Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
dauther

Ajuda configurar pioneer x7880bt + SD 400.4 evo

Recommended Posts

Esta empurrando um kit 2 vias em bi amplificação, com o ganho do SD em 3/4 para os mids e 1/3 para os tweeter, nivel +4 para mids e -8 para tweeters no player, porem não sei se compensa mais usar o SLA (autalmente zerado) e/ou controle de nivel e abaixar o ganho no SD ou vice versa. E também quanto ao equlizador só abaixei em 6 db as 2 bandas mais baixas e a mais alta para proteger os mids e tweeters. 


 


Mid do kit mb quart rce 216 e tweeter do kit helix e52c. 


cortes no player direto para mid de 100 a 5000 hz e tweeter 5000 com o cross para proteger contra picos. 


Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esta empurrando um kit 2 vias em bi amplificação, com o ganho do SD em 3/4 para os mids e 1/3 para os tweeter, nivel +4 para mids e -8 para tweeters no player, porem não sei se compensa mais usar o SLA (autalmente zerado) e/ou controle de nivel e abaixar o ganho no SD ou vice versa. E também quanto ao equlizador só abaixei em 6 db as 2 bandas mais baixas e a mais alta para proteger os mids e tweeters.

Mid do kit mb quart rce 216 e tweeter do kit helix e52c.

cortes no player direto para mid de 100 a 5000 hz e tweeter 5000 com o cross para proteger contra picos.

1- o ganho de 3/4 na SD está tanto alto. Recomendo que deixe em 1/4.

 

2- Após isso, ajuste o corte dos mids para 63hz/3.5khz. Você vai sentir mais a pegada dos mids nesse corte.

 

3- Sua porta é tratada? Se não, recomendo urgentemente tratá-las, pois, terá um ganho de 30-40% de rendimento dos mids.

 

4- Deixe o EQ em flat e ajuste de acordo com o seu gosto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim as portas são tratadas. para musicas eletronicas, esse corte 63hz deixa os mids batendo demais, mas sim para outros estilos de musica com menos grave, usarei esse corte. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você quer ajuda especificamente com oque? Da forma que esta o que esta achando do som?

 

Se vc falar quais as coisas que não esta gostando e o que deseja melhorar fica mais facil dar algum norte...

 

Pelas informações que colocou eu faria apenas algumas considerações:

 

1 - Como esta o corte do sub? Não acha muito alto o HPF do mid em 100Hz. Se o LPF do sub tb tiver em 100 acredito que não deve ter formação de palco...

 

2 - Qual slope esta usando nos cortes da transição mid/tw? Com os dois cortes em 5Khz não esta gerando fadiga? Mesmo que o slope esteja em 24db/8ª acredito que possa estar com muita sobreposição...

 

3 - Se decidiu usar ativo, tira esse cross passivo do sistema. Não existe isso de proteger contra picos, você só precisa ter cuidado para não usar um HPF para o tw menor do que ele possa suportar. Geralmente o recomendado é cortar no minimo com o dobro do Fs do tw.

4 - A função de SLA não tem nada haver com o ganho, ela altera apenas o nivel do volume da fonte para não ter tanta diferença de volume quando você trocar do Pendrive para o Rádio por exemplo... Sets voltados para SQ costumam utilizar apenas o USB e o CD player, que geralmente não apresentam diferença muito grande de volume ao trocar de um para outro. Deixa zerada essa função.

Editado por tiago.paiva

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

estou um pouco insatisfeito com o volume dos mids. Sub cortei em 80. esse corte de 100hz nos mids uso para musicas de muita batida como eletrônica e black music para não começar a fazer ruido mecânico em alto volume. Quero extrair o máximo de volume deles sem correr risco de queima-los, por isso o corte alto. Ae tenho 3 opções pelo player, aumentar na equalização algumas faixas e/ou aumentar SLA e/ou nivel de cada mid ate +10 esquerda e direita. Tambem posso aumentar ate o máximo o ganho do sd nos canais medios que acredito ser a pior opção, então deixei em 3/4.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ou talvez unica saida seja pegar mais um sd 400 e usar 2 bridges para os mids?

