Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
mmlimase

Modulo badna ICe 1200 clipando sem render bem

Recommended Posts

Olá amigos, primeiro vou descrever meu som.

 

01 - Subwoofer Selenium matador 800 rms 2+2 ohms (ligado em pararelo para casar com o banda)

01 - Médio Selenium 300 rms

01 - Driver D450 Ti trio

01 - banda Ice 1200 1 ohms para o grave

01 - Taramps TS800x4 para o médio e driver (um em cada bridge)

01 - Crossover JFA X5

01 - Fonte JFA Digital 100a (sem bateria, apenas na fonte)

01- Toca cd Pioneer

Cabos de alimentação de 21mm

 

O problema é que o banda tá clipando muito rápido, meu player vai até o 62 e dependendo da musica ele clipa no 38 a 40, isso deixando o ganho do modulo e do crossover no minimo, quase zerado e fazendo os cortes corretos de 50 a 80hz no cross, mesmo assim ele clipa, sem o som render bem, para render bem só no 45 a 47, o que faço, já me falaram que isso é normal nos Banda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa clipagem pode estar sendo gerada por muitas coisas, mas uma boa possibilidade é falta de alimentação eletrica, tem voltimetro no seu sistema? Se não tiver coloque e veja se baixa de 12v nessas musicas onde o player clipa. Se for nas batida dos graves a baixa de tensão um bom megacapacitor resolve. Se for uma baixa continua vc precisa alimentar melhor seu sistema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra possibilidade é a baixa qualidade da mídia utilizada, utilize musica em Flac ou wave ou um CD de audio original (sem estar em mp3) e verifique se ainda clipa, pode ser isso também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja ouvi usuários falarem que essa fonte JFA não dão a tensão declarada pelo fabricante, faz o teste dela para ver o que realmente entrega.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim é um pouco normal do Banda isso, mas as vezes oq vc ta considerando render é quando começa distorce e da sensação que ta "alto"

 

Outra coisa que esse volume não importa muita coisa, até pq próximo do volume máxima o próprio player começa mandar distorção
Então melhor regular no crossover e módulo do que deixa baixo e tentar usar o player no máximo

 

 

Ja ouvi usuários falarem que essa fonte JFA não dão a tensão declarada pelo fabricante, faz o teste dela para ver o que realmente entrega.

 

Bom uso a de 70 e usando e testando, ela manda o que fala sim. Tensão com variação pouco do visor dela para o medido, mas isso já ve acontecer com várias

até por conta dos fios

 

O porém dessa fonte, é que as fontes jfa são feitas para utilizar junto com bateria e não é muito adequada para alimentar o módulo direto

Testa com uma bateria que pode ser que ajude a melhora

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim é um pouco normal do Banda isso, mas as vezes oq vc ta considerando render é quando começa distorce e da sensação que ta "alto"

 

Outra coisa que esse volume não importa muita coisa, até pq próximo do volume máxima o próprio player começa mandar distorção

Então melhor regular no crossover e módulo do que deixa baixo e tentar usar o player no máximo

 

 

 

Bom uso a de 70 e usando e testando, ela manda o que fala sim. Tensão com variação pouco do visor dela para o medido, mas isso já ve acontecer com várias

até por conta dos fios

 

O porém dessa fonte, é que as fontes jfa são feitas para utilizar junto com bateria e não é muito adequada para alimentar o módulo direto

Testa com uma bateria que pode ser que ajude a melhora

Olá, meu Pioneer o volume vai até 62, por isso não acho normal clipar no 38 a 40, com o ganho do modulo e do crossover quase no minimo, mais não sei mais o que fazer, um instalador aqui me falou que Banda é assim mesmo, falou que posso usar clipando mesmo que não tem problema, será que não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça o teste de deixar a fonte JFA ligada na bateria do carro. O problema pode estar nesse esquema que você fez de deixar a fonte ligada diretamente nos amplificadores. Como já disseram, não é muito adequado de deixar a fonte ligada diretamente nos amplificadores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça o teste de deixar a fonte JFA ligada na bateria do carro. O problema pode estar nesse esquema que você fez de deixar a fonte ligada diretamente nos amplificadores. Como já disseram, não é muito adequado de deixar a fonte ligada diretamente nos amplificadores.

Olá, mesmo com a bateria ele clipa, e essa fonte aguenta ele tranquilo, esses modelos novos da JFA podem ser ligadas diretamente no módulo sem bateria, só que eu não consigo resolver esse problema, o ganho tanto do módulo quanto do crossover estão quase zerados e mesmo assim ele clipa no volume 38 dependendo da música ele clima no 43 44, mais não tá rendendo o que é para render.

 

 

Um amigo tem um som bem parecido com o meu, mais com apenas 1 banda 1200 4 canais para tocar tudo e tá rendendo mais que o meu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, mesmo com a bateria ele clipa, e essa fonte aguenta ele tranquilo, esses modelos novos da JFA podem ser ligadas diretamente no módulo sem bateria, só que eu não consigo resolver esse problema, o ganho tanto do módulo quanto do crossover estão quase zerados e mesmo assim ele clipa no volume 38 dependendo da música ele clima no 43 44, mais não tá rendendo o que é para render.

 

 

Um amigo tem um som bem parecido com o meu, mais com apenas 1 banda 1200 4 canais para tocar tudo e tá rendendo mais que o meu.

Tem que ir eliminando as possíveis causas 1 por 1, parece que energia pode não ser a causa, mas para ter ctz somente instalando um megacapacitor (0.4F no mínimo), ainda tem a questão da distorção que pode estar ocorrendo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fera,

 

São dois potenciômetros , um do filtro subsonico (esquerda próximo ao RCA e outro do crossover  ).

