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[FullPower] Honda Civic Si com motor turbo forjado despeja 600 cv nas

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Texto e Fotos: Leonardo Silva

O Civic Si é um dos sedãs mais cobiçados pelos fanáticos por Honda. Há 6 anos, o mineiro Rodrigo Dutra comprou esse exemplar com apenas 9 mil km rodados e completamente original – tanto em relação a detalhes quanto ao motor de 192cv. Não demorou muito e o Si começou a mudar de estilo. O escapamento original foi pro espaço e deu lugar a um direto de 3” saindo do meio do carro, sem nenhum abafador. “Sempre gostei de ronco alto e com esse não seria diferente”, conta Rodrigo.30O cara não se contentou apenas com um escape direto e também partiu para o STAGE 4 da preparadora 9K Race com saudosos 240cv proporcionados pelo kit: Hondata, escapamento aberto, coletor de escape e um Intake para que pudesse respirar o ar das montanhas mineiras com maior facilidade. Nessa mesma época surgiu o Civic Black Bull (preparado pela Rev It Up) que serviu de inspiração para o projeto. Como bom gearhead que é, Rodrigo não ficou satisfeito com 240cv e começou uma sedenta pesquisa pela melhor relação custo x benefício e descobriu que um kit de óxido nitroso seria a solução dos seus problemas. Pouco tempo após a pesquisa foi instalado um kit da NOS e o combustível adotado para alimentar a fera foi o álcool. A potência saltou para 320cv.BX-Sparco_610x20011

Para colocar à prova o funcionamento do sistema foram feitos vários comparativos com alguns carros em Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Nos testes, o carro se mostrou muito forte e confiável, o que lhe rendeu o apelido de “Papa Turbo”. Com esse set de 320 cv foram mais de três anos rodando por ruas e Track-Days de Belo Horizonte até quando Rodrigo derreteu uma válvula do cabeçote do Si. Para receber os devidos cuidados, o Papa Turbo foi levado à oficina 9KRace para realizar o reparo e também trocar algumas ideias com os preparadores sobre o futuro do Civic.53

Como houve a necessidade de abrir o motor, todas as peças do cabeçote original foram substituídas por componentes em titânio, para aguentar cavalos e torque extra. Rodrigo não pensou duas vezes: “mandei forjar tudo”, conta o cara com um sorriso estampado no rosto. O próximo passo, como já é de se esperar, foi a instalação do kit turbo o que deixou o Si um monstro.59civicmotorcrazy

Para segurar tanta força foi instalado um Booster Controller da Hondata e foi possível acertar a pressão do turbo por marcha e por rotação. A configuração de pressão do carro é: 1a Marcha-400 gramas, 2a Marcha-500 gramas, 3a Marcha-650 gramas 4a,5a,6a-1Kg de pressão. Na prática são 600 cv de potência máxima, com um detalhe: todo o acerto de injeção/Hondata é feito pelo próprio dono. A essa altura o “Papa Turbo” ganhou um novo apelido, “Papa Turbo CANIBAL” !43

Mas nem tudo se resume à performance, durante o desenvolvimento que levou seis anos, o Canibal mudou esteticamente também. As rodas originais foram pintadas de preto, os emblemas de vermelho, EZlip, aerofólio Mugen, mud flaps, tow hook, central multimídia com sistema Android, alto-falantes de qualidade e tampa de válvula vermelha. 41BX ClickEscape_610x200Foram mais de 50 mil km rodados com uma configuração invejavél que deixa qualquer apaixonado por Civic de “boca aberta”, a começar pelo cabeçote em titânio, pistões e bielas forjadas, Block Guard, bomba de óleo do Honda S2000(ERL), esticadores de corrente TODA e junta Cometic para fazer o Canibal girar até 10.000 RPM sem dificuldades! Toda a parte de combustível foi refeita e conta com duas bombas de combustível de 12 bar e uma Walbro 416Lbs. Foi feito um catch-tank, além de uma linha de combustível com conexões AN, flauta de alto fluxo e bicos de 210lbs.48Turbina Borg Warner k27, intercooler para refrigerar uma usina de força de até 800cv, Wastegate FTX e pressurização de inox em 2,5”, tudo realizado pela preparadora. Para frear o monstro, novos freios com pastilhas Hawk HP+, linha com Aeroquip StopTech, fluído Motul RBF660 e molas Eibach ProKit com todas as buchas em PU e parafuso de cambagem.09“Eu uso o carro no meu diariamente, para ir ao trabalho, fazer compras, viajar… Gosto de ter um veículo completo que me atenda em tudo. O ar-condicionado funciona normalmente como se o carro fosse original e o ronco é agradável – dá para ouvir música normalmente dentro deste Si. O cara tem em mãos um canhão urbano que além de “carro de família”, é usado para Track Days, Hot Lap e Time Attack.

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