Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Nari

Começando um trio, duvidas

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, tudo bom ? Estou querendo montar meu primeiro som, uma caixa trio. Pensei em um som com uma qualidade boa e que trema um pouco kk. Logo pensei nesta configuração:

 

- 1x Subwoofer 15" JBL Selenium Tornado 15SWT3000 - 1500 Watts RMS

- 2x Driver JBL Selenium D250 Trio - 200 Watts RMS

- 1x Super Tweeter JBL Selenium ST450 Trio - 300 Watts RMS

 

- Primeira duvida: com esta configuração terei um equilíbrio legal ou seria melhor utilizar 4 driver e 2 ST?

- Segunda duvida: um amplificador para o driver e ST.

 

OBS: Bateria do cofre 80ah, bateria aux será de 150ah. O modulo para o sub irei utilizar um Taramps HD3000.

 

Opiniões / sugestões ?

 

 

 

Obrigado desde já (:

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza cara, então, eu não sou da área do trio mas acho que posso opinar a respeito. Pra 1 tornado 2 drivers acho que será demais. Na minha opinião eu usaria um médio grave e driver ti, garanto que terá um equilíbrio melhor entre as vias. No YouTube tem diversos vídeos de caixas trio com médio e driver ti, dá uma olhada lá pra você ter uma noção. E um crossover também seria bem vindo nesse set aí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza cara, então, eu não sou da área do trio mas acho que posso opinar a respeito. Pra 1 tornado 2 drivers acho que será demais. Na minha opinião eu usaria um médio grave e driver ti, garanto que terá um equilíbrio melhor entre as vias. No YouTube tem diversos vídeos de caixas trio com médio e driver ti, dá uma olhada lá pra você ter uma noção. E um crossover também seria bem vindo nesse set aí.

Concordo!

Se quiser musicalidade é isso aí!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza cara, então, eu não sou da área do trio mas acho que posso opinar a respeito. Pra 1 tornado 2 drivers acho que será demais. Na minha opinião eu usaria um médio grave e driver ti, garanto que terá um equilíbrio melhor entre as vias. No YouTube tem diversos vídeos de caixas trio com médio e driver ti, dá uma olhada lá pra você ter uma noção. E um crossover também seria bem vindo nesse set aí.

Muito obrigado pela dica, poderia me indicar um medio e o driver ti, quantos watts rms devo usar e um modulo tbm por gentileza ?

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como nosso amigo falou o d220ti é o mais bem falado driver aqui do fórum, como médio grave a maioria prefere o snake esx608 mas se não me engano só tem 8ohms. De amp iria de SD3000evo pro tornado e creio que até uma 400.4evo serve pros médios, e não pode esquecer do crossover para cortar tudo certinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para o tornado eu colocaria um SD1600 em 4ohms, mais barato e rende a mesma potência em 4ohms (a não ser que você pretenda comprar mais um tornado no futuro). E também pegaria o tornado 15SWT2200 no lugar do 15SWT3000

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu te recomendo o Tweeter da Ovesound o 102x. Toca muito. acho que penas um driver ja esta bem servido. Pode usar o Sd400.4 Evo igual o Davi disse

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas dicas, vou fazer uma com um médio grave.

Só mais uma duvida pessoal, alguem ja usou ou testou a bateria de 450ah da Extreme Power ? saberia me dizer se é boa, se compensa ?

Obrigado novamente a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A bronca é que quando ela pifar vc perde tudo! Pega 3x 150 mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A bronca é que quando ela pifar vc perde tudo! Pega 3x 150 mesmo!

Como assim blOom ? pifar vc fala da vida util dela, ou que ela pode vir estar danificando o som ?

obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pense comigo:

 

Nós dois temos dois sons "gêmeos". Mesmos amps, mesmos falantes, etc etc. Mas vc tem uma bateria 450ah e eu tenho 3 x 150ah.

 

Aí imagina que num acidente de instalação, a furadeira atravessou a madeira e furou a bateria!

