Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
rr_peres

Bandpass 4ª ordem, duvida mortal!

Recommended Posts

E ai galere!

Ando lendo e lendo na net sobre caixas bandpass mas é muito limitado as informações sobre isso!
Sempre vejo a galera do fórum dizendo que na maioria dos casos é inviável pelo tamanho das crianças, só recomendam em carros sedan para direcionar o grave pra cabine!
A dificuldade de acertar... e que é difícil ter um rendimento satisfatório comparados as bass reflex padrões.

(vamos falar de coisas absurdas que ocorrem na gringa)

Vejo os projetos walled gringos, maioria das vezes usando 4ª ordem... falantes de 12", 15" a 18" e eu reparo que a câmara selada é sempre pequena... e sempre vejo a galera recomendar o contrario!
E tipo... para 8 de 15" ou 6 de 18" eu não acho que as caixas são gigantescas... se for ver a litragem que eu vejo uma galera aqui do BR usando falante em dutada usando tantos falantes assim a caixa seria maior que toda a cabine do veiculo!

Brincando no Winisd e simulando eu vejo que seguindo a logica dos gringos (selada pequena) o pico fica alto em baixa frequência... e nulo nas demais, uma caixa com resposta bem limitada!

Sei que vocês sempre falam do equipamento utilizado e etc... mas eu queria ter uma noção "geral" do funcionamento dessas caixas... indiferente do equipamento!
Coisas do tipo, qual a influencia do tamanho da câmara selada, o tamanho da câmara dutada?
Sei que ela não serve para pessoas que tem gosto musical eclético... mas e se a ideia fosse igual a dos gringos? apenas LOW BEIS! não valeria a pena?
Se não valer a pena, quer dizer então que nesses projetos gringos se eles colocassem tudo em uma dutada o rendimento seria maior ainda?

Aquele abrass.. e antecipo minhas desculpas se falei alguma bobagem! hahahah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses dias eu estava brincando no WinISD, simulando uma BP4 para os meus Upgrades e nos gráficos não ficou aquela coisa linda. Na simulação os gráficos estavam indicando que essa caixa ia tocar com menos SPL que a Selada. Algo em torno de 110dB no máximo, a resposta plana em F0 iria ficar a -6dB :blink:.

 

Os gringos lá foram utilizam caixas band-pass porque os subwoofers deles já são projetados para esse tipo de caixa, para render muito SPL. E realmente uma caixa BP rende muito SPL contra uma Bass Reflex e uma Selada, desde que bem projetada e que o subwoofer comporte trabalhar numa caixa dessas.

 

Eu também tenho vontade e curiosidade de usar uma caixa band-pass, mas o tamanho dela para dois subwoofers de 12" ficaria inviável! Sem contar que essas caixas não devem tocar bem em vários estilos musicais pra quem é eclético como eu. :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses dias eu estava brincando no WinISD, simulando uma BP4 para os meus Upgrades e nos gráficos não ficou aquela coisa linda. Na simulação os gráficos estavam indicando que essa caixa ia tocar com menos SPL que a Selada. Algo em torno de 110dB no máximo, a resposta plana em F0 iria ficar a -6dB :blink:.

 

Os gringos lá foram utilizam caixas band-pass porque os subwoofers deles já são projetados para esse tipo de caixa, para render muito SPL. E realmente uma caixa BP rende muito SPL contra uma Bass Reflex e uma Selada, desde que bem projetada e que o subwoofer comporte trabalhar numa caixa dessas.

 

Eu também tenho vontade e curiosidade de usar uma caixa band-pass, mas o tamanho dela para dois subwoofers de 12" ficaria inviável! Sem contar que essas caixas não devem tocar bem em vários estilos musicais pra quem é eclético como eu. :(

simulei uma e se mostrou mais interessante que a atual dutada que tenho, pico brutal em baixa!

como não sou nada eclético, to pensando em fazer uma pra 1 só e testar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

simulei uma e se mostrou mais interessante que a atual dutada que tenho, pico brutal em baixa!

como não sou nada eclético, to pensando em fazer uma pra 1 só e testar!

 

Com qual subwoofer você simulou?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com qual subwoofer você simulou?

upgrade

 

pelo que vejo nas simulações, quanto menor a camara selada, melhor o pico em baixa! isso explica o pq dos gringos construírem caixas com a camara selada tão pequena! (FOCO NO LOW BEIS)

Editado por rr_peres

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, bandpass é fo**.. Ja fiz algumas, não me acerto com elas, nunca me agradam, tanto 4ª quanto 6ª ordem.. As de 6ª ordem rendem mais spl, mas ambas tem um som "feio" hahaha 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há uns 17 anos atrás, um amigo montou uma band pass de 4a ordem para dois blauline bomber (o sub que deu origem ao upgrade) de 10. Depois de uns meses trocou os subs por dois endurance roxinhos. Olha, essa caixa tocava horrores, mas era bem grande. Eu li uma vez que o tamanho da câmara selada influencia a frequência de corte inferior e a dutada, a superior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

upgrade

 

pelo que vejo nas simulações, quanto menor a camara selada, melhor o pico em baixa! isso explica o pq dos gringos construírem caixas com a camara selada tão pequena! (FOCO NO LOW BEIS)

Upgrade de 10" ou 12"?

