Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Neto_MG

[AJUDA] Upgrade no Som da Saveiro CE

Recommended Posts

Bom dia caros colegas.

 

Há 3 anos e meio saí pela net, com a ajuda de um "amigo", comprando um set que eu achava que ia dar um som legal no meu carro (saveiro cabine extendida).

 

O que tenho atualmente é:

 

Pioneer DEH-X1680UB

Kit 2 vias bomber hi-quality (ligado em bridge no amp)

Apm Blaupunkt ema455

Amp Taramps TL1200 (para o sub)

Sub bomber slim 10" (caixa selada)

 

Sempre passei raiva com esse kit desde o dia em que montei.

Primeiro pelas gambiarras que o instalador fez, fora um ruído do motor nos tweeters que incomodam bastante. Como o carro só fica comigo nos finais de semana, pois deixo com a minha esposa, sempre esqueço de consertar isso.

Segundo, pois o sub bate seco demais e parece que os TW são "baixos".

 

Agora, além dos ruídos o som começou a ligar sozinho. Então resolvi que vou refazer a instalação toda, troca de cabos, o equipamento que for necessário e tratar as portas.

 

Caso fosse trocar tudo eu colocaria na seguinte ordem de gasto:

 

Sub (Quanto ao sub eu tenho dúvidas, 10" ou 8" caixa selada ou dutada)

2 vias Nar Audio CS3 6pol ou equivalente (Nar por causa da garantia caso seja necessário. Li que o 6,5 é melhor mas tenho medo de não caber sem fazer adaptações na porta)

Amplificadores

Pioneer Mvh-588bt

Também estou pensando trocar a bateria do carro por uma de 60 amp, pois quando o som toca alto a luz da uma leve enfraquecida.

 

Planejo gastar até uns 2000,00 com equipamento sem mão de obra e cabos.

 

Sou quase eclético, não curto funk/samba/pagode/axé e ouço muito metal, rock, pop, black, eletrônica, trance, sertanejo raiz e algumas clássicas (quando a esposa deixa).

Gosto de um som cheio, com um grave presente mas não absurdo e que eu ouça a voz e os instrumentos da música.

Quero um som mais pra ficar dentro do carro mesmo.

 

A dúvida é, eu aproveito alguma coisa do meu kit?

 

Obs: planejo utilizar somente a metade da parte da cabine extendida para o sub, preciso de um espaço para por malas, tipo esse set aqui (https://autoforum.com.br/topic/155037-vw-saveiro-morel-elate-ultimo-focal-475-1800/?hl=%2Bsaveiro)

 

Outra coisa, sou do interior de Minas e não tem mão de obra pra este tipo de projeto, pessoal aqui só curte paredão, se alguém puder indicar pessoal da Grande Vitória/Venda Nova no ES vai me ajudar muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, o kit de 6,5 da nar cabe tranquilamente, basta você fazer um baffle de madeira e colocar entre o Mid e o buraco da porta. Amplificador vai de gosto e do bolso, ultimamente os SD 400.4 Evo estão sendo muito utilizado, inclusive eu utilizo um desse para todo o som da minha patroa, empurrado um Kit Morel Máximo e um Sub JL 8w1 e está mais do que suficiente, tanto no quesito qualidade quanto na potência e detalhamento. Mas pode ser um amplificado que não agrade algumas pessoas, então sugiro dar uma olhada nos classificados pois tem coisas muito boas lá e com bom custo, tem um Clarion Apx no ML com preço muito bom usado e da uma olhada na R2Audio que tem coisas com bom preço e promoções. Sub também tem boas opções de usados aqui e que pode dar uma olhada pra poder adequar ao orçamento disponível.

 

Lembrando também a necessidade de bons cabos rca e cabeamento de energia e Speaker adequados pra o seu sistema.

Editado por Sarkis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com 2 mil da para fazer um set custo benefício bacana.

Do seu set anterior eu ficaria apenas com o player, temporariamente... Como o Sarkis falou, escolha de kit e amps no final termina sendo pessoal, para ter garantia de satisfação o melhor é ouvir. Mas existem alguns equipamentos que de maneira geral são muito bem falados. Vou da minha sugestão:

 

HU: Pioneer 1680 (Projeto antigo). Se tiver orçamento pode ser substituída pelo Pioneer 7880.

Kit: Nar Cs3 é uma ótima escolha. Ta em média 700 reais no ML. Mas eu analisaria os classificados para ver se não tem um usado de nível superior. Para esse orçamento vale a penas gastar de 850 a 1000 em um kit tranquilo. Em SQ o kit é o artista principal, não economize nele.

