Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RodrigoCarvalho

Caixas MTL

Recommended Posts

Galera, algum de vcs já viu uma caixa MTL aberta na camera superior?

 

Eu vi o sandro falando que ela internamente tem uns caminhos e tals, isso procede?

 

Bem, descobri uma configuração nova de caixa, esteticamente igual a MTL porém ela n possui o caminho interno.

 

Teoricamente ela dá dois picos, um na casa dos 60 hz e outro na casa dos 100 Hz, ela com o street bass de 12 foi calculado um SPL de 125 dB sem descontrolar o cone.

 

Eu to esperando um "patrocinador" pra executar o projeto e chamar algumas pessoas do autosom-recife para avaliarem (pois opnião de projetador n vale nada nesse caso) aehhaeahehaehaehaehaehaehae.

 

Galera, se minha teoria tiver correta o grave vai ser coisa de chamar atençaõ.

 

P.S.: SERÁ QUE EU DESCOBRI UM NOVO CAIXA OU CONSEGUI DESVENDAR O MISTÉRIO DAS CAIXAS MTL? :pirou::blink:;)

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
palmas para o projetador :)

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

 

To precisando conversar com vc sobre esse caso... to te esperando no chat da Brasnet, quero te mostrar os números e as teorias pra ver se vc concorda cmg.

 

Eu ia te ligar ontem mas deixei o teu numero de telefone em casa. Acho que vc vai ficar surprezo com os números que vou te mostrar eaheaheaheahea

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc leu no www.audiolist.net sobre elas?

Editado por Dinas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falaaa Rodrigo!!! tudo blz!!

 

Fale mais sobre essa caixa, fiquei curioso!!! Vc tem desenhos do projeto??? posta aí pra galera ver!!! :legal:

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vc leu no www.audiolist.net sobre elas?

Não lembro se foi nesse site, mas já li algo falando delas, ´porém nada de chamar atenção

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Falaaa Rodrigo!!! tudo blz!!

 

Fale mais sobre essa caixa, fiquei curioso!!! Vc tem desenhos do projeto??? posta aí pra galera ver!!! :legal:

 

 

Abraços

Cara... tenho sim, quando eu chegar em casa eu posto.

 

Eu tb andei vendo mais fotos sobre trio elétrico de grande porte, e consegui projetar caixas parecidos com os deles, tem muito coisa bonita, fazem 2 dias que eu to trabalhando em cima disso, cerca de 5 horas por dia sem parar :( to ficando :pirou:

 

Estou com 3 estilos de caixa com projetamento desvendado, uma delas, pelo menos eu nunca vi. Eu vou postar aqui e vou colocar meus comentários.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera, algum de vcs já viu uma caixa MTL aberta na camera superior?

 

Eu vi o sandro falando que ela internamente tem uns caminhos e tals, isso procede?

 

Bem, descobri uma configuração nova de caixa, esteticamente igual a MTL porém ela n possui o caminho interno.

 

Teoricamente ela dá dois picos, um na casa dos 60 hz e outro na casa dos 100 Hz, ela com o street bass de 12 foi calculado um SPL de 125 dB sem descontrolar o cone.

 

Eu to esperando um "patrocinador" pra executar o projeto e chamar algumas pessoas do autosom-recife para avaliarem (pois opnião de projetador n vale nada nesse caso) aehhaeahehaehaehaehaehaehae.

 

Galera, se minha teoria tiver correta o grave vai ser coisa de chamar atençaõ.

 

P.S.: SERÁ QUE EU DESCOBRI UM NOVO CAIXA OU CONSEGUI DESVENDAR O MISTÉRIO DAS CAIXAS MTL?  :pirou:  :blink:  ;)

 

Abraços

Hehe, essas MTL são caixas do tipo Transmission Line com 1/4 de onda, dividida metade pra cada falante e já foram feitos inúmeros testes com vários tamanhos de falantes e caixa, mas ela só responde bem com os 18 polegadas e com as medidas originais do gabinete.

Internamente ela é mais ou menos desse jeito:

post-5-1091815752.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera, algum de vcs já viu uma caixa MTL aberta na camera superior?

 

Eu vi o sandro falando que ela internamente tem uns caminhos e tals, isso procede?

 

Bem, descobri uma configuração nova de caixa, esteticamente igual a MTL porém ela n possui o caminho interno.

 

Teoricamente ela dá dois picos, um na casa dos 60 hz e outro na casa dos 100 Hz, ela com o street bass de 12 foi calculado um SPL de 125 dB sem descontrolar o cone.

 

Eu to esperando um "patrocinador" pra executar o projeto e chamar algumas pessoas do autosom-recife para avaliarem (pois opnião de projetador n vale nada nesse caso) aehhaeahehaehaehaehaehaehae.

 

Galera, se minha teoria tiver correta o grave vai ser coisa de chamar atençaõ.

