Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Juliano zz

Duvida: Ajuste de ganho nos Fosgate Punch antigos

Recommended Posts

Pesquisei mas não encontrei nada a respeito aqui no fórum.

Tenho um Fosgate Punch 400.4 e ele tem os ganhos separados para cada canal, 4 ajustes.

Quero utilizar ele em bridge para tocar o sub.

 

Qual a melhor maneira de ajustar o ganho dos dois canais que vão trabalhar em bridge, para deixar equilibrados? Alguém tem alguma ideia?

 

Sacanagem esse tipo de ajuste separado, mais atrapalha que ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amiguinho, se não me engano... Você vai equalizar os ganhos esquerdo e direito do front ou rear por igual, e ligar apenas os dois canais referente o Front. Não esquenta que ambos estão em mono, mas o bridge do puch é 4ohms, ligar impedância menor tu frita ele. 

 

Testa aí posta aqui depois o resultado. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amiguinho, se não me engano... Você vai equalizar os ganhos esquerdo e direito do front ou rear por igual, e ligar apenas os dois canais referente o Front. Não esquenta que ambos estão em mono, mas o bridge do puch é 4ohms, ligar impedância menor tu frita ele. 

 

Testa aí posta aqui depois o resultado. 

Sim, é esse mesmo o procedimento, mas a questão é justamente como equalizar os ganhos do esquerdo e direito exatamente iguais.

 

8jF5LCz.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nos 3 fosgate 800a2 que tive qdo ligava o brigh não tinha necessidade dos ganhos estarem perfeitamente iguais, era mais ou menos na mesma posição e sapecava o grave, ajuste de ganho no brigh acho q nunca acertará perfeitamente a não ser q tenha um osciloscópio, mas é tão trabalhoso q não vejo vantagem ou o porquê de fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez um ajuste com multímetro seja o mais próximo possível do ajuste correto de ambos os canais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nos 3 fosgate 800a2 que tive qdo ligava o brigh não tinha necessidade dos ganhos estarem perfeitamente iguais, era mais ou menos na mesma posição e sapecava o grave, ajuste de ganho no brigh acho q nunca acertará perfeitamente a não ser q tenha um osciloscópio, mas é tão trabalhoso q não vejo vantagem ou o porquê de fazer.

 

Sim, realmente difícil ficar igual, tenho um Banda que usa o mesmo sistema, porém, para ligação bridge, muda uma chavinha, e o ganho do canal L ajusta os dois canais simultaneamente (L e R).

 

Os caras da Fosgate só podiam estar bêbados quando fizeram esses projetos.

 

 

Talvez um ajuste com multímetro seja o mais próximo possível do ajuste correto de ambos os canais.

 

Largar um sinal na entrada, tipo 1Khz fixo, e ajustar para ficar a mesma tensão nos dois canais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem um artigo em algum lugar aqui com um tutorial de como ajustar com multímetro. Se eu achar o link eu mando aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem um artigo em algum lugar aqui com um tutorial de como ajustar com multímetro. Se eu achar o link eu mando aqui.

Dei uma procurada e não encontrei. Caso encontrar posta o link aqui para nós. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas não precisa de um ajuste tão fino
Pq vai estar ligado no bridge que é a soma dos canais

 

Não?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas não precisa de um ajuste tão fino

Pq vai estar ligado no bridge que é a soma dos canais

 

Não?!

Na verdade os dois canais precisam estar exatamente iguais, pois os dois canais aplicam o mesmo sinal no falante, mas com fases invertidas. Se estiverem desequilibrados, não será aproveitada toda a potência e vai gerar distorções.

Acho que é isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade os dois canais precisam estar exatamente iguais, pois os dois canais aplicam o mesmo sinal no falante, mas com fases invertidas. Se estiverem desequilibrados, não será aproveitada toda a potência e vai gerar distorções.

Acho que é isso.

Ai uma dúvida, seria fase invertida?

Não seria uma associação em série de "fonte" por exemplo, sendo um "neutro" e outra ponta "positivo"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho q tão com muita frescura, sempre toquei 800wrms dos 800a2 e fortíssimo em 2 wpu1805 sem nunca me preocupar com esse equilibrio todo, vendi todos depois de anos de uso funcionando perfeitamente como novo.

 

Os canais nunca tocarão perfeitamente iguais mesmo q regulados em um ponto não existe dois transistor perfeitamente iguais quem dira associação deles, trata-se de transistors que sofrem diferentes reações qto a amplificação com diferentes trocas de calor com a pasta/chassi etc... bota pra torarar...

 

.

Editado por solanosom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for para usar apenas um bridge com um sub, o ajuste sempre ficano canal que cede o "+"  ao bridge, facam isso e constatem que alterar o ganho do canal " -"  nao provoca mudanca no sinal...

agora usar duas bridges, um em cada bobina ja complica e muito as coisas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai uma dúvida, seria fase invertida?

Não seria uma associação em série de "fonte" por exemplo, sendo um "neutro" e outra ponta "positivo"

 

Sim, fase invertida mesmo. Um canal tocando a 0° e o outro a 180°.

Pode ver que nos módulos, o "positivo" de um dos falantes vai ligado ao terra do amplificador.

Da pra ver nos bornes do SD400.4 evo, que no borne compartilhado dos canais, vai o "+" de um falante e o "-" do outro.

 

U5WPEBO.jpg

 

Acho q tão com muita frescura, sempre toquei 800wrms dos 800a2 e fortíssimo em 2 wpu1805 sem nunca me preocupar com esse equilibrio todo, vendi todos depois de anos de uso funcionando perfeitamente como novo.

 

Os canais nunca tocarão perfeitamente iguais mesmo q regulados em um ponto não existe dois transistor perfeitamente iguais quem dira associação deles, trata-se de transistors que sofrem diferentes reações qto a amplificação com diferentes trocas de calor com a pasta/chassi etc... bota pra torarar...

 

.

Nisso concordo com você, sempre vai existir diferenças, mas quanto mais preciso for o ajuste, já ajuda kkkk Já pensou um canal fornecendo 20Vrms e o outro 15Vrms, é uma boa diferença.

 

 

 

Se for para usar apenas um bridge com um sub, o ajuste sempre ficano canal que cede o "+"  ao bridge, facam isso e constatem que alterar o ganho do canal " -"  nao provoca mudanca no sinal...

agora usar duas bridges, um em cada bobina ja complica e muito as coisas...

 

No fosgate, o ganho dos dois canais provocam mudança no sinal. Diferente dos amplificadores Banda, esses sim funcionam como você descreveu, muda a chave para btl e apenas o ganho do canal Left controla os dois canais do bridge.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meus ajustes de ganho é no olhômetro, vejo pelas ranhuras ou setinhas dos botões de ganho. Ajusto um primeiro em uma determina posição, logo em seguida no segundo, deixando exatamente igual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu quando usava os meus colocava 60 Hz e media a tensão pelo multímetro com a escala o mais detalhada possível. Não tem como ser mais preciso que isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu quando usava os meus colocava 60 Hz e media a tensão pelo multímetro com a escala o mais detalhada possível. Não tem como ser mais preciso que isso.

Perfeito, é uma ótima ideia, medir a tensão na saída. Onde vc conseguia o tom de 60Hz ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perfeito, é uma ótima ideia, medir a tensão na saída. Onde vc conseguia o tom de 60Hz ?

 

Se der para ligar celular, tem uns app que geram tom fixo

Baixei um para tentar medir potência de amplificador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se der para ligar celular, tem uns app que geram tom fixo

Baixei um para tentar medir potência de amplificador

Sim, daria pra passar o audio por Bluetooth ou pela entrada aux.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...