Amps: SD400.4 EVO (2 unidades) Ja vi por 200 reais cada no ML. Esse módulo é muito bom. Segue o link para o review dele: https://autoforum.com.br/topic/214341-minhas-impressões-sd4004evo-e-sd12001evo/

Sub: Pega o NAR Sw2 ou Sw3 de 10 polegadas em caixa selada fica bem próximo ao tamanho da caixa do projeto que vc mencionou no tópico.

Ruas: Ley Lige Giza nos tw e Stone para as demais vias.

 

Agora faça o tratamento das portas e troque os fios speaker originais por outros de melhor qualidade se não bota todo investimento a perder.

 

Abraço e boa sorte amigo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi. Depois da dica do Sarkis, dei uma olhada nos classificados, realmente tem muita coisa legal por lá.

 

Muito provavelmente vou de NAR mesmo, vejo muito relato bacana e meu medo é precisar de garantia, como eu disse aqui no interior não tem MO especializada :(.

 

Sobre o amp, olhando a espec desse SD400 EVO, o que eu tenho é um AB ele não seria melhor/igual?

 

 frbfC3T.pngce0e0d3d3b15e9d1575759775aeefaccbf9e2537

Editado por Neto_MG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi. Depois da dica do Sarkis, dei uma olhada nos classificados, realmente tem muita coisa legal por lá.

 

Muito provavelmente vou de NAR mesmo, vejo muito relato bacana e meu medo é precisar de garantia, como eu disse aqui no interior não tem MO especializada :(.

 

Sobre o amp, olhando a espec desse SD400 EVO, o que eu tenho é um AB ele não seria melhor/igual?

 

 

 

 

Realmente não conheço este amp, mas se vc ja ta com ele liga e vê como fica. Se não gostar vc estuda fazer a troca.

Mas ja adianto que não da para comparar amps apenas olhando especificações, o ideal mesmo é ouvir e tirar suas conclusões pois cada um tem sua assinatura sônica e desempenhos diferentes em cada faixa de frequência.

 

Abraço!

Editado por tiago.paiva

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem um post meu aqui de umas 10 páginas sobre a montagem do som pra o carro da patroa, lá tem todo o percurso que usei até finalizar e tinha o mesmo pensamento que você. Se tiver um pouco de paciência pra ler, ler o review do Alves também e em muitos outros tópicos a galera fala do novo Evo. Como você já tem o amp usa pra ver se te agrada, caso não é só vender o seu e comprar outro.

 

Segue o Link: https://autoforum.com.br/topic/220310-primeiro-sq/

Editado por Sarkis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse Blaupunk pode ser o último equipo a ser trocado no set. Mas com 2k eu pegaria um player Pioneer 7880 ou 588, kit Morel Maximo, Focal 165PS ou NAR, sub NAR, RCA Ley Line Old Sarum e SD400evo.

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente não conheço este amp, mas se vc ja ta com ele liga e vê como fica. Se não gostar vc estuda fazer a troca.

Mas ja adianto que não da para comparar amps apenas olhando especificações, o ideal mesmo é ouvir e tirar suas conclusões pois cada um tem sua assinatura sônica e desempenhos diferentes em cada faixa de frequência.

 

Abraço!

 

Vou deixar o Blau por enquanto, mas devo comprar 1 SD pro Sub aí aproveito e testo ele com o kit.

 

 

Tem um post meu aqui de umas 10 páginas sobre a montagem do som pra o carro da patroa, lá tem todo o percurso que usei até finalizar e tinha o mesmo pensamento que você. Se tiver um pouco de paciência pra ler, ler o review do Alves também e em muitos outros tópicos a galera fala do novo Evo. Como você já tem o amp usa pra ver se te agrada, caso não é só vender o seu e comprar outro.

 

Segue o Link: https://autoforum.com.br/topic/220310-primeiro-sq/

 

Já havia lido rapidamente antes, me ajudou muito seu relato e gostei do resultado do som, mas achei o grave pouco presente, pode ser pq gravou pelo celular.

 

 

Esse Blaupunk pode ser o último equipo a ser trocado no set. Mas com 2k eu pegaria um player Pioneer 7880 ou 588, kit Morel Maximo, Focal 165PS ou NAR, sub NAR, RCA Ley Line Old Sarum e SD400evo.

 

Então Alves, havia pensado em deixar esse Amp por ultimo mesmo, já venho olhando preços há algum tempo e o que achei foi o seguinte:

 

Por essa diferença de preço vale a pena deixar de comprar o NAR?

