Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Scatabau

[Ajuda] SQ no Polo Sedan - Mudança de carro e dúvidas com set

Recommended Posts

Fala galera, tudo bem?

Estou precisando muito de uma ajuda e opinião de vocês.

 

Troquei de carro recentemente e estou planejando o novo projeto. Gostaria de aproveitar o máximo possível da minha configuração anterior que estava montada em um Celtinha, que apesar de bem básica, me agradava muito:

  • HU Pioneer MVH-X568BT (specs)
  • Amplificador MB Quart Discus DSC450 (specs)
  • "Kit 2 vias" feito a partir de coaxiais Focal Access 165 CA1 (specs) - Os Tweeters estavam fixados na coluna com direcionamento e os Mids estavam em botinhas seladas de aproximadamente 6L.
  • Sub Keybass Panther 8" (specs) em uma cx dutada - não lembro o volume da caixa, mas estava de acordo com o recomendado.

Vendi o Celta e troquei por um Polo Sedan. A idéia seria montar o mesmo set e depois ir evoluindo com o tempo, gastando uns R$500 ou R$ 600 neste momento. EDIT: Esqueci de falar, mas minha sogra vem dos EUA agora em Fevereiro e eu poderia comprar algo de lá até uns US$ 150.

 

Por isso, preciso de ajuda nas seguintes questões:

 

1) Sobre o HU:

O Polo já vem com um player original VW, com os comandos no volante e bluetooth integrado. Gosto dessa integração com o carro, mas sinto falta das configurações possíveis no Pioneer (Cortes, Equalizador, etc..).

 

Usar conversores RCA neste player para ligar ao ampl. afetará muito a qualidade?

Ou seria bem melhor usar o Pioneer e instalar uma interface com o volante?

 

 

2) Sobre o "Kit 2 vias"

Na venda do Celta, os tweeters foram junto com o carro e fiquei apenas com os Mids (me arrependi de ter feito isso!). Tenho um par dos Selenium 1TW1 aqui, mas com os cross originais. Já li aqui no fórum que este tweeter surpreende com o corte em 4Khz.

 

Vale a pena manter este Mid e comprar algum tweeter pra compor o kit? Se sim, 1TW1 com o cross em 4Khz, ou algum outro? (Vi um tweeter focal access vendendo nos classificados.. talvez seja uma).

 

Ou é melhor desapegar e partir para um novo kit pronto (Audiophonic KC 6.3, por exemplo)?

 

 

3) Amplificador e Sub

Por agora pretendo manter os dois. Só preciso ver como o sub vai se comportar na mala do sedan, pois no celta ele tocava muito bem.

 

Band-pass poderia direcionar melhor o grave da mala para o interior do carro?

 

 

Desculpem pelo post grande, mas a opinião de vocês sempre é útil nestes momentos, principalmente pra não fazer besteiras de comprar qlq coisa.

 

Um abraço!!

Editado por Scatabau

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala galera, tudo bem?

Estou precisando muito de uma ajuda e opinião de vocês.

 

Troquei de carro recentemente e estou planejando o novo projeto. Gostaria de aproveitar o máximo possível da minha configuração anterior que estava montada em um Celtinha, que apesar de bem básica, me agradava muito:

  • HU Pioneer MVH-X568BT (specs)
  • Amplificador MB Quart Discus DSC450 (specs)
  • "Kit 2 vias" feito a partir de coaxiais Focal Access 165 CA1 (specs) - Os Tweeters estavam fixados na coluna com direcionamento e os Mids estavam em botinhas seladas de aproximadamente 6L.
  • Sub Keybass Panther 8" (specs) em uma cx dutada - não lembro o volume da caixa, mas estava de acordo com o recomendado.

Vendi o Celta e troquei por um Polo Sedan. A idéia seria montar o mesmo set e depois ir evoluindo com o tempo, gastando uns R$500 ou R$ 600 neste momento. EDIT: Esqueci de falar, mas minha sogra vem dos EUA agora em Fevereiro e eu poderia comprar algo de lá até uns US$ 150.

