Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
LEOHz

[Tema de TCC] Preparaçao do Uno 1.5 FIASA

Recommended Posts

Fala ai galera!!! nao sei alguns me conhecem... mas ja venho frequentando o forum ha tempos!!

 

meu canal eh esse... https://www.youtube.com/channel/UCmXqUFUcZOhWDfV9MZghnTQ ta desatualizado por causa da crise q nao me deixa montar um som bom!! kkkkk

 

 

 

BOM O NEGOCIO EH O SEGUINTE!!!

 

o Uno ta comigo tem 6anos... meu Xodozao!!! ano 92 e motor 1500 carburador Weber 190 com 130k km

 

Faço Engenharia Mecanica na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), e chegou a hora de escolher um tema pro TFG!!!

 

Iinicialmente, queria turbinar o carro normalmente na ForBox (Coelho Preparações) em BH.... ele tinha falado comigo, q pra fazer um trampo bom com peças novas, ficaria em torno de uns 5,5k R$... e essa grana pra investir em TFG eh dificil!!

 

Como nao iria ter a grana pra isso, ja estava desisitindo desse tema de TFG... e qdo fui conversar com o orientador, ele me deu ideia de fazer um estudo de caso nao no meu Uno, mas podia ser em qualquer carro q eles disponibilizassem as curvas caracteristicas de potencia (original e depois da preparaçao)!!

 

Tai, fui la e retornei pro Coelho e perguntei se ele tinha um carro q eu pudesse fazer como exemplo.... mas ele me disse q ai ele iria ta passando o segredo deles, pra mim sem nenhum custo!!! a msm coisa q ir no medico particular e pedir pra fazer a consulta de graça!! kkkkkkk

 

Nessa conversa (que eu nao tinha grana pra montar o carro e assim fazer o TFG) o Coelho me deu ideia de arrumar umas turbiunas usadas (bom estado) e todo o material... ai eu msm arrumava um jeito de montar aki na minha cidade (Itabira) e depois levava pra ele regular!! Nisso, o custo poderia cair pra uns 2,5k... mas iria ficar com muitas peças originais do carro, e acho q talvez nao ficaria bom!!!

 

Bom... ai vem a pergunta.... se fosse vcs... oq fariam?! Arrumava um jeito de gastar 2,5k e se virar pra montar com o carro assim... ou escolher alguma outra forma de fazer outro TFG???

 

POR FAVOR gente... kkkk me ajuda nessa ai?! o Uninho eh esperto demais!!! com uns 0,5kg de pressao, acho q ele podia andar muito melhor q 2.0 e ter uma boa economia ainda ne?!

 

OBRIGADO!!!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leohz, como você deve saber, um TCC, deve chegar em alguma conclusão no final. [¨]

 

Vc vai fazer fazer um comparativo de aspirado x turbo!? mostrando a eficiência x custo!?

 

Vai fazer um estudo de ganho de potencia por investimento!? ou apenas ganho de potencia ao instalar turbo!?

 

Vai fazer um estudo de quais dados são importantes manter em um carro turbo sem quebrar?! sonda lambda, massa de oxigênio, pressão de combustível!?

 

Vai propor alguma inovação na instalação e funcionamento de um turbo!?

 

Pois no TCC se faz um referencial teórico, de onde vc se embasou para fazer o estudo, depois a metodologia, que foi os métodos que vc fez as comparação, que justificaram a melhor escolha ou que justifique sua proposta de inovação. :legal:

 

Dependendo do que vá escolher nem precisa instalar o turbo no seu carro, precise apenas levantar dados dos carros turbo antes e depois. [-]

Editado por Dhuberto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leohz, como você deve saber, um TCC, deve chegar em alguma conclusão no final. [¨]

 

Vc vai fazer fazer um comparativo de aspirado x turbo!? mostrando a eficiência x custo!?

 

Vai fazer um estudo de ganho de potencia por investimento!? ou apenas ganho de potencia ao instalar turbo!?

 

Vai fazer um estudo de quais dados são importantes manter em um carro turbo sem quebrar?! sonda lambda, massa de oxigênio, pressão de combustível!?

 

Vai propor alguma inovação na instalação e funcionamento de um turbo!?

 

Pois no TCC se faz um referencial teórico, de onde vc se embasou para fazer o estudo, depois a metodologia, que foi os métodos que vc fez as comparação, que justificaram a melhor escolha ou que justifique sua proposta de inovação. :legal:

 

Dependendo do que vá escolher nem precisa instalar o turbo no seu carro, precise apenas levantar dados dos carros turbo antes e depois. [-]

 

No caso, eu iria fazer um estudo de caso, no caso no meu carro... Uno 1500 92, motor FIASA

 

Inicialmente estava pensando em apresentar basicamente um motor de ciclo Otto, aprofundar mais na parte da turbina e compressor... e no final, iria fazer um estudo de caso no meu carro... Comprando o Turbo com todos os componentes pra instalar, e verificar qual foi o ganho total de potencia, dele original em comparaçao com o Turbo... dai eu tiraria conclusao de que houve aumento na potencia, torque, 0 a 100... tem q falar sobre tudo ne... durabilidade do motor tbm q diminui...

 

deu pra pegar mais ou menos oq quero fazer?!

 

no caso, tbm teria q colocar uma sonda lambda, medir a pressao do oleo... pressao do turbo... sempre pra rodar com o carro mais liso possivel... sempre monitorando pra ver se algo vai sair do controle

 

nao vou propor inovaçao por enquanto, ate pq vou procurar itens usados ne?! orçamento ta baixo demais... mas vamo ver ai oq da nesse estudo de caso... o Uno tem 62cv eu acho... e se eu chegar pelo menos nuns 95cv, eu ja fico muuuuuito feliz!!! pq o torque dele ja eh de 12... entao turbinando ele com baixas pressoes, creio q ja alcanço pelo menos uns 15kgfm de torque... pra um carro de 900kg, deve ficar LINDO!!!

 

Dependendo do que vá escolher nem precisa instalar o turbo no seu carro, precise apenas levantar dados dos carros turbo antes e depois. [-]

Entao... vc chegou no ponto onde queria!!! queria passar um carro qualquer pra ver qual foi o ganho e talz, e fazer o estudo de caso em cima dele!! pois como disse... a $$ ta baixa...

mas quando fui pedir o cara... ele me negou!! talvez ele nao tenha entendido o real motivo... mas nao quero saber nenhum segredo dele, e nem ganhar nada com isso... so queria ver as curvas de potencia, e poder tirar umas fotos do carro sendo feito, e oq foi adicionado no carro!!!

 

Mas de qualquer forma, obrigado pela opiniao!! ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...