Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
lhalon

4pol para painel

Recommended Posts

Bom dia pessoal, já acompanho o forum há algum tempo... então resolvi pedir ajuda aos conhecedores de plantão.

 

Possuo uma Scenic (péssima pra som SQ) que montei meu Kit básico, e algumas dúvidas surgiram agora, seguinte:

 

Possuo de kit:

HU - Pioneer 8780BT

Amplificador JBL GTO 5EZ que entrega 4 x 50rms (4ohms) + 1 350rms (4ohms), ou, 4x 75rms (2ohms) + 1 500rms (2ohms)

Kit 2 vias Focal Access 130A1 (5pol) (50wrms a 4ohms) nas portas (sem tratamento) nos locais originais e o tweeter no painel

Coaxial NAR 4pol CS3 (kevlar) no painel (local original) para dar um aumento da voz nas frequencias de 120 a 2k.

Traseira coloquei (apenas para os passageiros) Coaxial Kenwood linha eXcelon KFC-X133 (5pol) (40rms a 4ohms) no local original.

Sub reaproveitado de outras temporadas com caixa milimetricamente feita conforme manual, é um SUB Pioneer 307 12 pol (400 rms a 4 ohms) (gosto muito do som dele)

Cabos 3 RCA Audiophonic...

 

A questão é a seguinte....

Um dos meus NAR do painel está com a cordoalha fazendo barulho, já tentei arrumar e não consegui.... vou partir para substituição. O que me recomendam de 4pol na casa dos 50rms e que seja 4ohms? Coaxial ou Full até um valor de R$ 500,00?

 

Pensei em:

HELIX E5X (40wrms)

Morel Maximo

Fosgate linha Power T142

Hertz ECX 100.5

 

 

Tenho uma preocupação com a qualidade do tweeter, o Focal já não é dos melhores, tive um kit da JBL GTO 508C e achava o tweeter muuuuuuito melhor, mas o woofer era péssimo, Na troca pelo Focal ganhei médios e perdi tweeter, por isso acrescentei um coaxial no painel.

Tenho um coaxial de 3,5 da JBL GTO guardado na caixa (novo sem uso) porém ele suporta 25rms apenas, vou queimar ele, FATO!

 

Escuto musicas muito variadas, do Sepultura, Iron Maiden, ACDC até uma Bossa Nova, Maria Rita, muito Blues..... (sei que não ajuda ser tão ecletico)

 

Agradeço...

Leonardo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sugiro não gastar com esse falante e investir em tratamento das portas e troca de sub, pelo menos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po, pelo que descreveu acho q o upgrade pra um kit 3 vias seria bem interessante no seu caso... se houver recurso para isto é claro!

Pois vc já teria Cross / Bass /Range / Tw com melhor integração...

E um up de sub seria interessante, mas deixa pra um segundo momento!

 

Mas caso não seja possível o Helix ou Máximo seriam uma boa pedida..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po, pelo que descreveu acho q o upgrade pra um kit 3 vias seria bem interessante no seu caso... se houver recurso para isto é claro!

Pois vc já teria Cross / Bass /Range / Tw com melhor integração...

E um up de sub seria interessante, mas deixa pra um segundo momento!

 

Mas caso não seja possível o Helix ou Máximo seriam uma boa pedida..

 

Pois eu cheguei a pensar em um Kit 3 vias, meu único impedimento é que desconheço kits 3 vias com Woofer de 5pol.... e não cabe 6 pol na porta, nem com adaptação, já tentei de tudo.... 

Engraçado falarem do SUB.... sou muito satisfeito com o som do Pioneer  :blink: ... Já ouvi JBL GTO, Questo, Kicker, Hertz, Audiophonic.... e confesso que destes o Pioneer é o que gosto mais, consegue chegar bem nos 40hrz... tenho ele cortado a 100 hz pra baixo.... Será que um JL vale os 1mil? vou pensar a respeito....

 

Valor pra investir, claro que sempre é um problema, mas já gastei tanto com produtos que nao compensam que de fato prefito gastar um valor elevado e acertar na mosca no kit.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois eu cheguei a pensar em um Kit 3 vias, meu único impedimento é que desconheço kits 3 vias com Woofer de 5pol.... e não cabe 6 pol na porta, nem com adaptação, já tentei de tudo....

Engraçado falarem do SUB.... sou muito satisfeito com o som do Pioneer :blink: ... Já ouvi JBL GTO, Questo, Kicker, Hertz, Audiophonic.... e confesso que destes o Pioneer é o que gosto mais, consegue chegar bem nos 40hrz... tenho ele cortado a 100 hz pra baixo.... Será que um JL vale os 1mil? vou pensar a respeito....

 

Valor pra investir, claro que sempre é um problema, mas já gastei tanto com produtos que nao compensam que de fato prefito gastar um valor elevado e acertar na mosca no kit.

