Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Luis Felipe LFO

Medindo e calculando potência dos Kits

Recommended Posts

Boa tarde galera,

 

Estava brincando agora pouco de regular o som (com multímetro) e cada vez que mexo parece que melhora a cada dia, porém, tenho uma dúvida em relação ao cálculo de potência.

Teoricamente a fórmula de potência é P=U²/R onde:

 

P = Potência (W)

U = Tensão (V)

R = Resistência (Ohm)

 

E comecei a fazer os cálculos de acordo com o meu sistema stereo:

 

Kit 2 Vias Focal PS165 - 80w RMS (4 ohms)

Fosgate Punch 400.4 (Old School)

Player Pioneer X5880TV - Usando 55% (22) do volume total (40) e o EQ em flat.

 

Como estou ligando em bridge manda 200W (4 ohms) pros kits, correto? DETALHE: Os ganhos no amp estavam a 1/4 (25%). Então pelos cálculos ficaria:

 

200 = U²/4

U = 28.28V

 

Porém, quando medi, a leitura foi aproximadamente 4.2V, então fiquei com a pulga atrás da orelha e pensei: "será que o kit AGUENTA mais paulada então?"....não contente, aumentei o ganho pra 50%, logo a tensão dobrou e foi para 8.4V. E o kit batendo muito, LIMPO.

 

Será que esse cálculo teórico vale mesmo na prática?

 

O kit aguenta os 28V?

 

Eu não quero abusar pra não judiar do kit. Então galera, me ajuda ae!

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc tava medindo a tensão em qual opção de voltagem do multímetro?

E com qual frequência?

A opção de corrente alternada medi oscilação em 50 a 60 hz

Acima disso como fica?

E resistência era qual nessa voltagem?

 

A ideia é essa sua mesmo, mas tem essas coisas que vão estar influenciando a sua medição

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc tava medindo a tensão em qual opção de voltagem do multímetro?

E com qual frequência?

A opção de corrente alternada medi oscilação em 50 a 60 hz

Acima disso como fica?

E resistência era qual nessa voltagem?

 

A ideia é essa sua mesmo, mas tem essas coisas que vão estar influenciando a sua medição

Estava medindo em AC (alternada) com resolução de 20.

Usei 60hz 0dB tune signal.

A resistência pelo que eu saiba era do próprio kit 4 ohms.

 

Mas então realmente o kit aguenta mesmo os 28v?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas uma coisa é resistência (fixa) outra é impedância (variável de acordo com a frequência)

 

O kit a 60hz não vai ter uma impedância exata de 4 ohms, na verdade se vc medir com o multímetro vai encontrar a resistência da bobina

que geralmente é um valor próxima da impedância do alto falante

 

Além disso um kit 2 vias, deve ter uma impedância alta nessa faixa de frequência
Por isso em teste de potência usam resistência (a de chuveiro que mais usam acho) e frequência

 

Nessa faixa de frequência se tivesse medindo um sub seria um valor mais real, acho que pro kit deve estar bem fora

 

E em questão de potência outra coisa importante e sinal limpo ou com distorção, se tiver como garantir que o sinal está limpa kit aguenta muita potência
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas uma coisa é resistência (fixa) outra é impedância (variável de acordo com a frequência)

 

O kit a 60hz não vai ter uma impedância exata de 4 ohms, na verdade se vc medir com o multímetro vai encontrar a resistência da bobina

que geralmente é um valor próxima da impedância do alto falante

 

Além disso um kit 2 vias, deve ter uma impedância alta nessa faixa de frequência

Por isso em teste de potência usam resistência (a de chuveiro que mais usam acho) e frequência

 

Nessa faixa de frequência se tivesse medindo um sub seria um valor mais real, acho que pro kit deve estar bem fora

 

E em questão de potência outra coisa importante e sinal limpo ou com distorção, se tiver como garantir que o sinal está limpa kit aguenta muita potência

 

O que você quer dizer com "acho que pro kit deve estar bem fora"?

 

Olha, tenho certeza que o sinal está limpo, pois, está tudo em flat, portas tratadas, ganho do amp está 50% e estou usando 55% do volume total do player.

 

Então por tudo isso que você me falou, o kit realmente aguenta mais volts? Sem eu estar "judiando" dele?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagem via google

 

curva%2Btipica%2Bimpedancia%2Balto%2Bfal

 

 

Procura a curva de impedância do alto falante, que vc vai entender melhor

 

A impedância vária com a frequência, certo? Nessa faixa de frequência, que não é uma frequência que o kit é voltada para tocar

sua impedância deve ficar mais alta

 

Se vc tivesse um multímetro com true rms e um osciloscópio para acompanhar a curva e fizesse essa medição numa faixa de 1khz a voltagem seria diferente

 

Só pq o ganho está baixo, não quer dizer que estou enviando um sinal limpo, quando vc consegue ouvir a distorção é pq a curva já está bem quadrada
no inicio da distorção não é tão fácil de perceber

 

