Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Gleisão

Dúvida saída Sub e Front RCA a cerca da qualidade

Recommended Posts

Pintou uma dúvida!

 

Na saída RCA da HU, front e SUB vou ligar um kit 2 vias e um par de subs, tenho 3 pernas de RCA e 1 RCA Y, a dúvida é a seguinte: Se eu ligar 1 RCA em uma das saídas sub da HU e colocar o Y ligando essa saída nas duas entradas do amplificador, não altera o rendimento ou qualidade do dos subs ou fica a mesma coisa se eu ligar as duas saídas nas duas entradas?

 

O uso de cabo RCA Y interfere no rendimento do som numa forma geral?

 

Obrigado a quem puder contribuir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ligar sem problemas, o uso do Y não altera a tensão no RCA,(use como exemplo uma extensão elétrica que mantem a voltagem independente de quantas tomadas iremos ligar), o que pode acontecer dependendo da qualidade do cabo é o aparecimento de ruído.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem um tópico aqui se eu não me engano que fala que não se pode fazer esse tipo de ligação. Usar um cabo Y com as duas entradas macho e uma saída fêmea para ser ligada na entrada do cd-player.

 

Se fosse ao contrário pode ligar sem problemas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gleisao ficou meio confuso, mas pq vc só quer plugar uma perna atras da HU ? entendi q seu rca é apenas de 1 perna ao inves de 2 certo? ai vc iria colocar atras da HU na saida preta (L) e dps um Y pra entrar no R e L do ampli ?? é isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desde que o Y seja de boa qualidade e usado para duplicar 1 canal e não juntar 2 canais, não devem ocorrer prejuízos. O único problema seria perder a estereofonia.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu mesmo usava Y para juntar 2ch Bernardo! nessa situaçao: amplificador tocava cada bridge um dos lados do kit 2 vias. entao eu possuia apenas um rca de 4ch, chegava na traseira do player e juntava as 4 pontas virando 2 para ligar na saida front da HU

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você tá invertendo o caminho, Victor. O sinal SAI do player e ENTRA no amplificador, portanto você tinha 2 canais sendo transformados em 4 e não 4 sendo transformados em 2.

 

Repito: Usar para juntar dois canais em um é perigoso pros equipamentos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você tá invertendo o caminho, Victor. O sinal SAI do player e ENTRA no amplificador, portanto você tinha 2 canais sendo transformados em 4 e não 4 sendo transformados em 2.

 

Repito: Usar para juntar dois canais em um é perigoso pros equipamentos.

 

deixa ver se entendi: caso eu queira amplificar um 2 vias com as duas bridges do amp, eu tenho que utilizar 2 cabos Y e u1 rca vindo da saída "front" do player, correto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

deixa ver se entendi: caso eu queira amplificar um 2 vias com as duas bridges do amp, eu tenho que utilizar 2 cabos Y e u1 rca vindo da saída "front" do player, correto?

Pode ser feito dessa forma sim. Vai vir 1 par de RCA da HU, nesse par de rca seria plugado um Y em cada, que seria plugado nos 4 canais, cada 2 canais formaria uma bridge, pode ser feito sem problemas, mas cuidado para não inverter as ligações e juntar sinais L e R em uma Bridge...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ai gleisão, sou daqui do lado. Bora marca de encontrar para ver o set.  Quero conhecer os ley line. abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo o que eu entendi, Ele tem um amplificador com 2 entrada e um player com 2 saídas sub, porém ele tem um cabo mono, ou ele compra mais um cabo mono ou usa um Y na entrada do amplificador.

Sobre estereofônia, nesse caso não se aplica devido ser saída subwoofer, se fosse estéreo aí o que o Bernardo disse se aplicaria.

Editado por rafavieira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

deixa ver se entendi: caso eu queira amplificar um 2 vias com as duas bridges do amp, eu tenho que utilizar 2 cabos Y e u1 rca vindo da saída "front" do player, correto?

 

Ou isso, ou dois Y compridos. Sai mais barato, tem menos conexões e usa menos cabos.

 

Sobre estereofônia, nesse caso não se aplica devido ser saída subwoofer, se fosse estéreo aí o que o Bernardo disse se aplicaria.

Tem player que as saídas do subwoofer são stereo, tem player que a saída é A+B. Eu mesmo já usei subwoofers em configuração stereo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou isso, ou dois Y compridos. Sai mais barato, tem menos conexões e usa menos cabos.

 

Tem player que as saídas do subwoofer são stereo, tem player que a saída é A+B. Eu mesmo já usei subwoofers em configuração stereo.

Sim.

Porém pelo menos os que eu conheço que tem saída sub em estéreo, o player permite escolher entre mono ou estéreo(exemplo alpine 9815, 9887).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Inclusive eu criei um tempo atrás um tópico sobre esse assunto.

E fui desencorajado a ligar dessa forma pois em baixas frequências não se notaria estereofônia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto mais baixa a frequência, menos direcional ela é, ou seja, é mais difícil de se perceber de onde o som vem. Mas uma vez que você tem SPL e ataque suficientes, porquê não usar a stereofonia?

