Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Danilodb

Calculando sintonia......

Recommended Posts

  Pessoal estou com uma dúvida para calcular a sintonia da minha próxima caixa, o correto é litragem líquida ou bruta? sei que a diferença é pouca só que quero fazer tudo corretamente, aguardo e agradeço a quem puder dar usa opinião. Obs estou usando o JBL Tools.

 

 

  Tentando aprender..........

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Litragem liquida

 

Certo, desconta volume sub, duto e oq mais tiver

 

Mas da pra ter uma boa ideia com o volume bruto como já percebeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Litragem liquida

 

Certo, desconta volume sub, duto e oq mais tiver

 

Mas da pra ter uma boa ideia com o volume bruto como já percebeu

 

  E para saber qual a litragem que um sub de 12" ocupa? Um duto de 4" por 40cm de comprimento quanto tem em litros?

 

  Preciso saber pois assim irei fazer o calculo da sintonia da caixa que está os JBLs e saber como está sintonizada.

Editado por Danilodb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dependendo da sintonia e o tipo do duto pode descontar muito. Primeiro eu calculo o valor do duto, somo com o volume do alto falante e quebra cantos de houver, depois quando vou calcular o volume da caixa coloco tudo como volume do falante pra facilitar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

    Eu tava calculando a caixa dos JBLs e descontando 8 litros pelos dutos e subs "só para ter como base" e a sintonia bateu em 42hz muito alta se realmente for isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  No manual do JBL está como 49.55L duto de 4" por 25,4cm de comprimento e sintonizada em 34hz, só que a conta não bate porque será? Outra informação é: Vbox = 1,75 ft3 (49.55 liters) alguém entende isso?

Editado por Danilodb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nos manuais costuma ter volume bruto mesmo

E até sugestão de medida de caixa

 

Volume do duto e só calcula area do círculo vc comprimento (pi*r^2*L)

Do sub, alguns manuais falam se não usa uma media, de uns 5 litros

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o correto é litragem líquida ou bruta?

 

O correto é VOLUME líquido, desconta qualquer coisa de dentro da caixa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nos manuais costuma ter volume bruto mesmo

E até sugestão de medida de caixa

 

Volume do duto e só calcula area do círculo vc comprimento (pi*r^2*L)

Do sub, alguns manuais falam se não usa uma media, de uns 5 litros

 

  Eu fui na prática mesmo e medi, para 30cm de duto de 4" deu 2,4 litros, acredito que pode considerar 2,5L que não dará diferença. Eu acredito que 5 litros para um sub de 12" é muito, até uns 2 litros tudo bem "para um sub de 350W já que o imã não é tão grande.

Editado por Danilodb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Então pegando toda as informações a caixa dos JBLs tendo 99.3L bruto descontando os dutos e +ou- o volume dos subs a sintonia ficou lá nas alturas em 42hz, se eu estiver errado me corrijam, e por este motivo meus cálculos mudaram consideravelmente. Obs descontei 9 litros no total.

Editado por Danilodb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O volume que o sub ocupa, não depende da potencia, e sim tamanho do cone e ima
Existem sub forte com conjunto magnetico pequeno e sub mais fracos com conjunto magnetico grande

 

Um sub de 12 (30,5cm de diâmetro) se calcula só volume do cone, considerando uma profundidade de 10cm por exemplo

da algo em torno de 2,5 litros, mas o ocupado pelo ima, e no volume, na verdade não considera o ocupado pelo cone e sim o pela estrutura do sub
O que faz esse valor de 2,5 litros ser maior ainda, e o duto é calculo de volume de cilindro algo bem simples de ser calculado

 

um manual com volume de um sub por exemplo: http://i-jbl.a8e.net.br/static/pdf/28026005manutec.pdf

 

O 5 litros é um geral para considera sub mais duto, se não for calcula o volume exato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A=π x r²

A x comprimento do duto=volume ocupado pelo mesmo.