 

P.S.: SERÁ QUE EU DESCOBRI UM NOVO CAIXA OU CONSEGUI DESVENDAR O MISTÉRIO DAS CAIXAS MTL?  :pirou:  :blink:  ;)

 

Abraços

Hehe, essas MTL são caixas do tipo Transmission Line com 1/4 de onda, dividida metade pra cada falante e já foram feitos inúmeros testes com vários tamanhos de falantes e caixa, mas ela só responde bem com os 18 polegadas e com as medidas originais do gabinete.

Internamente ela é mais ou menos desse jeito:

hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm, interessante...

 

Então acho que descobri um novo tipo de caixa :D

 

Cara, vamos supor, um falante tipo street de 12, em uma caixa dutada normal ele dá uma média de 122 dB (sem descontrolar), nessa caixa que eu projetei ela tá dando uma média de 124 db (n lembro ao certo quanto é).

 

e ela dá dois picos cara... um na casa de 60 e outro na de 100... faz tipo um "U"

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm, interessante...

 

Então acho que descobri um novo tipo de caixa :D

 

Cara, vamos supor, um falante tipo street de 12, em uma caixa dutada normal ele dá uma média de 122 dB (sem descontrolar), nessa caixa que eu projetei ela tá dando uma média de 124 db (n lembro ao certo quanto é).

 

e ela dá dois picos cara... um na casa de 60 e outro na de 100... faz tipo um "U"

 

Abraços

Posta aê um "racunho" do seu projeto pra gente dar uma olhada... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera, algum de vcs já viu uma caixa MTL aberta na camera superior?

 

Eu vi o sandro falando que ela internamente tem uns caminhos e tals, isso procede?

 

Bem, descobri uma configuração nova de caixa, esteticamente igual a MTL porém ela n possui o caminho interno.

 

Teoricamente ela dá dois picos, um na casa dos 60 hz e outro na casa dos 100 Hz, ela com o street bass de 12 foi calculado um SPL de 125 dB sem descontrolar o cone.

 

Eu to esperando um "patrocinador" pra executar o projeto e chamar algumas pessoas do autosom-recife para avaliarem (pois opnião de projetador n vale nada nesse caso) aehhaeahehaehaehaehaehaehae.

 

Galera, se minha teoria tiver correta o grave vai ser coisa de chamar atençaõ.

 

P.S.: SERÁ QUE EU DESCOBRI UM NOVO CAIXA OU CONSEGUI DESVENDAR O MISTÉRIO DAS CAIXAS MTL?  :pirou:  :blink:  ;)

 

Abraços

Hehe, essas MTL são caixas do tipo Transmission Line com 1/4 de onda, dividida metade pra cada falante e já foram feitos inúmeros testes com vários tamanhos de falantes e caixa, mas ela só responde bem com os 18 polegadas e com as medidas originais do gabinete.

Internamente ela é mais ou menos desse jeito:

hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm, interessante...

 

Então acho que descobri um novo tipo de caixa :D

 

Cara, vamos supor, um falante tipo street de 12, em uma caixa dutada normal ele dá uma média de 122 dB (sem descontrolar), nessa caixa que eu projetei ela tá dando uma média de 124 db (n lembro ao certo quanto é).

 

e ela dá dois picos cara... um na casa de 60 e outro na de 100... faz tipo um "U"

 

Abraços

esse post vai eskentar ae galera entendida fico só lendo pra aprender, valeuz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá uma lida lah no audiolist que tem algumas informações legais e tem o conceito que eh o mais importante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dá uma lida lah no audiolist que tem algumas informações legais e tem o conceito que eh o mais importante.

Tem boa chance de ter descoberto a caixa banda pass.... :rolleyes:

 

Uma coisa que eu quero testa é a mescla de bass horn rear loaded dobrada com LT.... Vai ficar um monstro de grande... por falta de espaço ainda não pus a ideia em prática...

As caixas de graves mais caras são ou bass horn (não lembro o modelo da Olufesen) ou LT (nautilus B&W)

 

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tem boa chance de ter descoberto a caixa banda pass.... :rolleyes:

 

:lol: KAAKAKAKAKAKKKAKAKAKKAKA :lol:

 

O SANDRO EH IMPAGÁVEL... KAKAKKAAKKAKA

 

:ol :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tem boa chance de ter descoberto a caixa banda pass.... :rolleyes:

 

:lol: KAAKAKAKAKAKKKAKAKAKKAKA :lol:

 

O SANDRO EH IMPAGÁVEL... KAKAKKAAKKAKA

 

:ol :lol:

Rodrigo o formato da caixa tem influencia, mas o importante são os conceitos...

 

UMa caixxa band pass é uma caixa de 2 câmaras o que uma MTL não deixa de ser..

