Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Recommended Posts

Tiagão, mandou muito bem nessa review. E vai me ajudar bastante porque como você sabe, possuo praticamente o mesmo stereo: HU, kit 2 vias e os SD400.4 (que ainda não instalei por falta de verba).

 

E ainda preciso brincar mais com as configs, meu EQ ta Flat e preciso ligar eles ativo.

 

Mas novamente parabéns pelo tópico, sensacional!

 

Alves, acho que você deve uma visita aqui em SP né? Acho que o Bernardo concorda comigo  [-]

 

 

Thiago, Show de bola seu tópico!

 

 

boa tiago, isso serve de base´pra quem ta começando... eu mesmo até hj não consegui deixar o meu do jeito que sonho, mas vem a questão dos equipos, casamento, veículo... mas um dia chego lá.. kkk, sempre sigo as dicas dos colegas, e de vez enquando encho o saco do alves.. kkkk

 

 

Bem legal !! 

 

Ótimas informações !!! 

 

Valeu amigos!  :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal por compratilhar sua experiência :legal:

 

O que pega é a obrigação de quem faz o acerto de identificar, o quanto um twt pode descer e o quanto um mid pode subir.

 

Acima ou abaixo dum ponto, por questões construtivas, do material, projeto do driver, não interessa exatamente o motivo,  a THD cresce, tornando audíveis componentes indesejáveis.

Normalmente harmônicas de ordem impar é que causam a fadiga.

 

Não diria que o cobertor é curto. Isso é o acerto. No carro, na sala, tudo passa por esse critério: ouvir criticamente e identificar até onde pode-se descer ou subir.

 

E o que vale para um falante ou tweeter, vale para aquele driver, não existe acerto genérico ou universal.

 

Ainda em relação a vales ou slopes assimétricos no overlap (sobreposição): como os drives muitas vezes tem particularidades ao longo da resposta (discontinuidades na resposta, nós, picos, etc...), a utilização de um corte assimétrico é mais comum do que se imagina. E muitas vezes é a única forma de casar satisfatóriamente uma resposta.

 

Tenho brincado com softwares de medição, microfone calibrado , no caso o REW e percebo a convergência do que os ouvidos apontam se manifestando nos gráficos e medições.  

 

O legal é que ferramentas assim, ajudam muito na formação/educação do ouvido, pois a subjetividade vai sendo recalibrada, tipo tem coisa que vc encanava e não tem expressão em thd e vice versa.

 

[ ]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Thiago, umas observações:

1. Inicialmente o tw estava com slope de 3ª ordem (-18dB), por isso que ficou abaixo da "regrinha" do dobro da Fs.

2. Na primeira instalação, você usou RCA Shok Reference Pro.

3. Ao mudar o RCA para os Ley Line, a resposta do tweeter mudou completamente, ganhando brilho e detalhamento, e os mid-bass ganharam ainda mais "punch".

4. O primeiro ajuste foi feito para o volume 60 (de 62).

5. É normal mudar o ajuste inicial quando se tem alto-falantes novos, que não foram amaciados.

 

Quais a linha de cabo leyline ele está utilizando?

 

 

Se não me engano o corte máximo para o sub com o player em modo rede é de 40Hz com slope em 36db/8ª. Como o player no modo padrão o menor é 50Hz a 24db/8ª.

 

Verdade verdade, verifiquei isso ontem.

 

Forte abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quais a linha de cabo leyline ele está utilizando?

 

Verdade verdade, verifiquei isso ontem.

 

Forte abraço

Giza para tw e Oldsarum para mids e sub.

Quanto a informação de corte do sub, corrigi a informação a pouco. O player em modo rede corta até 25Hz.

 

Acho que vc deve da usando em modo padrão, neste modo os cortes não descem muito mesmo.

Editado por tiago.paiva

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quais a linha de cabo leyline ele está utilizando?

 

 

Agora, Giza para tw e Old Sarum para mid e sub. Mas acho que logo ele fará mudanças. :vts 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Alves, acho que você deve uma visita aqui em SP né? Acho que o Bernardo concorda comigo  [-]

Para quem for de SP, procurem o Rodrigo KBLO! :legal: 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora, Giza para tw e Old Sarum para mid e sub. Mas acho que logo ele fará mudanças. :vts

Cenas do próximo capítulo... hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só pra reforçar, comprei 3 rca giza do derik, que puta cabos, bem que tu falou alves..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só pra reforçar, comprei 3 rca giza do derik, que puta cabos, bem que tu falou alves..

:legal:  [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos brincar de soltar mais informações amigos... Hehe

 

Já soltei mais do que devia. Em breve vocês saberão. hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ag?

