Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Luis Felipe LFO

[Dúvida] Phase do kit e do sub

Recommended Posts

Boa noite galera,

 

Estava lendo umas coisas sobre Phase em um fórum gringo e me surgiu a dúvida, como eu sei se no meu som não está tendo cancelamento de ondas entre o kit 2 vias e o sub? Como usar a phase para melhorar o rendimento do som?

 

Agradeço a ajuda,

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite:

Para visualizar cancelamentos precisaria ter um rta.

Em termos práticos, tipo de caixa, ordem do crossover, tudo resulta em respostas diferentes em intensidade e fase.

Entendo q o maior cuidado é com cancelamentos mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Finalmente, um bom tópico!

 

Baixe o App Polarity Check. Para verificar as fases, conecte o celular ao seu player (pode ser por Bluetooth), deixe apenas 1 via ligada, por exemplo, a do tw. Com o "balance", deixe o som somente para um lado e acione o App com o celular junto ao encosto do banco, com o microfone virado pra frente. Ele reproduzirá um estalo e informará um sinal de "+" ou de "-". Quando surgir o sinal negativo em alguma via, inverta a ligação apenas daquele falante e teste com o App novamente. Terminada essa via, desligue-a e faça o mesmo procedimento em outra via até fazer em todos os falantes.

 

Com todos os falantes "em fase" vc terá a sensação de q trocou o kit ou o amp, ou até o player, por outro melhor. :legal:

Editado por Alves
  • Upvote 4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Finalmente, um bom tópico!

 

Baixe o App Polarity Check. Para verificar as fases, conecte o celular ao seu player (pode ser por Bluetooth), deixe apenas 1 via ligada, por exemplo, a do tw. Com o "balance", deixe o som somente para um lado e acione o App com o celular junto ao encosto do banco, com o microfone virado pra frente. Ele reproduzirá um estalo e informará um sinal de "+" ou de "-". Quando surgir o sinal negativo em alguma via, inverta a ligação apenas daquele falante e teste com o App novamente. Terminada essa via, desligue-a e faça o mesmo procedimento em outra via até fazer em todos os falantes.

 

Com todos os falantes "em fase" vc terá a sensação de q trocou o kit ou o amp, ou até o player, por outro melhor. :legal:

Vivendo e aprendendo

 

Ganhou "joinha"  :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vivendo e aprendendo

 

Ganhou "joinha" :legal:

Fui alí, me inscrever num curso técnico e aprendi no meio do caminho! :vts

 

O mais curioso depois de usar esse App é perceber como os cancelamentos realmente interferem no resultado final e como acabam ficando evidentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Finalmente, um bom tópico!

 

Baixe o App Polarity Check. Para verificar as fases, conecte o celular ao seu player (pode ser por Bluetooth), deixe apenas 1 via ligada, por exemplo, a do tw. Com o "balance", deixe o som somente para um lado e acione o App com o celular junto ao encosto do banco, com o microfone virado pra frente. Ele reproduzirá um estalo e informará um sinal de "+" ou de "-". Quando surgir o sinal negativo em alguma via, inverta a ligação apenas daquele falante e teste com o App novamente. Terminada essa via, desligue-a e faça o mesmo procedimento em outra via até fazer em todos os falantes.

 

Com todos os falantes "em fase" vc terá a sensação de q trocou o kit ou o amp, ou até o player, por outro melhor. :legal:

Muito obrigado pela dica! Só uma dúvida, no meu caso o kit não está em bi-amp, então teria que desconectar o midbass no componente só pra tocar o tw? Pq se for vai dar um trabalho da po***!

 

Edit: Só tem pra Android! Não tem pra iOS.

Editado por Luis Felipe LFO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela dica! Só uma dúvida, no meu caso o kit não está em bi-amp, então teria que desconectar o midbass no componente só pra tocar o tw? Pq se for vai dar um trabalho da po***!

Isso. Basta desligar no crossover.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso. Basta desligar no crossover.

Que trampo! Vou ter que tirar o forro da porta e depois é uma dor de cabeça pra colocar de volta. Final de semana eu faço isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alves não sei se funciona da mesma forma pq não testei ainda mas o jbl tools tem uma ferramenta dessas, vc baixa um mp3 do site sugerido no app e faz esse teste, e se me lembro bem me parece que é só encostar o celular no alto falante e observar o sinal... Como disse nunca testei pra ver se funciona realmente e se for assim acredito ser interessante pelo fato de não precisar desmontar pra testar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alves não sei se funciona da mesma forma pq não testei ainda mas o jbl tools tem uma ferramenta dessas, vc baixa um mp3 do site sugerido no app e faz esse teste, e se me lembro bem me parece que é só encostar o celular no alto falante e observar o sinal... Como disse nunca testei pra ver se funciona realmente e se for assim acredito ser interessante pelo fato de não precisar desmontar pra testar...

