Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Dudu Lima

E quando os parâmetros do falante não dão um norte?

Recommended Posts

Estou querendo dar uma variada no meu set e voltar e botar em prática um set que eu havia começa há muitos anos atrás, mas que ficou por pouco tempo em outro carro que eu tinha. Que era um set SQ de entrada.

 

O subwoofer em questão é o Keybass Black Panther KSW 8-115 de 200Wrms. E os kits para acompanhar o subwoofer é um par de N.A.R CW50.01, mas que um está danificado no cone e na borda e o outro está com a borda se descolando da carcaça e pra minha infelicidade, a bobina está raspando. Puxa esses midbass tocam demais! Mas se acidentaram na casa da minha sogra, porque alguém os tirou de lugar e guardou de qualquer jeito em outro lugar, que os big foots acabaram caindo por cima deles!  :unsure:  :(

 

Quanto ao subwoofer, ele está tendo divergências em informações quanto à Frequência de Ressonância. Quando eu comprei esse sub no manual vinha escrito Fs de 29Hz. Já nesse novo manual que eu baixei do site da Keybass, a Fs informada é de 37Hz.  <_<

 

Vamos lá:

 

Fs: (29Hz) manual antigo / (37Hz) manual baixado da internet;

Re: 3,6ohms

Qms: 4.20

Qes: 0.68

Qts: 0.59

Vas: 24L

Cms: 0,345mm/N

Rms: 2,69kg/s

No: 0.0017%

Sd: 220cm²

Xmax: 6mm

Le @1KHz: 1,25mH

Volume ocupado: 1,5 litros

 

A questão é que estou querendo projetar uma caixinha selada minúscula, tirar a caixa gigante com os Upgrades e guardá-los e deixar essa com o sub de 8" na mala para testar com o SD1200.1D. Já que a minha esposa tá querendo trocar de carro até o meio do ano e eu não vou perder tempo instalando esse sub de 8" no carro dela para depois ter que tirar tudo.

 

O lance é que nas simulações, mesmo simulando um volume de caixa bem pequeno: 9 a 10 litros no máximo e aplicando +/-400Wrms que é a potência que o SD1200.1D 1ohm fornece em 4ohms, na linha do Cone Excursion do WinISDPro mostra o Xmax chegando em 15mm O.O, simulando aplicando 200Wrms aí fica a mesma coisa!

 

Tem algo de errado nos parâmetros desse subwoofer?

 

A caixa selada recomendada pelo antigo manual é de 18 litros e 20 litros na dutada. 

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muda apenas a Fs, o resto é tudo igual? Para um falante de 8" eu confiaria mais nos 37hz mesmo, heim!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muda apenas a Fs, o resto é tudo igual? Para um falante de 8" eu confiaria mais nos 37hz mesmo, heim!

 

Eu não me lembro se o resto dos parâmetros são iguais ao do manual antigo. Vou editar lá no WinISD pra ver se muda algo nas simulações.

 

Edit: Sem chances! Continua a mesma coisa.

 

Que parâmetros cabulosos.

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No programa, alguns parametros ele vai calculando
tenta coloca os outro e vê se sai algum fs

Mas fs de 29 para um sub de 8", sei não seria bom demais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para essa potência, tenta 5,5 litros totais. Para 200w, tenta 9 litros.

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No programa, alguns parametros ele vai calculando

tenta coloca os outro e vê se sai algum fs

 

Mas fs de 29 para um sub de 8", sei não seria bom demais

 

Esse subwoofer era muito bem comentado aqui nas antigas por causa dessa Fs baixa para um sub de 8". Até mesmo o Ernany se eu não me engano havia testado esse subwoofer.

 

Na prática, esse subzinho toca muito macio e desce até legal dentro do limite dele e tem ataque! Na época como eu usava uma caixa relativamente grande, se exagerasse no volume do som ele batia bobina. É um sub para ser usado com muita moderação.

 

Um user antigo daqui que é o Crawling Chaos usava dois em selada no tampão de um Classic e tocava bem em volume reduzido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse subwoofer era muito bem comentado aqui nas antigas por causa dessa Fs baixa para um sub de 8". Até mesmo o Ernany se eu não me engano havia testado esse subwoofer.

 

Na prática, esse subzinho toca muito macio e desce até legal dentro do limite dele e tem ataque! Na época como eu usava uma caixa relativamente grande, se exagerasse no volume do som ele batia bobina. É um sub para ser usado com muita moderação.

 

Um user antigo daqui que é o Crawling Chaos usava dois em selada no tampão de um Classic e tocava bem em volume reduzido.

Foram bem famosos mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra bater, a Fs tem a ser 41Hz

 

Não adianta. Na simulação mostra que já ultrapassou o Xlim!

 

Vou por em prática sem simulações isso. Eu sei que em caixa dutada e selada acima da do manual ele bate bobina que eu já testei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O q estou dizendo é que para os parâmetros fecharem, sem erro, Fs tem q ser 41Hz

Esse sub aí precisa de HPF pra não chegar no Xlim, além de sintonia alta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O q estou dizendo é que para os parâmetros fecharem, sem erro, Fs tem q ser 41Hz

Esse sub aí precisa de HPF pra não chegar no Xlim, além de sintonia alta

 

Eu entendi. Mudei lá nos parâmetros dele a Fs para 41Hz no WinISD e não adianta. Nas Simulações o Xmax nunca abaixa.  :banghead

 

Ah não vou quebrar cabeça com isso não! Quando me aparecer uns pedaços de madeiras vou cortá-las pra fazer a caixinha e testar.

