Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Recommended Posts

Ae .. Primeira pastagem aki no forum... 

Já vou direto ao assunto!

 

Meu Humilde Set. 

 

Player - Pioneer X378BT

Modulo - Roadstar 1200Rms

2 x 309 D4 

Bateria - 135A Auxiliar e 60A no Cofre 

Fonte Taramps 120amperes

Voz - Driver 70wrms.

 

Estou meio indeciso a qual litragem usar pois quero um som tanto pra fora(MT Fechado) quando pra dentro(SubGrave) então criei aki 2 projetos de caixa uma de 56l e outra de 47l ambas descontando subs e repartição e MDF clr ...

 

 

Segue_https://imagizer.imageshack.us/v2/320xq90/r/922/IjmnIJ.png

Segue_https://imagizer.imageshack.us/v2/320xq90/r/923/kpFK3N.png

 

Tenho um vídeo aki do meu 307 tocando fiz a umas 2 semanas aí peguei 2 309D4 .

O 307 está em uma caixa 46l brutos - 

 

 

Editado por RobsonHille1112

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae .. Primeira pastagem aki no forum... 

Já vou direto ao assunto!

 

Meu Humilde Set. 

 

Player - Pioneer

Modulo - Roadstar 1200Rms

2 x 309 D4 

Bateria - 135A Auxiliar e 60A no Cofre 

Voz - Nd Por enquanto

 

Estou meio indeciso a qual litragem usar pois quero um som tanto pra fora(MT Fechado) quando pra dentro(SubGrave) então criei aki 2 projetos de caixa uma de 56l e outra de 47l ambas descontando subs e repartição e MDF clr ...

 

 

Segue_https://imagizer.imageshack.us/v2/320xq90/r/922/IjmnIJ.png

Segue_https://imagizer.imageshack.us/v2/320xq90/r/923/kpFK3N.png

 

Tenho um vídeo aki do meu 307 tocando fiz a umas 2 semanas aí peguei 2 309D4 .

O 307 está em uma caixa 46l brutos - 

 

O negócio e o seguinte, se quer subgrave, caixa maior até uns 60 litros com sintonia mais baixa dai esquece tocar pra fora, se quer que toque misto uma caixa menor com sintonia mais alta até uns 45 litros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

depende do q vai escutar como o Belmont disse

se o foco eh low bass manda a de 60l em 35hz fica legal, ja usei assim num par de 308. porem os outros estilos nao ficava legal, o grave fica sem ataque, mole, mto gordo , fica ruim pra qlqr rock/sertanejo, ai curti mais a caixa com 45l

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

depende do q vai escutar como o Belmont disse

se o foco eh low bass manda a de 60l em 35hz fica legal, ja usei assim num par de 308. porem os outros estilos nao ficava legal, o grave fica sem ataque, mole, mto gordo , fica ruim pra qlqr rock/sertanejo, ai curti mais a caixa com 45l

Mandei fazer uma de 111l Duto 2x4' x 30cm = 35Hz. Acho que vai fica monstro pra dentro... Mas será que cm porta malas fechado vai jogar o grave longe ?

( Tipo andando na rua e as janelas das casas tremendo talgd ) . Se der certo pego a caixa amanhã se der certo , aí posto um vídeo de como fiKo blz?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mandei fazer uma de 111l Duto 2x4' x 30cm = 35Hz. Acho que vai fica monstro pra dentro... Mas será que cm porta malas fechado vai jogar o grave longe ?

( Tipo andando na rua e as janelas das casas tremendo talgd ) . Se der certo pego a caixa amanhã se der certo , aí posto um vídeo de como fiKo blz?

 

   Quantos subs vc vai colocar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quantos subs vc vai colocar?

2 309 D4.. peguei a caixa hj... Ficou absurdo o subgrave fiz 55litros dutô 4 x 30Cm 35hz (pra cada sub). só que tô cm duvida cm a impedância pois o modulo Roadstar 1200d faz 1200 a 1 ohms e o que me confundiu um pouco foi quanto as saídas dele tem 2 em 1 canal nesse caso pra fechar em 1 ohms essa é a ligacão correta ?

https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/v/t34.0-12/fr/cp0/e15/q65/20269916_1060478754087501_1318170724_n.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=2c5b4efd90469700def7a338fe780468&oe=59862365

 

Ele faz brigde lá dentro rsrs

 

E tbm hj percebi que os subs tão esquentando um pouco kk não sei se por conto de eu estar mandando 1200rms pra eles..

