Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
cenorasound

Primeiro Trio! 4x15"

Recommended Posts

Boa noite galera...

Depois de muito tempo só acompanhando, voltei pra compartilhar com vocês minha ultima "aventura" rsrs.

Peço desculpas se o tópico ficar meio grande e chato, mas vou tentar resumir e postar a experiência que estou tendo nesse "mundo novo" pra mim que é o Trio. 

 

0KUyEInm.jpg

Kbvbbfam.jpg

QTsEftpm.jpg

 

 

 

 

Depois de algumas experiencias com Linha de Transmissao em casa, montei um SPL leve no carro com 2 JL Audio de 12 e fiz um "esquema" pra tirar eles e colocar uma caixa com 2 oversound 15" pra ouvir em churrascos, chácara e etc.

 

Porém esse tira e poe acabou gerando alguns imprevistos com o som do carro, estava carregando muitos equipamentos e não estava usando nem a metade da potencia dos mesmos no dia a dia então resolvi montar um Trio exclusivamente pra festas com os equipamentos que eu ja tinha.

 

Então vamos parar de papo e vamos ao que interessa, os equipamentos inicialmente eram:

 

2x Oversound Insanno 400wrms 15"

1x Soundigital 3000 EVO

2x Oversound Steel 8"

1x B.Buster 3600gl

1x TW Falcon

1x Soundigital SD250.2

1x Px1 

1x HU Original VW

Bateria 60A no cofre, Bateria 75A porta malas e uma fonte Spark Usina de 100A

 

Os Over de 15" estão em caixas Band-Pass 6ª Ordem, os de 8" estão em uma selada.

 

Sempre gostei de algo diferente, talvez quem tem mais tempo de fórum lembre do tópico sobre as Linhas de Transmissão no Residencial que foi o que despertou grande interesse, e resultou na minha experiencia com elas em meu quarto.

 

Bom, eu ja tinha 2 over no carro, e por burrice/falta de experiencia com trio acabei queimando o par tocando BÊIS de mala fechada, só me dei conta quando fedeu muito dentro do carro.

Por conta disso, comprei 2 novos e quando decidi montar o som exclusivamente para festas, comprei 2 reparos.

 

JyEVJKCm.jpg

q2qp1Ktm.jpg

cVmMlnnm.jpg

Comprei o reparo dos Steel, porém mantive a calotinha central dos Insanno 400, e os novos, comprei em epocas diferentes, por isso uma é mais "nova".

 

Por que BP 6ª Ordem? Porque sempre vejo as mesmas caixas em trio, Dutada e Euclides/Canhão (sei la, rsrs) e como meus alto falantes naturalmente não descem muito, a BandPass foi uma experiencia.

 

Inicialmente tinha muito medo de ficar um lixo, eram alto falantes que não conhecia em uma caixa totalmente nova pra mim, e pra piorar, eu que havia feito o "projeto" da mesma. Usei o WinISD e Catia V5 pra modelar td bonitinho. 

waBbWffm.jpg

pCF0HO4m.jpg

XXIyUrqm.jpg

 

Já havia tocado algumas vezes porem em volume baixo e por pouco tempo.

No mês de Julho/2016 fomos pra uma chácara em Sorocaba-SP bem isolada, é um evento que organizamos algumas vezes no ano somente entre amigos, cerca de 40 a 60 pessoas, foi ai que eu pude tirar minhas conclusôes. Inclusive, recomendo muito o lugar, nao conheço o dono e nem tenho ideia de valores, porém é bem grande e aconchegante, o nome é Chacara Caloi, é muito top!

7TZctIym.jpg

 

Ainda eram somente 2x15", o som tocou bem, cerca de 8h seguidas por 2 dias, volume moderado/alto e permaneceu intacto. Ficou muito bem "equilibrado", graves redondinhos, nessa época eram somente os 2 médios e um ST. A galera pirou no som, tremia a janela da área da churrasqueira a uns 5 metros de onde estava o som, lembrando que era ambiente aberto.

LEzO7COm.jpg

 

Em Dezembro/2016 teve novamente esse evento, porem já foram os 4x15", os medios permaneceram e acrescentei um Driver fenólico junto com o ST e coloquei um PX1 Limiter. O som tocou praticamente 2 dias SEGUIDOS, sim, a galera dormia as 5h da manha e as 10h ja tava com o som tocando de novo...

oRTsx9gm.jpg

sVLc77Sm.jpg

j1IIV3Zm.jpg

IoEHz9Jm.jpg

Quase nao coube!!

 

Os graves me surpreenderam novamente, ficou muito mais forte do que eu imaginava, tudo bem que eu não tenho muitos parâmetros de um bom Trio, mas pro meu gosto ta ótimo.