Ah tá.. agora entendi...

Tem que ver se vc acha Mids bons...

Vira e mexe tem fountek, Dayton, tangband..

São mais baratos e tocam bem..

 

Sub vc tem que partir pra outras marcas, vc vai ver a diferença...

Ouve Ground Zero, Image Dynamics, JL e afins..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah tá.. agora entendi...

Tem que ver se vc acha Mids bons...

Vira e mexe tem fountek, Dayton, tangband..

São mais baratos e tocam bem..

 

Sub vc tem que partir pra outras marcas, vc vai ver a diferença...

Ouve Ground Zero, Image Dynamics, JL e afins..

 

Entendi.... digamos então que ainda estou muito longe de um SQ básico...

Vou então começar a investir em algo definitivo... vou deixar o Sub para 2da momento, antes vou ter que mexer na dianteira.

 

Entendi pelos comentários que não vai ser fácil arrumar o que já está errado. Vou vender meu kit 2 vias da Focal e investir em um kit 3 vias de cara, depois dou um jeito em como recolocar o mid de 6pol.

 

A questão é, não gostaria de investir muito dinheiro, acho que 2mil no kit já está de muito bom tamanho...

 

Pesquisando no mercado livre me deparei com os seguintes kits:

Rainbow Dream DLc6.3

Hertz ESK

Focal As3, que pela cara dele é um Access de 3 vias

 

Todos estes kits estão na casa dos R$1300,00. Vale a pena ou espero capitalizar um poquinho e pego kits de 2 a 2,5k? como os Hertz Hsk, Focal Polyglas e etc...

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você disse q as portas não estão tratadas, não compensa investir em equipamentos melhores com as portas do jeito q estão...

Minha sugestão:

1 - já que vc gosta do midbass; continua com ele e faça o tratamento das portas;

2 - tb comentasse que o tweeter não é do seu agrado, adquira um melhor e ache/encomende um crossover adequado para o front-stage ou faça os cortes pela HU;

3 - troque o subwoofer por um voltado a sq;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra tentar usar oq tem, poderia usar o gto que tem guardado

e atenuar ele com uma resistência

 

Eles estão ligados separados em canais diferente do kit?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você disse q as portas não estão tratadas, não compensa investir em equipamentos melhores com as portas do jeito q estão...

Minha sugestão:

1 - já que vc gosta do midbass; continua com ele e faça o tratamento das portas;

2 - tb comentasse que o tweeter não é do seu agrado, adquira um melhor e ache/encomende um crossover adequado para o front-stage ou faça os cortes pela HU;

3 - troque o subwoofer por um voltado a sq;

 

Ta certo, vou partir para um tratamento da porta.... e a troca do sub antes de me preocupar com a frente, vou ver se consigo ir para o JL que é o que tenho visto que o pessoal recomenda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra tentar usar oq tem, poderia usar o gto que tem guardado

e atenuar ele com uma resistência

 

Eles estão ligados separados em canais diferente do kit?

 

Estes meu coaxial da JBL que já tenho só vai bagunçar tudo por ser 2ohms.

 

Tenho os 4 canais separados pelo Amplificador que é de 5 canais, porém tenho na minha frente o kit 2 vias (4ohms) e o coaxial do painel (4ohms) ligados em paralelo para cair para 2ohms. Se ligo os GTO que tenho aqui vai cair para 1,33 ohms, vai aquecer o amplificador...

 

Acho que vou comprar um coaxial "baratinho" como um Focal Access de 4" apenas para empurrar mais um tempo (sem estes do painel o som fica beeeeem complicado) que vi a R$360 no ML (Mesmo tendo já lido aqui no forum que esses Focal Access são bem ruinzinhos, que apenas carregam o nome FOCAL mas é uma linha muito, mas muito básica) enquanto faço o tratamento das portas e programo a troca do SUB para um JL ou Ground Zero.

 

Agradeço muito pelas aulas que tenho recebido por aqui....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah sim, essa linha gto, vem em 2 ohms

 

Procura algum da Nar então, talvez tenha qualidade melhor que o seu

E quem sabe vc não arrisque procurar algum tw para tentar trocar o seu que não te agrada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso helix E 4X no painel.

O tweeter dele é meio limitado, o top end não empolga muito.

No meu caso eu desliguei o tweeter do coaxial e adicionei um par de tweeters helix esprit.

Com pod com 1,3 litros e corte em 200 hz 6 dB por oitava ficou muito bom o resultado.

Se sua intenção é tocar à partir de 120 hz ele não se encaixa, pois distorce fácil nessa faixa de frequência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso helix E 4X no painel.

O tweeter dele é meio limitado, o top end não empolga muito.

No meu caso eu desliguei o tweeter do coaxial e adicionei um par de tweeters helix esprit.