Conf Modulo

 

LeveL 80%

BassBoost 35%

HPF 20% ~70hz

Subsonic 50%

 

Será que se eu abaixar um pouco o ganho eles num esquenta tanto ?

Editado por RobsonHille1112

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2 309 D4.. peguei a caixa hj... Ficou absurdo o subgrave fiz 55litros dutô 4 x 30Cm 35hz (pra cada sub). só que tô cm duvida cm a impedância pois o modulo Roadstar 1200d faz 1200 a 1 ohms e o que me confundiu um pouco foi quanto as saídas dele tem 2 em 1 canal nesse caso pra fechar em 1 ohms essa é a ligacão correta ?

https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/v/t34.0-12/fr/cp0/e15/q65/20269916_1060478754087501_1318170724_n.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=2c5b4efd90469700def7a338fe780468&oe=59862365

 

Ele faz brigde lá dentro rsrs

 

E tbm hj percebi que os subs tão esquentando um pouco kk não sei se por conto de eu estar mandando 1200rms pra eles..

Conf Modulo

 

LeveL 80%

BassBoost 35%

HPF 20% ~70hz

Subsonic 50%

 

Será que se eu abaixar um pouco o ganho eles num esquenta tanto ?

os Roadstar possuem 2 canais de saida... mas dentro se interligam em paralelo fechando 1ohm

se os seus subs forem bobina dupla 4+4 pode ligar as bobinas de cada em paralelo e cada sub em uma saida do modulo... ou interligar tudo em paralelo e ligar em apenas uma saida!

So tome cuidado com o ganho, pois como n conta com led clip vc vai ter que ir no ouvidometro pra notar distorção, o grave do roadstar é gordo e embolado, dependendo a musica fica mais dificil perceber (EU PELO MENOS)

 

Esquentar um pouco é normal! Só não é normal esquentar muito.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

os Roadstar possuem 2 canais de saida... mas dentro se interligam em paralelo fechando 1ohm

se os seus subs forem bobina dupla 4+4 pode ligar as bobinas de cada em paralelo e cada sub em uma saida do modulo... ou interligar tudo em paralelo e ligar em apenas uma saida!

So tome cuidado com o ganho, pois como n conta com led clip vc vai ter que ir no ouvidometro pra notar distorção, o grave do roadstar é gordo e embolado, dependendo a musica fica mais dificil perceber (EU PELO MENOS)

 

Esquentar um pouco é normal! Só não é normal esquentar muito.

 

Ok Obrigado!!!

Tô fazendo a ligacão como vc falo cada sub em paralelo e cada um em uma saída e o ganho tô deixando em ~80% e quando o sub esquentar não sei cara ... Tipo não esquenta muito muito o sub fica meio morno sabe ?

E eles ainda não estão todo amaciados e já tô sentando o dedo kkkk talvez seja por conta disso.

E se tratando do gravê e demais cara... Muito top os subgraves que treme tudo por dentro kkkkk até aquela fisgadinha dentro do ouvido

Muito forte cm a música música Coca-Cola Gucci Mane

Editado por RobsonHille1112

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Video Prévia - https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1070222419779801&id=100003761589003

Qm quiser adc fica a vontade

 

E algumas fts de como ficou

 

 

 

https://imageshack.com/user/Robsonhille

 

 

o que acharam ? ComComentem aí embaixo

Editado por RobsonHille1112

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

top

as roadstar mono tem 4 saida soh pra facilitar, pode colocar cada sub em uma delas q por dentro elas sao em paralelo sacou.

eu n gosto de trabalhar cm sub esquentando nao....da maior dó hahaha poe pra tocar e vê em q volume eles nao esquentam, vai testando sacou !

eu zeraria o bassboost e trabalharia soh com o ganho no limite msmo, subsonico pode jogar 25hz no maximo, poe da descer msmo !

a caixa ficou bala tbm a litragem, melhor q isso soh trocando de sub msmo hahahah

dps eu começaria dando uns ups nos cabos ali da bateria ate a roadstar poe tudo 50mm logo no pos e neg..... dps entre as baterias tambem que é o mais comprido e mais caro pode deixa pra mais pra frente.

