Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
guilhermeleffler

Montando kit 3 vias?

Recommended Posts

Tópico atualizado...

 

Parati 92 SQPL.

 

Pois bem, galera.

Depois de várias mudanças de projeto, segue a descrição do set atual, ainda em desenvolvimento:

Hu - Pioneer DEH-5280SD

Cabeamento RCA - stetsom linha golden, JJ cabos.

Alimentação, cabeamento industrial 25mm general cable.

Bateria 70ah Moura.

Amplificação - DAD D-700.2 (sub)

PPI PC4400 (médias altas)

Falantes - subwoofer Bravox endurance EHSW12D (famoso roxinho) caixa 62l livres @ 34hz.

Mids NAR série 3 de 6" nas portas

Coaxias NAR série 3 de 4" em pods direcionados sobre o painel.0d18b4bb0f59624eb67ca7a1e555f936.jpg4538a8947b2db3bdfde5daa727b33209.jpg58a0cf555c320b05bab878ae6a7c86c4.jpgc4eb8e79478323e266a744415920b1dd.jpg65e81cd57af522763a1e188aa23bc84a.jpg91b52b83dba75c84b556271cef4804a9.jpg22a2f1a1e4a5c7d8e28203a1463c9e7c.jpg3d0980824a23ee62f7c5e4adc63d856b.jpg37d3e159bd965998137bb8a488bda3c9.jpg958ef2bcd83087c0368a0f460f94cec8.jpg7050d7cb181ae71f0ab6637094539566.jpgedf49a4da21977150fb5c2c74c8a344f.jpg4c0e354c5cb676732c10fe11d8b780d6.jpg

Editado por guilhermeleffler

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tanto tópico bom com o mesmo intuito... faltou leitura.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao Sq,Dependendo os cortes que vc efetuar, poderá ter um ótimo resultado, pois um mid de 4 no painel é um luxo que nem todos podem ter devido o espaço.

Usaria o sd pro Tweeter e testaria o banda no mid bass, no mid range faria um teste bem acertado com o sd.

Boa sorte no projeto, e lembre-se uma boa instalação conta e muito no resultado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não consegue dar uma esticada no orçamento e pegar o série 2?

O Tweeter e o crossover é melhor e contará muito no resultado final.

Até porque acho que seu crossover não faz 4 vias.

Editado por rafavieira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao Sq,Dependendo os cortes que vc efetuar, poderá ter um ótimo resultado, pois um mid de 4 no painel é um luxo que nem todos podem ter devido o espaço.

Usaria o sd pro Tweeter e testaria o banda no mid bass, no mid range faria um teste bem acertado com o sd.

Boa sorte no projeto, e lembre-se uma boa instalação conta e muito no resultado.

Obrigado pela resposta amigo. Tenho mais facilidade em efetuar a compra do SD junto com os falantes por ter a venda no mesmo site.

Mas esbarro em algumas dúvidas:

Achei interessante esse negócio de amplificação vertical. E como tenho crossover com via de corte independente para mid Bass, mid range e TW com ajuste de ganho independente de cada via e cortes via potenciômetro, com amplo range de opções acho que seria o ideal trabalhar assim.

Quanto a sonoridade, ainda não pude ouvir o SD. Já o Bandinha me deixou muito feliz.

Pra esse set vou acabar comprando outro Banda pra poder fazer essa ligação, e em algum tempo, vendo o Stetsom e coloco um SD no set residencial pra teste.

Se me agradar mais, troco os amps do carro.

Mas quanto aos mids, esse casamento entre série 1 e série 3 da NAR fica bom?

Sinceramente imagino que nessa faixa de preço não consigo nada melhor.

Esqueci de falar do player, é um Pioneer DEH-5280SD.

Tenho parentes na Europa, estou juntando pra um DEH-80PRS ano que vem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensando aqui acho que pra vc que está começando no sq seria melhor um 2 vias Um nar série 2 com mid de 6.

Já que vc pode fazer um trabalho na porta da pra fazer um direcionamento bem legal com o mid dando um excelente resultado.

Futuramente vc pode pensar em um 4 vias.

É um sistema bem complexo, que exige equipamentos específicos para acertos, como Player com crossover ativo e alinhamento de tempo.

Um 2 vias bem ajustado fica muito bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não consegue dar uma esticada no orçamento e pegar o série 2?

O Tweeter e o crossover é melhor e contará muito no resultado final.

Até porque acho que seu crossover não faz 4 vias.