 

Eu simulei uma BP4 para dois Upgrades de 12" de 350Wrms e os gráficos ficaram estranhos! Pelas simulações essa minha iria tocar muito plano e com baixíssimo SPL e com o Delay absurdamente alto nas frequências baixíssimas.

 

 

dZE04Cf.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há uns 17 anos atrás, um amigo montou uma band pass de 4a ordem para dois blauline bomber (o sub que deu origem ao upgrade) de 10. Depois de uns meses trocou os subs por dois endurance roxinhos. Olha, essa caixa tocava horrores, mas era bem grande. Eu li uma vez que o tamanho da câmara selada influencia a frequência de corte inferior e a dutada, a superior.

Realmente é isso, a selada tem que ser pequena e a dutada um pouco maior. Já fiz uma BP4 para um MTX T612 é ficou extremamente forte, o carro é um City. Dica, sintonize a dutada na mesma sintonia da selada para ter uma resposta plana.

 

Ps. Não utilizo mais hoje porque fiz de madeirite e não suportou a pressão, alimentava só um com um sd250, se quer pressão essa é a caixa, no ouvido tocou quase o dobro que a dutada, então compensa pela potência aplicada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a respeito do delay... eu sei que quanto menor, melhor... mas qual seria a influencia de números altos?

pelos projetos que vejo em fóruns gringos, nesses walled o delay é beem alto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é o tipo de caixa que na simulação é uma coisa e na prática é outra! admiro a perseverança de quem busca uma BP, eu desisti faz tempo kkk

 

como já escreveram aí, a maior dificuldade será no delay. 

 

boa sorte na batalha

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho impressão que é o tipo de caixa bom para quem procura SPL, só um booom forte

e não para quem quer ouvir música de verdade

 

As que já ouvi, não sei se servia muito de base pq era com pioneer em saveiro ainda, então intenção

era tremer mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é o tipo de caixa que na simulação é uma coisa e na prática é outra! admiro a perseverança de quem busca uma BP, eu desisti faz tempo kkk

 

como já escreveram aí, a maior dificuldade será no delay. 

 

boa sorte na batalha

 

:legal:

realmente a dificuldade é o delay, mas quanto mais acompanho projetos gringos, percebo que eles não ligam muito! alguns simplesmente fazem a caixa e jogam dentro do carro! o importante é o bass!

 

 

 

Tenho impressão que é o tipo de caixa bom para quem procura SPL, só um booom forte

e não para quem quer ouvir música de verdade

 

As que já ouvi, não sei se servia muito de base pq era com pioneer em saveiro ainda, então intenção

era tremer mesmo

Bom, é o que procuro! e como disse antes... vejo nos projetos gringos (os que olhei voltado pro low) que eles não ligam muito pra musicalidade tbm, apenas a pressão!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a respeito do delay... eu sei que quanto menor, melhor... mas qual seria a influencia de números altos?

 

pelos projetos que vejo em fóruns gringos, nesses walled o delay é beem alto!

 

Quanto maior o Delay mais lento o sub vai ser para responder nas batidas mais rápidas dos graves, resultando em graves embolados. Esse Delay alto só é bom mesmo na faixa dos subgraves pra quem curte somente Low-Bass, onde o sub não precisa ser rápido, favorecendo mesmo na região dos subgraves de 20 a 50Hz no máximo.

 

Pra quem busca mais ataque nos graves, esse Delay alto vai matar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho impressão que é o tipo de caixa bom para quem procura SPL, só um booom forte

e não para quem quer ouvir música de verdade

 

As que já ouvi, não sei se servia muito de base pq era com pioneer em saveiro ainda, então intenção

era tremer mesmo

 

Das BP que eu já ouvi também, todas eram voltadas apenas para fazer zuada. Já ouvi cara preta 306 em BP4 em Um Vectra e os graves e subgraves eram fenomenais, mas não tinha qualidade, era só pressão sonora mesmo!

 

Já ouvi Selenium Extreme de 12" em BP6 a caixa casando Fs com a Fs do carro (Uno Mille) e era uma coisa monstruosa! Faltava explodir o carro, mas também era só pressão sonora sem musicalidade.

 

Mas creio que uma caixa BP voltada para tocar com musicalidade e fidelidade, deve ser bem gostosa de se ouvir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tive uma que era uma caixa selada comum pequena, e a outra câmara foi feita diretamente no porta mala e usou ele todo (gol bola), dutos retangulares na época usava 2 Paine arrozinho mais amp kicker, rendia bem até coçava a garganta, o problema dessa caixa é acertar ela é lógico o tamanho enorme que ela fica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Num vejo muito dessas caixa com sub de 1000rms ou mais

Não é mais vantagem então usar sub mais forte, com mais potência?
Ou até mais sub, pq dependo a como fica a caixa, é quase tamanho de caixa para 2 sub, não?!