Sobre o falante, de 12" acredito que entre 3,5 e 4L de volume.

Lembrando que quanto maior fizer o duto pra dentro da caixa, mais volume ele irá ocupar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Agradeço muito a ajuda de todos pois estou querendo aprender e compartilhar minhas experiências que tenho junto a vcs, Vou descontar então 3 litros "sub" para ficar no meio termo e não precisa ser tão exato para saber como vai ficar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então sendo assim a minha caixa que tem 114,48 litros / 2 = 57,24 litros está com 50 litros livres. Subs + dutos de 4" x 33cm. Resumo da ópera, a minha caixa está com o volume do manual.  <_<

 

É por isso que tem certas músicas que os subs morrem nos subgraves  :P.

 

Eu sentindo 40Hz pensando que estava sentindo os 30Hz  :vts  [^]  :banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então sendo assim a minha caixa que tem 114,48 litros / 2 = 57,24 litros está com 50 litros livres. Subs + dutos de 4" x 33cm. Resumo da ópera, a minha caixa está com o volume do manual.  <_<

 

É por isso que tem certas músicas que os subs morrem nos subgraves  :P.

 

Eu sentindo 40Hz pensando que estava sentindo os 30Hz  :vts  [^]  :banghead

 

Mas acho que naquele manual do upgrade, ta volume bruto

Até pq não fala o volume real do sub para ser considerado

No da bravox por exemplo, como tem medidas sugeridas o volume é o bruto e não o livre

Acho que maioria dos manuais usam volume bruto, para facilitar para quem vai construir a caixa

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas acho que naquele manual do upgrade, ta volume bruto

Até pq não fala o volume real do sub para ser considerado

No da bravox por exemplo, como tem medidas sugeridas o volume é o bruto e não o livre

Acho que maioria dos manuais usam volume bruto, para facilitar para quem vai construir a caixa

 

  Apesar de não entender nada de inglês no manual do JBL está assim: " includes driver/port displacements " isso significa que é litragem somando o sub e o duto, portanto 49.55L total ou não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procurei no site da jbl brasil, última vez

 

Tem o manual em português, mas achei que não fala muita coisa, sobre essa litragem
No site US vou olhar depois, mas deve ser incluido o sub mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procurei no site da jbl brasil, última vez

 

Tem o manual em português, mas achei que não fala muita coisa, sobre essa litragem

No site US vou olhar depois, mas deve ser incluido o sub mesmo

 

  Acredito que seja litragem bruta mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um detalhe básico mas que é sempre bom lembrar é que a medida pra calcular a litragem é a interna da caixa, sendo assim tem que descontar a espessura da madeira na hora do cálculo. E fazer o cálculo considerando madeira 15mm e construir com 20mm pode alterar consideravelmente o volume.

 

 

  Apesar de não entender nada de inglês no manual do JBL está assim: " includes driver/port displacements " isso significa que é litragem somando o sub e o duto, portanto 49.55L total ou não.

 

Se está escrito isso, com certeza já está incluso na litragem da total. 

 

Pelo que eu observei, os manuais da linha automotiva indicam sempre a litragem bruta, incluindo falante e dutos. Na linha profissional indica a litragem liquida, e costuma informar o volume ocupado pelo falante no manual. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um detalhe básico mas que é sempre bom lembrar é que a medida pra calcular a litragem é a interna da caixa, sendo assim tem que descontar a espessura da madeira na hora do cálculo. E fazer o cálculo considerando madeira 15mm e construir com 20mm pode alterar consideravelmente o volume.

 

 

 

Se está escrito isso, com certeza já está incluso na litragem da total. 

 

Pelo que eu observei, os manuais da linha automotiva indicam sempre a litragem bruta, incluindo falante e dutos. Na linha profissional indica a litragem liquida, e costuma informar o volume ocupado pelo falante no manual. 

 

   E esse negócio de bruto x líquido no final a sintonia muda completamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...