Editado por dauther

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

estou um pouco insatisfeito com o volume dos mids. Sub cortei em 80. esse corte de 100hz nos mids uso para musicas de muita batida como eletrônica e black music para não começar a fazer ruido mecânico em alto volume. Quero extrair o máximo de volume deles sem correr risco de queima-los, por isso o corte alto. Ae tenho 3 opções pelo player, aumentar na equalização algumas faixas e/ou aumentar SLA e/ou nivel de cada mid ate +10 esquerda e direita. Tambem posso aumentar ate o máximo o ganho do sd nos canais medios que acredito ser a pior opção, então deixei em 3/4.

Cara, acho que vc ainda não entendeu muito bem a dinâmica dos ajustes que esta fazendo. Vamos falar sobre os pontos de melhoria que vc esta encontrando.

 

1º - Você falou que esta insatisfeito com o volume dos mids. Se o problema for apenas este, para resolver isso vc so precisaria aumentar o ganhos dos mids pelo player, e se não atender suas expectativas, ir aumentando aos poucos o ganho no amp e ir ajustando pelo player até encontrar o ponto desejado. Aumentar o LPF do mid não altera o volume sonoro, vc deixa de reproduzir as frequencias, talvez por isso esteja insatisfeito com os mids.

 

2º - Você fala que em volume alto os mids fazem ruído mecânico. Mas não é cortando em 80Hz que vc vai resolver isso. Primeiro temos que saber que tipo de ruído é este. Vc instalou os mids com baffle de mdf? A porta esta tratada? A maioria dos ruídos gerados por mids mais parrudos se devem a falta destes dois itens... Como ja foi falado aqui, o tratamento da porta pode melhorar em 30-40% o resultado dos mids.

 

3º - Vc quer extrair o máximo sem queimar os mids. Basta então respeitar a frequencia de resposta dele e usar midia de boa qualidade. Vc só precisaria aumentar mais este corte se estivesse aplicando bem mais potência do que a gerada pelo seu módulo, e mesmo assim usando mídias de qualidade a chance de queimar é quase zero.

 

Pelo que ja ví do SD acho que o ganho da forma que esta ja ta bom. Acho que vc precisa agora é ver os outros pontos que mencionei...

 

Agora me fala uma coisa, baseado em que vc definiu estes cortes inciciais?

 

Como ponto de partida, eu pegaria o manual do kit do seu mid e do seu tw, verificaria quais os pontos de corte aplicadospara eles pelos fabricantes e começaria por eles. Conforme fosse identificando pontos de melhoria iria trabalhando cada um individualmente.

 

Agora se atente para os slopes utilizados nos cortes, até agora você não falou deles, da a entender que não esta dando a devida importancia...

 

Boa sorte!

Editado por tiago.paiva

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, acho que vc ainda não entendeu muito bem a dinâmica dos ajustes que esta fazendo. Vamos falar sobre os pontos de melhoria que vc esta encontrando.

 

1º - Você falou que esta insatisfeito com o volume dos mids. Se o problema for apenas este, para resolver isso vc so precisaria aumentar o ganhos dos mids pelo player, e se não atender suas expectativas, ir aumentando aos poucos o ganho no amp e ir ajustando pelo player até encontrar o ponto desejado. Aumentar o LPF do mid não altera o volume sonoro, vc deixa de reproduzir as frequencias, talvez por isso esteja insatisfeito com os mids.

 

2º - Você fala que em volume alto os mids fazem ruído mecânico. Mas não é cortando em 80Hz que vc vai resolver isso. Primeiro temos que saber que tipo de ruído é este. Vc instalou os mids com baffle de mdf? A porta esta tratada? A maioria dos ruídos gerados por mids mais parrudos se devem a falta destes dois itens... Como ja foi falado aqui, o tratamento da porta pode melhorar em 30-40% o resultado dos mids.

 

3º - Vc quer extrair o máximo sem queimar os mids. Basta então respeitar a frequencia de resposta dele e usar midia de boa qualidade. Vc só precisaria aumentar mais este corte se estivesse aplicando bem mais potência do que a gerada pelo seu módulo, e mesmo assim usando mídias de qualidade a chance de queimar é quase zero.

