Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Baboo

(Old-Scholl) Band Pass 4 IMPP

Recommended Posts

Amigos, fui comprando alguns itens para montar um old-school da década de 90:

 

HU Pioneer DEH-P835r

Processador DEQ-P800

Disqueteira CDX-P600

 

2 caixas Carrozeria TS-A70 com iluminação (raros)

 

4 Subwoofers Pioneer TSW-252F em estado de novos!

 

 

1 amp Rockford Fosgate 4.6x com 4 ganhos individuais

 

 

Amp mono a definir (dúvida entre Audio-Art 100HC ou colocar algo novo como a SD1600Evo)

 

 

O carro que irei utilizar é uma Marea 2.4 2001 que possuo desde 2012, e agora estou dando uma geral na pintura dele e alguns upgrades no motor e não tenho nenhuma pretensão em vendê-la, a minha idéia é guardar este carro mesmo pois está muito inteiro, original enunca foi batido.

 

Na alimentação possuo:

 

1 bateria heliar 70a/h CCA 660 NOVA!

1 bateria First Power 150 a/h CCA 1200

1 Megacapacitor 10 farads

Cabos de alimentação 50mm

Big 3 com cabos de 70mm

 

 

 

Preciso da ajuda para calcular uma caixa Band-pass para os 4 subwoofers Pioneer 10".

 

 

 

Muito Obrigado pela atenção!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eita! Maneiro hein, acompanhando!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto a ajuda com a caixa, fazer uma Band pass sem simulação é dar tiro no escuro.

Se conseguir os parâmetros do falante, consigo fazer alguma simulação aqui.

Já estou me aventurando na segunda BP6, hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cuidado para não marea hen kkkkkkk Piadinha

 

Mas pq não procura um fosgate para o grave também, para fechar tudo old school então?
Ou se for coloca sd evo nova, ai esconde ela e deixa só o resto aparecendo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caraca Dimas!

 

Eu buscaria algum amplificador da época, pra fechar o pacote

 

Fosgate

US Amps

Soundstream

MMatts

 

 

Esse eu quero ver hein.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

poxa... eu ate tenho um Fosgate 200.2... a original... mas o ruim eh q falta alguns parafusos!!!

 

caso interesse, acho q ficaria melhor montar um set todo abaixo dos anos 2000... kkk

 

abraçao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dificil conseguir os parametros destes subs, melhor seria se voce mesmo tirase...

 

Ou então comece com uma receita basica e vai ajustando..

 

Salvo engano este modelo tinha um QTS alto, e um vas tambem...

comecaria com cerca de 35 l totais na parte selada para os subs, e na camera dutada, pelo menos uns 60 a 70 litros, sintonizada em 60hz mais ou menos, com no minimo 2 dutos de 6" .... teria em tese uma banda passante de 40 a 75 hz aproximada.....

Editado por Robson Andrade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara esse set aí merece um bom e velho old school!

Ideal usar um Amp 2 canais tipo um punch 200, kicker ZR, mas acho que o 100HC vai ser uma ótima pedida!

Num coloca SD não...

Vai perder o brilho do projeto, segue neste foco que vai ficar show!

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dificil conseguir os parametros destes subs, melhor seria se voce mesmo tirase...

 

Ou então comece com uma receita basica e vai ajustando..

 

Salvo engano este modelo tinha um QTS alto, e um vas tambem...

comecaria com cerca de 35 l totais na parte selada para os subs, e na camera dutada, pelo menos uns 60 a 70 litros, sintonizada em 60hz mais ou menos, com no minimo 2 dutos de 6" .... teria em tese uma banda passante de 40 a 75 hz aproximada.....

Exatamente, subwoofers com características de Free Air tem QTS acima de 0,7 e o vas alto...

Se for usar em Free Air / Infinite baffle o ideal é ter uma mala com no Mínimo 2x VAS mas o ideal é 4x VAS!

Eu montaria em Infinite baffle...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tinha 2 impp iguaizinhos esses. Era mais novo na época, cada um ligado num bridge de um Power One, sentava o ca**** sem dó, ainda estão comigo porém ambos com a bobina raspando. Ô arrependimento.

Usava uma caixa com +- 55L para cada, VAS deles é alta como já foi dito.

Vou te falar, foi um dos melhores graves que já tive, era muito, mas muito forte (pelo tamanho), ninguém acreditava que tinha só 2 de 10". E ao mesmo tempo quando queria algo com mais qualidade me atendiam bem demais, excelente pra ouvir música.

Se fosse para mim, não arriscaria construir uma band pass no chutômetro, pq alem de ter 90% de chance de dar errado, poderia estar desperdiçando algum beneficio do falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um dos graves mais fortes que ouvi foi justamente um par destes subs de 12" em caixa Band Pass!

Mas é imprescindível ter todos os parâmetros, pois um cálculo errado resultará na queima dos falantes..

Recomendo fortemente uso de subsônico para evitar danos ao falante!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já tive um par de TS-W252F com a caixa tendo cerca de 27 litros cada câmara dutada. Nesse volume os subs tocavam secos e picudos. Depois testei essa mesma caixa retirando os dutos e tampando os buracos dos mesmos. O resultado foi  uma resposta um pouco mais plana na região dos graves e com um pouco mais de extensão nas frequências mais baixas dos graves.

 

Por esses subs serem Free-air, o Qts e o VAS são altíssimos e com certeza, essa caixa band-pass vai ter que ser muito gigante. Esses subs tocando em caixas pequenas tendem a tocar que nem woofers. Graves secos demais!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já tive um par de TS-W252F com a caixa tendo cerca de 27 litros cada câmara dutada. Nesse volume os subs tocavam secos e picudos. Depois testei essa mesma caixa retirando os dutos e tampando os buracos dos mesmos. O resultado foi uma resposta um pouco mais plana na região dos graves e com um pouco mais de extensão nas frequências mais baixas dos graves.

 

Por esses subs serem Free-air, o Qts e o VAS são altíssimos e com certeza, essa caixa band-pass vai ter que ser muito gigante. Esses subs tocando em caixas pequenas tendem a tocar que nem woofers. Graves secos demais!!!

E o lado ruim dos free air!

Essa caixa aí deveria ter uns 40L pelo menos pra tocar bem na dutada..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

top dmais o projeto, nao deixe de atualizar aki !!!!

outra coisa o carro monstro o marea em pqp poe foto ai dessa joia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...