Por isso existe alguns aparelho para fazer essa regulagem, e utilizam frequências diferentes no sub e na voz (aparelho igual do KBLO nesse tópico: https://autoforum.com.br/topic/224141-kblo-som-palio-fire-sqpl/?do=findComment&comment=3792976)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagem via google

 

curva%2Btipica%2Bimpedancia%2Balto%2Bfal

 

 

Procura a curva de impedância do alto falante, que vc vai entender melhor

 

A impedância vária com a frequência, certo? Nessa faixa de frequência, que não é uma frequência que o kit é voltada para tocar

sua impedância deve ficar mais alta

 

Se vc tivesse um multímetro com true rms e um osciloscópio para acompanhar a curva e fizesse essa medição numa faixa de 1khz a voltagem seria diferente

 

Só pq o ganho está baixo, não quer dizer que estou enviando um sinal limpo, quando vc consegue ouvir a distorção é pq a curva já está bem quadrada

no inicio da distorção não é tão fácil de perceber

 

Por isso existe alguns aparelho para fazer essa regulagem, e utilizam frequências diferentes no sub e na voz (aparelho igual do KBLO nesse tópico: https://autoforum.com.br/topic/224141-kblo-som-palio-fire-sqpl/?do=findComment&comment=3792976)

Eu to ligado desse SMD, é caro pra caraiiii. Mas enfim, o jeito é continuar brincando e ver até onde me agrada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não contem para ninguém, mas vou revelar um segredo!

Já usei/instalei vários kits da Focal, incluindo o PS165. Sabe quando eles tocam bonito? Quando enfio o dobro da potência no bumbum deles! Esperem o Tiago Paiva aparecer e perguntem como está tocando o PS165 dele em bridges do SD400evo... :legal::vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não contem para ninguém, mas vou revelar um segredo!

Já usei/instalei vários kits da Focal, incluindo o PS165. Sabe quando eles tocam bonito? Quando enfio o dobro da potência no bumbum deles! Esperem o Tiago Paiva aparecer e perguntem como está tocando o PS165 dele em bridges do SD400evo... :legal::vts

Caro Alves, disso eu sei hahahaha! Mas agora te pergunto, você mediu com multímetro? O meu raciocínio está correto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Alves, disso eu sei hahahaha! Mas agora te pergunto, você mediu com multímetro? O meu raciocínio está correto?

Eu não. Quando vai para o musical, e com cortes, tudo muda mesmo. Até se botar o TA no meio mudará isso.

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não. Quando vai para o musical, e com cortes, tudo muda mesmo. Até se botar o TA no meio mudará isso.

O meu medo é eu botar os 28v na bundinha dos kits e ferrar com eles! Qual o seu conselho ou recomendação pra eu saber se estou extraindo o máximo do conjunto (amp+kit)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu medo é eu botar os 28v na bundinha dos kits e ferrar com eles! Qual o seu conselho ou recomendação pra eu saber se estou extraindo o máximo do conjunto (amp+kit)?

Use o melhor sinal que puder, faça os cortes corretos, ajuste o ganho e o volume da via, e prete atenção ao comportamento do falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use o melhor sinal que puder, faça os cortes corretos, ajuste o ganho e o volume da via, e prete atenção ao comportamento do falante.

Pra ouvir música eu uso o Tidal (assinatura Premium Hi-Fi), o corte dos kits estão em 63Hz/12dB, o ganho aumentei pra 50% (estava em 25%). Eu ainda não fiz a ligação 3-way porque estou esperando chegar os SD400evo. Mas com as portas tratadas melhorou MUITO o rendimento dos kits e eu estou com receio que mandar uns 20v (margem de segurança ~20%), porque parece que o mid vai pular pra fora da porta!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra ouvir música eu uso o Tidal (assinatura Premium Hi-Fi), o corte dos kits estão em 63Hz/12dB, o ganho aumentei pra 50% (estava em 25%). Eu ainda não fiz a ligação 3-way porque estou esperando chegar os SD400evo. Mas com as portas tratadas melhorou MUITO o rendimento dos kits e eu estou com receio que mandar uns 20v (margem de segurança ~20%), porque parece que o mid vai pular pra fora da porta!

Quando o cara é frouxo, é frouxo mesmo!

 

 

:vts :vts :vts

 

 

 

 

 

 

 

 

Esses mids apesar de serem de uma linha intermediária da Focal, e ainda abaixo do V30, são bem cavalinhos mesmo. Quando instalei no carro do Tiago Paiva na primeira vez, eu percebi que quando estava quase topando o volume (faltando apenas 2 pontos) é que eles mostravam que iam ficar ainda melhor, mas faltava fôlego do amp para mais. Quando passei para bridges, aí sim, tomaram fôlego para mais e estão espancando mesmo as portas. Esses mids surpreendem muito!

 

Se for fazer o mesmo, deixe o ganho no mínimo e ajuste o volume da via no player.