 

Quem fica em situação mais complicada? Acho que você, pois "perdeu" a única bateria que tem! Eu tiro a que furou e vida segue.. mais pra frente compro outra!

 

 

 

 

 

Fora que, ainda não tive notícias de SEQUER UMA pessoa que tenha usado uma bateria nessa pegada por 3~4 anos! Sempre Moura, etc. Mas essas Impact, etc... o cara SEMPRE usa por 1 ou 2 anos e passa pra frente misteriosamente.. e NUNCA MAIS volta a usar! sahuahussaasuhuh

 

Não tô alegando que não preste.. masssss.. como falei, desconheço quem use dessas a mto tempo e chegue pra dizer: "vale a pena!"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já usei muito os tornados 1100, hoje não uso e nem voltaria a usar tornado mais.. se gosta desse som com menos ataque que o tornado tem, eu recomendaria o vulcano 3.8 se for o caso. (eu usaria SDS 2.7k)

 

2cornetas dão conta tranquilo da voz, ficaria ainda melhor se usasse uma unica porém de 2"(d305, d405 etc).. som mais bonito, e ainda toca mais forte se for o caso.

 

Hoje, eu recomendo voce a usar medio grave, porque muda totalmente o seu som, e o custo é baixissimo.. um medio grave que posso te garantir que toca muito bem é p magnum rex 10" 250rms cone tecido. Eu tenho ele em casa, já fiz testes e ele rende muito mais do que meus antigos 10pw7, um unico medio rende mais que os outros dois da selenium.(é o unico produto da rex que eu indico tbm.. rsrssr) esse medio ta custando 110reais no mercado livre.

 

Questão de modulo, eu compraria o sd3000 evolution que vem tendo bons resultados, eu particularmente nunca gostei dos taramps, não tive boas experiencias etc..

Eu prefiro sempre usar o modulo no dobro da impendancia num caso desse, porque ele trabalha com folga, tem muito mais controle e o consumo dele é muito menor.

 

Inclui nessa jogada toda um processadorzinho, eu uso px2 da expert, mas pode ser o stetsom, o taramps, o px1, enfim.. cumprem bem o seu papel.

 

Você tem porta malas sobrando ? se sim, eu usaria 18", voce vai ter bem mais pressão sonora gastando o mesmo dinheiro.

Eu to terminando agora meu som novo, que to fazendo pra tocar muito mais forte que o meu antigo (da foto) usando menos equipamentos.

Eu quis montar o maior som possivel no menor espaço possivel, com tudo no porta malas, nada de bateria no carro.

 

Meu som basicamente vai ser 1x18, 1x10, 2drivers e 1st

a bateria vai debaixo do medio, ao lado do sds de 18" ficou bem legal..

se quiser posso mandar fotos e passar o "projeto" 

 

 

A caixa eu tentei copiar o que o Bloom vem falando a anos no sds18, que na mala do carro não adianta socar 130litros pra um woofer só, que não vai descer pra baixo dos 50hz de qualquer jeito.. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só te falo uma coisa eu fico muito com o pé atras destas baterias que prometem milhares de amperes !!! realmente eu não recomendo . 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A caixa eu tentei copiar o que o Bloom vem falando a anos no sds18, que na mala do carro não adianta socar 130litros pra um woofer só, que não vai descer pra baixo dos 50hz de qualquer jeito..

Mas isso é fato! Pra conseguir sentir bem abaixo de 50hz, pense em pelo menos 4 cones de 18"...

 

E não tô dizendo que "não toca". Toca sim! Mas é beem atenuado, do tipo que só faz diferença a 1m do carro! Passou disso, só se ouve 50hz acima! Logo, é perda de tempo ficar socando caixas de 130~150 litros no carro pra cortar em 40hz!

 

Meu vizinho tinha uma SDS 2.7k com a caixa recomendada pra som profissional, ~140 litros livres! E eu tinha uma que fiz "pra caber", 90 litros livres.

 

E o dele descia mais que o meu.. e tocava mais que o meu! Mas era coisa de 10 a 20% a mais NO MÁXIMO! Não ia além disso!

