Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
alanleite28

Modulo no dobro da impedância, consome menos?

Recommended Posts

Não achei nada na internet a respeito, por isso abri o tópico.

 

Situação hipotética (valores fictícios):

 

Utiliza-se um módulo de 3000WRMS 2 ohms, para tocar 1 Auto Falante de 1500WRMS 4 ohms, no caso, o módulo mandaria 1500WRMS em 4 ohms. (12v)

 

Considerando que o módulo consumiria 150ah musical em 2 ohms, ele consumiria 75ah em 4 ohms?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não achei nada na internet a respeito, por isso abri o tópico.

 

Situação hipotética (valores fictícios):

 

Utiliza-se um módulo de 3000WRMS 2 ohms, para tocar 1 Auto Falante de 1500WRMS 4 ohms, no caso, o módulo mandaria 1500WRMS em 4 ohms. (12v)

 

Considerando que o módulo consumiria 150ah musical em 2 ohms, ele consumiria 75ah em 4 ohms?

 

Sim consome menos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, consome menos. Mas isso não quer dizer que ele vai consumir redondamente metade do consumo máximo! Se o amplificador em plena carga consome 150Ah, com o dobro da impedância ele poderá está consumindo 100Ah, 90Ah, 80Ah... Isso vai depender do projeto de construção do amplificador, da tipologia dele. Nem todos os amplificadores Classe D ou AB de marcas diferentes funcionam iguais ou são padronizados com a mesma arquitetura.

 

Mas na prática consomem menos trabalhando com o dobro da impedância nominal. Mas o projeto em si, tem que estar com uma boa capacidade de reserva de energia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Levando em conta que vc nao esta tocando senoide e tambem que sinal musical é bastante atenuado, o consumo pode nao chegar a 1/10 do consumo maximo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora considerando o módulo como sendo SD4000.1 Evo 2 ohms, e o auto falante Vulcano 3.8 18" 4 ohms.

Bateria de 50ah cofre + 100ah porta malas. Vai?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como vixe disse pode ser bem menor o consumo mesmo

 

Outro ponto a ser levado em conta Dudu é que o módulo vai estar trabalhando com "folga" sem esquentar e isso ajuda diminuir o consumo também

 

Mas a resposta é SIM, mas quanto vai consumir só depois de montado e medindo pra saber :legal: :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom.... me indaguei com uma pergunta....

 

imagina-se um sub com 1500w fechando em 2Ohms.... oq seria mais viavel?!

 

um Modulo 3000w (1ohm) trabalhando no dobro da impedancia (mandando cerca de 1500w)

ou

um Modulo de 1500w a 2Ohms, trabalhando em plena potencia?!

 

fico indagado, pq a potencia eh a msm, entao como um vai consumir menos?!?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom.... me indaguei com uma pergunta....

 

imagina-se um sub com 1500w fechando em 2Ohms.... oq seria mais viavel?!

 

um Modulo 3000w (1ohm) trabalhando no dobro da impedancia (mandando cerca de 1500w)

ou

um Modulo de 1500w a 2Ohms, trabalhando em plena potencia?!

 

fico indagado, pq a potencia eh a msm, entao como um vai consumir menos?!?!

Nesse caso específico os 2 amplificadores terão consumo bem próximo um do outro.

A vantagem da 1 opção é fator de amortecimento maior e teoricamente ele estará trabalhando frio, com uma boa folga na fonte elétrica.

A desvantagem dessa opção é o custo do amplificador.

Houve épocas onde pagava-se 1 real por watt.

Imagine a diferença de preço apenas pra ter essas vantagens? Ai não valeria a pena o investimento.

Editado por rafavieira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma fonte trabalhando abaixo do seu limite de potencia, em geral tem uma maior eficiencia que outra trabalhando no seu limite de potencia, logo, o amplificador de 3000wrms, tende a ser mais eficiente produzindo os 1500 w...

 

Ex:

1500w  efieciencia tipica da fonte, 75% na potencia maxima;

3000w eficiencia tipica da fonte 75% na potencia maxima, logo na metade da potencia, com o dobro de carga, a eficiencia chega a ser maior, diria que no caso do soundigital chegaria a uns 85% tipicos...

