Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  

Recommended Posts

Boa tarde galera, tenho o seguinte setup no meu carro:

 

Kit 2 vias Selenium JBL 62v2a

SD800.4 Evo

Sub Bravox bk12 350w

Bateria cofre bosch 48ah

 

Estou querendo dar um up no grave no carro, quero um grave mais forte e de presença, esse sub também da bravox eu achei muito seco, as batidas parecem ser muito pesadas, 

sem qualidade. Gosto de um grave mais macio, mas que seja forte, aquele som que dê pra chamar atenção. Só posso usar 1 sub devido o espaço no porta malas. O que vocês me recomendam ? Eu pensei de inicio um Protech 800w + sd1200 evo. No caso, na parte da voz eu faria um dowgrade do Sd800.4 para o Sd400.4 Evo ou algum módulo de até mesmo 250w, pensando na economia de bateria.

Eu escuto de tudo, sertanejo, hip-hop, funk, rock, etc. Valeu

Editado por Paulo_pr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ae, vamo entender o seu primeiro

 

Pq com esse módulo já consegui um gravezinho bom, qual caixa da usando para o sub atual? volume e duto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, como está a sintonia e volume dessa sua caixa?

Passa pra gente as medidas da Caixa e do duto, assim podemos ter uma noção se o problema é o sub ou a caixa.

Uma caixa mal feita pode "cagar" com qualquer falante!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ae, vamo entender o seu primeiro

 

Pq com esse módulo já consegui um gravezinho bom, qual caixa da usando para o sub atual? volume e duto?

 

Antes de mais nada, como está a sintonia e volume dessa sua caixa?

Passa pra gente as medidas da Caixa e do duto, assim podemos ter uma noção se o problema é o sub ou a caixa.

Uma caixa mal feita pode "cagar" com qualquer falante!

 

 

Então, a caixa eu projetei de acordo com a minha mala, compensei ela mais na altura do que na largura, está com 48litros com 1 duto de 4' com 20cm

 

Capturarsq.md.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, a caixa eu projetei de acordo com a minha mala, compensei ela mais na altura do que na largura, está com 48litros com 1 duto de 4' com 20cm

 

Capturarsq.md.jpg

Antes de qualquer coisa, alonga esse duto pra 32cm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de qualquer coisa, alonga esse duto pra 32cm

 

Posso alongar no máximo até 27cm, se não encosta no fundo da caixa, sempre deixo uns 5cm do duto até o fundo, alongando eu percebo que o grave fica mais suave, mas em compensação

se perde um pouco na pressão. Pra jogar o som longe, é melhor a caixa apontada pro teto ou apontada pro fundo do porta malas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso alongar no máximo até 27cm, se não encosta no fundo da caixa, sempre deixo uns 5cm do duto até o fundo, alongando eu percebo que o grave fica mais suave, mas em compensação

se perde um pouco na pressão. Pra jogar o som longe, é melhor a caixa apontada pro teto ou apontada pro fundo do porta malas?

Entendi. Pode usar uma curva de 90° no duto.

Mas isso é fato, se baixa a sintonia, ganha em frequência baixa mas perde SPL.

Se não encontrar o meio termo que te agrade é melhor colocar um falante mais forte mesmo ou dois desse.

Nesse caso vai precisar de mais bateria, refazer cabeamento, e a brincadeira só vai ficando mais cara.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi. Pode usar uma curva de 90° no duto.

Mas isso é fato, se baixa a sintonia, ganha em frequência baixa mas perde SPL.

Se não encontrar o meio termo que te agrade é melhor colocar um falante mais forte mesmo ou dois desse.

Nesse caso vai precisar de mais bateria, refazer cabeamento, e a brincadeira só vai ficando mais cara.

 

Com essa de 48ah não é o suficiente? Eu só escuto música com o carro ligado mesmo, monitorando a voltagem com um multimetro dificilmente a voltagem fica menor que 12v nos picos de graves, isso com o carro desligado e com o volume quase no max.

 

Eu pensei mesmo em um SD1200, usando o dobro de impedância mandando @600w pra esse sub, ai mais pra frente eu pego um sub mais forte e uso os @1200w totais do módulo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com essa de 48ah não é o suficiente? Eu só escuto música com o carro ligado mesmo, monitorando a voltagem com um multimetro dificilmente a voltagem fica menor que 12v nos picos de graves, isso com o carro desligado e com o volume quase no max.

 

Eu pensei mesmo em um SD1200, usando o dobro de impedância mandando @600w pra esse sub, ai mais pra frente eu pego um sub mais forte e uso os @1200w totais do módulo.

Eu já colocaria logo um sub que trabalha na impedância mínima do amp.

Fiz a caixa pra um excursion 12" 550 pra um amigo que tinha 2 na SD1600 evo.

Um sub recebendo 800w não deixou o cara feliz. Ele só tirou um pois precisava de espaço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi. Pode usar uma curva de 90° no duto.

Mas isso é fato, se baixa a sintonia, ganha em frequência baixa mas perde SPL.

Se não encontrar o meio termo que te agrade é melhor colocar um falante mais forte mesmo ou dois desse.

Nesse caso vai precisar de mais bateria, refazer cabeamento, e a brincadeira só vai ficando mais cara.

Minha caixa também era estreita, usei 2 curvas de 45° e achei que ficou melhor que uma de 90°, porque será?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha caixa também era estreita, usei 2 curvas de 45° e achei que ficou melhor que uma de 90°, porque será?

Quando se faz o cálculo de comprimento total do duto, a curva deve ser considerada. Normalmente na angulação de 90° ela utiliza metade do comprimento da peça.

Pode ser que se isso não foi corretamente considerado, o duto pode ter ficado grande ou pequeno demais.

A regra que eu uso, é "quebrar" a trena e simular ela no caminho mais próximo ao meio exato do duto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, fiz um teste agora de tarde, o duto está assim. 

 

1 duto de 4' de 10cm, pvc de 17cm, + 1 curva de 90º. Qual seria o comprimento total? Eu estou chutando uns 40cm totais pra dentro.

 

O subgrave melhorou demais,  parece que o grave fico mais forte, os objetos ao redor como 'portão, janelas' estão vibrando demais.

Mas claro, perdi um pouco do SPL. Mas estou chegando no resultado que quero. Acho que vou arriscar de Protech Excursion 550w + sd1200

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que um SD600 é vantagem? Tem algum subwoofer que toque pra dentro e pra fora e que tenha qualidade? Eu quero mais pressão sonora no grave

Editado por Paulo_pr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que um SD600 é vantagem? Tem algum subwoofer que toque pra dentro e pra fora e que tenha qualidade? Eu quero mais pressão sonora no grave

Vai na 1200 jovem.

É outra categoria

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai na 1200 jovem.

É outra categoria

Concordo com amigo Guilherme. Vai na 1200 que é sucesso, eu já usei para empurrar meu UXP e te digo que é outro nível, muito top.
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, surgiu uma oportunidade de pegar uma caixa trio com a seguinte configuracao:

 

1 sub selenium matador 12 800w

1 corneta 100w 

1 twitter 400w

 

1 modulo mono 800w

1 modulo estereo 150w

 

Tudo por 500 reais, voces acham que compensam?

 

Atualmente eu tenho bravox bk12 de 350w e um sd800 evo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...