Com pod com 1,3 litros e corte em 200 hz 6 dB por oitava ficou muito bom o resultado.

Se sua intenção é tocar à partir de 120 hz ele não se encaixa, pois distorce fácil nessa faixa de frequência.

 

O Helix me limita nos 30rms, preciso algo que acompanhe a potencia do kit para nao queima-lo, lembrando que o Ampli entrega 50 a 4ohms ou 75 a 2ohms.

 

Poderia cortar bem acima disso, acho que me confundi no comentário anterior quanto ao corte... Quero os 4pol para aumentar a voz das frequencias medias agudas para poder dar um palco sonoro envolvente, 100hz de fato vai ser bem baixo.

A questão é que já estou bem perdido no que fazer de fato, tenho o Kit Access que acho o MID bom... (vou fazer tratamento da porta esta semana) já o TW do kit acho estridente, vou ver se melhora baixando -3db. Porém acho um resultado bem equilibrado com o coaxial de 4 da NAR série 3 (mas tenho que substituílo pois esta fazendo barulho nas cordoalhas), acredito que o resultado seja bom devido a baixa sensibilidade dele (86db), o tw nao sobe demais.

 

Preciso substituir os coaxias do painel, vou pegar novamente 1 par de NAR pelo preço bem baixo (245 temers) e focar no investimento da troca do SUB para um JL, Ground Zero, ou seila na real... ainda tenho que ver...

 

Depois pretendo substituir o kit 2 vias por algo mais parrudo com TW de Seda, ou adquiro um kit 3 vias direto, ou, monto o meu mesmo, com falantes separados e mando fazer um cross. Sinceramente, nem sei de fato.

 

Acho que vou partir para um SET todo novo, um novo projeto, seila....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Helix me limita nos 30rms, preciso algo que acompanhe a potencia do kit para nao queima-lo, lembrando que o Ampli entrega 50 a 4ohms ou 75 a 2ohms.

 

Poderia cortar bem acima disso, acho que me confundi no comentário anterior quanto ao corte... Quero os 4pol para aumentar a voz das frequencias medias agudas para poder dar um palco sonoro envolvente, 100hz de fato vai ser bem baixo.

A questão é que já estou bem perdido no que fazer de fato, tenho o Kit Access que acho o MID bom... (vou fazer tratamento da porta esta semana) já o TW do kit acho estridente, vou ver se melhora baixando -3db. Porém acho um resultado bem equilibrado com o coaxial de 4 da NAR série 3 (mas tenho que substituílo pois esta fazendo barulho nas cordoalhas), acredito que o resultado seja bom devido a baixa sensibilidade dele (86db), o tw nao sobe demais.

 

Preciso substituir os coaxias do painel, vou pegar novamente 1 par de NAR pelo preço bem baixo (245 temers) e focar no investimento da troca do SUB para um JL, Ground Zero, ou seila na real... ainda tenho que ver...

 

Depois pretendo substituir o kit 2 vias por algo mais parrudo com TW de Seda, ou adquiro um kit 3 vias direto, ou, monto o meu mesmo, com falantes separados e mando fazer um cross. Sinceramente, nem sei de fato.

 

Acho que vou partir para um SET todo novo, um novo projeto, seila....

Particularmente o corte mais comuns em kit 3 vias é de 500 hz no Mr e eu não curto esse corte.

O helix é 30 watts RMS com 90 de pico musical.

Pode aplicar 60 watts sem distorção sem problemas nele, inclusive eu aplico 90 no meu e isso traz uma dinâmica incrível.

Se tiver como montar um crossover ou montar o set ativo ,recomendo tocar tudo acima de 200 hz sobre o painel.

Um full ou mid range normalmente tem baixa eficiência nessa faixa de frequência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ideal é vc pensar em um projeto como um todo!

E vai executando por partes...

Se o sub está atendendo por enquanto eu iria mexer no kit!

Partir pro 3 vias e uma boa opção... se o mid num couber fica com o antigo.. se trocar de carro já tem um mid certo pro novo set!

Morel e uma boa pedida, mas o mid num tem muito punch! Mas é um kit bem detalhado e o tw é acima da média!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, depois de ter tido uma aula dos entendidos de plantão, eis que cheguei numa conclusão. Vou montar meu próprio kit 3 vias.

Terminei comprando um TW Ground Zero Uranium. Após ele vou comprar um mid range Ground Zero SQ60, é um 2.85 pol que vou colocar no painel.

Após isto vou investir no Sub, para esta escolha vou pedir futuramente a ajuda dos entendidos.

O Mid Bass vou continuar com meu Focal Access, já que fiz o tratamento da porta e houve uma melhora, foi aplicada manta da Technoise.

Ainda tenho que resolver a questão crossover, pois vou mandar fazer um a meu gosto. Até lá vou utilizar o cross do Focal.

 

Estou ansioso pela chegada do TW.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...