 

Por isso, preciso de ajuda nas seguintes questões:

 

1) Sobre o HU:

O Polo já vem com um player original VW, com os comandos no volante e bluetooth integrado. Gosto dessa integração com o carro, mas sinto falta das configurações possíveis no Pioneer (Cortes, Equalizador, etc..).

 

Usar conversores RCA neste player para ligar ao ampl. afetará muito a qualidade?

R: Sim, e muito. Se quer um SQ fuja das centrais originais.

 

Seria bem melhor usar o Pioneer e instalar uma interface com o volante?

R: Seu player não é o melhor mas também não é ruim. O som dele é bom, no entanto faltam recursos básicos de audio que um player voltado a SQ deve ter. Se não esta podendo gastar da para manter ele inicialmente e colocar como up para o futuro.

 

2) Sobre o "Kit 2 vias"

Na venda do Celta, os tweeters foram junto com o carro e fiquei apenas com os Mids (me arrependi de ter feito isso!). Tenho um par dos Selenium 1TW1 aqui, mas com os cross originais. Já li aqui no fórum que este tweeter surpreende com o corte em 4Khz. Vale a pena manter este Mid e comprar algum tweeter pra compor o kit? Se sim, 1TW1 com o cross em 4Khz, ou algum outro? (Vi um tweeter focal access vendendo nos classificados.. talvez seja uma). Ou é melhor desapegar e partir para um novo kit pronto (Audiophonic KC 6.3, por exemplo)?

 

R: Este Focal é de entrada, ja ouvi ele uma vez e não gostei muito... Não empolgou. Não fez jus a expectativa que o nome da marca gera no cliente. Ideal seria que trocasse o kit todo por um NAR CS2 (Média de R$ 550,00) ou NAR CS3 (Média de R$ 650,00). Mas analisando o valor disponível para o up e as demais prioridades que identifico no set instalaria o 1TW1 mesmo para ver como ficaria. Se não gostar entra na lista dos ups futuros. Mas atenção para um detalhe, como seu player não faz cortes ativos você precisará de um crossover, talvez este artesanal que o pessoal do tópico indicou.

 

3) Amplificador e Sub

Por agora pretendo manter os dois. Só preciso ver como o sub vai se comportar na mala do sedan, pois no celta ele tocava muito bem.

Band-pass poderia direcionar melhor o grave da mala para o interior do carro?

R: Eu trocaria pelo menos o módulo pelo SD400.4 EVO. (Média de R$ 200,00). Já viu o tópico do Alves falando sobre ele?

 

Se não segue o link (Vale a pena ler): https://autoforum.com.br/topic/214341-minhas-impressões-sd4004evo-e-sd12001evo/

 

E apesar de nunca ter ouvido falar no seu sub, trocaria ele também por um NAR Sw2 de 10 ou 12 polegadas. Sub de 8 em carro sedan não fica la essas coisas...

 

Desculpem pelo post grande, mas a opinião de vocês sempre é útil nestes momentos, principalmente pra não fazer besteiras de comprar qlq coisa.

 

Um abraço!!

 

 

Resumo da ópera:

Dos R$ 600,00 disponíveis para o up eu pegaria o SD400.4 EVO (R$200,00) e o Sub NAR 12 Sw2 (R$350,00). Usaria os canais 1 e 2 do módulo para o kit e o 3 e 4 em bridge para o sub. Só a substituição do módulo ja vai dar uma diferença bem perceptível no som do seu set, mas manter o sub de 8 no sedan não costuma dar bons resultados. Acho que com este orçamento não da para fazer mais do que isto.

 

Com relação aos ups futuros eu priorizaria da seguinte forma:

 

1 - Troca do player;

2 - Troca do kit;

3 - Adição de um módulo mono para o sub.

4 - RCAs Leyline

 

Acho que é isto. Forte abraço e boa sorte amigo!

