Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
souza.leonardoo

Projeto 207 - Trio

Recommended Posts

Bom dia,

 

Estou fazendo uma mudança nos meu projeto.. no meu 207 já tive sd 1600.1 EVO com 2 UXP

acabei achando um pouco forte de mais e retirei deixando 1 uxp com uma sd1200.1 EVO

com a parte de stereo stetsom cl 600 ligado kit duas vias bravox e um coaxial atras.

 

Não era um primor de qualidade mas estava satisfeito.

 

Agora estou com um novo projeto de montar um Trio,

já vendi o UXP e a SD1200.

 

Minha ideia é implantar uma taramps DSP 3000 ou HD 3000 no caso a mais barata,

E AI VEM a grande duvida, um tornado 3000 ou o vulcano 3.8.

 

Lembrando não desejo por um par de woofer.

 

a caixa sobre esses falantes estou vendo para pegar uma fulltrap, mas não sei se mando fazer..

pois tenho uma bateria 115 freedom e gostaria de por o st400 e a d405 "por" cima da bateria

para perder menos espaço. Sendo o amplificador para esses dois seria o JBL Br A 400.4.

 

O projeto na minha mente já esta feito tecnicamente só não sei se vale a pena por exemplo

 

o vulcano ou o tornado? lembrando que nunca tive som trio e não vou abrir porta malas para competir,

e sim para ter um som quando necessário...

 

outra duvida é se essa caixa fulltrap realmente faz diferença..?

 

Como não vou utilizar crossover estou pensando em utilizar um capacitor de 3.0mH 25uF no Driver ( posso estar errado sobre isso )

que em uma tabela de capacitor daria cerca de 600hz a 12dB/8. A chances de queimar são grandes nesse caso? 

 

Duvidas talvez bem simples porém quem sempre teve um "sq/spl" mas é bem dificil de se imaginar principalmente

por não ter escutando os woofers e ter medo de não se acostumar.

 

 

Estilo musical sou totalmente eclético, escuto quando estou com mala fechada desde um rock e quando estou com o som para fora funk/eletronico, menos forro rs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha ideia é implantar uma taramps DSP 3000 ou HD 3000 no caso a mais barata,
E AI VEM a grande duvida, um tornado 3000 ou o vulcano 3.8.

R.: Quando o falante diz 3.8 significa que vc deve aplicar PELO MENOS 3.8kw neles! Vai faltar amp!

a caixa sobre esses falantes estou vendo para pegar uma fulltrap, mas não sei se mando fazer..
R.: Melhor simular uma caixa específica pro teu falante! A Full Trap é uma caixa genérica! Uma específica vai tocar mais!

Como não vou utilizar crossover estou pensando em utilizar um capacitor de 3.0mH 25uF no Driver ( posso estar errado sobre isso )
que em uma tabela de capacitor daria cerca de 600hz a 12dB/8. A chances de queimar são grandes nesse caso?

R.: Consulte o manual! Mas eu sendo vc, cortaria em ~1khz acima pelo menos e colocaria um médio! Detalhe que mH = micro Henry, logo é um indutor (bobina), não apenas um capacitor! 

Em tempo: Não pensa em acrescentar um médio? Vai deixar sem nada pra tocar de ~120hz até ~1khz??? O.O

Sugiro uma lida aqui:

https://autoforum.com.br/topic/180017-pra-quem-ta-comecando-no-mundo-dos-trios-automotivos/page-1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta,

 

vou ver a situação de mudar o st400 e d405 por mais simples e por um medio.. talvez seja a solução ideal?

 

o complicado de por mais potencia no mono é a questão da bateria que só tenho 60A do cofre que mal posso contar e 115A estacionaria..

se eu por uma dsp5000 acho que vai consumir muito.. e é inviável por mais uma bateria..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai usar médios? Seria bom que sim, 10 ou 8 + um drive ti ficaria mais equilibrado o som

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então se eu utilizar 

 

1 Woofer 8" JBL Selenium 8MG600
 
1 Driver JBL Selenium D220Ti Titânio
 
ficaria melhor que st400 e d405?
 
estou pegando esse de 8 por ter impedancia 4 ohms e fechar em bridge..
Editado por souza.leonardoo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta,

 

vou ver a situação de mudar o st400 e d405 por mais simples e por um medio.. talvez seja a solução ideal?

 

o complicado de por mais potencia no mono é a questão da bateria que só tenho 60A do cofre que mal posso contar e 115A estacionaria..

se eu por uma dsp5000 acho que vai consumir muito.. e é inviável por mais uma bateria..

Funciona, desde que use boa fonte!

 

E esteja ciente que só vai render 100% com fonte, ~80% com carro ligado e ~50% com carro desligado! Mas eu achava essa "condição" SUPER de boas! hahahahaha

 

Vai usar médios? Seria bom que sim, 10 ou 8 + um drive ti ficaria mais equilibrado o som

Concordo plenamente!

