Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
rafavieira

Amplificação vertical.

Recommended Posts

Ultimamente tenho visto aqui no fórum alguns usuários falarem sobre amplificação vertical, pesquisei mas não encontrei uma explicação clara sobre esse assunto.

Seria legal alguém que conheça esse recurso, explicar em que consiste, quais as vantagens e desvantagens dessa amplificação, e se existem outros tipos além desse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Tive essa mesma dúvida e procurei me entender um pouco mais, é como se usasse um amp para cada via mas além disso para cada lado. 2 amps iguais para o TW, um pra cada lado e por aí vai. Pelo que entendi é poder usar os amps dedicados pra cada via onde as assinaturas sônicas sejam favoráveis para isso, às vezes se usa um amp para biamplificar um Kit, às vezes ele é bom pra o mid bass mas não tão bom pra TW e vice versa.

Editado por Sarkis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sera que isso se deve quando se monta os amplificadoreseus de pé em posição vertical???

Kkkk, boa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkk

Tive essa mesma dúvida e procurei me entender um pouco mais, é como se usasse um amp para cada via mas além disso para cada lado. 2 amps iguais para o TW, um pra cada lado e por aí vai. Pelo que entendi é poder usar os amps dedicados pra cada via onde as assinaturas sônicas sejam favoráveis para isso, às vezes se usa um amp para biamplificar um Kit, às vezes ele é bom pra o mid bass mas não tão bom pra TW e vice versa.

Então seria o mesmo que o monobloco?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amplificação vertical não é o mesmo que monobloco

Monobloco é amp mono, onde se usaria 7 amps mono pra alimentar um sistema 3 vias + sub, por exemplo

Amplificação vertical é fazer uso de amps multicanal pra alimentar lado esquerdo separado do lado direito

É um passo "abaixo" de amplificação totalmente independente monobloco

 

Motivo de se fazer esse tipo de escolha?

Todo equipamento de áudio multicanal tem uma especificação que é a Separação se Canais, dada em dB (bem como a relação sinal/ruído, ou a faixa dinâmica)

Equipamentos onde essa especificação é ruim, por exemplo 50dB, significa que parte do som de um canal "vaza" bastante para outro canal

Equipamentos onde essa especificação é alta, por exemplo 100dB, esse vazamento é menor

E é preferível ter esse vazamento sendo feito do mesmo lado (mid e tw) do que na mesma via de atuação (tw e tw), assim basicamente a separação total do canal L em relação ao R vai depender somente do player e processador

Assim, na hora de trabalhar o alinhamento de tempo, por exemplo, se consegue um resultado mais refinado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha parati eu usava 2 DLS A3 sendo que um deles era somente para os tws e outro somente para os midbass

Eu teste a configuração um para lado direito outro lado esquerdo não ficou bom pois dava muita diferença de potência mesmo sendo o mesmo AMP e também prejudicava no alinhamento de tempo e formação de palco imagem

Já no formato VERTICAL(rss), ficou tudo mais fácil acerto geral fui utilizado muito menos de eletrônica nos ajustes finos

A formação de imagem ficou ótima palco bem distribuído Altura e profundidade

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava assim

 

A3 canal 1 tw esquerdo canal 2 tw direito

A3 canal 1 midbass esquerdo canal 2 midbass direito

A6 para um sub Nórdica de 10

 

Quando eu fiz assim que não ficou bom

 

A3 canal 1 tw esquerdo canal 2 midbass esquerdo

A3 canal 1 tw direito canal 2 midbass direito

 

Nesse segundo formato a eletrônica foi muito mais usada e mesmo assim não ficou tão bom quanto no primeiro formato

 

Essa de aplicação vertical para mim não tem nada haver isso nunca nem ouvi falar e não faz nenhum sentido pelo menos ao meu ver

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sou fã do TA e esse tipo de amplificação de meu resultados ainda melhores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos guardar essa afirmação para a posteridade.

 

O seu ver parece extremamente limitado.

 

Na real, tudo que você fala me parece: "se eu não faço/tenho não pode ser bom"

O desculpe não sabia que estava falando do Sr do conhecimento

 

Eu apenas postei a minha experiência e isso não é e nunca será uma verdade absoluta como você insinua

 

Mas aí você que é tão sabido mostra seus projetos e o resultados deles para posteridade

 

Mostra aí para nós os campeonatos que você participou

Editado por Reginaldocm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ultimamente tenho visto aqui no fórum alguns usuários falarem sobre amplificação vertical, pesquisei mas não encontrei uma explicação clara sobre esse assunto.