Quando tocava funk era o auge hahaha, os graves ficaram simplesmente animais, talvez eu não tenha criado muitas expectativas e por isso esteja tao surpreso com o resultado.

gx95uMfm.jpg

Decoração da festa de sabado a noite, som aparece la no fundo a esquerda.

 

 

Mas nem tudo são flores, com a adição de mais 2x15" acabei sentindo falta dos médios/agudos, fui com um SD400.4, um bridge para os 2x8" e outro bridge para Driver+ST, resultado? Algum babaca foi la e colocou o dedão no volume, e o Limiter do PX1 nao tava atuando pois o RCA do Player era de 2V, sorte que quem deu adeus foi o SD, ja tinha ele ha uns anos, tava bem judiado... Bixinho fumaçou na noite de sábado, quase acabou com a festa, sorte que abaixei o volume e ele conseguiu tocar até domingo a noite com muito sufoco, armando proteção direto!

 

Bom, nessa "segunda fase" do som, Dezembro/2016, alguns equipamentos mantive no carro, outros passei para o trio e acabei adquirindo mais alguns, lista atualizada:

 

4x Oversound Steel 15"

1x Soundigital 3000 EVO

2x Oversound Steel 8"

1x Soundigital SD400.4 ---> SD600.1

1x TW Falcon

1x Driver Falcon

1x Soundigital SD250.2

1x Px1 Limiter

1x Pioneer MVH-X198UI

1x Line Driver Technoise

1x Spark Usina 100A

1x Spark Usina 120A

1x Controle Longa Distancia Stetsom

 

ZJPdlu1m.jpg

 

Sendo um pouco mais detalhista, precisei dar uma "quebrada" no equalizador em 100~160Hz pois a BP tem um pico bem chato, fora isso tudo certo.

 

Agora gostaria da ajuda de vocês que possuem mais experiencia com o tema. Preciso aprimorar os medios/agudos.

 

Tenho algumas duvidas:

-Colocar mais 2x Steel 8", ou só mais 1x ja da conta?

-Colocar 2x ST200 ou no lugar colocar 2x TI?

-Se colocar 2ST, mesmo deixando os médios com LPF full, não vai ficar um buraco? Hoje, com o fenólico + ST reguladinhos no PX1, ta bem agradavel. Se tiro o Driver fica meio "abafado".

-Se optar pelos TI, tenho 2 opçoes: DTI2540(achei pouca informação sobre eles aqui) ou D220Ti (Li relatos de que são ótimos pelo preço que custam!!)

 

 

Obrigado a todos e desculpem se enrolei muito no texto.

Caso queiram alguma informação mais especifica sobre o set estou a disposição!

 

Abraço...

Editado por cenorasound

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bem detalhado.

 

Algumas considerações:

 

1 - Esse médio da Oversound é muito fraco. Talvez por isso que eu ele não conseguiu acompanhar. Se pretende mantê-lo, vai ter de aumentar quantidade.

 

2 - O Driver Ti simplificaria bastante e diminuiria a quantidade de vias a ser equalizada;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bem detalhado.

 

Algumas considerações:

 

1 - Esse médio da Oversound é muito fraco. Talvez por isso que eu ele não conseguiu acompanhar. Se pretende mantê-lo, vai ter de aumentar quantidade.

 

2 - O Driver Ti simplificaria bastante e diminuiria a quantidade de vias a ser equalizada;

 

Entao, acabei comprando na empolgação. Estou com um SD600.1 pros médios, se eu colocar mais 2 over desses será que é o suficiente?? Acredito que seja a solução mais facil porque consigo casar a impedancia minima do modulo.

 

Quanto ao TI, acho que vou acabar colocando sim, melhor sobrar e ter como ajustar no PX1 do que ficar um som abafado.

Sabe me dizer algo sobre os dois modelos que citei?

 

 

Suas fontes estão suprindo bem o sistema? Elas conseguem tocar seus amplificadores no máximo, até clipar?

Cara, vou ser bem sincero.. Não sei! rsrsrs Ainda não consegui explorar 100% da potencia do som, quando toquei com ele na chácara dava pra perceber que os graves estavam tocando com folga, longe de clipar... Quando subia bem o volume, mesmo longe de clipar a fonte apagava, mas era por conta da má qualidade da rede elétrica da chácara, estava tocando na área da piscina, tomadinha normal, devia ser bem antiga e 110v ainda. Na foto da pra perceber que colocamos um Spot de luz encima do som, nos picos de grave a luz oscilava... Queria ter a oportunidade de liga-las direto no quadro de energia ou em uma tomada 220v melhor dimensionada. Ah e lembrando que está na lista de upgrades 2 voltímetros. (DC e AC)

 

Uma coisa posso afirmar, essas Usina são guerreiras!! Fiz o teste aqui em casa em volume "alto" com a fonte em 220v e foi tranquilo.