 

ai esta sua resposta, mesma potencia recebida/entregue, no entando com eficiencias diferentes, logo com consumos diferentes com mesma tensao de entrada912,6v)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

obrigado galera!!! esclareceram bem... porem isso eu ja sabia!! kkk sou veio no forum ja (user antigo desde 2010).... kkkk

 

mas o negocio eh q achei q iria ter um consumo bem menor!!! 10% a mais de eficiencia eh otimo, mas as vezes nao compensa o preço q se paga pelo dobro de watts!!!

 

acharia melhor investir o dinheiro em baterias e carregador... do q em modulo pra conseguir um pouco mais de eficiencia!!! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

obrigado galera!!! esclareceram bem... porem isso eu ja sabia!! kkk sou veio no forum ja (user antigo desde 2010).... kkkk

 

mas o negocio eh q achei q iria ter um consumo bem menor!!! 10% a mais de eficiencia eh otimo, mas as vezes nao compensa o preço q se paga pelo dobro de watts!!!

 

acharia melhor investir o dinheiro em baterias e carregador... do q em modulo pra conseguir um pouco mais de eficiencia!!! 

 

 

Falando em quesito economia em alimentacao sim, se falar no quesito qualidade do audio, e potencia realmente entregue com a mesma alimentacao, o com o dobro de potencia se sai infinitamente melhor;

 

amplificador de 1500w de potencia maxima, em um sistema no carro, a queda de tensao seria bem grande, e com isso prejudicar um pouco a qualidade do sinal e tambem a potencia entregue, ja na fonte com sobra a queda de tensao seria menor...

lembre-se, estas analizando apenas a efeiciencia isoladamente, e desconsiderando os outros fatores;

 

Veja uma comparação teorica, que na pratica se aproxima da realidade

amplificador 1(1500)  produzindo 1400w com 11v , e drenando 170 a ..

amplificador 2(3000) produzindo os mesmos  1400w, 12v e drenando 137A....

 

Tire suas proprias conclusões...mas em minha opiniao, precisarias investir muito mais em alimentação pra conseguir os 1500w do primeiro amplificador....veja na pratica, em campeonatos, amplificadores mais potentes sendo usados em categorias com limitação de baterias, justamente por conta de esta eficiencia maior...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Falando em quesito economia em alimentacao sim, se falar no quesito qualidade do audio, e potencia realmente entregue com a mesma alimentacao, o com o dobro de potencia se sai infinitamente melhor;

 

amplificador de 1500w de potencia maxima, em um sistema no carro, a queda de tensao seria bem grande, e com isso prejudicar um pouco a qualidade do sinal e tambem a potencia entregue, ja na fonte com sobra a queda de tensao seria menor...

lembre-se, estas analizando apenas a efeiciencia isoladamente, e desconsiderando os outros fatores;

 

Veja uma comparação teorica, que na pratica se aproxima da realidade

amplificador 1(1500)  produzindo 1400w com 11v , e drenando 170 a ..

amplificador 2(3000) produzindo os mesmos  1400w, 12v e drenando 137A....

 

Tire suas proprias conclusões...mas em minha opiniao, precisarias investir muito mais em alimentação pra conseguir os 1500w do primeiro amplificador....veja na pratica, em campeonatos, amplificadores mais potentes sendo usados em categorias com limitação de baterias, justamente por conta de esta eficiencia maior...

 

 

boaaa!!! isso q eu queria me informar!!!

 

gosto de ver as coisas na pratica... ai dá pra perceber diferenças!!! e realmente depois desse exemplo q citou, dá pra ver claramente q podemos até investir menos em baterias, com um modulo trabalhando mais folgado no dobro da impedancia!!!

 

e realmente, um amplificador no seu max, acaba perdendo um pouco na qualidade de audio.... e ja um amplificador trabalhando folgado, trabalha com boa eficiencia e frio, gerando boa qualidade de audio!!