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom primeiro de tudo, já que não pretende gastar muito agora

 

Ligaria tudo que tem, do jeito que tem, para depois vê oq mais vai sentir falta, já que seu set te agradava antes

 

Como usava um player antes no celta e agora vai usar o original, se isso vai te fazer mais falta que trocar o kit atualmente ou o sub por exemplo

 

O player é fácil substituir e coloca o 1 din ou 2 din no polo e moldura é barata, mas monta o seu som com oq tem

 

Por ser um sedan, imagino que oq mais vai sentir diferença é no sub

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resumo da ópera:

Dos R$ 600,00 disponíveis para o up eu pegaria o SD400.4 EVO (R$200,00) e o Sub NAR 12 Sw2 (R$350,00). Usaria os canais 1 e 2 do módulo para o kit e o 3 e 4 em bridge para o sub. Só a substituição do módulo ja vai dar uma diferença bem perceptível no som do seu set, mas manter o sub de 8 no sedan não costuma dar bons resultados. Acho que com este orçamento não da para fazer mais do que isto.

 

Com relação aos ups futuros eu priorizaria da seguinte forma:

 

1 - Troca do player;

2 - Troca do kit;

3 - Adição de um módulo mono para o sub.

4 - RCAs Leyline

 

Acho que é isto. Forte abraço e boa sorte amigo!

 

Fala Tiago!

Obrigado pelas dicas!

 

Vou seguir com o Pioneer e depois ver a interface do volante. Os recursos que você diz são TA e outros cortes?

 

Sobre o mid da Focal, eu gostei do rendimento deles no pezinho. Provavelmente por não ter ouvido muitas opções mesmo.. hehehe (vim de um CS50B em pezinhos, então já melhorou bastante quando ouvi o focal). O upgrade do kit vai entrar pra lista sim.

 

Com relação ao SD400.4, eu li esse tópico sim e me surpreendi com o baixo custo e o bom review. É uma excelente opção mesmo.

Usar ele para o kit é uma boa. Quanto ao sub de 12", passou pela cabeça comprar outro sub de 8" (que é barato) para reaproveitar o MB Quart, tocar os dois subs de 8" e compensar a diferença do sedan. Seria uma alternativa mais em conta do que o ampl mono + sub NAR 12"... Vale a pena ou é furada?

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom primeiro de tudo, já que não pretende gastar muito agora

 

Ligaria tudo que tem, do jeito que tem, para depois vê oq mais vai sentir falta, já que seu set te agradava antes

 

Como usava um player antes no celta e agora vai usar o original, se isso vai te fazer mais falta que trocar o kit atualmente ou o sub por exemplo

 

O player é fácil substituir e coloca o 1 din ou 2 din no polo e moldura é barata, mas monta o seu som com oq tem

 

Por ser um sedan, imagino que oq mais vai sentir diferença é no sub

 

Como a grana tá curta, acho que esse é o caminho mesmo.

 

Vou até manter a caixa com o sub de 8" pra ver como fica... mas provavelmente vai apagar bastante, ainda que o porta-malas tenha conexão com o interior do carro.

 

Sei que varia muito do modelo e qualidade dos subs, mas um par de subs de 8" não tocariam melhor do que um sub de 12" de até uns R$300?

Penso não só na melhor distribuição deles na mala, mas também na maior agilidade por serem menores. Além disso teriam mais área de cone do que um de 12".

 

Acha que compensa?

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como a grana tá curta, acho que esse é o caminho mesmo.

 

Vou até manter a caixa com o sub de 8" pra ver como fica... mas provavelmente vai apagar bastante, ainda que o porta-malas tenha conexão com o interior do carro.

 

Sei que varia muito do modelo e qualidade dos subs, mas um par de subs de 8" não tocariam melhor do que um sub de 12" de até uns R$300?

Penso não só na melhor distribuição deles na mala, mas também na maior agilidade por serem menores. Além disso teriam mais área de cone do que um de 12".

 

Acha que compensa?

 

Abraço!

 

Eu no seu lugar usaria o que já têm e:

 

1 - Faria o cross pro 1TW1

2 - Vai fazer pezinho? Caso não, aí têm que revestir as portas com manta

3 - O sub de 8" vai ficar abafado na mala, até jogando potência ele toca forte suficiente, porém vai ser muito difícil casar os ganhos com os frontais.

 

Creio que dois 8" não têm a area de cone maior que um de 12" não... 