Meu crossover faz 4 vias de corte:

Sub

Mid low

Mid Highlander

High

E a quinta via Flat.

Aproveitando o comentário,alguém sabe indicar um site bom pra compra?

No que eu vi não tem o série 2.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O 80 prs da na telha.

O problema do nar série 1 é o Tweeter simples sem refinamento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu crossover faz 4 vias de corte:

Sub

Mid low

Mid Highlander

High

E a quinta via Flat.

Aproveitando o comentário,alguém sabe indicar um site bom pra compra?

No que eu vi não tem o série 2.

Na R2 áudio tem o série 2.

Tem o ML.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E tem mais um detalhe.

Se vc colocar o mid no painel o local tem que ser preparado pra receber o mid.

Formando uma caixa pra ele caso contrário os médios ficarão cornetados, e descontrolado.

Por isso o 2 vias é mais interessante.

O acerto é mais fácil e o alinhamento do sistema não Exigirá muita intervenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E tem mais um detalhe.

Se vc colocar o mid no painel o local tem que ser preparado pra receber o mid.

Formando uma caixa pra ele caso contrário os médios ficarão cornetados, e descontrolado.

Por isso o 2 vias é mais interessante.

O acerto é mais fácil e o alinhamento do sistema não Exigirá muita intervenção.

Quanto mais faço pesquisas mais indeciso fico!

Vou montar um 3 vias. Vi que tem os mids de 4" NAR série 3 no site onde pesquisei. Mas colocando eles na conta, e com o kit de 6" completos já extrapola o orçamento.

Quanto a essa "caixa" dos 4" isso é fácil de resolver. Não exatamente fácil, mas possível. Kkk

 

Venho de um trio 4 vias responsa. Quero montar um interno 4 vias pelo desafio.

Vou bater cabeça aqui até descobrir como.

Enfim. Alguma outra indicação de kit duas vias 6" ou 6,5" na faixa dos R$300??

Se eu comprar um kit desses e adicionar os mids de 4" com os cortes específicos vai ficar bom.

Olhando os parâmetros dos NAR, achei que eles tem pouco xmax. Acho bonito um mid saltitante. No meu caso, não vão precisar descer mais que 70hz.

A vantagem é que não estou acostumado com SQ, então meus ouvidos vão se surpreender com uma certa facilidade.

Mundo difícil esse hein! Rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se já decidiu que vai de 4 vias e está disposto a correr os riscos de não ficar bom, vamos lá.

Como vai usar crossover vc pode comprar os componentes avulsos.

Mid nar 6série 3: 190,00

Mid nar 4 série 3: 170,00

Tweeter selenium 1 tw1: 100,00 já ouvi bons relatos desse Tweeter, e como vai usar mid range no painel da pra cortar ele alto amenizando picos.

E torcer pro seu crossover efetuar os cortes que esses componentes precisam.

Todos no ml.

Na minha opinião é um projeto interessante, talvez um mid de 6 menos flat cumpra melhor suas expectativas. Mas aí vai ficar mais caro.

Acredito que fique muito bom, se bem acomodados e direcionados.

Vamos esperar o outras opiniões

Editado por rafavieira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tb ia falar, que dependendo compensava mais investir em um bom kit 2 vias

 

Mas como quer encarar o 3 vias, mão a obra então, e sugestão dos equipamentos da rafavieira são boas mesmo

 

Uma idéia, para facilitar o trabalho, e que como os forros não estão originais e vc, vai ter que fazer um novo talvez
Pensa em instalar o kit todo na porta direcionado, até o tweeter, pq no seu caso fica meio díficil colocar o tw na coluna

 

Estilo nessa posição, o mid de 6" mais embaixo e o de 4" mais alto e tweeter no painel ou até na porta mesmo, mas direcionando um pouco os alto falantes ainda

 

IMG_0663.jpg

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tb ia falar, que dependendo compensava mais investir em um bom kit 2 vias

 

Mas como quer encarar o 3 vias, mão a obra então, e sugestão dos equipamentos da rafavieira são boas mesmo

 

Uma idéia, para facilitar o trabalho, e que como os forros não estão originais e vc, vai ter que fazer um novo talvez

Pensa em instalar o kit todo na porta direcionado, até o tweeter, pq no seu caso fica meio díficil colocar o tw na coluna

 

Estilo nessa posição, o mid de 6" mais embaixo e o de 4" mais alto e tweeter no painel ou até na porta mesmo, mas direcionando um pouco os alto falantes ainda

 

IMG_0663.jpg

 

Então, acho que resolvi de maneira eficiente os equipamentos, tem um amigo meu vendendo um DAT prestige 3 vias por um preço que cabe no orçamento agora! Vou comprar ele!

