Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Mundim

Som para Santa Fe - 7 Lugares

Recommended Posts

Pessoal,

Tenho uma Santa Fé e gostaria de melhorar o som dela, porém meu carro é de 7 lugares e sempre uso a configuração de 6 bancos assim tenho prolemas com perda de espaço no porta malas e não posso usar uma caixa selada normal. Sendo assim entre a tampa e o banco da terceira fileira pensei em colocar uma caixa ali, como podem ver na imagem abaixo consigo colocar uma caixa que da aproximadamente 36 litros, que seria ideal para um sub de 10, mas ai caio em outro problema, tenho que colocar o sub de lado na caixa pois na frente ele vai ficar batendo direto na tampa do porta malas com isso não consigo um sub de 10 somente 8 polegadas, sendo assim preciso da ajuda de vocês para ver um projeto bacana, segue abaixo minhas intenções:

ptA07AH.jpg

 

Player - Trocar o original por uma central multimídia, duvida é se pego da AIKON ou M1 Motors (qual indicam)

Encostos de bancos com Dvd - Tech One Slim Prime

Sons nas portas - Pretendo deixar os originais, até que possuem uma boa qualidade

Subwoofer de 8" - Esse é a questão, qual modelo? Vi falar muito do NAR o que acham? 

Potencia - Tenho uma Taramps TS400 4 canais

 

A maior preocupação é com o sub gosto de graves mas ao mesmo tempo quero qualidade, e a um preço bom, olhei subwoofers da JL e Hertz mas ficam fora do orçamento devido ao preço. O NAR conseguiria ter uma batida boa mesmo para um carro nesse tamanho ou indicam outro de 8"? 

 

Agradeço a todos desde já

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq acha que o sub para frente iria bater na tampo?
Essas medidas ficaram bem justas?? Será que não cabe o de 10" ?

 

Com de 8" deve conseguir um bom som, e o Nar encaixa no que procura

 

Mas como gosta de grave mais presente um de 10" talvez fosse melhor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lobo, primeiramente obrigado pelo retorno. Sim as medidas são exatamente o espaço que tenho entre o banco e a tampa do porta malas por isso tive que abortar o sub de 10 colocando de frente e de lado, só vou conseguir um de 8. Minha preocupação é justamente com o grave, gosto de grave e tenho medo do NAR não conseguir ter um desempenho satisfatória para um carro desse tamanho e Ainda por ser de 8".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente fico com receio mesmo de sub de 8", pq to meio mal acostumado com muito spl

 

Mas para vc ter uma ideia, não existe home theater residenciais e som residenciais com sub até de 6" é que se ouve bem o grave?

Talvez não chegue a ter o spl de ficar tremendo o carro, mas em questão de musica deve te atender bem sim, dependendo até fazendo o tratamento das portas

já melhore o som original

Até pq já ve gente com sub de 8" em prisma achando o grave o máximo, e era aquelas caixa amplificada pronta

 

E em questão a central multimidia te recomendo a pegar nenhuma dessas ai

melhor moldura para um 2 din e um pioneer 2880 ou 5880 que terá qualidade de som bem superior e com mais opções para regulagem do som

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenta um caixa retangular com o sub virado pro alto... É só usar tela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lobo

Então vou me arriscar em um desses mesmo afinal n tenho opção mas como falou só de dar uma encorpada no grave já vai ajudar bastante. Sabe dizer quantos litros é uma caixa para o sub da NAR? Não consegui localizar nada na net e nem no site (que por sinal é um lixo rsrs). Quanto a central até pensei nas Pioneer mas o painel do carro é cinza e vi umas com Pioneer achei que ficou bem bizarro rsrs por isso queria uma dessas.