 

Ou seja, eu tinha um som minúsculo, que ocupada 60% da mala do corolla! Ainda cabia na mala 2 isopor de cerveja com 12 litrão cada um...

 

E ele tinha um som GIGANTE que ocupada 90% da mala do focus sedan! Cabia no máximo umas garrafas soltas sem isopor! husauhsahuashuashu

 

Sinceramente, não me arrependo de ter feito assim! Se fosse remontar meu som na mesma pegada, faria parecido!

 

 

 

Apesar que hoje tô com uma tara diferente! Se fosse fazer um som de mala hoje, novamente (e pretendo!), vai ser um 18" fixo na mala, com caixa grande e larga... e um mini-line array com 16 falantinhos de 2.5" full range! Acompanham com MUITA folga e jogam BEM mais longe! huasusauhsuhsa

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui o mini line a que me refiro!

 

Nesse vídeo com 12 x 2.5"

 

Mas eu faria um pro carro com 16 ou 24 deles.. pra dar ainda mais SPL e jogar ainda mais longe! E a qualidade é inquestionável! No vídeo, sem nenhuma "equalização", só a mp3 e o volume:

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui o mini line a que me refiro!

 

Nesse vídeo com 12 x 2.5"

 

Mas eu faria um pro carro com 16 ou 24 deles.. pra dar ainda mais SPL e jogar ainda mais longe! E a qualidade é inquestionável! No vídeo, sem nenhuma "equalização", só a mp3 e o volume:

 

https://www.youtube.com/watch?v=iN2driJb2jY

Caramba, que top. Muito gostoso de se ouvir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas isso é fato! Pra conseguir sentir bem abaixo de 50hz, pense em pelo menos 4 cones de 18"...

 

E não tô dizendo que "não toca". Toca sim! Mas é beem atenuado, do tipo que só faz diferença a 1m do carro! Passou disso, só se ouve 50hz acima! Logo, é perda de tempo ficar socando caixas de 130~150 litros no carro pra cortar em 40hz!

 

Meu vizinho tinha uma SDS 2.7k com a caixa recomendada pra som profissional, ~140 litros livres! E eu tinha uma que fiz "pra caber", 90 litros livres.

 

E o dele descia mais que o meu.. e tocava mais que o meu! Mas era coisa de 10 a 20% a mais NO MÁXIMO! Não ia além disso!

 

Ou seja, eu tinha um som minúsculo, que ocupada 60% da mala do corolla! Ainda cabia na mala 2 isopor de cerveja com 12 litrão cada um...

 

E ele tinha um som GIGANTE que ocupada 90% da mala do focus sedan! Cabia no máximo umas garrafas soltas sem isopor! husauhsahuashuashu

 

Sinceramente, não me arrependo de ter feito assim! Se fosse remontar meu som na mesma pegada, faria parecido!

 

 

 

Apesar que hoje tô com uma tara diferente! Se fosse fazer um som de mala hoje, novamente (e pretendo!), vai ser um 18" fixo na mala, com caixa grande e larga... e um mini-line array com 16 falantinhos de 2.5" full range! Acompanham com MUITA folga e jogam BEM mais longe! huasusauhsuhsa

Pensando em um ambiente aberto para tocar para poucas pessoas no máximo a 5 metros do carro. Onde o foco não seria "volume" (potencia) do som e sim qualidade e bom grave, qual a frequência minima ideal para essa situação e qual melhor falante ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensando em um ambiente aberto para tocar para poucas pessoas no máximo a 5 metros do carro. Onde o foco não seria "volume" (potencia) do som e sim qualidade e bom grave, qual a frequência minima ideal para essa situação e qual melhor falante ?

 

Bomber upgrade 10" põe 4 e vai ser feliz. Só ajeita uns MG que desce bem até onde os subs para de subir.

Caixa de 30l livres por sub, duto de 3" por 24cm de comprimento. Sintonia em 40hz.

A essa distância vai dar um puta som bom.