 

1x 8"

A área do círculo (π * 10.162) = 324,29251 cm2

1x 12"

A área do círculo (π * 15.242) = 729,65815 cm2

 

Eu tenho um carro sedan também, coloquei um JL 13w1v2 em caixa selada de 45 litros e sobra SPL, até mais do que eu gostaria, e ele casou muito bem com os frontais, apenas atualmente estou ligando tudo no player original com

conversor corzus e sem TA, e por tal o som ainda vêm muito da mala, assim essa semana estou rodando sem o subwoofer e só com os mids em porta tratada, e lhe digo, o grave já é muito bom, Eu vou partir para instalação paralela usando um DEH-X7880BT pra poder ter o TA e ajustes finos, daí voltarei com o subwoofer na mala. (não quero tirar a central original por outros motivos)

 

No seu caso eu compraria outro panther e ligaria os dois nas bridges desse MB Quart atual ou de um SD400.4, ai mudaria de lugar eles pra ver como ficaria. Lembrando que o SD400.4 - salvo engano - não têm filtro subsonico e corte fixo em 80hz, logo com certeza seria melhor usar o MB Quart pros subwoofers.

 

Com essa grana que você pode gastar agora faça uma instalação elétrica de primeira, e não esqueça de já deixar preparado para uma biamplificação, que logo será seu próximo passo...

 

Resumão: Use o que têm hoje, faça uma instalação eletrica caprichada e prepare para biamp. Depois compre um SD400.4 pro kit e mais um pather e faça a caixa pros dois dutada e use o MB Quarts pra ele.

Editado por samarone
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como a grana tá curta, acho que esse é o caminho mesmo.

 

Vou até manter a caixa com o sub de 8" pra ver como fica... mas provavelmente vai apagar bastante, ainda que o porta-malas tenha conexão com o interior do carro.

 

Sei que varia muito do modelo e qualidade dos subs, mas um par de subs de 8" não tocariam melhor do que um sub de 12" de até uns R$300?

Penso não só na melhor distribuição deles na mala, mas também na maior agilidade por serem menores. Além disso teriam mais área de cone do que um de 12".

 

Acha que compensa?

 

Abraço!

Seu raciocínio esta parcialmente ecorreto. Dois subs 8 tem área de cone parecida e trabalham de forma semelhante a um de 12 com a mesma potencia. Não conheço seu sub, se for bom para SQ e realmente for mais barato colocar mais um dele vai ficar melhor sim. Com toda certeza.

 

E quanto a agilidade deles por serem menores, esta correto, subs de 8 e de 10 pol. são bem mais rápidos que os de 12. Para alguns tipos de musica como rock apresentam melhor resultado.

 

Mas reforço que não conheço seu sub. O sub de 8 que conheço para SQ com melhor custo benefício atualmente é o NAR sw8. Mas custa em torno de 280-300 cada um.

Editado por tiago.paiva
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu raciocínio esta correto. Dois subs de 8 tem mais área de cone, e consequentemente trabalham melhor do que um de 12 com a mesma potencia. Principalmente devido ao maior deslocamento de ar. Não conheço seu sub, se for bom para SQ e realmente for mais barato colocar mais um dele vai ficar melhor sim. Com toda certeza.

 

Tem certeza que dois subwoofers de 8" têm mais area de cone que 1 de 12"?

 

E quanto a agilidade deles por serem menores, esta correto também, subs de 8 e de 10 pol. são bem mais rápidos que os de 12. Para alguns tipos de musica como rock apresentam melhor resultado.

 

Mas reforço que não conheço seu sub. O sub de 8 que conheço para SQ com melhor custo benefício atualmente é o NAR sw8. Mas custa em torno de 280-300 cada um.

 

O Panther é um sibwoofer de 8" com conjunto mecanico tão leve quanto o Nar, ele toca muito bem, só não deve ser muito sobrealimentado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu raciocínio parcialmente ecorreto. Dois subs 8 tem área de cone parecida e trabalham de forma semelhante a um de 12 com a mesma potencia. Não conheço seu sub, se for bom para SQ e realmente for mais barato colocar mais um dele vai ficar melhor sim. Com toda certeza.