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

top

as roadstar mono tem 4 saida soh pra facilitar, pode colocar cada sub em uma delas q por dentro elas sao em paralelo sacou.

eu n gosto de trabalhar cm sub esquentando nao....da maior dó hahaha poe pra tocar e vê em q volume eles nao esquentam, vai testando sacou !

eu zeraria o bassboost e trabalharia soh com o ganho no limite msmo, subsonico pode jogar 25hz no maximo, poe da descer msmo !

a caixa ficou bala tbm a litragem, melhor q isso soh trocando de sub msmo hahahah

dps eu começaria dando uns ups nos cabos ali da bateria ate a roadstar poe tudo 50mm logo no pos e neg..... dps entre as baterias tambem que é o mais comprido e mais caro pode deixa pra mais pra frente.

Blz vlww bom que gostou fico top msm...

Os subs intaumm vou deixar do jeito que está msm cada um em uma saída.

Quanto ao sub esquentando. Agr táva lá ouvindo uns grave e fiquei lá uns 20 minutos e táva cm o carro ligado pois minha bateria de 100a tá muito ruim, descarrega muito rápido. E , depois fui verificar os subs estavam bem quentes até (sendo que 20 minutos apenas ligados ou pouco mais kk). Escuto o som msm até uns 45 volume daí pra cima já passa umas distorções

Editado por RobsonHille1112

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz vlww bom que gostou fico top msm...

Os subs intaumm vou deixar do jeito que está msm cada um em uma saída.

Quanto ao sub esquentando. Agr táva lá ouvindo uns grave e fiquei lá uns 20 minutos e táva cm o carro ligado pois minha bateria de 100a tá muito ruim, descarrega muito rápido. E , depois fui verificar os subs estavam bem quentes até (sendo que 20 minutos apenas ligados ou pouco mais kk). Escuto o som msm até uns 45 volume daí pra cima já passa umas distorções

top

as roadstar mono tem 4 saida soh pra facilitar, pode colocar cada sub em uma delas q por dentro elas sao em paralelo sacou.

eu n gosto de trabalhar cm sub esquentando nao....da maior dó hahaha poe pra tocar e vê em q volume eles nao esquentam, vai testando sacou !

eu zeraria o bassboost e trabalharia soh com o ganho no limite msmo, subsonico pode jogar 25hz no maximo, poe da descer msmo !

a caixa ficou bala tbm a litragem, melhor q isso soh trocando de sub msmo hahahah

dps eu começaria dando uns ups nos cabos ali da bateria ate a roadstar poe tudo 50mm logo no pos e neg..... dps entre as baterias tambem que é o mais comprido e mais caro pode deixa pra mais pra frente.

E continuando o texto kkk editei 2 vezes e não mudou nd kkk deve ter limite de caracteres kk

top

as roadstar mono tem 4 saida soh pra facilitar, pode colocar cada sub em uma delas q por dentro elas sao em paralelo sacou.

eu n gosto de trabalhar cm sub esquentando nao....da maior dó hahaha poe pra tocar e vê em q volume eles nao esquentam, vai testando sacou !

eu zeraria o bassboost e trabalharia soh com o ganho no limite msmo, subsonico pode jogar 25hz no maximo, poe da descer msmo !

a caixa ficou bala tbm a litragem, melhor q isso soh trocando de sub msmo hahahah

dps eu começaria dando uns ups nos cabos ali da bateria ate a roadstar poe tudo 50mm logo no pos e neg..... dps entre as baterias tambem que é o mais comprido e mais caro pode deixa pra mais pra frente.

Vou dar uma olhada aki as regulagem e acho que vou usar as que me recomendou só estou em dúvida quanto ao ganho ali , será que não tem problema eu usar no máximo ?

Meu aparelho tbm uso tudo no 0 só o controle de subwoofer que deixo em 63Hz +2

E quanto aos cabos não pretendo trocar agr não pq pretendo pegar uma fonte.