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Das BP que eu já ouvi também, todas eram voltadas apenas para fazer zuada. Já ouvi cara preta 306 em BP4 em Um Vectra e os graves e subgraves eram fenomenais, mas não tinha qualidade, era só pressão sonora mesmo!

 

Já ouvi Selenium Extreme de 12" em BP6 a caixa casando Fs com a Fs do carro (Uno Mille) e era uma coisa monstruosa! Faltava explodir o carro, mas também era só pressão sonora sem musicalidade.

 

Mas creio que uma caixa BP voltada para tocar com musicalidade e fidelidade, deve ser bem gostosa de se ouvir.

 

 Minha intensão não é construir algo musical, com qualidade... e sim algo diferente e forte! Já uso 4 alto falantes dentro de um carro minusculo, o foco não é e nem vai ser ter algo musical! 

 

 

Num vejo muito dessas caixa com sub de 1000rms ou mais

 

Não é mais vantagem então usar sub mais forte, com mais potência?

Ou até mais sub, pq dependo a como fica a caixa, é quase tamanho de caixa para 2 sub, não?!

Vantagem é relativo (R$). 

É regra que para uma bandpass ser boa, precisa ser de tamanho descomunal?

Pq como eu disse em foruns gringos e mto comum ver projetos de 4ª ordem... e eu vejo caixas com varios falantes que pegando a litragem individual, vemos caixas dutadas comuns em questão de tamanho que aparentam ser gigantes por usar 4 falantes...6 falantes!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse problema de $ vantagem é importante mesmo

 

Mas por seu set atual é 4 sub? quais sub?

Se for fazer caixa bandpass, acha que vai conseguir uma caixa para esses 4 sub?
Que se for com menos subs, acha que vai conseguir mais spl que o atual com 4 sub?

Hoje em dia o custo de módulo forte, com os modelos digitais não são tão caros e para spl tem muito sub barato
por isso mesmo pensando nesse ponto da $, tem que fazer umas contas e testes para vê se compensa de verdade

 

Tiro por base, que em campeonato spl, não usam muito dessas caixas

e mesmo projetos gringos, acho que os mais antigos que usam, os projeto mais novos parece que não estão usando tanto assim mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Projetos desse tipo não estão muito voltados para qualidade, a grande maioria na verdade quer mostrar "força", são showcar, e usam musicas para trabalhar dentro de uma faixa de frequencia, pode ver que o grafico para ter um bom ganho geralmente é muito picudo, ou seja, ele exalta determinada frequencia, mas as outras somem e isso é ruim, mesmo voce ouvindo apenas determinado tipo de musica, ai fica aquele som enjoado, sempre igual. E não é porque tem varios projetos que seja o milagre do bass.

E como disseram, tem o problema do delay ainda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo... bom então convêm mais permanecer na Dutada!

Possuo 4 Bomber Upgrade 12" ... penso em comprar mais 2 e montar uma dutada para 6 e fazer um walled no carro! isolando a cabine!

Antes que falem da troca de sub, NÃO! Não estou cogitando essa ideia, sairia muito caro! gosto dos atuais, são versáteis... andei escutando alguns set's diferentes do meu focado em low bass e todos acham impressionante o que 4 destes fazem levando em conta valores (R$) e potencia aplicada (um modulo digital pode não ser tão caro para dar um UP... mas um modulo mais forte exige toda uma reformulação dos cabos e mais baterias tornando o UP bem caro... colocando 6 subs... um 3k supriria o set tocando em 2,6ohms e ja possuo bateria pra empurrar um modulo desses)

O custo para fazer uma caixa pra mim é baixíssimo, chapas de MDF 18mm custam para mim R$50,00!
Só uso os bancos dianteiros do carro, a muito tempo deixei da coluna do meio pra tras livre pra som! 

Pensei em uma bandpass para dar mais enfase em frequências mais baixas que é 80% do que costumo escutar!
(ja estou esperando as criticas dos alto falantes dizendo que não foram feitos para isso)

Segue 2 videos do set atual tocando uma musica de frequência bem baixa que a maioria deve conhecer!



Editado por rr_peres

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que pensaria seriamente no seu set
Pelo menos que fosse para testar seria usar um outro módulo sim
Acho que conseguiria aumenta o spl ai

E não necessariamente é preciso trocar todo o cabeamento se for coloca um módulo mais forte
Pq como não vai estar utilizando a potência total do módulo e sim uma potência menor o consumo será menor e dependo até próximo do consumo que tem com essa rs1600
E depois qq coisa, faz a troca, como tem bateria para o set atual, trocando o modulo as baterias ainda vai da conta, depois vai trocando cabo com o tempo
se vê que a mudança compensou

 

Levando em conta os set com 4 pioneer na rs1200, fica forte, mas quando usando as sd das antigas (sem opção bass boost) fica com spl

mais forte, não era o mesmo grave gordo, mas pressão era maior

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também acho que da pra fazer um upgrade de amplificador antes de colocar mais sub. Algo com 2000w ja vai ficar bacana se bem alimentado, se pretende por mais 2 mesmo, pega um amp pra fechar nos 3000w pros 6, é só cuidar do clip e do subsonico que não vai ter problemas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...