Vejo que muitos user aqui possuem SUB JL Audio e falam muito bem dele. Vale a pena pagar essa diferença pra colocar ele dentro de uma cabine pequena como a da saveiro?

 

Quanto aos cabos, o Bernardo já me mandou inbox e provavelmente vou pedir ele pra fazer pra mim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Pioneer 7880 tá mais barato que o 588. Já ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou deixar o Blau por enquanto, mas devo comprar 1 SD pro Sub aí aproveito e testo ele com o kit.

 

 

 

Já havia lido rapidamente antes, me ajudou muito seu relato e gostei do resultado do som, mas achei o grave pouco presente, pode ser pq gravou pelo celular.

 

 

 

Então Alves, havia pensado em deixar esse Amp por ultimo mesmo, já venho olhando preços há algum tempo e o que achei foi o seguinte:

 

Por essa diferença de preço vale a pena deixar de comprar o NAR?

Vejo que muitos user aqui possuem SUB JL Audio e falam muito bem dele. Vale a pena pagar essa diferença pra colocar ele dentro de uma cabine pequena como a da saveiro?

 

Quanto aos cabos, o Bernardo já me mandou inbox e provavelmente vou pedir ele pra fazer pra mim.

Então, tenta escutar com um fone, perceberá que está lá o

Grave mas não irá sobressair ao restante do set. Quando se busca SQ, tem que estar tudo bem ajustado. Uso um sub de 8 e se não tiver cuidado ele encobre fácil o kit.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, tenta escutar com um fone, perceberá que está lá o

Grave mas não irá sobressair ao restante do set. Quando se busca SQ, tem que estar tudo bem ajustado. Uso um sub de 8 e se não tiver cuidado ele encobre fácil o kit.

É verdade, consegui ouvir agora.

 

Sobre o grave, as vezes gosto de uma pegada maior, principalmente depois de umas biritas. Pelo que entendi o que eu procuro é um SQPL.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera, depois de ler as duvidas de um outro colega sobre set spql em um peugeot 308, consegui entender mais o que eu estava procurando.

 

Vamos lá (valores incluem frete), ainda não chegou nada:

 

- HU Pioneer 588bt R$ 494,09

- Kit 2 vias Morel Maximo 6.5" R$ 864,11

- Sub NAR 10" 1004 sw2 R$ 331,56

- Amp SD 1200.1 Evo + SD 400.4 EVO R$ 705,00

 

O sub e o Amp comprei com pessoal daqui do fórum mesmo, Paulo e Rene.

 

Sobre os Amps o Rene me deu uma dica boa. Ao invés de usar 2 SD com corte ativo, eu usaria o meu Blaupunkt com o SD, um no TW e outro no Mid, li em um review que o blau é muito bom com mids.

 

Sobre a dica do Sarkis em usar o sub de 8", em algum lugar eu vi que quando o sub é maior ele é mais rápido, por isso optei pelo de 10" com uma caixa selada, gosto muito de trance e metal, vai ficar atrás do banco do motorista com o falante virado p/ frente para evitar que malas e sacolas fiquem encostando nele.

 

Os módulos estou pensando em deixar debaixo do banco mesmo.

 

As portas vão ser tratadas com Technoise.

 

Os cabos vou medir hoje os tamanhos que utilizarei, só não sei qual modelo de cabo utilizar, Stonehenge , Nazca, etc.

 

Qual cabo usar do Player pros AMPs?

Qual utilizar do AMP pros MIDs, TW e SUB?

Editado por Neto_MG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera, depois de ler as duvidas de um outro colega sobre set spql em um peugeot 308, consegui entender mais o que eu estava procurando.

 

Vamos lá (valores incluem frete), ainda não chegou nada:

 

- HU Pioneer 588bt R$ 494,09

- Kit 2 vias Morel Maximo 6.5" R$ 864,11

- Sub NAR 10" 1004 sw2 R$ 331,56

- Amp SD 1200.1 Evo + SD 400.4 EVO R$ 705,00

 

O sub e o Amp comprei com pessoal daqui do fórum mesmo, Paulo e Rene.

 

Sobre os Amps o Rene me deu uma dica boa. Ao invés de usar 2 SD com corte ativo, eu usaria o meu Blaupunkt com o SD, um no TW e outro no Mid, li em um review que o blau é muito bom com mids.

 

Sobre a dica do Sarkis em usar o sub de 8", em algum lugar eu vi que quando o sub é maior ele é mais rápido, por isso optei pelo de 10" com uma caixa selada, gosto muito de trance e metal, vai ficar atrás do banco do motorista com o falante virado p/ frente para evitar que malas e sacolas fiquem encostando nele.

