Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
felipalves

Melhorar o som

Recommended Posts

Galera, atualmente tenho um civic 2013 e meu som está assim:

 

Dianteira: Kit 2 vias Hertz Esk 165.6 (apenas 1 tweeter funciona)

Tampão: Kit 2 vias Bravox cs60d (apenas os AF, sem usar tweeter)

 

Ambos ligados em um módulo Power System A800d 4 Canais.

 

 

Não tenho sub pois tenho um som na mala também e meio que aproveito o grave deles, já que tocam tudo juntos e regulo apenas no fader para o som da mala não ficar mais alto que o interno. Na mala tenho:

 

2 JBL Tornado de 3000

2 Cornetas JBL D405

2 Tweeter Hinor

1 Crossover px1

1 Modulo Power System a3200d

1 Modulo Power System a600d

1 Fonte Usina 120ah

 

 

O que realmente quero é melhorar o som interno, visto que só um tweeter do kit 2 vias hertz está funcionando. Pensei em jogar eles pro tampão traseiro junto com o único tweeter funcionando e colocar um kit 2 vias melhor na frente e fazer um tratamento acústico. (quero som no tampao pois ando sempre com passageiros atras e sempre reclamam que o som está abafado...)

 

Porem não sei qual kit 2 vias vai tocar melhor que o Hertz, pois gosto de ouvir o som muito alto e sem perder a qualidade. Também não entendo nada de tratamento acústico e aqui em Fortaleza não conheço nenhuma loja que trabalhe com sons internos de qualidade ou faça esse tipo de serviço.

 

Então gostaria de dicas de kit 2 vias para dar o up e qual manta acústica escolher.

 

Quero gastar em kit 2 vias e manta ate uns 1500 reais.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, que tal um título menos generalista? Todos aqui querem melhorar o som.

 

Sobre o set, NMHO, o difícil é saber qual kit é pior q esse... ah, já sei, o Hertz DSK. Eu partiria para kits como Focal V30 ou PS165, ou ainda Morel Maximo, mas não sei se podem formar um bom casamento com seu amp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, que tal um título menos generalista? Todos aqui querem melhorar o som.

 

Sobre o set, NMHO, o difícil é saber qual kit é pior q esse... ah, já sei, o Hertz DSK. Eu partiria para kits como Focal V30 ou PS165, ou ainda Morel Maximo, mas não sei se podem formar um bom casamento com seu amp.

 

saberia me dizer se o kit 2 vias morel tempo 2 é melhor do que esses que você citou?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim. Mas precisa de uma boa porta e muito bem tratada com um amplificador parrudo para ele render o que realmente pode.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, atualmente tenho um civic 2013 e meu som está assim:

 

Dianteira: Kit 2 vias Hertz Esk 165.6 (apenas 1 tweeter funciona)

Tampão: Kit 2 vias Bravox cs60d (apenas os AF, sem usar tweeter)

 

Ambos ligados em um módulo Power System A800d 4 Canais.

 

 

Não tenho sub pois tenho um som na mala também e meio que aproveito o grave deles, já que tocam tudo juntos e regulo apenas no fader para o som da mala não ficar mais alto que o interno. Na mala tenho:

 

2 JBL Tornado de 3000

2 Cornetas JBL D405

2 Tweeter Hinor

1 Crossover px1

1 Modulo Power System a3200d

1 Modulo Power System a600d

1 Fonte Usina 120ah

 

 

O que realmente quero é melhorar o som interno, visto que só um tweeter do kit 2 vias hertz está funcionando. Pensei em jogar eles pro tampão traseiro junto com o único tweeter funcionando e colocar um kit 2 vias melhor na frente e fazer um tratamento acústico. (quero som no tampao pois ando sempre com passageiros atras e sempre reclamam que o som está abafado...)

 

Porem não sei qual kit 2 vias vai tocar melhor que o Hertz, pois gosto de ouvir o som muito alto e sem perder a qualidade. Também não entendo nada de tratamento acústico e aqui em Fortaleza não conheço nenhuma loja que trabalhe com sons internos de qualidade ou faça esse tipo de serviço.

 

Então gostaria de dicas de kit 2 vias para dar o up e qual manta acústica escolher.

 

Quero gastar em kit 2 vias e manta ate uns 1500 reais.