Sem falar que a Usina de 100A eu tenho ha uns 5 anos, sempre tocando sem bateria e nunca deu problema nos equipamentos. Se tiver interesse tenho videos no youtube dessa epoca:

https://www.youtube.com/watch?v=Xv6K2_Af59c

 

 

 

Quanto a caixa pra médios, nao tenho espaço pra fazer uma caixa com aquela corneta na boca do falante.. Caso adicione mais 2x8", seria interessante dividir 2x8" + 1xTI e fazer 2 caixas? Ou melhor aproveitar o acoplamento de colocar 4x8" lado a lado?

 

Boa noite!!!

Editado por cenorasound

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Cara, vou ser bem sincero.. Não sei! rsrsrs Ainda não consegui explorar 100% da potencia do som, quando toquei com ele na chácara dava pra perceber que os graves estavam tocando com folga, longe de clipar... Quando subia bem o volume, mesmo longe de clipar a fonte apagava, mas era por conta da má qualidade da rede elétrica da chácara, estava tocando na área da piscina, tomadinha normal, devia ser bem antiga e 110v ainda. Na foto da pra perceber que colocamos um Spot de luz encima do som, nos picos de grave a luz oscilava... Queria ter a oportunidade de liga-las direto no quadro de energia ou em uma tomada 220v melhor dimensionada. Ah e lembrando que está na lista de upgrades 2 voltímetros. (DC e AC)

 

Uma coisa posso afirmar, essas Usina são guerreiras!! Fiz o teste aqui em casa em volume "alto" com a fonte em 220v e foi tranquilo.

Sem falar que a Usina de 100A eu tenho ha uns 5 anos, sempre tocando sem bateria e nunca deu problema nos equipamentos. Se tiver interesse tenho videos no youtube dessa epoca:

https://www.youtube.com/watch?v=Xv6K2_Af59c

 

 

Minha Spark Usina de 120a parou de funcionar do nada e agora vou mandar pra garantia, tava desanimado e estava pensando em vender tudo e pegar amps profissionais, mas lembrei que daqui ha um ano e meio faço carteira e vou utilizar o som numa pickup, e com esse seu relato decidi manter os amps automotivos e fonte. Daqui um tempo pretendo colocar uma bateria para dar uma estabilizada no sistema e fazer o som render mais, pois até hoje não vi meus amplificadores nem cliparem.

Será que uma bateria de 80a toca 100% de um Banda Ice 1604 e um Hurricane 4.120 enquanto a fonte estiver ligada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha Spark Usina de 120a parou de funcionar do nada e agora vou mandar pra garantia, tava desanimado e estava pensando em vender tudo e pegar amps profissionais, mas lembrei que daqui ha um ano e meio faço carteira e vou utilizar o som numa pickup, e com esse seu relato decidi manter os amps automotivos e fonte. Daqui um tempo pretendo colocar uma bateria para dar uma estabilizada no sistema e fazer o som render mais, pois até hoje não vi meus amplificadores nem cliparem.

Será que uma bateria de 80a toca 100% de um Banda Ice 1604 e um Hurricane 4.120 enquanto a fonte estiver ligada?

Se não for ouvir low Bass toca sussegado!

 

Essa linha Ice da Banda é boa, só vem clip lá no limite mesmo. Uso uma ICE 800 pra tocar um UXP 10" 400 e sinto o falante fadigar antes do clip.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Minha Spark Usina de 120a parou de funcionar do nada e agora vou mandar pra garantia, tava desanimado e estava pensando em vender tudo e pegar amps profissionais, mas lembrei que daqui ha um ano e meio faço carteira e vou utilizar o som numa pickup, e com esse seu relato decidi manter os amps automotivos e fonte. Daqui um tempo pretendo colocar uma bateria para dar uma estabilizada no sistema e fazer o som render mais, pois até hoje não vi meus amplificadores nem cliparem.

Será que uma bateria de 80a toca 100% de um Banda Ice 1604 e um Hurricane 4.120 enquanto a fonte estiver ligada?

Cara, acho que nao compensa, gostaria de usar amp profissional mas o custo é muito alto e como uso o som por diversao, nao teria retorno nenhum com o investimento.

 

Como o amigo disse acima, acredito que toque de boa sim.

Só a fonte ja deve segurar bem seu som, lembrando que deve ter cabeamento dimensionado de acordo com o amp tb né...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal!

