Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[FullPower] Chevrolet Camaro LT vira monstrão com V8 big block

Recommended Posts

abrecamaro

O que era para ser apenas uma troca de motor — do 350” V8 original para um 454” preparadinho — se tornou um projeto cabeçudo, com visual e receitas vindas da Arrancada. Isso aconteceu após o dono deste Camaro Type LT 1975 catarinense vir para São Paulo e conhecer a oficina dos irmãos Alexandre e Adriano Kayayan. Segundo Alê, um mago dos V8 big block, “ele viu projetos de alguns muscle cars nervosos, feitos por completo. Foi instantâneo: ele quis que seu pacato Chevy virasse um Street Rod de respeito!”. Além do contraste entre as rodas (bem largas atrás e finas na frente), recebeu potência extra, suspensão e freios especiais. 

camaro3

BX MotorCrazy_610x200

Enquanto o V8 big block era montado fora do carro, a carroceria dava adeus ao amarelo original com um extenso trampo de funilaria, não apenas para receber o tom azul Blue Caelum, de Lamborghini, como também ganhar importantes alterações estruturais. Os sub-chassis dianteiro e traseiro foram unidos por longarinas especiais, enquanto as suspensões originais deram lugar a modernos sistemas coil-over — atrás ancorados por ladder-bars, onde antes existiam feixes de molas. Para comportar a nova suspensão e a tala nervosa das rodas traseiras, o banco de trás foi retirado e as caixas de rodas, aumentadas. Tanque de combustível foi trocado por outro de inox, com 80 litros e que agora fica no porta-malas.

Os polêmicos parachoques do LT renderam quase duas semanas de trabalho árduo para ficarem compactos e quase embutidos na carroceria. Sem borrachão algum, é claro, deram um naipe mais atlético ao comprido Chevy. Para finalizar, o enorme capô recebeu um scoop idêntico ao usado nas Corvette L88, de 1967. Além de conferir um estilo Dragster ao Camarão, Alê conta que as modificações o deixaram sólido para uso diário e até para viagens. Para fechar o estilo singular com chave de ouro, vieram rodas da Billet Specialties com enormes pneus Hoosier na traseira, de 29” x 15,5”.

BX Leandrini_610x200

Cilindrada abusada

O V8 454”, por sua vez, foi retificado e passou a deslocar 7,6 litros. Segundo Alexandre, toda montagem de um big block pede diversos segredos e macetes. “Não é como um small block, que aceita malcriações do preparador. Não dá para errar folgas, tipo de varetas e até mesmo o comando de válvulas, sob pena do rendimento despencar”, afirma. O comando, no caso, fica por volta de 280°, o que, junto dos cabeçotes de alumínio Edelbrock, dão ao motorzão elasticidade para gerar em torno de 70 kgfm a 3.500 rpm e 500 cv na casa dos 6.000 rpm. Em técnica herdada da Arrancada, os Kayayan deslocaram o big block quase 6 cm para trás, o que ajuda este Camarão a tracionar muito melhor!

A alimentação da usina foi capítulo à parte: usa um coletor de admissão Edelbrock para carburador, adaptado pela Belquip para receber um corpo de injeção quádruplo de 1.050 cfm e oito bicos injetores. O controle da gasosa Podium enviada (e da ignição, com sinal via roda fônica) fica a cargo de um módulo FuelTech FT500.

BX Cral_610x200

Já a transmissão original deu lugar a uma mais robusta (TH400), também com três marchas, diferencial auto-blocante e radiador de óleo maior. Freios agora são compostos por um kit Willwood.

Mesmo com dois abafadores sarados de inox (obra da German, SP), o escape de 3” em “X” rende uma sinfonia absurda, que fez o dono dispensar qualquer sistema de áudio. A seguir, a ideia é apimentar a receita com um compressor mecânico. Ao menos “chão” para tanto, não lhe falta. Um Chevy igualável a projetos gringos, mas com criatividade “Made in Brazil”.

Texto e fotos João Mantovani

camaro1camaro3camaro5camaro7camaro10camaro11camaro12camaro34
RevistaFullPower?d=yIl2AUoC8zA RevistaFullPower?d=qj6IDK7rITs
3pDIIi7KR8g

Veja notícia original

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...