 

Em uma música de bumbo duplo, por exemplo, se os subs forem stereo e alternados, existe a probabilidade do sub embolar. Se você ligá-los em stereo você vai perceber um som mais definido, pois eles estarão se alternando. Claro que isso é somente um exemplo, mas existem outras ocasiões onde coisas parecidas acontecem e que, se você tem SPL e ataque suficientes, você pode se dar ao luxo de usar os subs em stereo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto mais baixa a frequência, menos direcional ela é, ou seja, é mais difícil de se perceber de onde o som vem. Mas uma vez que você tem SPL e ataque suficientes, porquê não usar a stereofonia?

 

Em uma música de bumbo duplo, por exemplo, se os subs forem stereo e alternados, existe a probabilidade do sub embolar. Se você ligá-los em stereo você vai perceber um som mais definido, pois eles estarão se alternando. Claro que isso é somente um exemplo, mas existem outras ocasiões onde coisas parecidas acontecem e que, se você tem SPL e ataque suficientes, você pode se dar ao luxo de usar os subs em stereo.

Valeu pela dica, no meu caso não custará nada testar, apenas alterar a ligação dos subs.

Faz sentido o que vc disse, nem tanto pela estereofônia, mas sim pela precisão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ai gleisão, sou daqui do lado. Bora marca de encontrar para ver o set.  Quero conhecer os ley line. abraços

posso participar tambem? tb vou colocar cabos ley line, no caso sera a sua "ex" sd evo com um stone para mids nar e giza para tweeters german maestro concept, vou instalar em paulinia-sp dia 13 fevereiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela dica, no meu caso não custará nada testar, apenas alterar a ligação dos subs.

Faz sentido o que vc disse, nem tanto pela estereofônia, mas sim pela precisão.

 O segredo é testar e testar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

posso participar tambem? tb vou colocar cabos ley line, no caso sera a sua "ex" sd evo com um stone para mids nar e giza para tweeters german maestro concept, vou instalar em paulinia-sp dia 13 fevereiro.

Opa demoro marcelo. Bora combinar. Haha

Tem o Rafael de PA também. Quem sabe nisito não anima e vem também. Haha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você tá invertendo o caminho, Victor. O sinal SAI do player e ENTRA no amplificador, portanto você tinha 2 canais sendo transformados em 4 e não 4 sendo transformados em 2.

 

Repito: Usar para juntar dois canais em um é perigoso pros equipamentos.

Sim o caminho é o mais ''sem noçao' (pois todos geralmente tem o cabo de 2ch e dpois duplicam). Mas eu '' já possuia o cabo bom de 4ch, pra que eu iria vender ele pra comprar um 2ch Bernardo ?? se fosse ruim por que existiria Y com 1macho 2femeas ?

Dessa forma eu juntei o ch1+2 (uma bridge) e foi pro LEFT do HU pioneer, e o mesmo pro outro lado, tocou mais de 5anos sem nenhum problema ! perfeitamente em sterio nos kits.

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim o caminho é o mais ''sem noçao' (pois todos geralmente tem o cabo de 2ch e dpois duplicam). Mas eu '' já possuia o cabo bom de 4ch, pra que eu iria vender ele pra comprar um 2ch Bernardo ?? se fosse ruim por que existiria Y com 1macho 2femeas ?

Dessa forma eu juntei o ch1+2 (uma bridge) e foi pro LEFT do HU pioneer, e o mesmo pro outro lado, tocou mais de 5anos sem nenhum problema ! perfeitamente em sterio nos kits.

Mas vc fez exatamente o que ele disse.

Apenas colocou o Y na saída do player duplicando ela.

Vc não juntou canais na saída do Player, apenas fez o que teoricamente sairia mais caro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim o caminho é o mais ''sem noçao' (pois todos geralmente tem o cabo de 2ch e dpois duplicam). Mas eu '' já possuia o cabo bom de 4ch, pra que eu iria vender ele pra comprar um 2ch Bernardo ?? se fosse ruim por que existiria Y com 1macho 2femeas ?

Dessa forma eu juntei o ch1+2 (uma bridge) e foi pro LEFT do HU pioneer, e o mesmo pro outro lado, tocou mais de 5anos sem nenhum problema ! perfeitamente em sterio nos kits.

 

Victor, você não está entendendo. Você fez exatamente o que eu falei que deveria ser feito, mas está "pensando invertido". Sugiro reler, pensando no caminho que o sinal faz (de onde sai e para onde vai) que você vai entender.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

agr entendi Bernardo !! é q eu estava entendendo o seu juntar 2canais sendo a junção de uso de Y logo ali na saida do HU !! rsrs

o teu juntar dois CH seria por ex usar L e R do HU e jogar em apenas um dos quatro rca no ampli ne !?

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ligar sem problemas, o uso do Y não altera a tensão no RCA,(use como exemplo uma extensão elétrica que mantem a voltagem independente de quantas tomadas iremos ligar), o que pode acontecer dependendo da qualidade do cabo é o aparecimento de ruído.

Opa, valew o comentário e o exemplo, ajudou muito a clarear as idéas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...