Se vc colocar um bom kit 2 vias e tratar a porta não vai precisar de nada no tampão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem vai atrás deve achar o som abafado, pq ouvi o som vindo de trás

 

E pelo estilo de som que tem, precisa de um kit com bom spl, e o Esk tem isso pelomenos
Pensou sobre só comprar um par de tweeter novo?  em vez de um novo kit, pq esses mid são bons se tratar a porta ainda vai melhora eles

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E pensar sobre a possibilidade de bi-amp, alimentar os tweeter em um outro módulo
Que ai pode mandar mais potência para o mid e regular o tweeter separado, evitando que ele venha estragar dinovo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem vai atrás deve achar o som abafado, pq ouvi o som vindo de trás

 

E pelo estilo de som que tem, precisa de um kit com bom spl, e o Esk tem isso pelomenos

Pensou sobre só comprar um par de tweeter novo? em vez de um novo kit, pq esses mid são bons se tratar a porta ainda vai melhora eles

Não achei o Tweeter desse kit pra vender. Indica algum outro par?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim. Mas precisa de uma boa porta e muito bem tratada com um amplificador parrudo para ele render o que realmente pode.

Indica que amplificador pro morel tempo?

 

E que manta para tratamento das portas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como Alvez disse ai, povo num curti muito o tweeter do hertz não kkkk
Eu sei la, os que ouvi achei ruim não, maaas acostumado com povo ouvindo triaxial e st nas portas

 

Mas pensaria em colocar o tweeter do nar cs3 ou um da ground zero (no site brs tem os ground zero e falam bem)
Mas não testei eles, para te falar qual é melhor, e qual encaixa melhor no que procura, mas ficaria entre esses se fosse para mim

 

Em relação amplificador

 

Esse módulo faz 4x200w a 2ohms, certo?

Como ele está ligado?

Imagino que deve estar mandando uns 100w para cada lado do kit, se tiver cada lado em 1 canal

 

Oq eu pensaria em fazer no seu caso, é uma coisa que ta sendo a mudança bem indicada no momento colocar 2 sd400.4evo

 

Que ficaria 1 sd para cada lado do som interno, ficando 1 bridge= mid hertz mandando 200rms, 1 canal tweeter e 1 canal mid traseiro,
Fazendo assim para cada lado, ficaria um som bem interessante

 

Ou tentar manter seu módulo para os mid e adiciona uma sd400.4evo para alimentar os tweeter, independente

 

Se tiver usando um player com 3 vias para fazer os cortes fica melhor ainda, senão fazer pelo crossover

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como Alvez disse ai, povo num curti muito o tweeter do hertz não kkkk

Eu sei la, os que ouvi achei ruim não, maaas acostumado com povo ouvindo triaxial e st nas portas

 

Mas pensaria em colocar o tweeter do nar cs3 ou um da ground zero (no site brs tem os ground zero e falam bem)

Mas não testei eles, para te falar qual é melhor, e qual encaixa melhor no que procura, mas ficaria entre esses se fosse para mim

 

Em relação amplificador

 

Esse módulo faz 4x200w a 2ohms, certo?

Como ele está ligado?

Imagino que deve estar mandando uns 100w para cada lado do kit, se tiver cada lado em 1 canal

 

Oq eu pensaria em fazer no seu caso, é uma coisa que ta sendo a mudança bem indicada no momento colocar 2 sd400.4evo

 

Que ficaria 1 sd para cada lado do som interno, ficando 1 bridge= mid hertz mandando 200rms, 1 canal tweeter e 1 canal mid traseiro,

Fazendo assim para cada lado, ficaria um som bem interessante

 

Ou tentar manter seu módulo para os mid e adiciona uma sd400.4evo para alimentar os tweeter, independente

 

Se tiver usando um player com 3 vias para fazer os cortes fica melhor ainda, senão fazer pelo crossover

 

fiquei pensando aqui em algumas opcoes:

 

1- manter o midbass hertz e comprar esse tweeter groud zero

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-835613279-ground-zero-gzut-25sqx-_JM

 

2 - comprar o kit 2 vias morel tempo 2 e colocar na dianteira (e jogar os midbass hertz pro tampao traseiro)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-722336600-kit-2-vias-morel-tempo-2-way-6-6-pols-240w-rms-_JM

 

3 - comprar o kit 2 vias groud zero gzrc 16xii (e jogar os midbass hertz pro tampao traseiro)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-754351114-kit-2-vias-componente-ground-zero-gzrc-16xii-_JM

 

e tratar as portas com manta technoise em todos os casos... em relação ao módulo não entendo nada. Gosto do meu pq ele tem crossover em cada canal e aí consigo regular melhor tanto o som da dianteira quanto o som do tampão, pois se eu fizer os cortes direto no cd afeta o meu som do porta malas