 

E a receita que dou para os tweeters é o RCA Ley Line Giza. No início, o Tiago usou o Shok Reference Pro, mas quando passou para o Giza, os tweeters melhoraram muito!

 

O player dele é um Pioneer 7880.

 

:legal:

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando o cara é frouxo, é frouxo mesmo!

 

 

:vts :vts :vts

 

 

 

 

 

 

 

 

Esses mids apesar de serem de uma linha intermediária da Focal, e ainda abaixo do V30, são bem cavalinhos mesmo. Quando instalei no carro do Tiago Paiva na primeira vez, eu percebi que quando estava quase topando o volume (faltando apenas 2 pontos) é que eles mostravam que iam ficar ainda melhor, mas faltava fôlego do amp para mais. Quando passei para bridges, aí sim, tomaram fôlego para mais e estão espancando mesmo as portas. Esses mids surpreendem muito!

 

Se for fazer o mesmo, deixe o ganho no mínimo e ajuste o volume da via no player.

 

E a receita que dou para os tweeters é o RCA Ley Line Giza. No início, o Tiago usou o Shok Reference Pro, mas quando passou para o Giza, os tweeters melhoraram muito!

 

O player dele é um Pioneer 7880.

 

:legal:

Cara não é questão de ser frouxo e sim cauteloso! Dinheiro não cai do céu pra gastar 1k num kit caso alguma mer** aconteça.

 

Mas eu vou fazer isso que você falou, deixar o ganho no mínimo e aumentar no player e ver o que da! 

 

No carro do Tiago o EQ está flat ou com algumas atenuações?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara não é questão de ser frouxo e sim cauteloso! Dinheiro não cai do céu pra gastar 1k num kit caso alguma mer** aconteça.

 

Mas eu vou fazer isso que você falou, deixar o ganho no mínimo e aumentar no player e ver o que da!

 

No carro do Tiago o EQ está flat ou com algumas atenuações?

Frouxo!

 

Não faleu em aumentar no player, heim!

 

Dá uma olhada no tópico sobre o carro dele. Lembrando que cada carro é um caso. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Frouxo!

 

Não faleu em aumentar no player, heim!

 

Dá uma olhada no tópico sobre o carro dele. Lembrando que cada carro é um caso. :legal:

Quando eu quis dizer aumentar no player, quis dizer volume!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

luis oq vc ta fazendo eh medindo a potencia na saida do ampli com os falantes ligados  ? eu ja fiz isso tbm, mas nao axei mto preciso nao, mais para dar um norte msmo. Vc realmente tem necessidade de aplicar tanta potencia ? vc vai ouvir tao alto assim o tempo todo ? acho q o melhor jeito é aumentar ver como se comporta o falante, se esquenta, se nao excursiona a ponto de dobrar a borda, tentar ouvir se nao ha distorçao. deixar tocar um tempo e ver td isso. eu n sei como vcs aguentam escutar tao alto rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

luis oq vc ta fazendo eh medindo a potencia na saida do ampli com os falantes ligados  ? eu ja fiz isso tbm, mas nao axei mto preciso nao, mais para dar um norte msmo. Vc realmente tem necessidade de aplicar tanta potencia ? vc vai ouvir tao alto assim o tempo todo ? acho q o melhor jeito é aumentar ver como se comporta o falante, se esquenta, se nao excursiona a ponto de dobrar a borda, tentar ouvir se nao ha distorçao. deixar tocar um tempo e ver td isso. eu n sei como vcs aguentam escutar tao alto rsrs

Frouxo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tentando resumi oq tava tentando te explica

Sua conta funciona com corrente contínua, energia, quando é sinal musical vira outra coisa

 

Essa valor seu medido foi a 60 hz (abaixo da frequência de ressonância do kit)

 

Leva em consideração o que o módulo envia de potência e oq vc ta ouvindo

Preocupa muito com essa voltagem medida ai não

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

luis oq vc ta fazendo eh medindo a potencia na saida do ampli com os falantes ligados  ? eu ja fiz isso tbm, mas nao axei mto preciso nao, mais para dar um norte msmo. Vc realmente tem necessidade de aplicar tanta potencia ? vc vai ouvir tao alto assim o tempo todo ? acho q o melhor jeito é aumentar ver como se comporta o falante, se esquenta, se nao excursiona a ponto de dobrar a borda, tentar ouvir se nao ha distorçao. deixar tocar um tempo e ver td isso. eu n sei como vcs aguentam escutar tao alto rsrs

Exato, medindo a potencia na saída em bridge do amp! Eu geralmente ouço música no talo! hahahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tentando resumi oq tava tentando te explica

Sua conta funciona com corrente contínua, energia, quando é sinal musical vira outra coisa

 

Essa valor seu medido foi a 60 hz (abaixo da frequência de ressonância do kit)

 

Leva em consideração o que o módulo envia de potência e oq vc ta ouvindo

Preocupa muito com essa voltagem medida ai não

Então eu deveria apenas me atentar com o comportamento do kit e tentar ouvir alguma distorção, caso tenha?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...