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá aplicado HPF na simulação?

Sim. HPF em 40, 50 ou em 60Hz, não adianta.

 

XeXHpQ8.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já ve fala desses subs no forum mesmo,M

as nunca vê pessoalmente ou ouvi tocando, mas pelo menos parece um sub que deve render bem
Com sensibilidade alta, para chegar no xlim fácil assim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já ve fala desses subs no forum mesmo,M

as nunca vê pessoalmente ou ouvi tocando, mas pelo menos parece um sub que deve render bem

Com sensibilidade alta, para chegar no xlim fácil assim

 

Ele toca plano e macio, só não pode exagerar na potência! Acho que vou deixar essa ideia de fazer o teste de lado! ¬¬

 

Quando as minhas condições financeiras melhorarem, vou trocar a minha caixa dutada por uma selada para tocar os Upgrades, vai ser mais viável do que ter que trocar os subwoofers. Enjoei de SPL ahahhah e agora que eu voltei a usar os meus velhos midbass de 5" da N.A.R nos big foots  com tweeters 1TW1, não tem nada melhor do que isso! Desliguei até os 6x9" ahahah que tavam tocando mais como midranges por causa da caixa acústica minúsculas em que esses 6x9" estão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ouvi um já, não gostei nada

E com o EBP q ele tem eu não usaria em dutada

 

Não gostou do timbre dele?

 

Faz muito tempo que eu não ouço mais esse subwoofer. Na época, que foi em 2011, eu tinha feito uma caixa selada em fibra de vidro. A caixa era pra ter saído com uns 10 litros, saiu com quase 20 litros e estava ligado num SD250.2D. Usei essa configuração por poucos meses até comprar um Mohawk de 12" com o Guto de Almeida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em breve estarei realizando a construção da caixa selada para esse subwoofer. Lá na chácara da minha sogra achei uma pequena base feita de compensado que tem cerca de 30cm de comprimento por 30cm de largura e 20cm de profundidade.

 

É um caixotinho com fundo, na parte aberta vou fazer com fibra de vidro. A base vai ser com espetinhos de churrasco, que deve ter uns 25cm de comprimento esses espetinhos. Que vão ser colados com cola quente em cada extremidade do quadrado e cobrir com um tecido maleável. Só estará faltando mandar fazer um aro de madeira e colar nessa estrutura. Eu acho que tenho um pacote de fibra de vidro de 300g guardada no carro. Eu acho que isso vai dar para cobrir tudo e deixar bem rígido.

 

Aí falta só uma lata de resina e massa plástica para dar o acabamento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Demorou mais saiu a caixinha selada. Tive que mandar fazer mesmo, paguei R$ 110,00 (muito caro), mas já estava agoniado para me livrar do trambolhão com os dois Upgrades de 12" na mala do carro.

 

KLeGp3w.jpg

 

Eu perdir muita área de cone e pressão sonora ahahaha. Até eu me acostumar vai levar um tempinho, mas deu outro tchan no som, agora eu consigo ouvir com mais detalhes os kits duas vias (N.A.R CW50.01 + 1TW1) tocando, apesar que o amplificador e os cabos RCA não ajudam muito na qualidade sonora. O player também não é lá essas coisas mas toca com certa qualidade, fazendo uns ajustes mais finos fica tranquilo. Só falta arrumar a bagunça dos cabos e fios.

 

Sinto o carro até mais leve para dirigir. A caixa está com cerca de 12 litros. Eu não tirei as medidas ainda. Mas eu pedi que fosse feita para 12 litros.

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deu uma esvaziada no porta mala boa em
Vou reduzir o meu ainda, mas fazer uma caixa com 1 de 12 ocupando todo o fundo

 

E aquela coleção de cabo de 21mm ali do lado, isso era para alimentar bateria? ou tudo aquilo pros modulo mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deu uma esvaziada no porta mala boa em

Vou reduzir o meu ainda, mas fazer uma caixa com 1 de 12 ocupando todo o fundo

 

E aquela coleção de cabo de 21mm ali do lado, isso era para alimentar bateria? ou tudo aquilo pros modulo mesmo

 

Nossa a mala do meu carro nem parece que é de um Corsa Wagon, sobrou muito espaço! Aquela coleção toda é de cabo de 16mm, é o positivo e o negativo para alimentar o SD1200Evo, e puxando do cabo positivo de 16mm, tem um cabo de 10mm para alimentar o Booster BA404.4.

 

A resolução da foto ficou péssima! Acho que meu celular tá querendo bater as botas. A caixa ficou bem bonitinha e bem acabada, mas estou desconfiando que ela esteja vazando ar ainda, pouco mas deve tá vazando ar por alguma brecha que não foi vedada. Depois vou comprar uma lata de massa plástica e fazer uma vedação mais caprichada. O rapaz que fez a caixa vedou as junções das paredes da caixa com pó de mdf e cola branca. Ele não vedou o acabamento onde o subwoofer está aparafusado.

 

Mas tá legal, esse Keybass de 8" toca bem macio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...