 

Pelo que ja ví do SD acho que o ganho da forma que esta ja ta bom. Acho que vc precisa agora é ver os outros pontos que mencionei...

 

Agora me fala uma coisa, baseado em que vc definiu estes cortes inciciais?

 

Como ponto de partida, eu pegaria o manual do kit do seu mid e do seu tw, verificaria quais os pontos de corte aplicadospara eles pelos fabricantes e começaria por eles. Conforme fosse identificando pontos de melhoria iria trabalhando cada um individualmente.

 

Agora se atente para os slopes utilizados nos cortes, até agora você não falou deles, da a entender que não esta dando a devida importancia...

 

Boa sorte!

1- Eu sei que não altera porem no ouvimetro o corte em 5000hz se mostrou melhor, apesar no manual indicar corte de 3700hz, ele reproduz bem agudo, junto o tweeter hertz também cortado em 5000hz, ambos 24 slope. Aumentei o SLA em 2, Loud baixo e o nivel do falante tambem em mais 2 para os mids, e menos 4 para os tweeters, ficando um agudo satisfatório sem incomodar. 

2- Ruido de ploc, junto com muito movimento da bobina, ae o corte mais alto elimina esse problema, mas logo volto para 63hz em musicas normais, e observando  sempre a excursão dos mesmos afim de que sempre batam com excursão, mas não em excesso. 

3- então 3/4 de ganho no modulo é o limite saudável do mesmo? ou posso chegar um pouco mais perto do maximo dele sem distorção? Estou usando o hpf fixo dele tambem para preservar os mids, para grave ja tenho um cerwin vega vmax de 15 em dutada 80 litros sintonizada em 36hz com subsonico em 30 e lpf em 80hz 12 slope em um modulo audiophonic hta 1 com ganho no meio.

Baseado no instalador, que ficou mais de meia hora ouvindo o som e alegou que esses mids tocam muito bem em 5000hz e para ir mudand o hpf confortme tipo de musica para não eliminar completamente a excursão, mas também não deixar excursionar demais a ponto de fazer barulho ploc distorção por muito grave. Apesar de ser um mid que esta escrito aguentar de 80 a 130w rms, me surpreendeu eles apanharem tanto no grave com 50w rms desse SD 400.4 evo. Sera que bem regulado e com ganho baixo, ele aguentaria o bridge do SD e haveria ganho seguro e real no volume dos mesmos entre 100 e 5000hz?

Editado por dauther

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então o SLA ate +4 e nivel de falante ate +10 distorcem mais o som do que loudness ate +4? os cortes instalador alegou que ele responde bem ate 5000 hz, apesar de que nas especificações esse mid é cortado em 3700hz 12db.

Tenta ver se vc encontra um gráfico com a curva de resposta dele.

Sobre corte existe uma vantagem em cortar em 5 K.Todo o espectro com fundamentais estará sendo tocados por um alto falante de 6 polegadas, ou seja spl e dinâmica poderão aparecer com mais clareza, é claro se o mid responder até essa faixa, mesmo que ele decaia um pouco perto dos 5 K da pra contornar com slope do Tweeter e até mesmo equivalência na potência do Tweeter pra acoplar com o mid.

Porém o palco pode descer um pouco dependendo do direcionamento do mid.

Sobre fadiga, normalmente ela está na casa de 2,5 à 3,5 curiosamente na transição, onde quase sempre há sobreposição e possivelmente pico na curva de impedância dos Tweeter.

Eu Tentaria fugir dessa região, tanto subindo um pouco, ou se o Tweeter suportar descer o ponto de crossover.

Porém quanto mais baixo o corte menos potência ele suportará.

Edit. Estava postado em outra área onde o mesmo tópico foi criado.

Editado por rafavieira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mid MBquart em porta tratada com corte em 100hz e -6dB no Eq? Sinceramente? Quanto desperdício. Está fazendo tudo errado.