Aí agr dia 06/08 fui lá deixa uma olhada na minha regulagem do aparelho e vi que o SLA estava no +4 kkkkkk aí coloquei ele no -1 eu geralmente ouço as músicas através da conexão Bluetooth do celular cm o pioneer e percebi tbm que tá dando uma distorção nas freq mais baixas como na musica cocca cola-Gucci Mane acima dos 46 vol qria o som pra meter o talo até 55 e acho que vou diminuir um pouco as regulagens

Editado por RobsonHille1112

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sem nenhum problema o ganho ficar no maximo

qnd eu usava ficava tbm no maximo, dps vc tem q descobrir em q volume nao esquenta os falantes e pronto. o SLA e o volume do sub no player n manda distorçao nem nada pode deixar onde achar melhor. o importante eh nao frita os subs, toca uma musica forte por 5min e dps ve se esquentou mt o cone, vá testando e sabera o limite deles !

vc tem q entender q as regulagens sao um casamento, o level no maximo com o playeer com volume 20 por exemplo seria a msm coisa q level em 50% e volume no 55 entendeu......

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sem nenhum problema o ganho ficar no maximo

qnd eu usava ficava tbm no maximo, dps vc tem q descobrir em q volume nao esquenta os falantes e pronto. o SLA e o volume do sub no player n manda distorçao nem nada pode deixar onde achar melhor. o importante eh nao frita os subs, toca uma musica forte por 5min e dps ve se esquentou mt o cone, vá testando e sabera o limite deles !

vc tem q entender q as regulagens sao um casamento, o level no maximo com o playeer com volume 20 por exemplo seria a msm coisa q level em 50% e volume no 55 entendeu......

Cara gosto de usar as regulagens pra dar talo até o 55. pq , se caso um dia eu ficar meio doidao kkkkkk ou alguém i lá e mexer no meu som e não sabe dessas parada vai aumentar muito e pode queimar o falante tende nem qhe diminuo umas regulagens e tbm descobrir hj que falta de alimentação tbm causa distorção e eu estava cm as baterias fracas por isso estava dando esse problema.

Tô pra pegar uma fonte "vcs" acham que uma de 60a vai da conta do recado ? Vi aki em uma vídeo o seguinte (rms's (1200)÷ 25)= 48a de consumo intao pelo cálculo uma de 60a já vai dar conta isso ?

Editado por RobsonHille1112

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mandei fazer uma de 111l Duto 2x4' x 30cm = 35Hz. Acho que vai fica monstro pra dentro... Mas será que cm porta malas fechado vai jogar o grave longe ?

( Tipo andando na rua e as janelas das casas tremendo talgd ) . Se der certo pego a caixa amanhã se der certo , aí posto um vídeo de como fiKo blz?

 

Esses subwoofers da Pioneer já são propícios a tocarem graves gordos (que jogam pra longe) com qualquer volume de caixa, claro que numa caixa grande para tocar só de mala fechada o SPL vai ser menor, mas mesmo assim vai sentir aqueles graves e subgraves de tremer a rua de dentro do carro. Com a caixa menor, a tendência é de subir o pico de resposta em determinadas frequências, que vai gerar aqueles graves mais secos que é o que a maioria gostam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses subwoofers da Pioneer já são propícios a tocarem graves gordos (que jogam pra longe) com qualquer volume de caixa, claro que numa caixa grande para tocar só de mala fechada o SPL vai ser menor, mas mesmo assim vai sentir aqueles graves e subgraves de tremer a rua de dentro do carro. Com a caixa menor, a tendência é de subir o pico de resposta em determinadas frequências, que vai gerar aqueles graves mais secos que é o que a maioria gostam.

Já finalizei a caixa fiz 111 Litros ~35Hz

Deu uma olhada nas fts ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Coloca as fotos aqui no forum, porque desse jeito que tá colocado não dá para ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sem nenhum problema o ganho ficar no maximo

qnd eu usava ficava tbm no maximo, dps vc tem q descobrir em q volume nao esquenta os falantes e pronto. o SLA e o volume do sub no player n manda distorçao nem nada pode deixar onde achar melhor. o importante eh nao frita os subs, toca uma musica forte por 5min e dps ve se esquentou mt o cone, vá testando e sabera o limite deles !

vc tem q entender q as regulagens sao um casamento, o level no maximo com o playeer com volume 20 por exemplo seria a msm coisa q level em 50% e volume no 55 entendeu......

