Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
pietropetris

HU com apenas 1 par de RCA e projeto de som

Recommended Posts

Buenas a todos!

 

Em breve pretendo adquirir um Fiesta 1.6 Sedan, e nele, colocar um som, voltado para SQ, em torno de R$2K. O projeto básico é o seguinte:

 

Kit duas vias NAR 600 (ou 650) CS1

Subwoofer NAR 10" 200W em uma caixa selada de 23L

Amplificador Audiophonic 800.4 (se houver outra opção mais barata mas com qualidade e suficiente potência, por favor falem)

 

Minha primeira dúvida é o player. Queria um Alpine pela qualidade sonora, mas o único que encontrei até o valor que estipulei é esse:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-832831395-cd-player-alpine-cde133bt-bt-usb-aux-_JM

 

Mas ele só tem um par de saída RCA. Dá para enviar esse único par de RCA para o amplificador, e a partir dele, mandar o sinal tanto para o subwoofer quanto para o kit duas vias? Ou por aquela questão de selecionar a saída como Subwoofer ou Frontal isso não seria possível? Como seria feita essa ligação (da HU ao amp)?

 

Não necessariamente vou pegar esse player, se encontrar outro nos classificados que seja Alpine, tenha bluetooth e 2 pares de RCA, está ótimo. 

 

Aceito e procuro sugestões de player e de amplificador (desde que mantida a qualidade de som), pois se puder reduzir o gasto com eles pego um kit duas vias e talvez sub melhores (série 2 ou 3 da NAR).

 

Agradeço desde já a atenção!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Troca esse amp por um SD400.4evo e o player por um Pioneer 7880bt. Além de economizar, estará pegando um player completo e um amp com bom áudio.

  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Troca esse amp por um SD400.4evo e o player por um Pioneer 7880bt. Além de economizar, estará pegando um player completo e um amp com bom áudio.

SD400.4evo e Pioneer 7880bt estão sendo os famosos "receita de bolo", qualidade de aúdio muito boa e custo não muito elevado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não economize no kit 2 vias. Em SQ ele é o artista principal do espetáculo. Troca esse módulo pelo SD400.4 EVO e com o que economizar pega o Nar Cs3.

 

Caso não tenha problema em pegar usado, pode conseguir bons kits nessa faixa de preço nos classificados também.

 

Mas com nesse orçamento eu pegaria um kit entre 700-800 reais.

 

Forte abraço e boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SD400.4evo e Pioneer 7880bt estão sendo os famosos "receita de bolo", qualidade de aúdio muito boa e custo não muito elevado.

Junta com um sub JL ou NAR e páh! :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguma sugestão de qual linha da Ley Line usar?

 

Outra coisa: pela ventilação e proteção, o ideal seria colocar o amplificador no porta malas (li em outros tópicos não ser recomendado colocar em baixo do banco). Ou pelo tamanho reduzido dele pode ser colocado em outro lugar? No porta malas (atrás dos bancos) necessitaria um cabo (dois hehehe) de 3 metros ou 4.

 

A ligação dele é normal, certo - um cabo RCA da saída para falante frontal para os canais RCA 1 e 2 do amp e outro cabo da saída do sub para os canais RCA 3 e 4 do amp (bridge)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguma sugestão de qual linha da Ley Line usar?

 

Outra coisa: pela ventilação e proteção, o ideal seria colocar o amplificador no porta malas (li em outros tópicos não ser recomendado colocar em baixo do banco). Ou pelo tamanho reduzido dele pode ser colocado em outro lugar? No porta malas (atrás dos bancos) necessitaria um cabo (dois hehehe) de 3 metros ou 4.

 

A ligação dele é normal, certo - um cabo RCA da saída para falante frontal para os canais RCA 1 e 2 do amp e outro cabo da saída do sub para os canais RCA 3 e 4 do amp (bridge)?

Ley Line Giza pros tw e Stonehenge pros mids e subs.

 

2 SD400.4evo, usa os bridges pros mids e um canal de cada amp pro tw. E vai sobrar 1 canal de cada amp.

 

Não se esqueça de fazer tratamento nas portas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ley Line Giza pros tw e Stonehenge pros mids e subs.

 

2 SD400.4evo, usa os bridges pros mids e um canal de cada amp pro tw. E vai sobrar 1 canal de cada amp.

 

Não se esqueça de fazer tratamento nas portas!

Nesse caso ele vai usar Y nos mids?

Se eu não estiver enganado o Bernardo disse que não dá pra montar cabo Y no stonehenge.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nesse caso ele vai usar Y nos mids?

Se eu não estiver enganado o Bernardo disse que não dá pra montar cabo Y no stonehenge.