 

então se eu utilizar 

 

1 Woofer 8" JBL Selenium 8MG600

 

1 Driver JBL Selenium D220Ti Titânio

 

ficaria melhor que st400 e d405?

 

estou pegando esse de 8 por ter impedancia 4 ohms e fechar em bridge..

Funcionaria melhor! Se possível, um ESX 410... toca mais e não é tão caro!

 

ESX 410 + d220ti, não tem erro!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, acabou sendo uma taramps ts400.4 a dsp3000

tornado 3000 + d220ti e o 8MG600 

e tambem um Taramps CRX-4

acabei pegando um bom valor nisso tudo..

esperar chegar agora...

 

vou levar hoje para fazer a caixa sobre medida para os woofers.

 

Obrigado pela a ajuda pessoal,

se quiserem depois posso uma foto de como ficou aqui depois...

Editado por souza.leonardoo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sugiro que simule a caixa antes de fazer! Sob medida em acústica não é "que caiba bem", no carro.. tem que ser uma caixa adequada a esse falante, e que caiba no carro!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, os equipamentos estão para chegar essa semana estou verificando para fazer a caixa..

podem me confirmar se o que estou fazendo pelo WINISD esta correto?

 

caixa para o tornado

pXDcml4.jpg
e a caixa pro MID

 

4BfftCB.jpg

Editado por souza.leonardoo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, os equipamentos estão para chegar essa semana estou verificando para fazer a caixa..

podem me confirmar se o que estou fazendo pelo WINISD esta correto?

 

caixa para o tornado

pXDcml4.jpg

e a caixa pro MID

 

4BfftCB.jpg

 

Este é o volume máximo que a caixa pode ocupar no seu porta malas? Se sobrar mais espaço e você puder utilizar,aumente. Já tive tornado 2200,não é o mesmo modelo,mas serve como base de comparação. Só tocou bacana e com qualidade numa caixa com 75 litros livres e sintonia em 50hz. Faça a simulação e veja se compensa. Quanto ao mid,não pensa em utilizar cornetado? estou acompanhando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este é o volume máximo que a caixa pode ocupar no seu porta malas? Se sobrar mais espaço e você puder utilizar,aumente. Já tive tornado 2200,não é o mesmo modelo,mas serve como base de comparação. Só tocou bacana e com qualidade numa caixa com 75 litros livres e sintonia em 50hz. Faça a simulação e veja se compensa. Quanto ao mid,não pensa em utilizar cornetado? estou acompanhando.

Então Antonio até tenho espaço no porta malas ainda.. mas eu gostaria de ter um espaço livre ainda.. futuramente talvez eu va utilizar 2 tornados também.. acabei optando por uma menor mesmo.. o mid cornetado eu não havia pensado nisso mas não sei se é viável tambem pelo espaço. minha ideia é deixar o 15 no centro do porta malas e utilizar o 8 e a corneta ao lado esquerdo e atras da caixa do woofer a bateria auxiliar.. e ter o lado direito livre para ocupar com qual quer tranqueira..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Antonio até tenho espaço no porta malas ainda.. mas eu gostaria de ter um espaço livre ainda.. futuramente talvez eu va utilizar 2 tornados também.. acabei optando por uma menor mesmo.. o mid cornetado eu não havia pensado nisso mas não sei se é viável tambem pelo espaço. minha ideia é deixar o 15 no centro do porta malas e utilizar o 8 e a corneta ao lado esquerdo e atras da caixa do woofer a bateria auxiliar.. e ter o lado direito livre para ocupar com qual quer tranqueira..

Entendi. Então a caixa do woofer ficou bacana. Só teria mais atenção nessa de mg,já que está bastante picuda e isso pode irritar um pouco, tente deixar  mais flat. Geralmente esses picos são pra quem curte forró, que não é seu caso. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vc não tem energia suficiente para tocar, sugiro diminuir a pot. de teu Alto-falante...com esta energia de 60A + 115, dá só pra 1500w total!

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi. Então a caixa do woofer ficou bacana. Só teria mais atenção nessa de mg,já que está bastante picuda e isso pode irritar um pouco, tente deixar  mais flat. Geralmente esses picos são pra quem curte forró, que não é seu caso. 

então, pelo o software eu mudando a frequência para mais é indiferente.. não muda nada tamanho de duto ou litragem.. é estranho..

se eu por selada ela fica linear na faixa das frequencias, mas não sei se a propagação vai ficar bom..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a FS do mid? Esse pico vai ser MUITO enjoativo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz a caixa sintonizada aí!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Enjoativa fica é com esse pico dessa simulação!

 

O ideal é que seja o mais FLAT possível! Se vc sintoniza na FS, o pico vai estar abaixo da frequência de corte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...