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fiquei pensando aqui em algumas opcoes:

 

1- manter o midbass hertz e comprar esse tweeter groud zero

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-835613279-ground-zero-gzut-25sqx-_JM

 

2 - comprar o kit 2 vias morel tempo 2 e colocar na dianteira (e jogar os midbass hertz pro tampao traseiro)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-722336600-kit-2-vias-morel-tempo-2-way-6-6-pols-240w-rms-_JM

 

3 - comprar o kit 2 vias groud zero gzrc 16xii (e jogar os midbass hertz pro tampao traseiro)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-754351114-kit-2-vias-componente-ground-zero-gzrc-16xii-_JM

 

e tratar as portas com manta technoise em todos os casos... em relação ao módulo não entendo nada. Gosto do meu pq ele tem crossover em cada canal e aí consigo regular melhor tanto o som da dianteira quanto o som do tampão, pois se eu fizer os cortes direto no cd afeta o meu som do porta malas

Ja tive o kit Uranium da GZ e nao achei nada demais. O mid eh forte mas o tweeter (esse mesmo da foto) achei bem ruim. Sem definicao nenhuma, alguns agudos pareciam mais um chiado do que um instrumento. Achei esse kit do nivel do Esk.

 

Procura um tweeter morel ou do focal v30 (meu kit atual) e usa com seu mid hertz. Esse mid toca bem e aguenta bastante potencia, me surpreendeu.

Morel dizem ter um tw mais suave. O Focal dizem ser mais agressivo. Como eu uso bi-amplificado é bem tranquilo controlar a potencia dele. O tw Focal é lindo demais de ouvir, cristalino e nada cansativo. Esse tw da GZ nem se compara a ele.

 

Minha opiniao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Focal ativo fica show e muito fácil de controlar.

TW gritao é falta de competência na integração do set.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TW gritao é falta de competência na integração do set.

 

em 95% dos casos, sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O mid eh forte mas o tweeter (esse mesmo da foto) achei bem ruim. Sem definicao nenhuma, alguns agudos pareciam mais um chiado do que um instrumento. Achei esse kit do nivel do Esk.

 

Minha opiniao.

Como são as coisas...

 

Na minha opinião esse twt é muuuito bom.

Sobe firme, aceita muito bem corte na fx dos 2khz, muito bom de foco, recorte, tem a imagem recuada, abre espaço no palco. Presente, dinâmico.

Já considero ele talvez um dos, senão o melhor twt em cxb e q vc pode comprar aqui. Melhores só importando.

 

Mas ele tem um pouquinho desse chiado q o colega comenta. Nada excessivo, nem q cause fadiga nmho.

 

Agora, o q pega - como em TODO kit automotivo stock - são os capacitores de filme de poliester do crossover, q dilapida o twt.

 

O cross em si é bem concebido, mas a industria insiste, insiste, insiste...

Mkt, mkt, mkt

 

Não adianta, o povo é exigente. Um cross personalizado, com bons caps é, sem exagero, como comparar um rca top x rca comum.

 

Pena q esse tipo de customização ainda é pouco difundida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opiniões totalmente contrárias em relação ao tw GZ. Kkkkkkkkk

 

Pelo que andei lendo o tw é muito bom sim, mas gosto é gosto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja tive o kit Uranium da GZ e nao achei nada demais. O mid eh forte mas o tweeter (esse mesmo da foto) achei bem ruim. Sem definicao nenhuma, alguns agudos pareciam mais um chiado do que um instrumento. Achei esse kit do nivel do Esk.

 

Procura um tweeter morel ou do focal v30 (meu kit atual) e usa com seu mid hertz. Esse mid toca bem e aguenta bastante potencia, me surpreendeu.

Morel dizem ter um tw mais suave. O Focal dizem ser mais agressivo. Como eu uso bi-amplificado é bem tranquilo controlar a potencia dele. O tw Focal é lindo demais de ouvir, cristalino e nada cansativo. Esse tw da GZ nem se compara a ele.

 

Minha opiniao.

Qual foi o set que vc testou o tw GZ? Player, Amp, Rca, Cabo speaker, cross...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como são as coisas...

 

Na minha opinião esse twt é muuuito bom.

Sobe firme, aceita muito bem corte na fx dos 2khz, muito bom de foco, recorte, tem a imagem recuada, abre espaço no palco. Presente, dinâmico.