Porque não da? Então faz igual o tiago fez, usa Old Sarum pros mids, provavelmente deve ter usado Y.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque não da? Então faz igual o tiago fez, usa Old Sarum pros mids, provavelmente deve ter usado Y.

Não sabia que o stone não suportava Y. Inicialmente ia usar essa linha, mas o Alves não tinha em estoque, dai decidimos colocar Old Sarum com Y para os mids e Giza para os TW.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sabia que o stone não suportava Y. Inicialmente ia usar essa linha, mas o Alves não tinha em estoque, dai decidimos colocar Old Sarum com Y para os mids e Giza para os TW.

É preciso confirmar com o Bernardo, se não me engano é pela espessura do cabo que não cabe no conector.

Logo ele aparece pra confirmar ou corrigir se for necessário.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sabia que o stone não suportava Y. Inicialmente ia usar essa linha, mas o Alves não tinha em estoque, dai decidimos colocar Old Sarum com Y para os mids e Giza para os TW.

Nem eu sabia que o Stone não suportava.

 

Tiago, você usou o Y pros mids ou pros TW?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É preciso confirmar com o Bernardo, se não me engano é pela espessura do cabo que não cabe no conector.

Logo ele aparece pra confirmar ou corrigir se for necessário.

Vamos esperar para mais esclarecimentos, fiquei encucado agora! kkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixa eu ver se entendi. Ficaria assim a ligação e distribuição nos amps? (Perdão pela possível ignorância).

 

xqsTKc1.jpg

 

O uso de dois amplificadores seria para poder usar as 3 saídas RCA (grave, médios e agudos) e o sistema em estéreo, correto? (Só um bridge para ambos os mids ficaria em mono).

 

Isso complica as coisas, por que será necessário mais um amplificador para o sub, elevando o custo da amplificação para perto dos R$ 600,00 novamente, além dos 5 cabos RCA, assim não poderia usar o CS3... e ainda tem o tratamento das portas.

 

A diferença de qualidade de áudio é muito grande se comparada ao uso de 2 pares de saídas RCA do HU (sub + frontal), usando, em um amplificador só, um bridge para o sub e um canal de 50W rms @ 4Ohms para cada mid+twitter?

 

Alguns RMS vão ficar pra trás assim, e talvez parte da qualidade, mas fica dentro do orçamento...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc pode usar apenas 1 amplificador sem problema algum.

Apenas não terá a potência e os recursos mencionado Para cada via.

Mas fica bom sim a sua segunda opção, aí pode acrescentar futuramente um amplificador mais potente pro sub.

A potência desse sd toca um kit 2 vias e trará um resultado razoável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixa eu ver se entendi. Ficaria assim a ligação e distribuição nos amps? (Perdão pela possível ignorância).

 

xqsTKc1.jpg

 

O uso de dois amplificadores seria para poder usar as 3 saídas RCA (grave, médios e agudos) e o sistema em estéreo, correto? (Só um bridge para ambos os mids ficaria em mono).

 

Isso complica as coisas, por que será necessário mais um amplificador para o sub, elevando o custo da amplificação para perto dos R$ 600,00 novamente, além dos 5 cabos RCA, assim não poderia usar o CS3... e ainda tem o tratamento das portas.

 

A diferença de qualidade de áudio é muito grande se comparada ao uso de 2 pares de saídas RCA do HU (sub + frontal), usando, em um amplificador só, um bridge para o sub e um canal de 50W rms @ 4Ohms para cada mid+twitter?

 

Alguns RMS vão ficar pra trás assim, e talvez parte da qualidade, mas fica dentro do orçamento...

O esquema que você está correto, você entendeu!

 

Mas a qualidade de áudio fica melhor, com certeza, pois você consegue fazer a divisão correta com a ligação 3-way no player, com isso os cortes ficam "exatos" pra cara componente (sub,mid e tw).

 

Cara, começa aos poucos, não precisa comprar tudo de uma vez. Vai motando de acordo com o seu orçamento. E outra, você acha os SD400.4evo por 200,00.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo, vou começar com um amp só hehehe

 

Quanto ao subwoofer, tem diferença na qualidade entre os NAR 10" 200W, 250W e 400W? Ou é basicamente a potência?

 

E usando um só amp, que linha da Ley Line usar para mid + tw? (Mantendo o Stonehenge para o sub)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixa eu ver se entendi. Ficaria assim a ligação e distribuição nos amps? (Perdão pela possível ignorância).

 

xqsTKc1.jpg

 

O uso de dois amplificadores seria para poder usar as 3 saídas RCA (grave, médios e agudos) e o sistema em estéreo, correto? (Só um bridge para ambos os mids ficaria em mono).

