Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
gustavonunes112

[Ajuda] Regulagem do crossover

Recommended Posts

Galera, este é meu primeiro set SQ de entrada, estou apanhando para regular o crossover, li alguns tópicos do fórum ,ais não resolveu muito, ontem consegui deixar com um som legal, mais ainda parece que tá faltando algo, sei lá, queria ajuda de vocês pra saber quais seriam os cortes ideais para meu set...

fiz uma ilustração de como está montado hoje para se ter uma melhor ideia...

O player está configurado no modo Rede...

Minhas portas não são tratadas, mais não vibram, breve vou tratá-las...

 

Este video é do resultado final da config. do crossover...

https://www.youtube.com/watch?v=EmTMi3eaJw4

desde já, agradeço.

9sVVgPv.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tw é sofrível e um erro de fase pode deixá-lo ainda pior. Além disso, portas não tratadas podem prejudicar ainda mais, deixando o resultado carregado de médios.

Já procurou saber os cortes originais do kit?

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tw é sofrível e um erro de fase pode deixá-lo ainda pior. Além disso, portas não tratadas podem prejudicar ainda mais, deixando o resultado carregado de médios.

Já procurou saber os cortes originais do kit?

então, no site tem pouca informação, só diz isso...

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Modelo CS60 BK
Código 9-7071/111
Polegadas 6"
Impedância 4
Sens. dB/W/m 87
Fo Hz 85
RESP.Fq. Hz 60-20k
WMAX. Watts 130
WRMS. Watts 65
Altura mm 57
Diâmetro mm 165
Editado por gustavonunes112

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tire esses tw fora e coloca os 1tw1 da Selenium, vai melhorar muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tire esses tw fora e coloca os 1tw1 da Selenium, vai melhorar muito.

vi aqui, ele é maior que os bravox, outra coisa, posso continuar com os mid bass pelo menos né ? kkk

Alguma outra sugestão de tweeters com um preço acessível?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vi aqui, ele é maior que os bravox, outra coisa, posso continuar com os mid bass pelo menos né ? kkk

Alguma outra sugestão de tweeters com um preço acessível?

Sim, é maior,  pode continuar com o mid sim mas terá que ver certo qual é a frequencia de corte do tw original para ver se vai casar legal com o seu midbass ou pode fazer os cortes pelo player se esse tiver essa opção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, é maior,  pode continuar com o mid sim mas terá que ver certo qual é a frequencia de corte do tw original para ver se vai casar legal com o seu midbass ou pode fazer os cortes pelo player se esse tiver essa opção.

Então cara, eu liguei o tweete rseparado do mid, configurei o player em modo rede, o corte do tweeter original, eu não sei dizer, no site não fala nada....

creio eu que seja isto, RESP.Fq. Hz 60-20k,  mais acho que esse resultado é do kit todo né ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então cara, eu liguei o tweete rseparado do mid, configurei o player em modo rede, o corte do tweeter original, eu não sei dizer, no site não fala nada....

creio eu que seja isto, RESP.Fq. Hz 60-20k,  mais acho que esse resultado é do kit todo né ?

Sim. Isso é para o kit todo. E quais cortes vc está usando?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim. Isso é para o kit todo. E quais cortes vc está usando?

Tweeter  2k -18

Mid 100hz  -6

 

sub deixei off pois está configurado lá no módulo, maos vou colocar full e configurar pelo aparelho também...

 

EDIT...

os filtros

bass boost

sound retreiver

loudness

SLA

 

estão todos off

 

só o EQ deixei em eletrônica...

Editado por gustavonunes112

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tweeter 2k -18

Mid 100hz -6

 

sub deixei off pois está configurado lá no módulo, maos vou colocar full e configurar pelo aparelho também...

 

EDIT...

os filtros

bass boost

sound retreiver

loudness

SLA

 

estão todos off

 

só o EQ deixei em eletrônica...

Um bom tw poderia ser usado com esse corte. Eu não usaria um corte menor do q 6k-12dB nesse tw, na melhor das hipóteses.

Como imaginei, se está cortando o mid em 100hz e a porta não é tratada, deve tá bem carregado de médio, com um bom vale até chegar ao sub. Deve tá bem sofrível mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um bom tw poderia ser usado com esse corte. Eu não usaria um corte menor do q 6k-12dB nesse tw, na melhor das hipóteses.

Como imaginei, se está cortando o mid em 100hz e a porta não é tratada, deve tá bem carregado de médio, com um bom vale até chegar ao sub. Deve tá bem sofrível mesmo.

kkkkk ficou um sonzinho até legal comparando ao player antigo, mais qual configuração você me recomendaria nesse set ?

Estou pensando em pegar esse TW da selenium pra ver se melhora mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu partiria disso como config inicial, depois tentaria ir ajustando:

 

Corta o mid de 80hz a 5khz - 12db

Corta os tw em 6,3khz - 12db ( com seu corte atual, teu som deve estar gritando e teus tw logo vai queimar)

 

Se sentir que faltou médio-agudo, corta o mid em 4khz e o tw em 5khz.

Se ainda faltar medio, corta o mid em 5khz.

 

Vale muito a pena investir em tratamento das portas. Depois disso, pode tentar descer o corte do mid pra 63hz.

 

O sub fica a seu critério, eu cortaria em 63hz -12db pra tentar preencher o grave que falta a seus mids.

 

Voce tem que tentar conseguir um parâmetro do seu tweeter chamado 'fs'. Esse fs vai determinar qual o corte minimo que voce deve utilizar para preservar o tw.