Editado por guilhermeleffler

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom, duas duvidas..

a caixa do seu SDS usava qual sintonia ? to usando basicamente 95/100l livres em 50hz, um sd3000evo2 no dobro da impendancia no sds 2.7 tocando de 45~180hz 24db/8 (processador px2), mas não ta rendendo legal ainda, to pensando em ir subindo pra até uns 55hz..

meu alto falante é zerado, sera que amaciando ele vai automaticamente render mais ?

 

 

##

 

será que esses fullrange desce pra acoplar ao sub de 18 ? ou ficaria um buraco ali ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom, duas duvidas..

a caixa do seu SDS usava qual sintonia ? to usando basicamente 95/100l livres em 50hz, um sd3000evo2 no dobro da impendancia no sds 2.7 tocando de 45~180hz 24db/8 (processador px2), mas não ta rendendo legal ainda, to pensando em ir subindo pra até uns 55hz..

meu alto falante é zerado, sera que amaciando ele vai automaticamente render mais ?

 

 

##

 

será que esses fullrange desce pra acoplar ao sub de 18 ? ou ficaria um buraco ali ?

55hz acho q vai ficar muito picuda, o bloom usava um 5k2 no dobro da impedância, tente algo do tipo, normalmente depois do amaciamento rende mais sim.  quanto aos fullranges devem descer sim por causa do acoplamento afinal são 16 né hahah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

55hz acho q vai ficar muito picuda, o bloom usava um 5k2 no dobro da impedância, tente algo do tipo, normalmente depois do amaciamento rende mais sim.  quanto aos fullranges devem descer sim por causa do acoplamento afinal são 16 né hahah

Tenho medo disso, porém eu não escuto lowbass, então o pico vindo em 60/70hz vai pegar em quase todas musicas que a gente escuta no brasil, desde funk a sertanejo. eu curto muita eletronica remixada que geralmente tem uma grave mais porrada e mais rápido, não tão lentão..

o que me deixou intrigado é, meu som é identico ao de um amigo praticamente..

a unica coisa que difere é, eu to com o sds 2.7 zero com o sd3000evo, ele ta com um 2.7 já amaciadao usando um 2k5eq..

como já é sabido que o 2k5 nao entrega nem 1000w a 4ohm, imaginei que o meu som ia render bem mais.. e não rendeu foi nada.. deu aquela broxada hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então suba essa sintonia pra 55hz se o duto for redondo fica fácil ir testando.

Descobri parte do misterio.

Meu amigo nao fez os dutos como planejamos.. Ao inves de 12,5x12,5(triangulo) ele fez 12x12

E de cara por causa da mala do carro minha caixa ainda ficou 7litros maior.. Traduzindo minha sintonia nao ta em 50hz, esta proximo dos 47hz..

Vou subir pra 50hz e ver se ja me agrada, caso nao fique do jeito que eu quero subirei mais um pouco.

 

Quando eu tinha tornados, estava em 48hz(a loja de som que fez..) rendia nada, ai subir pra 50hz ja ficou legal.. Mas como tornado nao tem ataque nenhum subi pra 55hz, ai sim ficou show.. Talvez o sds nao precise subir tanto.

 

Assim que eu alterar eu posto as impressoes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Descobri parte do misterio.

Meu amigo nao fez os dutos como planejamos.. Ao inves de 12,5x12,5(triangulo) ele fez 12x12

E de cara por causa da mala do carro minha caixa ainda ficou 7litros maior.. Traduzindo minha sintonia nao ta em 50hz, esta proximo dos 47hz..

Vou subir pra 50hz e ver se ja me agrada, caso nao fique do jeito que eu quero subirei mais um pouco.

 

Quando eu tinha tornados, estava em 48hz(a loja de som que fez..) rendia nada, ai subir pra 50hz ja ficou legal.. Mas como tornado nao tem ataque nenhum subi pra 55hz, ai sim ficou show.. Talvez o sds nao precise subir tanto.

 

Assim que eu alterar eu posto as impressoes.

53hz é o número que vc busca.

Na minha usava 105l totais com dutos de 12.5 x 24cm.

Receita do Vidigal.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...