Semana que vem devo resolver isso.

Quanto a instalação, o meu painel é o outro modelo,o chamado painel satélite, que tem espaço para os falantes de 4" por cima do corpo do painel! A ideia é subir uma "orelha" pra colocar um mid 4" é o TW direcionados, nesse local!Tem como fazer algo elaborado pelo que andei vendo hoje!

Pensei em alocar os mids nas portas, o forro de porta tem estrutura em Eucatex, são fáceis de copiar e fazer o direcionamento dos falantes em fibra!

Não vou poder manter o acabamento original do forro, mas vai ficar bom! Vou perder o porta objetos também.

Daí,vai faltar um amp responsa pra esse kit, mas isso vejo em breve!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Considerando a infinidade de respostas positivas sobre a aquisição do kit 3 vias DAT, acabei por desistir da ideia.

Consegui resolver minha situação financeira e devo comprar os falantes amanhã mesmo. Decidi por um par de falantes NAR 6,5" é um par de 4" ambos série 3. Devo comprar um ou outro na versão kit duas vias pra ter os TW.

Vou fazer a instalação dos falantes nas portas mesmo, vou montar um forro de porta novo.

Amplificação vai ficar por conta de dois Banda 2.4D a princípio, um pra cada porta.

Na outra semana devo iniciar os trabalhos e instalação. Estarei de férias na roça e terei espaço pra trabalhar sem ser incomodado.

 

Agradeço aos amigos que ajudaram de forma positiva!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Socorro.

 

3 vias se ter como acertar, é isso que estou vendo?

 

Desisto!

O rafavieira já respondeu.

Se não ficar bom penso em algo diferente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em tempo de atualizar os vários users conceituados que se interessaram pelo tópico:

Fiz os forros de porta, mas considerei inviável fazer da maneira que havia pensado, com dois falantes por porta.

Pela questão de custo inclusive, optei por montar um par de mids 6" nas portas, e colocar um par de coaxiais 4" no painel, no local original. Vou comprar ambos da série 3 NAR. Vou usar somente uma 2.4D pra tudo e fazer os cortes pelo STX104 que já tenho.

O foco do sistema não é um SQ gourmet completo com cobertura de caramelo e cereja por cima, é apenas um som agradável aos meus ouvidos que já cansaram de sofrer nos eventos de trio de minha região.

Lamento ter criado o tópico na sessão errada!

Uma boa semana a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em tempo de atualizar os vários users conceituados que se interessaram pelo tópico:

Fiz os forros de porta, mas considerei inviável fazer da maneira que havia pensado, com dois falantes por porta.

Pela questão de custo inclusive, optei por montar um par de mids 6" nas portas, e colocar um par de coaxiais 4" no painel, no local original. Vou comprar ambos da série 3 NAR. Vou usar somente uma 2.4D pra tudo e fazer os cortes pelo STX104 que já tenho.

O foco do sistema não é um SQ gourmet completo com cobertura de caramelo e cereja por cima, é apenas um som agradável aos meus ouvidos que já cansaram de sofrer nos eventos de trio de minha região.

Lamento ter criado o tópico na sessão errada!

Uma boa semana a todos!

 

Preocupa com esse povo não kkkkk

 

Essa história de oq é SQ, já até comentei em outro tópico, fora um tópico sobre isso com várias páginas

Essa turma do SQ tem que começa ficar na parte do Hi-fi

 

Mas vamo no outro tópico, mostrar como ta fazendo então

fez parecido com alguma foto daquelas? Vai coloca tw?

Tenho foto de uns modelo mais simples, em gol que ficaram até bonito depois de pronto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em tempo de atualizar os vários users conceituados que se interessaram pelo tópico:

Fiz os forros de porta, mas considerei inviável fazer da maneira que havia pensado, com dois falantes por porta.

Pela questão de custo inclusive, optei por montar um par de mids 6" nas portas, e colocar um par de coaxiais 4" no painel, no local original. Vou comprar ambos da série 3 NAR. Vou usar somente uma 2.4D pra tudo e fazer os cortes pelo STX104 que já tenho.

O foco do sistema não é um SQ gourmet completo com cobertura de caramelo e cereja por cima, é apenas um som agradável aos meus ouvidos que já cansaram de sofrer nos eventos de trio de minha região.

Lamento ter criado o tópico na sessão errada!

Uma boa semana a todos!