Esqueça esses artifícios de SLA e Loudness, baixe o ganho, ajuste os volumes das vias, devolva os 6dB no Eq e corte esse mid em 50hz-12dB.

Antes de fazer os cortes LP do mid e HP do tw, procure saber a Fs do tw. Se ñ descobrir, tente descobrir o corte original do kit dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então em vez do sla e loudness, uso só o nivel de falante em mais 6 por exemplo em vez de mais 10? e o hpf do SD junto com hpf em 50hz do player? portas tratadas e com bafle de madeira.

Editado por dauther

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então em vez do sla e loudness, uso só o nivel de falante em mais 6 por exemplo em vez de mais 10? e o hpf do SD junto com hpf em 50hz do player? portas tratadas e com bafle de madeira.

Se for usar o crossover do player deixe o do amplificador em full.

Evite usar 2 crossover em uma mesma faixa de frequência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não achei a FS do Tweeter, só que o crossover é em 3500hz 12 slope.

 

 

Qual a resposta de frequência dos mids?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Frequency Response: 38  5.000
  • Sensitivity: 2,3dB
  • Power Range: 60 -130 Watts  

RWE160- MB Quart Reference 6.5" Midranges RWE-160

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

  • Frequency Response: 38  5.000
  • Sensitivity: 2,3dB
  • Power Range: 60 -130 Watts  

RWE160- MB Quart Reference 6.5" Midranges RWE-160

 

 

 

Como ponto de partida eu faria o seguinte:

 

1 - Ganho dos mids em 50% no máximo.

2 - Ganho dos tw zerados.

3- LPF do sub em 40Hz a 36 ou 24db/8ª

4 - HPF dos mis em 50HZ a 12db/8ª

5 - LPF dos mids em 4Khz a 12db/8ª

6 - HPF dos tw em 5Khz a 12db/8ª

7 - Todos os recursos de audio desligados

8 - EQ em flat

9 - Vias do mid com ganho em +7 para o canal direito e +5 para o esquerdo.

10 - Vias do tw em -1 para o canal direito e -3 para o canal esquerdo.

11 - Crossover do amp em full

12 - Sem crossover passivo para os tw

 

Eu faria uma audição inicialmente com esta configuração e em seguida iria tentando ajustar as deficiências que fosse identificando.

Editado por tiago.paiva

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os cortes em 12db/8ª giram a fase em 180 graus, não?

-Será que a HU compensa essa característica? (fazendo a correção/inversão)

 

Mid esquerdo com ganho maior que o direito? Não seria o contrário?

 

4 - HPF dos mis em 50HZ a 12db/8ª

5 - LPF dos mids em 4Khz a 12db/8ª

6 - HPF dos tw em 5Khz a 12db/8ª

 

9 - Vias do mid com ganho em +7 para o canal esquerdo e +5 para o direito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os cortes em 12db/8ª giram a fase em 180 graus, não?

-Será que a HU compensa essa característica? (fazendo a correção/inversão)

R: Como assim se a HU compensa essa característica? Não consegui entender...

Até onde sei o slope dos cortes são definidos para fazer uma melhor integração de um falante com o outro, e quem precisa encontrar o melhor ponto é quem esta fazendo o acerto. Ainda não ouvi falar sobre essa compensação do player para o slope... Ajustes de inversão de fase são mais utilizados em subwoofer, mas acredito que não tenha relação com o slope...

 

Sugeri como slope "inicial" 12db/8ª porque é o corte utilizado para o tw no kit original. Mas como falei é apenas um sugestão para ponto de partida, afinal são muitas variáveis envolvidas no acerto de um set e não existe receita de bolo para isso. É definir um ponto de partida baseado nos parâmetros dos equipamentos e ir testando possibilidades em função das deficiências que surgirem até conseguir um resultado satisfatório.

 

Mid esquerdo com ganho maior que o direito? Não seria o contrário?

 

R: Isso mesmo, fiz confusão. Ja atualizei la, obg.  [^]

 

 

Se puder explicar melhor a pergunta... Possa ser que não tenha conseguido entender...

 

Abraço! 