 

O fórum ficou fora do ar ou o problema era minha internet?

 

Algumas atualizações:

 

Utilizava conectores XLR pra interligar as caixas, estava com alguns problemas de mau contato e acabei colocando conectores Speakon no lugar. Aproveitei pra aumentar a bitola dos fios tb.

FftEBNbm.png

 

Outro ponto era minha duvida quanto aos medios/agudos.

 

Acabei adquirindo 2 ST200 e mais 2 Over Steel 100w 8".

Estou pensando em o que fazer com a caixa ainda. Fazer outra igual a que já tenho ou fazer uma para 4x 8" lado a lado e colocar os ST encima. Estou só esperando chegar os médios pra começar a fazer a caixa, pois vou usar o som em Junho e Julho.

 

Espero não me arrepender dessa escolha... Agora, pensando melhor, poderia ter comprado somente 1x8" e duas D220Ti, mas ja foi... rsrs

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou fora do ar por uns tempos!

 

 

Pq não usou cabo PP? É BEM mais bonito e organizado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou fora do ar por uns tempos!

 

 

Pq não usou cabo PP? É BEM mais bonito e organizado!

 

:+1 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou fora do ar por uns tempos!

 

 

Pq não usou cabo PP? É BEM mais bonito e organizado!

Cara, nem pensei nessa opçao, eu ja tinha em casa um rolo desses fios que usei. Pode ser que futuramente eu faça essa troca so preciso procurar um cabo com 8vias...

 

Obrigado pela sugestao!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vish, vc tá usando 8 vias em cada speakon? que diferente!

 

Geralmente é no máximo 4....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vish, vc tá usando 8 vias em cada speakon? que diferente!

 

Geralmente é no máximo 4....

Sim! Comprei de 8vias, mas estou usando só 6 por enquanto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou bacana, tenho tbm steel em band pass 6º, gosto bem da resposta dela. Com um par consigo uma boa resposta de 45 à 100 hz, acima fica muito ruim.

Esse fds as usei com um amp profissional aplicando 800w em cada, todo mundo fica impressionado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou bacana, tenho tbm steel em band pass 6º, gosto bem da resposta dela. Com um par consigo uma boa resposta de 45 à 100 hz, acima fica muito ruim.

Esse fds as usei com um amp profissional aplicando 800w em cada, todo mundo fica impressionado.

Cara inicialmente montei 2x tbm e ja era bem razoavel!! Ainda nao consegui colocar os 4 pra tocar tudo o que podem! Tenho vontade de ter amp profissional, mas ai a coisa fica bem mais salgada $$$ rsrs..

 

Acho que essa semana chegam os medios de 8"...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma duvida, como assim o limiter do px1 não estava atuando pois o rca era 2v?  :huh:

ele atua apenas com tensões maiores ?

Editado por Victor Duarte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O limiter não tem nada a ver com tensões, ele age com DECIBÉIS! =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O limiter não tem nada a ver com tensões, ele age com DECIBÉIS! =)

Boa noite!!!

 

Agora fiquei confuso, sabe me dizer porque o limiter nao atuava com o player??

Mesmo com o treeshold em -24 db nao atuava...

Primeiro fiz o teste com um conversor rca, resolveu mas a qualidade ficou pessima, em altos volumes era muito perceptivel.

Depois eu coloquei um line driver da technoise. ( RCA Player > Line Driver > Px1) Ajustei a sensibilidade do line driver e pronto, limiter atua.

 

Sabe me explicar porque isso? Inicialmente achei que era por conta da tensao do rca do player, mas agora fiquei curioso!!

 

Valeu!!

 

 

Obs. Chegaram os medios!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O limiter não tem como mexer no player.

 

Suponha que o player tá enviando, sei lá... 2v... vc pode limitar a saída, independente do que tem na entrada! Logo, se a entrada baixa, o limiter desativa... enfim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O limiter não tem como mexer no player.

 

Suponha que o player tá enviando, sei lá... 2v... vc pode limitar a saída, independente do que tem na entrada! Logo, se a entrada baixa, o limiter desativa... enfim...

Certo, entendo. Mas e o fato de o limiter estar configurado pra atuar em -24db e mesmo assim nao atuar nunca? Depois de colocado o line driver apos o player ele passou a atuar ate mesmo em - 20db?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não... em 0db ele atua em 100% da potência

em -3db ele atua em 50% da potencia

em -6db ele atua em 25% da potência

em -10db ele atua em 10% da potência

...e por aí vai!

 

Recomendo uma lida aqui:

 

https://autoforum.com.br/topic/203453-limiter-vamos-debater-o-assunto-pra-q-serve-como-age/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...