 

Isso complica as coisas, por que será necessário mais um amplificador para o sub, elevando o custo da amplificação para perto dos R$ 600,00 novamente, além dos 5 cabos RCA, assim não poderia usar o CS3... e ainda tem o tratamento das portas.

 

A diferença de qualidade de áudio é muito grande se comparada ao uso de 2 pares de saídas RCA do HU (sub + frontal), usando, em um amplificador só, um bridge para o sub e um canal de 50W rms @ 4Ohms para cada mid+twitter?

 

Alguns RMS vão ficar pra trás assim, e talvez parte da qualidade, mas fica dentro do orçamento...

Eita, caprichou no desenho heim. Ficou top.

A ligação é exatamente esta. Atento apenas para o fato do módulo enviar 306 rms em 14v e não os 200 declarados.

 

Rapaz, se você não colocar um limite de orçamento os caras vão ficar te dando infinitas dicas de ups... A verdade é que quanto maior for seu orçamento melhor pode ficar seu set. A segunda opção, como o rafa ja falou, para vc vai ficar show. Se o orçamento não cabe no set com 2 amps prefica o kit melhor e apenas um amp. Lembre, o principal deve ser o kit. Com apenas um amp vc vai ter a mesma qualidade, sendo que com menos potência. Mas a princícpio acredito que vai ficar satisfeito, principalmente se for o seu primeiro set SQ. Com o tempo vc vai melhorando.

 

Quanto a duvida dos RCAs, a linha de entrada da Leyline é melhor do que a maioria dos cabos tops do mercado e custa 3-4 vezes menos. A escolha do cabo tb vai depender do seu orçamento pois os cabos são bons em qualquer das vias, sendo que quanto melhor a linha maior será o resultado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É preciso confirmar com o Bernardo, se não me engano é pela espessura do cabo que não cabe no conector.

Logo ele aparece pra confirmar ou corrigir se for necessário.

Lembrei agora que o Alves esta com set identico ao meu na questão de amplificação (2 SDs) sendo que com cabos stone... Acho que cabe o Y neles sim... Mas nào tenho certeza, vamos esperar um deles se pronunciar para confirmar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo, vou começar com um amp só hehehe

 

Quanto ao subwoofer, tem diferença na qualidade entre os NAR 10" 200W, 250W e 400W? Ou é basicamente a potência?

 

E usando um só amp, que linha da Ley Line usar para mid + tw? (Mantendo o Stonehenge para o sub)

Escolha o Sub mais pela versão, e não pela potência.

Os subs da nar são Sw1, Sw2 e Sw3. Como seu orçamento esta limitado eu iria na versão Sw2 que ja é muito boa e alguns user ainda preferem o som dele ao do Sw3. Mas ai é questão de gosto pessoal.

 

A diferença de potência geralmente depende do tamanho do falante, acho que os de 10 tem no máximo 250 rms. E o de 12 da linha Sw3 que tem 400rms.

 

Dependendo do carro e do espaço disponível eu iria em um de 10 ou 12Sw2 de 200-250 rms.

 

Abraço e boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prefiro o 10" pelo balanço entre qualidade de áudio e aquela leve pancada/grave a mais, já que eu gosto de graves mais acentuados, especialmente em música eletrônica. Se não fosse isso, iria de 8". A minha dúvida era se havia diferença de qualidade entre o NAR 10" de 200W (Série 1) para o de 250W (Série 2) e 400W (Série 3). Vou tentar pegar o Série 2.

 

Outra coisa, a localização do amplificador: li em outro tópico que alguns colocam ele no painel. Isso daria uma boa economia com os cabos RCA (cabos de 1m). Alguma contra-indicação (aquecimento e etc.)? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prefiro o 10" pelo balanço entre qualidade de áudio e aquela leve pancada/grave a mais, já que eu gosto de graves mais acentuados, especialmente em música eletrônica. Se não fosse isso, iria de 8". A minha dúvida era se havia diferença de qualidade entre o NAR 10" de 200W (Série 1) para o de 250W (Série 2) e 400W (Série 3). Vou tentar pegar o Série 2.

 

Outra coisa, a localização do amplificador: li em outro tópico que alguns colocam ele no painel. Isso daria uma boa economia com os cabos RCA (cabos de 1m). Alguma contra-indicação (aquecimento e etc.)?

Pode ser instalado no painel sem problema. O sistema de dissipação de calor dele é bem eficiente. Mas eu acho mais adequado em baixo do banco, com o objetivo de fascilitar algum ajuste fino que possa querer fazer no potenciometro durante os primeiros meses de utilização.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...