 

to no projeto de uma LT.... e uma coisa q ta me levando a comprar um modulo mais forte, eh por causa do Fator de amortecimento, q tbm melhora com modulos trabalhando no dobro da impedancia, mais folgados!!! e na LT uma coisa importante a ser analisada eh o controle de cone!!! quanto mais fator de amortecimento, melhora mais o rendimento da caixa!!!

 

vlw ai!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então galera, pesquisando afundo eu encontrei algumas divergências.

 

De acordo com esse site, utilizando falantes no dobro da impedância não há diminuição do consumo.

 

http://blog.lojadosomautomotivo.com.br/como-ligar-o-alto-falante-modulo-1-ohm-2-ohms-4-ohms-2485

Se vc tem um amplificador que consome 100A, o que acontece quando o volume do player está no "1"?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O amplificador está liberando menos potência e a fonte trabalha com folga. Além de diminuir o consumo, melhora a eficiência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vc tem um amplificador que consome 100A, o que acontece quando o volume do player está no "1"?

 

O amplificador está liberando menos potência e a fonte trabalha com folga. Além de diminuir o consumo, melhora a eficiência.

 

Pela lógica realmante, quando menor o volume, menor o consumo.

 

Então, se eu tenho um sub de 800w, entre um SD1200 e um SD2000 (utilizando o dobro da impedância - 1100w) eu teria um menor consumo em relação ao SD1200?

 

Se sim, eu vejo que é vantagem, visto que a diferença de preço entre eles não é tão gritante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pela lógica realmante, quando menor o volume, menor o consumo.

 

Então, se eu tenho um sub de 800w, entre um SD1200 e um SD2000 (utilizando o dobro da impedância - 1100w) eu teria um menor consumo em relação ao SD1200?

 

Se sim, eu vejo que é vantagem, visto que a diferença de preço entre eles não é tão gritante.

 

Sim, porém Não da para se estimar exato o consumo dos módulos

 

E não seria uma diferença tão significativa assim, faz sentido essa diferença talvez para campeonato, não para uso normal

 

Até pq vc usaria a sd1200 a plena potência o tempo todo, ou usaria?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, porém Não da para se estimar exato o consumo dos módulos

 

E não seria uma diferença tão significativa assim, faz sentido essa diferença talvez para campeonato, não para uso normal

 

Até pq vc usaria a sd1200 a plena potência o tempo todo, ou usaria?

 

 

 

Não usaria, mas pra quem tem apenas a bateria do cofre (48Ah) talvez essa diferença de consumo possa ser válida, pelas minhas contas, SD1200 em plena potência >- 65a

SD2000 usando o dobro da impedância @1100w >- 60a.

 

Como pode perceber na teoria são 5a de diferença, mas na prática sabemos que é diferente, se for menor que o consumo do sd1200 eu pegaria ele de boa, até porque tenho pouca bateria, além

da possibilidade de mais ups mais pra frente com esse módulo, oq acha?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não usaria, mas pra quem tem apenas a bateria do cofre (48Ah) talvez essa diferença de consumo possa ser válida, pelas minhas contas, SD1200 em plena potência >- 65a

SD2000 usando o dobro da impedância @1100w >- 60a.

 

Como pode perceber na teoria são 5a de diferença, mas na prática sabemos que é diferente, se for menor que o consumo do sd1200 eu pegaria ele de boa, até porque tenho pouca bateria, além

da possibilidade de mais ups mais pra frente com esse módulo, oq acha?

Por experiência que já tive com minha SD1200.1 evo posso afirmar que no dobro da impedância consome menos. Numa festa aqui da minha família, animei a galera com uma caixa emprestada com um Pioneer 309 do dobro da impedância da minha SD evo, e tocando junto a minha SD400.4 evo tocando 1 driver e super tweeter. Meu som tocou por 4h em 70% do volume sem nenhuma partida no carro. Meu celta tem apenas big3 é uma heliar de 75h no cofre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não usaria, mas pra quem tem apenas a bateria do cofre (48Ah) talvez essa diferença de consumo possa ser válida, pelas minhas contas, SD1200 em plena potência >- 65a

SD2000 usando o dobro da impedância @1100w >- 60a.

