Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
andriolopedro

Corte de frequência preciso pelo AMP.

Recommended Posts

Salve galera, beleza? Criei um tópico um tempo atrás por aqui e tive grande ajuda, então resolvi voltar a procurar a ajuda de vcs, pois estou em uma situação na qual não achei solução até agora.

 

Vamos la! Estou usando o seguinte set>

 

HU Kenwood DPX500bt (explicarei sobre ela ja já)

 

2 vias Groun Zero GZRC 16Xii

 

Subwoofer Ground Zero GZIW 250x 10"

 

Amp Hifonics ZEUS Zxi 6406.

 

Então a dúvida é a seguinte: Eu estava usando um player da pioneer 7250sd no qual fazia os cortes pelo próprio player. Passei ele pra frente e peguei esse kenwood que deu outra vida no som, agudos mais limpos e menos estridentes, médios limpos e claros e sub suave e gostoso, ou seja, o som ficou outro. Mas aí vem o problema, os cortes do player são totalmente equivocados, como por exemplo, o HPF começa em 100 e LPF 85. E os valores não batem entre HPF e LPF, logo, ou fica um buraco nas frequencias, ou elas se embolam... Então aí eu gostaria de fazer os cortes pelo AMP, só que ele não tem marcação nenhuma, só mostra os valores de começo e fim. Queria saber se tem alguma coisa de calcular precisamente quantos graus eu usaria pra fazer o corte perfeito. Tipo, LPF terminando em 60 e HPF iniciando em 60 por exemplo.

 

Se alguém puder ajudar, fico muito agradecido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O player permite slope em 6db? Se sim, tente por em 100hz 6db o HPF e 63 12db no LPF. Os pontos de encontro dos cortes não necessariamente precisam ser iguais. Às vezes a sobreposição prejudica em vez de ajudar. Atenuando o encontro dos cortes talvez fique bom.

Vamos ver o que a galera mais experiente tem pra acrescentar e me corrigir se eu estiver errado.

 

Edit: me equivoquei ali no sub. 85hz 6db faria ele subir demais. Talvez 63hz 12db fique melhor. O mid desceria mais em vez do sub subir.

Editado por jonesfers

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na falta de um RTA decente eu uso algum aplicativo de celular e ajusto via por via.

Não somente o aparelho, mas o ouvido também ajuda (e muito) nesse ajuste.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia:

 

Para achar o ponto de corte -3 dB, às cegas, digamos assim, seria necessário um gerador de sinal, gerando uma senóide no ponto de corte e um multímetro medindo a tensão na saída do amplificador.

Manter o ganho fixo e ir variando lentamente o potenciômetro de ajuste do crossover.

No momento que a tensão na saída cair a 50% da original, mantidas todas as demais condições, esse é o ponto de corte -3 dB.

 

O comentário do colega acima é bastante sensato, no sentido que, sua preocupação só ganharia sentido a partir do momento que tenha as intensidades das vias adjacentes estejam perfeitamente niveladas e só consegue isto com medição acústica.

 

Nessa condição de vias niveladas e os cortes do seu 1o post, o ponto de corte estaria em -3,7 dB e não em -3 dB como seria a condição teoricamente perfeita, ainda supondo que o alinhamento seja Bt no crossover do módulo.

 

Resumindo: Desencuca com isso de via "atropelando outra"  ou buraco na frequência só baseado no sinal da teoria. Se o ganho do sub estiver 0,7 dB acima do midbass, voltam a cruzar em - 3 dB.

 

E se quiser um ajuste que traduz a verdade do seu acerto, faça medições acústicas.

 

E se achar que é preciosismo demais, use o bom senso e deixe uma regulagem harmônica pelo que vc escuta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia:

 

Para achar o ponto de corte -3 dB, às cegas, digamos assim, seria necessário um gerador de sinal, gerando uma senóide no ponto de corte e um multímetro medindo a tensão na saída do amplificador.

Manter o ganho fixo e ir variando lentamente o potenciômetro de ajuste do crossover.

No momento que a tensão na saída cair a 50% da original, mantidas todas as demais condições, esse é o ponto de corte -3 dB.

 

O comentário do colega acima é bastante sensato, no sentido que, sua preocupação só ganharia sentido a partir do momento que tenha as intensidades das vias adjacentes estejam perfeitamente niveladas e só consegue isto com medição acústica.

 

Nessa condição de vias niveladas e os cortes do seu 1o post, o ponto de corte estaria em -3,7 dB e não em -3 dB como seria a condição teoricamente perfeita, ainda supondo que o alinhamento seja Bt no crossover do módulo.

 

Resumindo: Desencuca com isso de via "atropelando outra" ou buraco na frequência só baseado no sinal da teoria. Se o ganho do sub estiver 0,7 dB acima do midbass, voltam a cruzar em - 3 dB.

 

E se quiser um ajuste que traduz a verdade do seu acerto, faça medições acústicas.

 

E se achar que é preciosismo demais, use o bom senso e deixe uma regulagem harmônica pelo que vc escuta.

Mais uma aula. Por isso que pago internet.

 

Show!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia:

 

Para achar o ponto de corte -3 dB, às cegas, digamos assim, seria necessário um gerador de sinal, gerando uma senóide no ponto de corte e um multímetro medindo a tensão na saída do amplificador.

Manter o ganho fixo e ir variando lentamente o potenciômetro de ajuste do crossover.

No momento que a tensão na saída cair a 50% da original, mantidas todas as demais condições, esse é o ponto de corte -3 dB.

 

O comentário do colega acima é bastante sensato, no sentido que, sua preocupação só ganharia sentido a partir do momento que tenha as intensidades das vias adjacentes estejam perfeitamente niveladas e só consegue isto com medição acústica.

 

Nessa condição de vias niveladas e os cortes do seu 1o post, o ponto de corte estaria em -3,7 dB e não em -3 dB como seria a condição teoricamente perfeita, ainda supondo que o alinhamento seja Bt no crossover do módulo.

 

Resumindo: Desencuca com isso de via "atropelando outra" ou buraco na frequência só baseado no sinal da teoria. Se o ganho do sub estiver 0,7 dB acima do midbass, voltam a cruzar em - 3 dB.

 

E se quiser um ajuste que traduz a verdade do seu acerto, faça medições acústicas.

 

E se achar que é preciosismo demais, use o bom senso e deixe uma regulagem harmônica pelo que vc escuta.

Sempre fiz como falei acima. Ainda não havia pensado nessa forma de medir a tensão de saída com multímetro.

Muito obrigado pela aula!

Um gerador de sinal senoidal já tenho instalado no celular, funciona razoavelmente bem.

Na próxima semana irei tratar as portas e teto do carro com manta e farei essa aferição/ajuste.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puts, valeu pela aula! Toda vez que eu recorro à vcs sou ajudado.

 

Eu fiz de uma forma um pouco mais simples, consegui um resultado bacana. Recorri a boa e velha matemática. Fiz cálculos de ângulo substituindo valores de graus pelos de início e fim dos valores do Cross over.

 

Mas ainda assim, quando tiver oportunidade quero fazer essa regulagem através de um Rta.

 

Valeu por enquanto, se mais alguém tiver uma solução mais simples que não envolvam equipamentos... Me apresenta aí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...