 

Alves

Então a caixa da pra fazer com ele virado pra cima mas mesmo assim não consigo colocar um de 10, o diametro de um de 10 da Pioneer por exemplo que vi é de 278mm não conseguiria colocar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai quanto mais eu fuço na internet mais duvidas eu fico kkkkkk Consegui achar no mercado livre as especificações do sub da NAR para montagem conforme abaixo:

  • Diâmetro de montagem: 21,30 cm
  • Profundidade de montagem: 11,50 cm
  • Litragem Caixa Dutada: 15 Litros (3"x40cm)
  • Litragem Caixa Selada: 6 a 10 Litros

Ai ficou a seguinte duvida, pelas medidas que tenho, daria para colocar 2 subs, um de cada lado da caixa o que acham? 

Segunda dúvida, qual melhor usar neste caso dutada ou selada? Falam que para qualidade é muito melhor selada? Se for selada será uma caixa bem pequenininha rsrs só 10 litros ainda vai sobrar espaço

Terceira dúvida, tinha um Ford Focus Sedan e usava nele um subwoofer pioneer 12 bobina dupla, era simplesmente excepcional escutar mas inha um enorme problema, quem andava na frente era perfeito, mas quem andava no banco de trás era simplesmente uma mer**, parecia que estava com a caixa de som queimada nas portas de trás, tinha um som horrível então mediante a essa experiencia tenho dúvida em usar 2 sub's e fica com esse problema para quem senta na segunda fileira, para resolver esse prolema e ter um palco sonoro tanto na frente como atrás o que indicam para melhorar? Talvez adicionar 2 coaxial em cima da caixa do sub ou talvez 2 6x9? Pelo que ouvi falar 6x9 só serve para gritar na cabeça da turma rsrs o que indicam? A Santa Fé possui 7 alto falantes, um kit 2 vias na frente, 2 nas portas traseiras e um na terceira fileira que creio que seja um sub, mas praticamente não se escuta ele tocando, não sei se por essa configuração mesmo assim posso ter o prolema do Focus.

 

Quero um som com grave mas com qualidade, já que comecei a mudar os planos e se em vez de 2 sub NAR pegar outro e usar 1 mas com melhor qualidade/potência?  

 

Ficando doido aqui já kkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lobo

Então vou me arriscar em um desses mesmo afinal n tenho opção mas como falou só de dar uma encorpada no grave já vai ajudar bastante. Sabe dizer quantos litros é uma caixa para o sub da NAR? Não consegui localizar nada na net e nem no site (que por sinal é um lixo rsrs). Quanto a central até pensei nas Pioneer mas o painel do carro é cinza e vi umas com Pioneer achei que ficou bem bizarro rsrs por isso queria uma dessas.

 

Alves

Então a caixa da pra fazer com ele virado pra cima mas mesmo assim não consigo colocar um de 10, o diametro de um de 10 da Pioneer por exemplo que vi é de 278mm não conseguiria colocar

Bizarro é o som dessas centrais.

 

Se dá pra usar o sub virado pra cima, usa 2 (ou mais) de 8".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai quanto mais eu fuço na internet mais duvidas eu fico kkkkkk Consegui achar no mercado livre as especificações do sub da NAR para montagem conforme abaixo:

  • Diâmetro de montagem: 21,30 cm
  • Profundidade de montagem: 11,50 cm
  • Litragem Caixa Dutada: 15 Litros (3"x40cm)
  • Litragem Caixa Selada: 6 a 10 Litros
Ai ficou a seguinte duvida, pelas medidas que tenho, daria para colocar 2 subs, um de cada lado da caixa o que acham?

Segunda dúvida, qual melhor usar neste caso dutada ou selada? Falam que para qualidade é muito melhor selada? Se for selada será uma caixa bem pequenininha rsrs só 10 litros ainda vai sobrar espaço

Terceira dúvida, tinha um Ford Focus Sedan e usava nele um subwoofer pioneer 12 bobina dupla, era simplesmente excepcional escutar mas inha um enorme problema, quem andava na frente era perfeito, mas quem andava no banco de trás era simplesmente uma mer**, parecia que estava com a caixa de som queimada nas portas de trás, tinha um som horrível então mediante a essa experiencia tenho dúvida em usar 2 sub's e fica com esse problema para quem senta na segunda fileira, para resolver esse prolema e ter um palco sonoro tanto na frente como atrás o que indicam para melhorar? Talvez adicionar 2 coaxial em cima da caixa do sub ou talvez 2 6x9? Pelo que ouvi falar 6x9 só serve para gritar na cabeça da turma rsrs o que indicam? A Santa Fé possui 7 alto falantes, um kit 2 vias na frente, 2 nas portas traseiras e um na terceira fileira que creio que seja um sub, mas praticamente não se escuta ele tocando, não sei se por essa configuração mesmo assim posso ter o prolema do Focus.