 

Os módulos estou pensando em deixar debaixo do banco mesmo.

 

As portas vão ser tratadas com Technoise.

 

Os cabos vou medir hoje os tamanhos que utilizarei, só não sei qual modelo de cabo utilizar, Stonehenge , Nazca, etc.

 

Qual cabo usar do Player pros AMPs?

Qual utilizar do AMP pros MIDs, TW e SUB?

Na verdade quanto maior o sub, menor a velocidade e maior o spl. Uso um de 8, é rápido tem bom spl e musicalidade. Quanto a caixa, tem que avaliar os parâmetros do sub pra saber qual é melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade quanto maior o sub, menor a velocidade e maior o spl. Uso um de 8, é rápido tem bom spl e musicalidade. Quanto a caixa, tem que avaliar os parâmetros do sub pra saber qual é melhor.

Vale lembrar que não vale como regra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade quanto maior o sub, menor a velocidade e maior o spl. Uso um de 8, é rápido tem bom spl e musicalidade. Quanto a caixa, tem que avaliar os parâmetros do sub pra saber qual é melhor.

Vixe...

 

Sobre os cabos, esse Ley Line old sarum Y fica bom pra fazer uma ponte stereo no amp de 4 canais usando Cross do kit por enquanto??

 

Dá linha Ley Line é o único Y.

Editado por Neto_MG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vixe...

 

Sobre os cabos, esse Ley Line old sarum Y fica bom pra fazer uma ponte stereo no amp de 4 canais usando Cross do kit por enquanto??

 

Dá linha Ley Line é o único Y.

Eu uso os Rcas dessa linha e acho muito bom, mas não posso comparar com as linhas superiores pois nunca ouvi nem usei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vixe...

 

Sobre os cabos, esse Ley Line old sarum Y fica bom pra fazer uma ponte stereo no amp de 4 canais usando Cross do kit por enquanto??

 

Dá linha Ley Line é o único Y.

O sub que vc pegou ta adequado para o que quer. Não lembro de ter visto relatos de users falando que o Nar de 10 embola em batidas rapidas. É uma queixa mais frequente em falantes de 12 com materiais de qualidade não muito boa.

 

Quanto a escolha dos cabos, vai depender do seu bolso. A linha de entrada da Leyline é melhor do que muito cabo top de marca premium do mercado. Eu uso o Giza nos tw e Old Sarum nos mids e sub. Esses Rcas influenciaram muito na sonoridade do meu sistema.

 

Boa sorte amigo. Forte abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os cabos ficaram assim:

 

- 2 Old Sarum Y (bridge stereo)

- 1 Nazca (sub)

- Paralelo 2,5mm Tiaflex (kit 2 vias)

- Paralelo 4,0mm Tiaflex (sub)

 

Não encontrei desse shock nas medidas que queria ou onde sentia "confiança".

 

Achei uns um pouco mais caros, Ophera, mas não consegui encontrar nada a respeito.

 

Enfim, está feito. Agora é esperar tudo chegar e caprichar na montagem.

 

Obrigado a todos por enquanto pela ajuda, quando estiver tudo pronto tiro umas fotos (mesmo que fique feio pasmafaute).

 

Obs: Quando eu tomar coragem pra fazer corte ativo no kit, aí eu compro um cabo melhor pros TW e deixo os MIDs em bridge.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os cabos ficaram assim:

 

- 2 Old Sarum Y (bridge stereo)

- 1 Nazca (sub)

- Paralelo 2,5mm Tiaflex (kit 2 vias)

- Paralelo 4,0mm Tiaflex (sub)

 

Não encontrei desse shock nas medidas que queria ou onde sentia "confiança".

 

Achei uns um pouco mais caros, Ophera, mas não consegui encontrar nada a respeito.

 

Enfim, está feito. Agora é esperar tudo chegar e caprichar na montagem.

 

Obrigado a todos por enquanto pela ajuda, quando estiver tudo pronto tiro umas fotos (mesmo que fique feio pasmafaute).

 

Obs: Quando eu tomar coragem pra fazer corte ativo no kit, aí eu compro um cabo melhor pros TW e deixo os MIDs em bridge.

Dá uma olhada na R2Audio lá tem cabos da shok e monstercable.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, comprei os Ley Line com o Rene da R2Audio, ficou um pouco mais caro que comprando direto com o Bernardo mas aproveitei o frete grátis junto com os Amps.