 

    O ganho no máximo? e eu pensava que dessa forma era pura distorção, é vivendo e aprendendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ganho no máximo? e eu pensava que dessa forma era pura distorção, é vivendo e aprendendo.

Tbm.... mas não gosto de deixar no maximo pq já uso o som td no 0 e o modulo tbm e.... msm usando o level nuns 70~80 % já fica muito forte tive até que abaixar umas coisas o gosto de usar o som em vol alto como citei anteriormente por motivo de segurança kkkkkkk mas é o volume q Causa essa temperatura nos subs ? Intao no caso o meu modulo tá clipando ? Sei que não tem o led clip mass no caso. ....

Editado por RobsonHille1112

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

    O ganho no máximo? e eu pensava que dessa forma era pura distorção, é vivendo e aprendendo.

o ganho eh somente um casamento para vc regular o setup de acordo com o volume do player teu, tanto faz onde ele ficar..... 

vms dizer q teu amp tenha led de clip e vc saiba qnd ele esta liberando seu maximo, portanto pense em duas situacoes para vc entender ou teste vc msmo

1- ganho maximo e player vms dizer q no vol. 10 ja esta clipando

2- ganho zero volume 60 para acender o clip

portanto tanto faz, em ambos os casos oq sera liberado é a msm coisa.........oq vem distorçao é do player ! tem player q passou dos 2/3 manda distorçao portanto regular ganho mais alto para usar player com menos volume. abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tbm.... mas não gosto de deixar no maximo pq já uso o som td no 0 e o modulo tbm e.... msm usando o level nuns 70~80 % já fica muito forte tive até que abaixar umas coisas o gosto de usar o som em vol alto como citei anteriormente por motivo de segurança kkkkkkk mas é o volume q Causa essa temperatura nos subs ? Intao no caso o meu modulo tá clipando ? Sei que não tem o led clip mass no caso. ....

oq esquenta sub eh o proprio calor q ele libera oras

dissipa calor !

porem esquentando demais ou ta recebendo mta potencia alem do q ele aguenta e vai abrir as pernas ou diminuir a vida util da bobina ou distorçao tb faz esquentar. como teu amp nao tem led de clip , a unica maneira de saber o limite é testando como os subs se comportam e estipular o volume maximo para usar. por isso sugiro tocar as musicas e observar se esquenta, distorçao no audio, sobreexcursao do cone, etc

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

oq esquenta sub eh o proprio calor q ele libera oras

dissipa calor !

porem esquentando demais ou ta recebendo mta potencia alem do q ele aguenta e vai abrir as pernas ou diminuir a vida util da bobina ou distorçao tb faz esquentar. como teu amp nao tem led de clip , a unica maneira de saber o limite é testando como os subs se comportam e estipular o volume maximo para usar. por isso sugiro tocar as musicas e observar se esquenta, distorçao no audio, sobreexcursao do cone, etc

Ok meum player regulei ele assim

 

Controle de subwoofer 63Hz -2 12

BassBoost 0

HPF 63Hz 12

SLA -3

Equalizador - custom - 80hz -2

LoudNees OFF

 

Regulagens do amp - https://imageshack.com/i/pmeu6saKj

 

 

https://youtu.be/MP8iXYgFIZc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o ganho eh somente um casamento para vc regular o setup de acordo com o volume do player teu, tanto faz onde ele ficar..... 

vms dizer q teu amp tenha led de clip e vc saiba qnd ele esta liberando seu maximo, portanto pense em duas situacoes para vc entender ou teste vc msmo

1- ganho maximo e player vms dizer q no vol. 10 ja esta clipando

2- ganho zero volume 60 para acender o clip

portanto tanto faz, em ambos os casos oq sera liberado é a msm coisa.........oq vem distorçao é do player ! tem player q passou dos 2/3 manda distorçao portanto regular ganho mais alto para usar player com menos volume. abraços

 

   Poderia mudar de vivendo e aprendendo para lendo e aprendendo, só fiz esse comentário porque ha tempos atrás se alguém vinha aqui e colocava que na regulagem de um amplificador estivesse no máximo logo apareciam uns dizendo que ganho não é volume e sim voltagem da entrada do amplificador para casar com a saída do player. Eu mesmo fiz testes com essas regulagens e medindo com decibelímetro sempre começava a clipar com o mesmo decibéis.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...