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Victor Duarte

Capacidade de woofers 18" de tocar Médio-Grave

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Eae galera beleza? bom, como muitos já sabem, usando-se woofers de 18" tem se praticamente a obrigação de se usar um alto falante para médio grave com o proposito de preencher o buraco até o driver. 

porém gostaria de saber porque não podemos usar o woofer 18" subindo até o driver visto que segundo alguns manuais e simulações o woofer sobe excepcionalmente bem até 1,5khz vide sub800. 

alguem sabe o pq? aLdweh2.jpgZ5T6t2R.jpg

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Tamanho do cone.

Tocar com volume alto, onde se necessita alta excursão em frequência baixa, atrapalhando o rendimento das altas e vice versa.

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pelo mesmo fato de que o driver e tweeter não pode responder frequencias baixas !!! esta curva de resposta do gráfico foi baseada em um sinal de ruido rosa  porem o mesmo é diferente do sinal musical como dis a norma: 

 

Potência Musical
 
Programa Musical, conforme o próprio nome indica, refere-se a um sinal musical ou capaz de simular uma informação musical.   Por conveniência, normalmente, utiliza-se o ruído rosa para simular um programa musical.   O ruído rosa possui um fator de crista igual a 9 dB (ver Tabela 1), ou seja, a potência nos picos é igual a 8 vezes a potência média (erroneamente denominada potência RMS, conforme a referência (1) ).  Como a norma americana (AES) recomenda ajustar o fator de crista em 6 dB (ver a Fig. 1), ou seja, uma relação entre a potência de pico e a potência média igual a 4 vezes, ajusta-se a amplitude de um sinal musical (ou ruído rosa) de modo que os picos máximos sejam iguais ao dobro da tensão RMS que definiu a potência média. Ao dobrarmos a tensão, a potência quadruplica. Assim feito, a potência nos picos musicais será 4 vezes o valor da potência média do programa, o que corresponde a uma potência média senoidal igual ao dobro da original.  Esta potência, duas vezes maior que a potência média, denominada Potência de Programa Musical, pela Selenium, foi uma tentativa de evitar o uso de amplificadores tanto sub dimensionados quanto com o quádruplo da potência, como os transdutores são testados em programa musical. Esta “folga” de 3 dB visa evitar severas distorções nos picos, minimizando o risco de queima devido a valores médios excessivos. Com supervisão eletrônica, a “folga” (headroom) disponível deveria ser bem maior (ver a Tabela 1).

 

alto falantes muito grande tem maior peso no conjunto móvel, e tem que deslocar muita massa de ar em seu cone, logo em frequências mais alta ele não ira conseguir reproduzir pois o grande peso do conjunto móvel mais a massa de ar no cone não deixa ele vibrar tanto  
 

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Fui convidado à duas palestras que teve aqui na cidade, uma da SD e outra da Eros, e questionei o mesmo!

 

E eles me disseram a mesma coisa: Que tocar, TOCA!

 

Só que a resposta deles é desbalanceada em relação ao grave! ex.: Um Snake vai dar MUITO mais voz do que grave!

 

...e como se isso não bastasse, mesmo que você alinhe num eq e tal, o falante tende a queimar mais cedo, pq vc tá enviando mais potência em uma maior range de frequência!

 

Em outras palavras, num sistema 3 vias (18, 12 e ti) se rolar um solo de guitarra caprichado, só o 12" fala, mas ele não tem "problema" pq na hora do grave ele não precisa tocar grave!

 

Já um sistema 3 vias com 18 + driver + tw, num momento de voz ou solo de guitarra, ou algo parecido.. o 18" já começa a tomar "calor na bobina" antes mesmo do grave entrar! Ou seja, a chance dele queimar é mais que o dobro em relação à um que não precisa reproduzir acima de ~150hz

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Fui convidado à duas palestras que teve aqui na cidade, uma da SD e outra da Eros, e questionei o mesmo!

 

E eles me disseram a mesma coisa: Que tocar, TOCA!

 

Só que a resposta deles é desbalanceada em relação ao grave! ex.: Um Snake vai dar MUITO mais voz do que grave!

 

...e como se isso não bastasse, mesmo que você alinhe num eq e tal, o falante tende a queimar mais cedo, pq vc tá enviando mais potência em uma maior range de frequência!

 

Em outras palavras, num sistema 3 vias (18, 12 e ti) se rolar um solo de guitarra caprichado, só o 12" fala, mas ele não tem "problema" pq na hora do grave ele não precisa tocar grave!

 

Já um sistema 3 vias com 18 + driver + tw, num momento de voz ou solo de guitarra, ou algo parecido.. o 18" já começa a tomar "calor na bobina" antes mesmo do grave entrar! Ou seja, a chance dele queimar é mais que o dobro em relação à um que não precisa reproduzir acima de ~150hz

Perfeita a explicação!

Já tinha isso na cabeça mas era difícil transcrever... Kkkk

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Tem a questão de timbre também. Cones menores têm a tendencia a ter timbres bem mais agradáveis na região dos médios, pelo peso e excursão.

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Tem a questão de timbre também. Cones menores têm a tendencia a ter timbres bem mais agradáveis na região dos médios, pelo peso e excursão.

Não só pelo tamanho do cone!

 

Mas SEMPRE que um falante que tá reproduzindo os graves, precisar reproduzir outras frequências, vai sair meio distorcido.

 

Isso só não aconteceria em casos bem específicos! Ex.: Cone de Kevlar com 6" a 8" (usados em monitor de referencia)

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Não só pelo tamanho do cone!

 

Mas SEMPRE que um falante que tá reproduzindo os graves, precisar reproduzir outras frequências, vai sair meio distorcido.

 

Isso só não aconteceria em casos bem específicos! Ex.: Cone de Kevlar com 6" a 8" (usados em monitor de referencia)

Inclusive em full ranges?

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Então, vamos pegar um exemplo.:

 

Snake ESX 415!

 

Ele promete tocar desde ~45hz até 2 khz! E toca!

 

Porém, se tu usar ele pra tocar toda essa range, ou vai faltar qualidade na voz, ou vai ter que aplicar menos potência!

 

Daí tu pode pensar numa alternativa pra isso!

 

Exemplo.: A JBL tem caixas 2x15" onde um deles toca FULL (com atenuação leve abaixo de 80hz) e outro toca com LP em ~80hz! Pra não ficar os dois tocando full!

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