Tenta conseguir o ponto de corte do crossover original. Se preciso, manda email pra empresa perguntando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu partiria disso como config inicial, depois tentaria ir ajustando:

 

Corta o mid de 80hz a 5khz - 12db

Corta os tw em 6,3khz - 12db ( com seu corte atual, teu som deve estar gritando e teus tw logo vai queimar)

 

Se sentir que faltou médio-agudo, corta o mid em 4khz e o tw em 5khz.

Se ainda faltar medio, corta o mid em 5khz.

 

Vale muito a pena investir em tratamento das portas. Depois disso, pode tentar descer o corte do mid pra 63hz.

 

O sub fica a seu critério, eu cortaria em 63hz -12db pra tentar preencher o grave que falta a seus mids.

 

Voce tem que tentar conseguir um parâmetro do seu tweeter chamado 'fs'. Esse fs vai determinar qual o corte minimo que voce deve utilizar para preservar o tw.

Tenta conseguir o ponto de corte do crossover original. Se preciso, manda email pra empresa perguntando.

Blz, vou fazer esses cortes e ver se fica bom, o sub. fui fazer o corte pelo aparelho só que não deu muito certo, coloquei em 100Hz -12 se não me engano, no módulo deixei em full, aí começou subir um cheiro de queimado (fiquei com o c** na mão com medo de queimar kkkk), então logo desliguei o corte e deixei em LPF no módulo de novo, e deixei mais ou menos 70hz lpf e uns 100hz hpf e o ganho um pouco abaixo da metade...

o tratamento das portas vou fazer sim, mais não posso esse mês, talvez mês que vem já faço...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz, vou fazer esses cortes e ver se fica bom, o sub. fui fazer o corte pelo aparelho só que não deu muito certo, coloquei em 100Hz -12 se não me engano, no módulo deixei em full, aí começou subir um cheiro de queimado (fiquei com o c** na mão com medo de queimar kkkk), então logo desliguei o corte e deixei em LPF no módulo de novo, e deixei mais ou menos 70hz lpf e uns 100hz hpf e o ganho um pouco abaixo da metade...

o tratamento das portas vou fazer sim, mais não posso esse mês, talvez mês que vem já faço...

Nao entendi esse 100hz hpf que voce deixou junto com os 70hz lpf.

 

No módulo o unico hpf que tem seria um filtro subsonico. Deixa ele em 20 ou 25hz.

 

Depois que tratar as portas baixa o corte dos mids pra 63hz. Antes disso nao compensa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao entendi esse 100hz hpf que voce deixou junto com os 70hz lpf.

 

No módulo o unico hpf que tem seria um filtro subsonico. Deixa ele em 20 ou 25hz.

 

Depois que tratar as portas baixa o corte dos mids pra 63hz. Antes disso nao compensa.

4wYWRCY.jpg

desculpa, o hpf está próximo dos 10hz e não 100, não estou perto do carro agora, mais que eu me lembro está mais ou menos assim, depois que tentei regular pelo aparelho não me lembro bem mais o instalador deixou o filtro HP quase no final, o ganho acima da metade e o HP mais ou menos do jeito que está mesmo, mais isso foi antes de trocar o player, ai o grave ficou meio diferente, sei lá, não está com aquela qualidade que os JL tem, ele tá mais com SPL do que musicalidade, aquele grave suave que vc escuta de longe....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse filtro HP do amp voce pode deixar em 20hz.

 

Outra coisa, voce tem que usar apenas um filtro LPF pro sub. Se usar o do amp, desliga o do player. Se quiser usar do player, desliga o do amp.

 

Se ainda assim o som ficou magro, tenta colocar uns 3db de bass boost em 45hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse filtro HP do amp voce pode deixar em 20hz.

 

Outra coisa, voce tem que usar apenas um filtro LPF pro sub. Se usar o do amp, desliga o do player. Se quiser usar do player, desliga o do amp.

 

Se ainda assim o som ficou magro, tenta colocar uns 3db de bass boost em 45hz.

mais foi exatamente o que eu fiz, porém quando deixei o amp em full e regulei pelo player subiu um cheiro de queimado, ae deixei em off no player e regulei só pelo amp mesmo, figuei com medo de fazer uma mer**** maior...

E o filtro LP deixar em quanto ? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mais foi exatamente o que eu fiz, porém quando deixei o amp em full e regulei pelo player subiu um cheiro de queimado, ae deixei em off no player e regulei só pelo amp mesmo, figuei com medo de fazer uma mer**** maior...

E o filtro LP deixar em quanto ?

Vai do seu gosto. Pra esses subs/caixa acredito eu que cortando em 63hz fica melhor.

Até 80hz é válido. Acima disso ele vai embolar.

 

Sobre o cheiro de queimado, nao sei te dizer. Nunca senti isso nos meus.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai do seu gosto. Pra esses subs/caixa acredito eu que cortando em 63hz fica melhor.

Até 80hz é válido. Acima disso ele vai embolar.

 

Sobre o cheiro de queimado, nao sei te dizer. Nunca senti isso nos meus.

blx, vou fazer estes ajustes hoje e ver como fica, depois tento mandar um video, o cheiro de queimado, só te digo uma coisa, é a pior dor no coração cara, kkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai do seu gosto. Pra esses subs/caixa acredito eu que cortando em 63hz fica melhor.

Até 80hz é válido. Acima disso ele vai embolar.

 

Sobre o cheiro de queimado, nao sei te dizer. Nunca senti isso nos meus.

amigo, regulei o cross do jeito q vc disse, ficou muito top, só acho que se por aquele tw da selenium erá melhorar um pouco mais...

fiz um vídeo rápido, só não postei ainda, vou tentar postar hoje a noite...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...