Seria legal alguém que conheça esse recurso, explicar em que consiste, quais as vantagens e desvantagens dessa amplificação, e se existem outros tipos além desse.

Também pesquisei sobre o mesmo tema e não encontrei muitas informações. Num tópico que pesquisei diziam de usar amplificadores separados para cada via, um amplificador para tweeters, um para os midbass. A vantagem era algum tipo de interferência nos tweeters causados pela maior necessidade de alimentação dos midbass ou subwoofer.

Outra forma de amplificação legal que vi, foi de ao invés de separar por vias, foi de separar do canal do estéreo. Tipo um amplificador dois canais para amplificar o lado esquerdo do kit duas vias e um para amplificar o lado direito do kit, melhorando a separação de canais.

 

Quando pesquisei não abri tópico, então espero que alguém mais gabaritado possa tirar essas dúvidas e servir de consulta para outras pessoas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também pesquisei sobre o mesmo tema e não encontrei muitas informações. Num tópico que pesquisei diziam de usar amplificadores separados para cada via, um amplificador para tweeters, um para os midbass. A vantagem era algum tipo de interferência nos tweeters causados pela maior necessidade de alimentação dos midbass ou subwoofer.

Outra forma de amplificação legal que vi, foi de ao invés de separar por vias, foi de separar do canal do estéreo. Tipo um amplificador dois canais para amplificar o lado esquerdo do kit duas vias e um para amplificar o lado direito do kit, melhorando a separação de canais.

Quando pesquisei não abri tópico, então espero que alguém mais gabaritado possa tirar essas dúvidas e servir de consulta para outras pessoas.

Não vi que já tinham respondido, abri o tópico mais cedo para ler e acabei não atualizando a página.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também pesquisei sobre o mesmo tema e não encontrei muitas informações. Num tópico que pesquisei diziam de usar amplificadores separados para cada via, um amplificador para tweeters, um para os midbass. A vantagem era algum tipo de interferência nos tweeters causados pela maior necessidade de alimentação dos midbass ou subwoofer.

Outra forma de amplificação legal que vi, foi de ao invés de separar por vias, foi de separar do canal do estéreo. Tipo um amplificador dois canais para amplificar o lado esquerdo do kit duas vias e um para amplificar o lado direito do kit, melhorando a separação de canais.

 

Quando pesquisei não abri tópico, então espero que alguém mais gabaritado possa tirar essas dúvidas e servir de consulta para outras pessoas.

O Cristiano explicou em detalhes, alguns posts atrás.

E alguns usuários experientes estão relatando suas experiências com essa configuração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na boa... A cada post, estou ficando mais confuso em relação a este tipo de amplificação. Vou esperar algum "universitário de áudio automotivo", fazer uma contribuição mais plausível sobre este tema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também pesquisei sobre o mesmo tema e não encontrei muitas informações. Num tópico que pesquisei diziam de usar amplificadores separados para cada via, um amplificador para tweeters, um para os midbass. A vantagem era algum tipo de interferência nos tweeters causados pela maior necessidade de alimentação dos midbass ou subwoofer.

Outra forma de amplificação legal que vi, foi de ao invés de separar por vias, foi de separar do canal do estéreo. Tipo um amplificador dois canais para amplificar o lado esquerdo do kit duas vias e um para amplificar o lado direito do kit, melhorando a separação de canais.

 

Quando pesquisei não abri tópico, então espero que alguém mais gabaritado possa tirar essas dúvidas e servir de consulta para outras pessoas.

Esses são 2 tipos diferentes e a "outra forma de amplificação legal" que você viu é a amplificação vertical.

 

A primeira que você descreveu é usada pq geralmente os amplificadores não são bons em toda a gama de frequência (20hz a 20khz). Ou seja, por exemplo, é muito comum que um amplificador seja bom para uso com subwoofer e ao mesmo tempo não seja bom para uso com tweeters. Sendo assim, buscam usar amplificadores diferentes para cada via. Um exemplo seria:

 

1 Fosgate Punch 500m para subwoofer.

1 DLS A3 para mid-bass.

1 Genesis ST100 para tweeters.

 

Na amplificação vertical, cada lado é visto como sendo uma coluna. Então, você usa 1 amplificador para a coluna da esquerda e outro amplificador (igual, lógico) para a coluna da direita. Os benefícios foram mencionados pelo Cristiano. Até pode haver uma mistura entre esses 2 tipos de amplificação. Um bom exemplo seria:

 

1 SD1600evo para o subwoofer

2 SD1200evo para o mid-bass (1 para o da direita e outro para o da esquerda)

2 SD300.2GaN para mid-range e tweeter (1 para a coluna direita e outro para a coluna esquerda).

 

Dessa forma, além de usar amplificadores diferentes para cada lado, usa-se amplificadores que se destacam em suas faixas de frequências.