Se estiver com erro de fase, precisará desmontar para corrigir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alves não sei se funciona da mesma forma pq não testei ainda mas o jbl tools tem uma ferramenta dessas, vc baixa um mp3 do site sugerido no app e faz esse teste, e se me lembro bem me parece que é só encostar o celular no alto falante e observar o sinal... Como disse nunca testei pra ver se funciona realmente e se for assim acredito ser interessante pelo fato de não precisar desmontar pra testar...

No jbltools pede para isolar cada alto falante

 

Basicamente mesmo procedimento desse outro app

Só que tem que baixar o mp3, nesse outro app ele já emite o sinal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se estiver com erro de fase, precisará desmontar para corrigir.

Sim, sim... O amigo ai em cima disse quebtem que isolar tbm... Falha minha kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fase e polaridade andam juntas, mas não é a mesma coisa.

Uma das formas de alterar a fase é através da polaridade.

 

A essencia do que tá rolando aqui, e que nao quero deixar que fique no subliminar: Quando setamos nosso crossover, para um cruzamento entre o midbass e tweeter em 3 khz, estamos atuando no campo elétrico. Tudo bonitinho.

Mas o que ouvimos é a resposta mecanica de um drive que foi excitado pelo sinal elétrico. Nada bonitinho agora.

O drive tem frequencia de ressonancia, impedancia variavel com a frequencia, diversas implicaçoes devido a forma e rigidez do cone. Enfim, mil coisas que fazem a resposta acustica e fase nao serem exatamente iguais ao sinal eletrico antes dos drivers.

Talvez agora fique claro pq é TAO IMPORTANTE medir - e de preferencia plotar - a resposta acustica para quem tem foco no resultado: SQ.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera,

 

Estava lendo umas coisas sobre Phase em um fórum gringo e me surgiu a dúvida, como eu sei se no meu som não está tendo cancelamento de ondas entre o kit 2 vias e o sub? Como usar a phase para melhorar o rendimento do som?

 

Agradeço a ajuda,

 

Abraços!

Seu amp tem ajuste de fase variavel (tipo poder colocar qualquer valo entre 0 e 180 graus)?

Seu player tem alinhamento de tempo?

 

Imagino que voce esteja querendo algo prático. Mas sem isso que postei acima fica dificil fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Finalmente, um bom tópico!

 

Baixe o App Polarity Check. Para verificar as fases, conecte o celular ao seu player (pode ser por Bluetooth), deixe apenas 1 via ligada, por exemplo, a do tw. Com o "balance", deixe o som somente para um lado e acione o App com o celular junto ao encosto do banco, com o microfone virado pra frente. Ele reproduzirá um estalo e informará um sinal de "+" ou de "-". Quando surgir o sinal negativo em alguma via, inverta a ligação apenas daquele falante e teste com o App novamente. Terminada essa via, desligue-a e faça o mesmo procedimento em outra via até fazer em todos os falantes.

 

Com todos os falantes "em fase" vc terá a sensação de q trocou o kit ou o amp, ou até o player, por outro melhor. :legal:

Ja usei esse App, tenho ele instalado aqui.

Mas tenho uma duvida: qual frequencia utilizar para cada falante? A frequencia influencia na fase?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja usei esse App, tenho ele instalado aqui.

Mas tenho uma duvida: qual frequencia utilizar para cada falante? A frequencia influencia na fase?

Uso em "Full Range", já que o player faz os cortes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu amp tem ajuste de fase variavel (tipo poder colocar qualquer valo entre 0 e 180 graus)?

Seu player tem alinhamento de tempo?

 

Imagino que voce esteja querendo algo prático. Mas sem isso que postei acima fica dificil fazer.

O amp apenas opção 0 ou 180 graus. E o meu player tem TA sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O amp apenas opção 0 ou 180 graus. E o meu player tem TA sim.

O que voce tem que fazer eh pegar algumas musicas para usar de referencia. Pelo menos umas 3 e de estilos diferentes, que voce ouça bem o grave. Nao deixe o sub muito forte, deixe ele em um nivel que esteja complementando o som dos mids. Até um pouco mais forte que isso ainda eh ok e ajuda. Mas se o sub tocar muito alto, vai dificultar o processo.

 

Ouça essas musicas com a fase do sub em 0 e em 180 graus, veja em qual delas o grave fica melhor. Voce vai notar que o grave fica melhor quando ele fica mais forte, encorpado, da a sensaçao de ser mais rapido e parecendo que vem da região da frente do carro. Quando está fora de fase, o grave fica mais fraco e parece que soa lento, geralmente vindo do porta malas.