 

Como pode perceber na teoria são 5a de diferença, mas na prática sabemos que é diferente, se for menor que o consumo do sd1200 eu pegaria ele de boa, até porque tenho pouca bateria, além

da possibilidade de mais ups mais pra frente com esse módulo, oq acha?

Eu particularmente não acho tão necessário essa ideia de dobro da impedância.

Até porque o fabricante que preza por qualidade já construiria seus amplificadores com essa proposta.

Alguns amplificadores mudam suas características sonoras quando trabalham com alta potência ( exemplo taramps 1.2 tem um grave mais macio comparado ao 2.7 da mesma linha).

Não seria apenas pegar o mais potente, e sim o que se encaixa na proposta que você busca.

O que percebo é uma tendência no tal "dobro de impedância" que talvez seja desnecessária.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente não acho tão necessário essa ideia de dobro da impedância.

Até porque o fabricante que preza por qualidade já construiria seus amplificadores com essa proposta.

Alguns amplificadores mudam suas características sonoras quando trabalham com alta potência ( exemplo taramps 1.2 tem um grave mais macio comparado ao 2.7 da mesma linha).

Não seria apenas pegar o mais potente, e sim o que se encaixa na proposta que você busca.

O que percebo é uma tendência no tal "dobro de impedância" que talvez seja desnecessária.

 

Entendi, com certeza, sempre o que se encaixa na proposta em que buscamos,

como eu havia falado, olhando os preços, não tem muita diferença de preços entre SD1200 ~ 2000.

 

Vi um anuncio com o Sd1200 por $420, foi o mais barato que encontrei no ML, 

vi o SD2000 por $480, ou  60 reais de diferença, que na minha opinião vale muito mais apena ir logo pra sd2000 (usando o dobro da impedancia @1100w) e assim

ficando com um módulo para um possivel upgrade.

 

agora comparando as especificações reparei que o sd1200 possui 75% de eficiência contra 73% do sd2000, creio que isso seja relacionado ao consumo ?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi, com certeza, sempre o que se encaixa na proposta em que buscamos,

como eu havia falado, olhando os preços, não tem muita diferença de preços entre SD1200 ~ 2000.

 

Vi um anuncio com o Sd1200 por $420, foi o mais barato que encontrei no ML, 

vi o SD2000 por $480, ou  60 reais de diferença, que na minha opinião vale muito mais apena ir logo pra sd2000 (usando o dobro da impedancia @1100w) e assim

ficando com um módulo para um possivel upgrade.

 

agora comparando as especificações reparei que o sd1200 possui 75% de eficiência contra 73% do sd2000, creio que isso seja relacionado ao consumo ?!

 

eu vi no ML SD1200 por 360,00...

 

custando 360 vs 480, eu nao sei se iria no SD2000... ate pq o SD2000 eh o modelo antigo (prata) e o SD1200 eh o modelo novo preto!!!

 

melhor comprar umas estacionarias aki de 200,00 e ter mais alimentaçao... do q comprar um modulo maior e nao ter baterias...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente não acho tão necessário essa ideia de dobro da impedância.

Até porque o fabricante que preza por qualidade já construiria seus amplificadores com essa proposta.

Alguns amplificadores mudam suas características sonoras quando trabalham com alta potência ( exemplo taramps 1.2 tem um grave mais macio comparado ao 2.7 da mesma linha).

Não seria apenas pegar o mais potente, e sim o que se encaixa na proposta que você busca.

O que percebo é uma tendência no tal "dobro de impedância" que talvez seja desnecessária.

A questão de usar no dobro da impedância é pelo fato do amplificador ser tão bom e barato, que compensa vc comprar o 1200 ao invés de comprar outro amplificador de 600w, por exemplo.

 

Já sobre um modelo com "grave mais macio", pode ser explicado pela alimentação. Para se ter mais potência precisa-se de mais energia, e se não tiver o suficiente (comum na maioria dos nossos projetos), o amplificador não entregará o esperado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...