 

Quero um som com grave mas com qualidade, já que comecei a mudar os planos e se em vez de 2 sub NAR pegar outro e usar 1 mas com melhor qualidade/potência?

 

Ficando doido aqui já kkkkkkkkkkkkkkk

Melhor q os subs fiquem um ao lado do outro.

Se achava sub Pioneer perfeito, gostará do NAR... Pq Pioneer é ruim, viu! o-o-

Por favor, 6x9" nããããão! Exceto se vc tiver um carro q use 6x9" nas portas dianteiras e vc use um kit 6x9".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bizarro é o som dessas centrais.

 

Se dá pra usar o sub virado pra cima, usa 2 (ou mais) de 8".

Alves, mas qual seria o motivo deles terem que ficar virados pra cima? Qual a diferença?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alves, mas qual seria o motivo deles terem que ficar virados pra cima? Qual a diferença?

Assim, teriam espaço livre na frente deles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Melhor q os subs fiquem um ao lado do outro.

Se achava sub Pioneer perfeito, gostará do NAR... Pq Pioneer é ruim, viu! o-o-

Por favor, 6x9" nããããão! Exceto se vc tiver um carro q use 6x9" nas portas dianteiras e vc use um kit 6x9".

Então mas nesse caso, não vou ficar com o som ruim na segunda fileira? Colocaria 2 coaxiais junto com a caixa de sub? E o tipo de caixa qual seria, selada ou dutada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então mas nesse caso, não vou ficar com o som ruim na segunda fileira? Colocaria 2 coaxiais junto com a caixa de sub? E o tipo de caixa qual seria, selada ou dutada?

Instalar coaxiais nos locais originais e usar quando tiver gente atrás é possível, mas coaxiais na caixa desvirtua completamente do SQ.

A escolha da caixa depende do gênero musical e do falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom ao menos já reduzo o custo dos coaxiais rsrs mas ainda tenho medo de ter som com qualidade somente na frente. Escuto sertanejo, pop rock e baladinhas estilo musicas da radio jovem pan rsrs. Agora analisando não vou conseguir colocar 2 falantes virados pra cima, para colocar 2 terá que ser na lateral, um deles ficaria totalmente livre e o outro teria cerca de 7cm de espaço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na imagem vc mostrou q tem 55cm de largura disponível. Sendo assim, dá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De largura sim, tenho 55 e caberia sem problemas, mas a parte de cima tenho somente 13cm, ou seja n consigo colocar o sub, para colocar em pé teria que ter uma caixa com altura máxima de 22cm e não 45 como coloquei , nessa configuração teria uma caixa com 20 litros apenas, o que seria suficiente apenas para 2 caixas seladas de 10 litros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De largura sim, tenho 55 e caberia sem problemas, mas a parte de cima tenho somente 13cm, ou seja n consigo colocar o sub, para colocar em pé teria que ter uma caixa com altura máxima de 22cm e não 45 como coloquei , nessa configuração teria uma caixa com 20 litros apenas, o que seria suficiente apenas para 2 caixas seladas de 10 litros.

Ou seja, dá certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De largura sim, tenho 55 e caberia sem problemas, mas a parte de cima tenho somente 13cm, ou seja n consigo colocar o sub, para colocar em pé teria que ter uma caixa com altura máxima de 22cm e não 45 como coloquei , nessa configuração teria uma caixa com 20 litros apenas, o que seria suficiente apenas para 2 caixas seladas de 10 litros.

Eu acho que essa solucao que voce arranjou é a melhor que voce pode ter.