 

Feito isso, voce vai começar a mexer no alinhamento de tempo. O seu pioneer deve ir até uns 320cm certo? Marque o ponto atual.

 

Voce vai perceber que conforme varia a distancia do sub de 0 a 320 vai ser como se modificasse a fase do sub. Conforme muda o valor referente à distancia o volume vai começar a baixar e ficar pior, neste caso voce estará tirando ele de fase. A partir de certo ponto começa a ficar melhor e mais encorpado, voce estará chegando na fase correta.

 

Voce acabará descobrindo um intervalo de valores (de distância do sub) em que o sub toca melhor. Agora falta voce descobrir, dentro desse intervalo, qual deles faz seu sub tocar com mais sensaçao de estar vindo da frente. Conforme você muda, parece que o ponto de onde vem o grave se desloca mais para o painel ou mais para perto de voce. Nessa estapa o sub tem que estar em um volume parecido com o do kit, se ele estiver muito alto sempre vai parecer que vem de trás.

 

Deixe o valor que mais te agrada e FIM.

 

Isso foi o que eu fiz no meu pra parecer que ele toca da frente.

  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba, que aula! Gratíssimo à quem me indicou esse fórum e ansiosíssimo para chegar meus amps e montar finalmente o 3way para por em prática tais teorias :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que voce tem que fazer eh pegar algumas musicas para usar de referencia. Pelo menos umas 3 e de estilos diferentes, que voce ouça bem o grave. Nao deixe o sub muito forte, deixe ele em um nivel que esteja complementando o som dos mids. Até um pouco mais forte que isso ainda eh ok e ajuda. Mas se o sub tocar muito alto, vai dificultar o processo.

 

Ouça essas musicas com a fase do sub em 0 e em 180 graus, veja em qual delas o grave fica melhor. Voce vai notar que o grave fica melhor quando ele fica mais forte, encorpado, da a sensaçao de ser mais rapido e parecendo que vem da região da frente do carro. Quando está fora de fase, o grave fica mais fraco e parece que soa lento, geralmente vindo do porta malas.

 

Feito isso, voce vai começar a mexer no alinhamento de tempo. O seu pioneer deve ir até uns 320cm certo? Marque o ponto atual.

 

Voce vai perceber que conforme varia a distancia do sub de 0 a 320 vai ser como se modificasse a fase do sub. Conforme muda o valor referente à distancia o volume vai começar a baixar e ficar pior, neste caso voce estará tirando ele de fase. A partir de certo ponto começa a ficar melhor e mais encorpado, voce estará chegando na fase correta.

 

Voce acabará descobrindo um intervalo de valores (de distância do sub) em que o sub toca melhor. Agora falta voce descobrir, dentro desse intervalo, qual deles faz seu sub tocar com mais sensaçao de estar vindo da frente. Conforme você muda, parece que o ponto de onde vem o grave se desloca mais para o painel ou mais para perto de voce. Nessa estapa o sub tem que estar em um volume parecido com o do kit, se ele estiver muito alto sempre vai parecer que vem de trás.

 

Deixe o valor que mais te agrada e FIM.

 

Isso foi o que eu fiz no meu pra parecer que ele toca da frente.

Agradeço IMENSAMENTE a ajuda, porém, o amp que tem 0-180 de fase é o amp dos kits. O amp do sub é mono JX/1000 e não tem regulagem de fase.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Finalmente, um bom tópico!

 

 

:+1

 

 

Acompanhando..  [-]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço IMENSAMENTE a ajuda, porém, o amp que tem 0-180 de fase é o amp dos kits. O amp do sub é mono JX/1000 e não tem regulagem de fase.

Seu player tem. Se for pioneer, na parte dos Crossover quando for definir o corte do sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu player tem. Se for pioneer, na parte dos Crossover quando for definir o corte do sub.

A sim! Essa parte eu sei. E verifiquei, o sub está na fase correta. Só preciso fazer o que o Alves falou. Mas uma coisa me deixou intrigado, com o TA eu fui mudando a distância dos kits e eu não ouvi e nem senti diferença alguma. Coloquei em 80 cm e depois foi até 350 cm e NADA de diferente. Tem algo errado ai, certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A sim! Essa parte eu sei. E verifiquei, o sub está na fase correta. Só preciso fazer o que o Alves falou. Mas uma coisa me deixou intrigado, com o TA eu fui mudando a distância dos kits e eu não ouvi e nem senti diferença alguma. Coloquei em 80 cm e depois foi até 350 cm e NADA de diferente. Tem algo errado ai, certo?

Lista aqui seus equipamentos e como está a ligaçao (3 way, passivo, quantos amps etc.)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...