 

Os cabos shock só tinha de 1,5mm, aí eu comprei esses Tiaflex na Cirilo Cabos .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caprichar na montagem.

 

isto deveria ser a tônica desde o início. já ouvi set com esse kit da bomber que tocava satisfatoriamente e já ouvi set com morel maximo que ficou uma bela porcaria.

 

seu amp blaupunkt era muito bom, não entendi pq sacou ele. na verdade o seu set inteiro era pra tocar com uma razoabilidade bacana, claro, se bem instalado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia caros colegas.

 

Há 3 anos e meio saí pela net, com a ajuda de um "amigo", comprando um set que eu achava que ia dar um som legal no meu carro (saveiro cabine extendida).

 

O que tenho atualmente é:

 

Pioneer DEH-X1680UB

Kit 2 vias bomber hi-quality (ligado em bridge no amp)

Apm Blaupunkt ema455

Amp Taramps TL1200 (para o sub)

Sub bomber slim 10" (caixa selada)

 

Sempre passei raiva com esse kit desde o dia em que montei.

Primeiro pelas gambiarras que o instalador fez, fora um ruído do motor nos tweeters que incomodam bastante. Como o carro só fica comigo nos finais de semana, pois deixo com a minha esposa, sempre esqueço de consertar isso.

Segundo, pois o sub bate seco demais e parece que os TW são "baixos".

 

Agora, além dos ruídos o som começou a ligar sozinho. Então resolvi que vou refazer a instalação toda, troca de cabos, o equipamento que for necessário e tratar as portas.

 

Caso fosse trocar tudo eu colocaria na seguinte ordem de gasto:

 

Sub (Quanto ao sub eu tenho dúvidas, 10" ou 8" caixa selada ou dutada)

2 vias Nar Audio CS3 6pol ou equivalente (Nar por causa da garantia caso seja necessário. Li que o 6,5 é melhor mas tenho medo de não caber sem fazer adaptações na porta)

Amplificadores

Pioneer Mvh-588bt

Também estou pensando trocar a bateria do carro por uma de 60 amp, pois quando o som toca alto a luz da uma leve enfraquecida.

 

Planejo gastar até uns 2000,00 com equipamento sem mão de obra e cabos.

 

Sou quase eclético, não curto funk/samba/pagode/axé e ouço muito metal, rock, pop, black, eletrônica, trance, sertanejo raiz e algumas clássicas (quando a esposa deixa).

Gosto de um som cheio, com um grave presente mas não absurdo e que eu ouça a voz e os instrumentos da música.

Quero um som mais pra ficar dentro do carro mesmo.

 

A dúvida é, eu aproveito alguma coisa do meu kit?

 

Obs: planejo utilizar somente a metade da parte da cabine extendida para o sub, preciso de um espaço para por malas, tipo esse set aqui (https://autoforum.com.br/topic/155037-vw-saveiro-morel-elate-ultimo-focal-475-1800/?hl=%2Bsaveiro)

 

Outra coisa, sou do interior de Minas e não tem mão de obra pra este tipo de projeto, pessoal aqui só curte paredão, se alguém puder indicar pessoal da Grande Vitória/Venda Nova no ES vai me ajudar muito.

Normalmente não frequento essa categoria, mas já que o pessoal da trio e SPL estão curtindo carnaval, estou passeando aqui.

Como não sou bom entendedor de sq vou te dar só uma dica. Em venda nova do imigrante tem a loja agresom. O cara é um dos poucos aqui no estado que trabalha bem com sq.

Tente pesquisar no Facebook.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isto deveria ser a tônica desde o início. já ouvi set com esse kit da bomber que tocava satisfatoriamente e já ouvi set com morel maximo que ficou uma bela porcaria.

 

seu amp blaupunkt era muito bom, não entendi pq sacou ele. na verdade o seu set inteiro era pra tocar com uma razoabilidade bacana, claro, se bem instalado.

Sobre o amp, a princípio não vou trocar, vou soma-lo ao que já tenho pra fazer um Cross ativo.

 

Sobre o kit, ele tem um bom grave, tanto que com o corte em 80hz ele bate na porta com volume médio +- 25, então eu tenho que cortar lá em 120hz pra parar. Já na fala os TWs são meio baixos, mas pode ser por causa do Blau, que pelo que vi não é muito bom com TWs.

 

Outra coisa que pretendo fazer é trocar um som 2.1 antigo que tenho ligado no PC, aí eu aproveito o Kit bomber e o Amp que achar que fica pior no carro, o sub vou passar pra frente junto com o Amp dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...