 

Dá para misturar tudo? Claro! Por exemplo:

 

DLS A6 para subwoofer

2 SD1200evo para os mid-bass (1 para cada lado)

2 Genesis ST100 para mid-range e tw (sendo 1 amplificador para cada lado).

 

Mas, se quiser algo mais modesto, uma sugestão pode ser:

 

2 SD400evo (1 amplificador para cada lado, ficando 1 bridge para mid-bass, 1 canal para mid-range e 1 canal para tw, ou, 1 bridge para mid-bass e 1 canal para tweeter, deixando 1 canal sem uso.)

1 SD1200.1evo para subwoofer.

Editado por Alves
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas, se quiser algo mais modesto, uma sugestão pode ser:

 

2 SD400evo (1 amplificador para cada lado, ficando 1 bridge para mid-bass, 1 canal para mid-range e 1 canal para tw, ou, 1 bridge para mid-bass e 1 canal para tweeter, deixando 1 canal sem uso.)

1 SD1200.1evo para subwoofer.

 

Nesse caso ai, e para deixar os dois lados idênticos na questão de ajuste do ganho?

Seria colocar tocar uma senóide e medir os níveis de tensão com um multímetro true rms, ir ajustando os ganhos até a tensão ficar igual nos dois lados ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nesse caso ai, e para deixar os dois lados idênticos na questão de ajuste do ganho?

Seria colocar tocar uma senóide e medir os níveis de tensão com um multímetro true rms, ir ajustando os ganhos até a tensão ficar igual nos dois lados ?

Exato

Pequenas variações relacionadas ao ajuste de palco podem ser feitas pelo player, caso tenha cross separado por via, ou até pelo ajuste de fader, nos mais simples

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sera que isso se deve quando se monta os amplificadoreseus de pé em posição vertical???

Isso foi uma piada jocosa ou a demonstração conotativa do teu conhecimento sobre o assunto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha parati eu usava 2 DLS A3 sendo que um deles era somente para os tws e outro somente para os midbass

Eu teste a configuração um para lado direito outro lado esquerdo não ficou bom pois dava muita diferença de potência mesmo sendo o mesmo AMP e também prejudicava no alinhamento de tempo e formação de palco imagem

Já no formato VERTICAL(rss), ficou tudo mais fácil acerto geral fui utilizado muito menos de eletrônica nos ajustes finos

A formação de imagem ficou ótima palco bem distribuído Altura e profundidade

Está respondida a minha pergunta anterior...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato

Pequenas variações relacionadas ao ajuste de palco podem ser feitas pelo player, caso tenha cross separado por via, ou até pelo ajuste de fader, nos mais simples

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na boa... A cada post, estou ficando mais confuso em relação a este tipo de amplificação. Vou esperar algum "universitário de áudio automotivo", fazer uma contribuição mais plausível sobre este tema.

O q falta entender?

Talvez havebdo uma dúvida pontual a resposta seja menos genérica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O q falta entender?

Talvez havebdo uma dúvida pontual a resposta seja menos genérica

Na realidade, estava esperando uma explicação mais simples. Porque infelizmente alguns users, estavam se contradizendo em relação ao tema. Mas as dúvidas foram sanadas após o post do Alves.

 

Obrigado pela disponibilidade!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amplificação vertical não é o mesmo que monobloco

Monobloco é amp mono, onde se usaria 7 amps mono pra alimentar um sistema 3 vias + sub, por exemplo

Amplificação vertical é fazer uso de amps multicanal pra alimentar lado esquerdo separado do lado direito

É um passo "abaixo" de amplificação totalmente independente monobloco

 

Motivo de se fazer esse tipo de escolha?

Todo equipamento de áudio multicanal tem uma especificação que é a Separação se Canais, dada em dB (bem como a relação sinal/ruído, ou a faixa dinâmica)

Equipamentos onde essa especificação é ruim, por exemplo 50dB, significa que parte do som de um canal "vaza" bastante para outro canal

Equipamentos onde essa especificação é alta, por exemplo 100dB, esse vazamento é menor

E é preferível ter esse vazamento sendo feito do mesmo lado (mid e tw) do que na mesma via de atuação (tw e tw), assim basicamente a separação total do canal L em relação ao R vai depender somente do player e processador

Assim, na hora de trabalhar o alinhamento de tempo, por exemplo, se consegue um resultado mais refinado

 

depois dessa resposta, poderia até fechar o tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...