Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Nari

Começando um trio, duvidas

Recommended Posts

Caramba, que top. Muito gostoso de se ouvir.

E é relativamente fácil de se fazer! O custo é baixo e a eficiência assusta, apesar de "de perto" não gerar altos SPLs, mas joga MUUUITO longe!

 

Pensando em um ambiente aberto para tocar para poucas pessoas no máximo a 5 metros do carro. Onde o foco não seria "volume" (potencia) do som e sim qualidade e bom grave, qual a frequência minima ideal para essa situação e qual melhor falante ?

Pra poucas pessoas e 5m max, um par de 12" bem alimentados dá conta do recado! rsrs

 

Bloom, duas duvidas..

a caixa do seu SDS usava qual sintonia ? to usando basicamente 95/100l livres em 50hz, um sd3000evo2 no dobro da impendancia no sds 2.7 tocando de 45~180hz 24db/8 (processador px2), mas não ta rendendo legal ainda, to pensando em ir subindo pra até uns 55hz..

meu alto falante é zerado, sera que amaciando ele vai automaticamente render mais ?

 

 

##

 

será que esses fullrange desce pra acoplar ao sub de 18 ? ou ficaria um buraco ali ?

Não lembro de cor, mas era relativamente alta, uns 50hz aprox! E usava uma Stetsom 5k2 @2ohms pro eros, mandando ~3kw sem fonte e quase 4kw com fonte!

 

 

Creio que esteja faltando potência no teu grave! 3kw pra ele já não é muito, imagina um amp 3kw com o dobro da impedância! O sub tá passando fome, acredite!

 

E esses full 2.5" dependem de alguns fatores. Potência aplicada, caixa, etc. Mas se a caixa for minúscula e pra aplicar muita potência (1kw pra 12 deles), o corte em 200hz ficou show! Dá pra cruzar com o 18" tocando até uns 150hz!

 

 

Como falei, se fosse usar no carro, botaria uns 16 ou mais deles! daí por ter mais deles, precisaria de menos potência e dava pra cortar 100~150hz!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho medo disso, porém eu não escuto lowbass, então o pico vindo em 60/70hz vai pegar em quase todas musicas que a gente escuta no brasil, desde funk a sertanejo. eu curto muita eletronica remixada que geralmente tem uma grave mais porrada e mais rápido, não tão lentão..

o que me deixou intrigado é, meu som é identico ao de um amigo praticamente..

a unica coisa que difere é, eu to com o sds 2.7 zero com o sd3000evo, ele ta com um 2.7 já amaciadao usando um 2k5eq..

como já é sabido que o 2k5 nao entrega nem 1000w a 4ohm, imaginei que o meu som ia render bem mais.. e não rendeu foi nada.. deu aquela broxada hahaha

Mas não precisa ter medo! Com meu 5k2 na SDS eu clipava de leve nas batidas, sem medo de nada! Basta regular certin! Se for processador, melhor ainda, fica "inqueimável". Fiz um tópico bem caprichado sobre isso, só dar uma pesquisada!

 

E quanto ao sistema do seu amigo render mais, depende do led clip, etc. Quando dizem que o 2k5 não entrada nem 1000w, estamos falando de "sinal limpo". Mas se for contar com distorção acima de 1%, ele chega a bater 2kw ou mais!

 

 

Descobri parte do misterio.

Meu amigo nao fez os dutos como planejamos.. Ao inves de 12,5x12,5(triangulo) ele fez 12x12

E de cara por causa da mala do carro minha caixa ainda ficou 7litros maior.. Traduzindo minha sintonia nao ta em 50hz, esta proximo dos 47hz..

Vou subir pra 50hz e ver se ja me agrada, caso nao fique do jeito que eu quero subirei mais um pouco.

 

Quando eu tinha tornados, estava em 48hz(a loja de som que fez..) rendia nada, ai subir pra 50hz ja ficou legal.. Mas como tornado nao tem ataque nenhum subi pra 55hz, ai sim ficou show.. Talvez o sds nao precise subir tanto.

 

Assim que eu alterar eu posto as impressoes.

SIntonias perto de 40hz só fazem sentido pra som profissional, com 12, 18 cones de 18"... pra som automotivo, 50hz tá uma média boa.. até 55hz ainda é algo misto com excelente SUB! Já 60hz acima vc começa a notar falta de subgrave!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

53hz é o número que vc busca.

Na minha usava 105l totais com dutos de 12.5 x 24cm.

Receita do Vidigal.

Opa, show de bola amigo, obrigado pela dica.

e o vidigal também e gente boa pra caramba !

 

 

 

#Bloom

 

Na verdade eu to ciente de que falta amplificador, como não cabia no orçamento o sd5000, ai deixei pra quem sabe um upgrade futuro...

Acredito eu que assim que acertar a sintonia e o falante amaciar melhor vou chegar no rendimento esperado.. um "erro" de 3hz na sintonia da caixa faz uma boa diferença..

vou seguir a dica do nosso amigo Guilherme e vou subir pra 52/53hz, acredito que já vai mudar da água pro vinho, num futuro mais soviético talvez eu suba pros finais 55hz, mas não vou passar disso.

 

 

agradeço a todos

 

 

 

 

Edit

 

 

Cortei os dutos da caixa acertando a sintonia, ela ficou em 52hz (106litros internos brutos) e 4 dutos de 12x12(triangulo) com 22cm.

o som mudou totalmente, não tive perda em nenhuma musica, ta tocando subão forte, hungria toca muito bem, safadão, sertanejo em geral, funk e até hiphop(não sendo lowbass).

Fizemos um rock/churrasco final de semana, foi um sucesso, todo mundo elogiou e eu fiquei satisfeito agora. Inclusive desparou alarme de mala aberta de um carro a uns 20metros de distancia hehehe

meu hpf está em 50hz 24/db, como não tenho potencia exorbitante vou experimentar baixar para uns 45hz.

ainda estou pagando o sd3000, assim que eu terminar penso em troca-lo pelo sd5000, já que meu projeto não da pra adiciona outro woofer.

Editado por DanielTesch

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...