Amigo vc não postou na seção errada.

A proposta que vc busca se encaixa perfeitamente em um sq.

Continue com o projeto e capriche no Tweeter.

Vai nos mantendo informado e quem não quiser ajudar, que não perca tempo atrapalhando.

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo vc não postou na seção errada.

A proposta que vc busca se encaixa perfeitamente em um sq.

Continue com o projeto e capriche no Tweeter.

Vai nos mantendo informado e quem não quiser ajudar, que não perca tempo atrapalhando.

Abraço.

 

Sua sensatez é admirável, brother. Com extrema habilidade você consegue fazer uma crítica e um elogio na mesma frase sem precisar apelar.

 

É isso aí.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em tempo de atualização:

Mandei vir um kit coaxial 4" e um kit de mids 6" ambos NAR série 3.

Os 4" vão sobre o painel no local original com um devido tratamento e os 6" vão ser instalados nas portas.

Penso em usar os 6" entre 70~500hz e os 4" 500~20000!

Meu crossover faz os cortes por potenciômetro, então tenho possibilidade de um ajuste "fino" que pode ser decidido no ouvido como cada falante responde melhor.

Pra sub, vai ficar o UXP 10" na BP6 que fiz, está tocando muito bem entre 30~80hz.

Se bem que ontem fiz um rolo e peguei 2 QSP1000 15" que vão entrar numa BP6 monstruosa! Mas esse set só vai ser usado ocasionalmente (por incrível que pareça, devido a dificuldade de se mover uma caixa de aproximadamente 400l de volume). Mas como todo alemão teimoso, isso não é um bicho de 7 cabeças pra elaborar um sistema que será discutido e exposto na sessão correta do fórum, a de SPL!

Em breve mais informações...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como não havia postado aqui antes, segue um link pra meu álbum do Facebook dedicado aos meus trabalhos, com alguns projetos meus feitos pra mim ou pra algum amigo (cliente).

 

https://m.facebook.com/guilhermeleffler/albums/1257063547674164/?ref=bookmarks

 

Tenho também alguns outros álbuns de outros projetos abertos em meu perfil.

Se alguém se interessar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí cara.

Vou dar minhas opiniões.

Sobre o corte, eu particularmente acho 500 hz um corte alto, embora a maioria doa kits 3 vias tenha o ponto de crossover nessa faixa.

Eu recomendo se possível um corte na casa dos 150 hz se o alto falante permitir, pois assim as frequências fundamentais da voz humana estarão sobre o painel isso traria um possível resultado superior por evitar flutuação nessa faixa visto ser a área onde normalmente o sinal toca com mais força.

Porém vc vai usar coaxial,( acreditei que ia usar mid de 4 mais Tweeter Separado) o que permitiria colocar o mid pra trabalhar dos 150 até uns 6 k e o Tweeter de 6 k pra cima, isso porque o crossover tem slope fixo em 12 db.

Mas se usar coaxial aí seu crossover só permite corte mínimo em 400 hz na via high.

Mas vc pode testar essa configuração que vc mencionou, pode ser que fique bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí cara.

Vou dar minhas opiniões.

Sobre o corte, eu particularmente acho 500 hz um corte alto, embora a maioria doa kits 3 vias tenha o ponto de crossover nessa faixa.

Eu recomendo se possível um corte na casa dos 150 hz se o alto falante permitir, pois assim as frequências fundamentais da voz humana estarão sobre o painel isso traria um possível resultado superior por evitar flutuação nessa faixa visto ser a área onde normalmente o sinal toca com mais força.

Porém vc vai usar coaxial,( acreditei que ia usar mid de 4 mais Tweeter Separado) o que permitiria colocar o mid pra trabalhar dos 150 até uns 6 k e o Tweeter de 6 k pra cima, isso porque o crossover tem slope fixo em 12 db.

Mas se usar coaxial aí seu crossover só permite corte mínimo em 400 hz na via high.

Mas vc pode testar essa configuração que vc mencionou, pode ser que fique bom.

Não tenho os ouvidos tão refinados assim ainda, então essa diferença entre coaxial e kit 2 vias vai ser quase imperceptível pra mim, pois imagino que o coaxial trabalhe gerando um som satisfatório em seu range de abrangência, até por se tratar de uma série mais alta da marca.

Sei que não descem tanto por ser 4", então entram os mids de 6" pra atuar entre eles e o sub!

Esperar pra ver como se comporta, imagino eu que vai atender com sobra as minhas expectativas quanto a qualidade de áudio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...