100w a 8r 

a bridge é 300w a 4r

ainda falta muuuito pra tocar satisfatoriamente os medios graves?

pq eu pensei em usar algum 6x9 ou 6' que toquem full range, mas a maioria tem sensibilidade muito baixa 84-85db em média

woofers ja chegam a casa de 90-92db

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem gente esquecendo da curva de impedancia dos transdutores, que varia de acordo com a frequência.

Um woofer de 15 e impedância 4 ohms , lá pelos 2khz deve ter seus 20 ohms de impedância (no mínimo).

Logo, um driver de 8 ohms ligado em paralelo (com o devido corte HPF) nao vai oferecer risco algum a nenhum dos equipamentos.

 

edit: erro ortográfico.

Editado por Giovane Schiavon

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É isso aí mesmo, imaginei que não inteferia tanto. Dá pra ligar com capacitor.

 

Sobre esse sistema, depedendo do tipo do rádio dá pra dar um ganho de 80 a 2k pra compensar a diferença de sensibilidade ou colocar resistor em serie com o driver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem gente esquecendo da curva de impedancia dos transdutores, que varia de acordo com a frequência.

Um woofer de 15 e impedância 4 ohms , lá pelos 2khz deve ter seus 20 ohms de impedância (no mínimo).

Logo, um driver de 8 ohms ligado em paralelo (com o devido corte HPF) nao vai oferecer risco algum a nenhum dos equipamentos.

 

edit: erro ortográfico.

então seria possivel ligar o woofer de 4r + ti em uma bridge sem problemas de danificar ambos?

teria ideia mais ou menos de quanto o woofer receberia de potencia? algo na casa de uns 150w limpos? e a ti uns 60-70w ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então seria possivel ligar o woofer de 4r + ti em uma bridge sem problemas de danificar ambos?

teria ideia mais ou menos de quanto o woofer receberia de potencia? algo na casa de uns 150w limpos? e a ti uns 60-70w ??

Sim, é possível.

Como eles atuam em frequências diferentes, a potencia não "se divide" entre eles.

Na teoria, com um amp que fornece 300w a 4ohms, o woofer receberá os 300w e o driver +- 150w.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Sim, é possível.

Como eles atuam em frequências diferentes, a potencia não "se divide" entre eles.

Na teoria, com um amp que fornece 300w a 4ohms, o woofer receberá os 300w e o driver +- 150w.

 

 

se o woofer receberia todas as 300w, restaria algo pra TI?? pensei que ficasse na casa de uns 200w pra woofer e  100w pra ti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eles atuam em frequências diferentes, a potencia não "se divide" entre eles.


Na teoria, com um amp que fornece 300w a 4ohms, o woofer receberá os 300w e o driver +- 150w.


 


Ou seja, a beeeem grosso modo, o woofer receberia os 300w de 20hz a 2khz, e o driver receberia 150w de 2khz a 20khz.


Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No papel tem tudo pra dar errado mais minha experiência diz que deu certo, tinha durante um bom tempo, uma T.I oversound 2540 8ohms cortado com capacitor que se não me engano ou era 22uf ou um valor mais baixo, e um medio grave oversound 100w8 4ohms em caixa selada ligados em paralelo numa sd 250.1, corte no player em 180hz,acompanhando um par de pionner 309, se era errado a ligação sinceramente eu não sei mais que tocou muito tempo assim, tenho o médio grave até hj e a TI eu a vendi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No papel tem tudo pra dar errado mais minha experiência diz que deu certo, tinha durante um bom tempo, uma T.I oversound 2540 8ohms cortado com capacitor que se não me engano ou era 22uf ou um valor mais baixo, e um medio grave oversound 100w8 4ohms em caixa selada ligados em paralelo numa sd 250.1, corte no player em 180hz,acompanhando um par de pionner 309, se era errado a ligação sinceramente eu não sei mais que tocou muito tempo assim, tenho o médio grave até hj e a TI eu a vendi.

e detalhe que a sd250.1 é 2ohms ne... vc tem 2 ohms tocando 4r + 8r em paralelo rsrsrs deveria 

 

aqui na cidade tem um cara com um som profissional ele usa 1 550w15 8r + 1 ti 4630 num canal de um amplificador de 200mrs 4r usa apenas um divisor passivo na TI

e é medio grave e medio agudo pra ficar surdo são 2 caixas dessa uma em cada canal kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e detalhe que a sd250.1 é 2ohms ne... vc tem 2 ohms tocando 4r + 8r em paralelo rsrsrs deveria 

 

aqui na cidade tem um cara com um som profissional ele usa 1 550w15 8r + 1 ti 4630 num canal de um amplificador de 200mrs 4r usa apenas um divisor passivo na TI

e é medio grave e medio agudo pra ficar surdo são 2 caixas dessa uma em cada canal kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

  

 

a sd250 cada canal é 2ohm e bridge 4 ohms

 

Mas se for som profissional e amplificador profissional esses 200rms é diferente de um automotivo de 200rms

São amps bem diferentes

 

E som não precisa de muita potência, pode se ter muito som com alto falantes eficientes e com boas potencias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, não dá pra ligar. Imagine o seguinte, um Woofer (4ohm) ligado em paralelo com um driver TI (8ohm), porém o driver TI possui um capacitor em série fazendo um high pass de 2khz, certo.

 

E respondendo o Emanuelnobrega, meu raciocínio não estava errado, porque aquilo que eu afirmei não se tratava de um raciocínio que eu deduzi e sim um conceito que aprendi na cadeira de circuitos elétricos 3. 

 

 

Até é possível ligar se utilizarmos um crossover passivo bem dimensionado, mas caso alguma distorção entre no circuito oque tenderá a prevalecer será o RE, acarretando na impedância baixa.

 

 

É isso aí mesmo, imaginei que não inteferia tanto. Dá pra ligar com capacitor.

 

Relendo minhas postagens encontrei essa "pérola" como resposta! O mais engraçado é que o primeiro raciocínio (o que está todo errado) ganhou até like...

 

Coloquei as postagens seguintes, achei interessante pois ele foi evoluindo o raciocínio e terminou concordando com o que é um fato.

 

Deve ter aprendido!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...