 

E quanto a agilidade deles por serem menores, esta correto, subs de 8 e de 10 pol. são bem mais rápidos que os de 12. Para alguns tipos de musica como rock apresentam melhor resultado.

 

Mas reforço que não conheço seu sub. O sub de 8 que conheço para SQ com melhor custo benefício atualmente é o NAR sw8. Mas custa em torno de 280-300 cada um.

Essa questão que sub de 10 é mais rápido não vale como regra.

Isso está mais relacionado com o material do cone e o conjunto motor do sub, do que o próprio tamanho dele.

Tem sub de 10 que não serve nem pra fazer barulho, ao passo que tem sub de 12 de excelente qualidade.

Uma vez li no HT que um dos mais respeitados audiofilos do Brasil usa sub de 15 polegadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Seu raciocínio esta correto. Dois subs de 8 tem mais área de cone, e consequentemente trabalham melhor do que um de 12 com a mesma potencia. Principalmente devido ao maior deslocamento de ar. Não conheço seu sub, se for bom para SQ e realmente for mais barato colocar mais um dele vai ficar melhor sim. Com toda certeza.

 

Tem certeza que dois subwoofers de 8" têm mais area de cone que 1 de 12"?

 

E quanto a agilidade deles por serem menores, esta correto também, subs de 8 e de 10 pol. são bem mais rápidos que os de 12. Para alguns tipos de musica como rock apresentam melhor resultado.

 

Mas reforço que não conheço seu sub. O sub de 8 que conheço para SQ com melhor custo benefício atualmente é o NAR sw8. Mas custa em torno de 280-300 cada um.

 

O Panther é um sibwoofer de 8" com conjunto mecanico tão leve quanto o Nar, ele toca muito bem, só não deve ser muito sobrealimentado.

 

 

 

Não tinha calculado a área deles Samarone, post atualizado!

Obrigado pela correção e pela explicação sobre o sub.  :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa questão que sub de 10 é mais rápido não vale como regra.

Isso está mais relacionado com o material do cone e o conjunto motor do sub, do que o próprio tamanho dele.

Tem sub de 10 que não serve nem pra fazer barulho, ao passo que tem sub de 12 de excelente qualidade.

Uma vez li no HT que um dos mais respeitados audiofilos do Brasil usa sub de 15 polegadas.

 

Show de bola seu comentário Rafael, muito bem observado.

Mt parecido com aquela história de falar que todo tweeter metálico é estridente e todo tweeter de seda é bom.

 

Valeu, forte abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Tiago!

Obrigado pelas dicas!

 

Vou seguir com o Pioneer e depois ver a interface do volante. Os recursos que você diz são TA e outros cortes?

 

Sobre o mid da Focal, eu gostei do rendimento deles no pezinho. Provavelmente por não ter ouvido muitas opções mesmo.. hehehe (vim de um CS50B em pezinhos, então já melhorou bastante quando ouvi o focal). O upgrade do kit vai entrar pra lista sim.

 

Com relação ao SD400.4, eu li esse tópico sim e me surpreendi com o baixo custo e o bom review. É uma excelente opção mesmo.

Usar ele para o kit é uma boa. Quanto ao sub de 12", passou pela cabeça comprar outro sub de 8" (que é barato) para reaproveitar o MB Quart, tocar os dois subs de 8" e compensar a diferença do sedan. Seria uma alternativa mais em conta do que o ampl mono + sub NAR 12"... Vale a pena ou é furada?

 

Abraço!

Quanto aos recursos de aúdio, TA e modo rede (3 vias) seriam os principais. Mas se seu player tivesse um equalizador com mais bandas e mais variações de slops no cortes do HPF e LPF dariam mais possibilidades para o ajuste fino do sistema. Mas como falei, vc pode começar com ele e ver o up do player para frente seguindo as prioridades que julgar mais pertinentes depois que estiver ouvindo o som do seu sistema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de bola pessoal.

Muito obrigado pela ajuda! Vou seguir nesse caminho mesmo. Fazer uma instalação de boa qualidade, já preparando pra futuramente ter 2 amplificadores.

 

Instalando o projeto, volto para postar os resultados!

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...