Já considero ele talvez um dos, senão o melhor twt em cxb e q vc pode comprar aqui. Melhores só importando.

 

Mas ele tem um pouquinho desse chiado q o colega comenta. Nada excessivo, nem q cause fadiga nmho.

 

Agora, o q pega - como em TODO kit automotivo stock - são os capacitores de filme de poliester do crossover, q dilapida o twt.

 

O cross em si é bem concebido, mas a industria insiste, insiste, insiste...

Mkt, mkt, mkt

 

Não adianta, o povo é exigente. Um cross personalizado, com bons caps é, sem exagero, como comparar um rca top x rca comum.

 

Pena q esse tipo de customização ainda é pouco difundida.

Qual foi o set que vc testou o tw GZ? Player, Amp, Rca, Cabo speaker, cross...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opiniões totalmente contrárias em relação ao tw GZ. Kkkkkkkkk

 

Pelo que andei lendo o tw é muito bom sim, mas gosto é gosto.

Acho que quando responderem as perguntas acima poderemos entender melhor a diferença de percepção que tiveram nas suas experiências auditivas com ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual foi o set que vc testou o tw GZ? Player, Amp, Rca, Cabo speaker, cross...

O mesmo da minha assinatura foi utilizado para os 3 kits, porém somente o hertz nao foi bi-amplificado:

HU Avh 5780bt

Amp Dat ex5

Rca Connection Best BT4

Cabos speaker Knu Karma

Portas tratadas com manta asfaltica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tiago, não é um set automotivo. Testei na sala.

 

O transporte foi com notebook rodando o foobar2000, interface digital usb / spdif halide the bridge, DAC II do Luis Flugge, amplificador integrado Pioneer A300.

Os cabos uso turbilion ice no cabo speaker e o baikal no interconnect.

 

Os capacitores que tenho para teste são diversos, mas basicamente mundorf supreme, mundorf evo sgo, clarity cap MR, clarity cap ESA.

São books DIY, pra testes mesmo.

 

Pela nossa experiência, já temos bastante familiaridade com a migração sala / automóvel com driveres bem conceituados, assim adianto que a diferença do ambiente não muda a qualidade técnica do projeto de um driver. Onde tiver ele toca no mesmo nível, estando correta a instalação.

 

Quando vc testa no carro, fica sujeito a muitos fatores como posicionamento, reflexões, etc. que em sala fica contornado ou pelo menos minimizado.

O que se pode dizer do set é que, se o driver for excepcional, ele está num ambiente que permite ele se revelar.

 

Eu tinha o cross original do kit e montei um customizado, mantendo o corte por volta de 2 khz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tiago, não é um set automotivo. Testei na sala.

 

O transporte foi com notebook rodando o foobar2000, interface digital usb / spdif halide the bridge, DAC II do Luis Flugge, amplificador integrado Pioneer A300.

Os cabos uso turbilion ice no cabo speaker e o baikal no interconnect.

 

Os capacitores que tenho para teste são diversos, mas basicamente mundorf supreme, mundorf evo sgo, clarity cap MR, clarity cap ESA.

São books DIY, pra testes mesmo.

 

Pela nossa experiência, já temos bastante familiaridade com a migração sala / automóvel com driveres bem conceituados, assim adianto que a diferença do ambiente não muda a qualidade técnica do projeto de um driver. Onde tiver ele toca no mesmo nível, estando correta a instalação.

 

Quando vc testa no carro, fica sujeito a muitos fatores como posicionamento, reflexões, etc. que em sala fica contornado ou pelo menos minimizado.

O que se pode dizer do set é que, se o driver for excepcional, ele está num ambiente que permite ele se revelar.

 

Eu tinha o cross original do kit e montei um customizado, mantendo o corte por volta de 2 khz.

Eu sempre tive curiosidade nesse tw. Será que ele se compara aos encontrados na madisound, como o seas h1396 ou vifa ne25, por exemplo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Seas h1396 já tive em outra época.

Fiquei com a impressão que o gz 25sqx seja um pouco mais correto e acredito que ele se dê melhor num corte mais baixo.

O corte mínimo recomendado pro h1396 é 2.5 kHz, o gz acredito q no cross original esteja em 2 kHz.

Pelo q percebi, ambos geram uma boa sensação de espacialidade.

 

O vifa não ouvi nenhum dessa familia NE, mas pelos gráficos de thd, não acho q deva ser usado abaixo duns 3 kHz. Parece ser uma ótima opção o domo de seda, naturalmente usando um corte compatível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...