Editado por tiago.paiva

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tiago

 

Dá uma olhada nesse vídeo do Renan, a partir de 7:30 ele fala da inversão de fase.

Já ouvi dizer que alguns cross originais em 12db/8ª já são "invertidos" para corrigir esta característica do slope.

Tem alguns apps de celular que auxiliam nisso também, tipo o JBL Tools, onde você toca uma senóide no app, liga a saída de fone de ouvido no aux

do player e pelo mic do celular ele identifica se os falantes estão todos na mesma fase.

 

https://youtu.be/qSYnZtImX74?t=7m30s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não é bom ajudar o crossover passivo do tweeter q é em 4000hz 12 slope com 3000hz 12 slope ativo do player por exemplo? ainda que não sei pq, toda vez que tento um corte abaixo de 5000hz no player, o SD clipa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tiago

 

Dá uma olhada nesse vídeo do Renan, a partir de 7:30 ele fala da inversão de fase.

Já ouvi dizer que alguns cross originais em 12db/8ª já são "invertidos" para corrigir esta característica do slope.

Tem alguns apps de celular que auxiliam nisso também, tipo o JBL Tools, onde você toca uma senóide no app, liga a saída de fone de ouvido no aux

do player e pelo mic do celular ele identifica se os falantes estão todos na mesma fase.

 

https://youtu.be/qSYnZtImX74?t=7m30s

 

Isso é novo para mim. Quando tiver um tempinho vou ver sim e depois comento aqui. Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não é bom ajudar o crossover passivo do tweeter q é em 4000hz 12 slope com 3000hz 12 slope ativo do player por exemplo? ainda que não sei pq, toda vez que tento um corte abaixo de 5000hz no player, o SD clipa.

Se vc usar um cross passivo em 4Khz não vai sentir diferença baixando o corte no player para 3Khz.

Ja disse, se for usar ativo tire esse cross passivo dai. Você informou que o corte original do kit do seu tw é em 3.5Khz, se a informação for verdadeira seu tw pode descer até esta freqüência tranquilamente. Se o módulo esta clipando deve ser por outros motivos... Como uma mídia de baixa qualidade por exemplo... Esta usando arquivos em FLAC, WAVE, CDs originais ou MP3? Também pode ser excesso de ganho do amp, você baixou o ganho do amplificador como recomendei?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

abaixei o ganho, parou de clipar, também coloquei o hpf do SD para os canais do tweeter e tirei o hpf do player, esta ótimo o agudo dos tweeters agora, realmente esse amp toca bem demais agudo mesmo com o ganho zerado. Estou usando MP3 e Flac. O corte LPF em 4000 vai muito bem para os mids mesmo em volume alto, enquanto em volume mais baixo da para usar em 5000 que eles tocam bem agudo sem distorcer. Acho que finalmente encontrei o limite, mais alto que isso rola distorção. Usar esses mids com os bridges desse e mais um SD valeria a pena? ou eu teria que reduzir muito ganho nos SD e player e acabaria não dando muita diferença no volume? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mid MBquart em porta tratada com corte em 100hz e -6dB no Eq? Sinceramente? Quanto desperdício. Está fazendo tudo errado.

Esqueça esses artifícios de SLA e Loudness, baixe o ganho, ajuste os volumes das vias, devolva os 6dB no Eq e corte esse mid em 50hz-12dB.

Antes de fazer os cortes LP do mid e HP do tw, procure saber a Fs do tw. Se ñ descobrir, tente descobrir o corte original do kit dele.

Realmente, esse Mid toca melhor do que eu pensava, cortando em 50hz hpf com uma leve diminuida apenas nos 50hz do equalizador, da uma batida muito boa sem distorcer em volumes mais altos, achava q só do subwoofer fosse o bastante mas a batida desses mids em 50hz é bem gostosa de ouvir também. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for usar o crossover do player deixe o do amplificador em full.

Evite usar 2 crossover em uma mesma faixa de frequência.

sim hpf agora só no modulo e controlando excessos de excursão pelo equalizador, esses mids batem muito nem imaginava como eram bons em 50hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...