 

Ag já tem faz um tempinho, inclusive com liga desenvolvida especialmente para a Ley Line. A brincadeira agora é mais baratinha. Provavelmente vá ficar próximo ao preço do Stonehenge.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ag já tem faz um tempinho, inclusive com liga desenvolvida especialmente para a Ley Line. A brincadeira agora é mais baratinha. Provavelmente vá ficar próximo ao preço do Stonehenge.

Hum... Interessante...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um kit 2 vias que aceita bi amplificação no cross seria interessante também usar os cortes de rede do player junto com os crossovers? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um kit 2 vias que aceita bi amplificação no cross seria interessante também usar os cortes de rede do player junto com os crossovers?

Algumas pessoas costumam usar o cross do kit dessa forma como medida de segurança para não queimar os falantes, principalmente os tw. Mas em algumas situações o corte sobre corte pode gerar mudança de fase e mudar um pouco o som.

 

Particularmente eu acho desnecessário, se vc ta começando agora e não sabe ainda os perigos de usar o cross ativo instala o passivo do kit e estuda mais um pouco sobre o assunto. Quando entender pelo menos o básico, como não cortar o tw em um ponto menor que o dobro do seu fs por exemplo, ai vc instala ativo e ja vai poder comparar a diferença entre as duas formas de ligação.

 

Boa sorte amigo. Forte abraço!

Editado por tiago.paiva

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no caso é um mb quart RCE 216, o crossover dele tem um filamento que se acende conforme a potencia dos agudos aumentam, meu 7880bt ainda esta nos correios, mas já pesquisando para ter ideia de como vou configurar quando for instalar, se descarto o crossover ou não. apesar de ter cross, os mids batem muito sem hpf no player por exemplo em musicas eletrônicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no caso é um mb quart RCE 216, o crossover dele tem um filamento que se acende conforme a potencia dos agudos aumentam, meu 7880bt ainda esta nos correios, mas já pesquisando para ter ideia de como vou configurar quando for instalar, se descarto o crossover ou não. apesar de ter cross, os mids batem muito sem hpf no player por exemplo em musicas eletrônicas.

Eu usei por muito tempo assim, usava um kit hertz MLK2 com McIntosh e Alpine H800.

 

Este casamento me proporcionou um soundstage limpo, natural e com boa organização de palco, entretanto, pouco dinâmico, frequências altas bem agradáveis e lineares.

 

Quando resolvi mudar para ativo, direto no H800, ganhei em dinâmica, perdi um pouco em naturalidade, contudo, o modo ativo me agradou mais devido a conveniência, consegui corrigir algumas deficiências que tinha quando usava o cross original do kit. 

 

Mas só fiz esta migração depois de ouvir muito, digo, mais de 1 ano ouvindo assim.

 

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu usei por muito tempo assim, usava um kit hertz MLK2 com McIntosh e Alpine H800.

 

Este casamento me proporcionou um soundstage limpo, natural e com boa organização de palco, entretanto, pouco dinâmico, frequências altas bem agradáveis e lineares.

 

Quando resolvi mudar para ativo, direto no H800, ganhei em dinâmica, perdi um pouco em naturalidade, contudo, o modo ativo me agradou mais devido a conveniência, consegui corrigir algumas deficiências que tinha quando usava o cross original do kit.

 

Mas só fiz esta migração depois de ouvir muito, digo, mais de 1 ano ouvindo assim.

 

 

Abs

Isso que vc fez é bom pra ter idéia de até onde o Tweeter consegue chegar em termos de volume e distorção, pra ter parâmetros de como usar ele com segurança no modo ativo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu teria um melhor resultado então usando o cross somente para os tweeters junto com rede do pioneer devido a proteção  e em rede direto do player  para mid sem passar pelo cross?

Editado por dauther

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O melhor resultado é usando somente um corte: Ou no player, ou no crossover. 

 

O ponto é que usando o crossover, o tweeter fica à prova de erros. Se você errar o corte no player tem o crossover pra "proteger", mas eu, particularmente, não gosto. Não custa nada prestar um pouquinho de atenção na hora de escolher o corte.

Editado por Bernardo Chianca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou usa passivo ou usa ativo. Ah, tem medo de queimar o tw, então, ñ use corte inferior ao original e não vá além do que vc consegue com o passivo.

E ñ pense que o ativo é sempre melhor. Ele oferece maior liberdade de ajustes, mas não garante que terá áudio.

Tenho visto muita gente querendo meter a cara num 3 vias sem nem ter experiência o suficiente pra acertar um 2 vias e muitos querendo sets ativos sem também ter qualquer experiência para isso. Então, minha dica: vá com calma e simplifique.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compra um kit pronto, instala no lugar original, liga num amp que não tem ajuste de ganho, usa um player sem ta e sem eq

Pronto, tá acertado, pq não tem mesmo o que acertar

Hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...