 

Dois sub de 8 em selada deve ser um tesao.

Nao se esqueça que eles estarao dentro do mesmo compartimento que voces, nao tem que atravessar chapa de porta malas, bancos nem nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que essa solucao que voce arranjou é a melhor que voce pode ter.

Dois sub de 8 em selada deve ser um tesao.

Nao se esqueça que eles estarao dentro do mesmo compartimento que voces, nao tem que atravessar chapa de porta malas, bancos nem nada.

Tem esse detalhe o som será direto na cabine, agora quanto a caixa posso fazer uma só com abertura para os dois falantes ou tenho que colocar uma divisão no meio para separar a litragem de cada falante?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que essa solucao que voce arranjou é a melhor que voce pode ter.

Dois sub de 8 em selada deve ser um tesao.

Nao se esqueça que eles estarao dentro do mesmo compartimento que voces, nao tem que atravessar chapa de porta malas, bancos nem nada.

Tem esse detalhe o som será direto na cabine, agora quanto a caixa posso fazer uma só com abertura para os dois falantes ou tenho que colocar uma divisão no meio para separar a litragem de cada falante?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de fazer a caixa selada primeiro faça a conta do EBP do alto falante,que é o que indica se ele é bom para caixa selada ou dutada.

 

Sempre fui fã de caixa selad,mas esses dias comprei um sub que tem ebp de 81, e testei ele em selada e dutada.cara em caixa dutada ele deu uma surra em qualidade em todas as seladas que eu já tinha escutado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jeferson,

Analisando o EBP do NAR seria caixa dutada com 60.3493 rsrs aí ferrou, para sertanejo é pop rock também dizem que é melhor dutada certo? Se for isso n vou conseguir colocar os subwoofer em pé, somente de lado que aí consigo uma caixa de até 36 litros, o manual pede 15 para caixa dutada.

 

Outro ponto o sub da NAR é de 200rms esse módulo da taramps que tenho serve (ts400 4 canais)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, bom dia. Tenho uma Santa Fé 7 lugares igual.

Para instalar o sub fiz uma caixa exatamente igual a que você desenhou, quando não uso a ultima fileira de bancos coloco ela deitada no porta malas para não ficar solta (não quis colar com velcro com receio de marcar o banco), quando uso a ultima fileira coloco igual ao seu desenho (com o sub virado para a porta mesmo, não chega a encostar não).

 

A opção que teria seria instalar o sub no local "original" da vendida na gringa, do lado esquerdo do porta malas, mas teria que ser sub de 6" imagino.

 

No meu caso uso um JL Audio 12W1 em caixa selada, só não recordo as medidas exatas da caixa, mas posso passar depois.

 

Os 2 amplificadores coloquei embaixo dos bancos dianteiros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jeferson,

Analisando o EBP do NAR seria caixa dutada com 60.3493 rsrs aí ferrou, para sertanejo é pop rock também dizem que é melhor dutada certo? Se for isso n vou conseguir colocar os subwoofer em pé, somente de lado que aí consigo uma caixa de até 36 litros, o manual pede 15 para caixa dutada.

 

Outro ponto o sub da NAR é de 200rms esse módulo da taramps que tenho serve (ts400 4 canais)?

 

Em relação a ts400, como vc já tem ela pode até testar

Mas nos som que liguei com ela, não gostei do grave não, pareceu meio sem peso e fraco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show Juliodut

Então para colocar de frente creio que as medidas que usou de profundidade são menores, esse tamanho que coloquei de 27cm se colocar o sub ele Ainda sai pra fora da caixa, vai ficar forçando no plástico da porta. Mas achei interessante, quando vc esta com a terceira fileira levantada e o sub praticamente na porta ele n perde qualidade por ficar sem muito espaço?

O módulo pensei em colocar onde vc falou mesmo, esse fim de semana andei olhando e temos um espaço certinho embaixo do banco da segunda fileira que caberá o módulo lá.

O sub original a minha até tem mas parece que n bate nada, como se n tivesse nada ali de som hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...