 

 

Mas a MTL é um M(odificação)daLT

 

A LT usa 1/4 de onda e o comprimento pra tras dela tem que ser de 1/4 de onda

 

O Que a Electravoice fez ? pra reduzir o tamanho do gabinete e trabalar com fs mais baixas, usa 1/8 de onda em cada fante sendo que eles trabalham complementando um ao outro, ou seja funciona como uma LT com um falante só

 

Ou seja é a LT "Isobárica" (só pra ilustrar coparativamente)

 

 

Quando falei de caminhos, era pra que ela tivesse o comprimento suficiente pra gerar o 1/8 de onda,

 

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Sandro, blz?

 

Cara eu to super afim de fazer uma horn, onde eu consigo parametros para calcular?

 

A questão da MTL... cara... onded consigo parametrros para projeta-la?

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem galera, essa é a primeira, ela é uma caixa dutada porém com outrro formato (formato igual ao Sandro café, porém com os falantes virado rpa frente).

 

Eu ainda n testei ele assim, não sei o quie rola, eu vou fazer vários testes com ele, inclusive colocando um megafone na frente. Vamos ver qual será o resultado.

 

Abraços

post-5-1091831936.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ze pequeno, menino maluquinho, prof pardal!!!

kkkkkkkkkkkk

Rodrigo e seus testes!!! Bom dimais!!! :D kkkk

soh presta assim!!!

Mermao eu viajei nessas caixas aih! eu nao entendo eh nada!

tou doido pra ver uma dessas tocando pra ver +- como eh!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, essa segunda é a "cópia" da MTL.

 

Bem galera, os previlégios da configuração que eu consegui são as seguintes:

 

- Potencia máxima na faixas de frequencias acima de 40 hz (com alguns falantes, porém em grande parte deles que em caixa dutada havia perdas, nessa não há)

 

- Alto SPL nas frequencias baixas sem descontrolar, além de dá dois picos nas frequencias principais de grave e subgrave.

 

Bem gente, n sei se é um caixa novo, não sei se é mistério. Só sei que consegui essa configuração e achei muuuiiiitooooo legal.

 

Vou tenta fazer o possivel para arrumar uns falantes e testar os caixas

 

Abraços

post-5-1091833636.jpg

Editado por RodrigoCarvalho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ze pequeno, menino maluquinho, prof pardal!!!

kkkkkkkkkkkk

Rodrigo e seus testes!!! Bom dimais!!! :D kkkk

soh presta assim!!!

Mermao eu viajei nessas caixas aih! eu nao entendo eh nada!

tou doido pra ver uma dessas tocando pra ver +- como eh!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Dede, topa monta-la cmg? agente monta e ver o resultado :D

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rodrigão como sempre inovando!!! Isso é que me motiva mais e mais no mundo do som automotivo!!! :rever1::legal: Abraço e boa sorte véio!!! :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rodrigão como sempre inovando!!! Isso é que me motiva mais e mais no mundo do som automotivo!!! :rever1::legal: Abraço e boa sorte véio!!! :P

Aeaeeee Cumpadi, blz?

 

Recebeu minah msg? Eu te mandei uma hj pra tu da uma olhada nesse topico :D

 

Meu irmão... se um dia eu for ao rio de janeiro eu quero ver com certeza vc, sea sky e o Carro Bomba eahaehaehaehae... Principalmente o safado do sea sky que fica tirando onda cmg (eu gosto pacas dele)

 

Meu irmao... instala um Mensseger ai cara pra agente trocar umas idedias, ou entra no chat la da brasnet... quero trtocar umas ideias com vc blz?

 

 

Abraços ae mano

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Grande Sandro, blz?

 

Cara eu to super afim de fazer uma horn, onde eu consigo parametros para calcular?

 

A questão da MTL... cara... onded consigo parametrros para projeta-la?

 

Abraços

Se tá a fim de se aprofudar nas cornetas carregadas por tras eis um começo

 

http://melhuish.org/audio/rearhorn.html

 

Se quiser encurtar o caminho

 

http://www.selenium.com.br/sitenovo/index....m_cod_familia=5

 

 

http://planeta.terra.com.br/educacao/audio.../biblioteca.htm

 

http://planeta.terra.com.br/educacao/audio...ist/caixas.html

 

Quanto a configuração da caixa do sandro café, tem uma razão pros falantes estarem invertido de um lado.... já sacou qual é ? fase acustica...

 

 

Quando for pensar em medios e medio grave tem outros brinquedos legais pra você testar, como as caixas de dupla sibtonia e as caixas com disposição bessel...

Já viu 6 falantes de 6 polegadas tocar medios graves como dois falantes de 15 ? :rolleyes:

 

Mas essa eu conto depois...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bem galera, essa é a primeira, ela é uma caixa dutada porém com outrro formato (formato igual ao Sandro café, porém com os falantes virado rpa frente).

 

Eu ainda n testei ele assim, não sei o quie rola, eu vou fazer vários testes com ele, inclusive colocando um megafone na frente. Vamos ver qual será o resultado.

 

Abraços

Hehehe, originalmente minhas caixas eram com o falante pra frente nesse modelo, mas melhoraram significavelmente quando inverti um deles, mas só um, pois quando inverti os dois não deu muita melhora não...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...