 

Se vc tá começando a resposta do amp em 50 hz no subsônico e cortando de 80hz no low pass do crossover, realmente vai ficar fraco.

 

Estou levando em consideração o fato de ter mencionado ser um subwoofer. Pode colocar esse subsônico em 30hz e o crossover em 80~100hz.

 

frcSiLI.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que o Rick postou pode ser o seu problema. Filtro subsônico muito alto e limitando a resposta do subwoofer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fera,

 

São dois potenciômetros , um do filtro subsonico (esquerda próximo ao RCA e outro do crossover ).

 

Se vc tá começando a resposta do amp em 50 hz no subsônico e cortando de 80hz no low pass do crossover, realmente vai ficar fraco.

 

Estou levando em consideração o fato de ter mencionado ser um subwoofer. Pode colocar esse subsônico em 30hz e o crossover em 80~100hz.

 

frcSiLI.png

Olá amigo, eu estou deixando o subsonico em 30Hz e o crossover no máximo para que assim apenas o crossover JFA X5 faça o corte de frequência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, eu estou deixando o subsonico em 30Hz e o crossover no máximo para que assim apenas o crossover JFA X5 faça o corte de frequência.

 

No caso aí tem dois tipos de filtros de frequências atuando. O filtro do amplificador e o filtro do crossover JFA. Talvez seja isso que esteja fazendo seu set perder rendimento.

 

A curva do filtro do Banda Ice é Linkwitz-Riley, possivelmente a curva do filtro desse JFA deve ser Butterworth e um deve estar tentando anular o outro, ou talvez eu esteja falando besteiras!

 

Uma vez eu fiz o teste de usar o LPF (80Hz) do cd-player junto com o LPF (no máximo ~250Hz) do amplificador e o resultado foi que os subs tocaram amarrados, sem extensão e sem força.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, já que está complicado descobrir o problema, tente verificar o seguinte:

1- Tire tudo do caminho e ligue direto o banda no CD com os cortes desejados, veja que acontece.

2- Caso negativo, empreste um módulo de alguém só para fazer um teste A/B(tira poe)...veja se melhora o rendimento!

3- Como teu sub é dupla bobina, verifique com uma bateria de 9V ligado direto nos terminais da caixa, só encoste e tire, dos 2 lados(invertendo a polaridade) veja se o cone dá um salto: frete(+ do AF e + da bat) ou para dentro (- AF e _ da bateria), não deixe por muito tempo! Pode estar ligado errada as bobinas, ou 1 delas com problema!

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, já que está complicado descobrir o problema, tente verificar o seguinte:

1- Tire tudo do caminho e ligue direto o banda no CD com os cortes desejados, veja que acontece.

2- Caso negativo, empreste um módulo de alguém só para fazer um teste A/B(tira poe)...veja se melhora o rendimento!

3- Como teu sub é dupla bobina, verifique com uma bateria de 9V ligado direto nos terminais da caixa, só encoste e tire, dos 2 lados(invertendo a polaridade) veja se o cone dá um salto: frete(+ do AF e + da bat) ou para dentro (- AF e _ da bateria), não deixe por muito tempo! Pode estar ligado errada as bobinas, ou 1 delas com problema!

hand26

Olá, o sub é zero, bobina dupla 2+2 ohms, tá ligado em pararelo para cair para 1ohms, eu medir a impedância com o Multimetro e tá dando 1.6ohms, mais isso é normal, nunca dá certinho, essa semana vou fazer um teste com uma fonte usina de 120a, to achando que pode ser a minha fonte JFA de 100a que não tá aguentando o banda 1200, taramps ts800, toca cd e crossover.

 

Uso apenas a fonte, sem bateria.

Editado por mmlimase

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja tive som automotivo grande ligado em casa !!! e te digo se ligar a fonte sem bateria vc tem que ter uma mega capacitor de 3.0F no minimo pra sustentar os picos de grave !!!

 

verifique também o subsônico do modulo quanto maior mais rápido clipa o modulo :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja tive som automotivo grande ligado em casa !!! e te digo se ligar a fonte sem bateria vc tem que ter uma mega capacitor de 3.0F no minimo pra sustentar os picos de grave !!!

 

verifique também o subsônico do modulo quanto maior mais rápido clipa o modulo :legal:

O mega capacitor é muito caro, vou fazer o teste com a fonte de 120a da Usina pra ver se fica bom e posto aqui.

 

O subsônico tá quase no mínimo, um 40hz, é o Grosso eu deixei um pouco mais alto, pq tenho o crossover X5 para fazer o corte em 80Hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, o sub é zero, bobina dupla 2+2 ohms, tá ligado em pararelo para cair para 1ohms, eu medir a impedância com o Multimetro e tá dando 1.6ohms, mais isso é normal, nunca dá certinho, essa semana vou fazer um teste com uma fonte usina de 120a, to achando que pode ser a minha fonte JFA de 100a que não tá aguentando o banda 1200, taramps ts800, toca cd e crossover.

 

Uso apenas a fonte, sem bateria.

Olá!

Amigo, vc descontou a impedância do multímetro? Porque não é normal ficar em 1,6ohms com estas bobinas, vai ficar abaixo de 1ohms o RE dele!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

Amigo, vc descontou a impedância do multímetro? Porque não é normal ficar em 1,6ohms com estas bobinas, vai ficar abaixo de 1ohms o RE dele!

Olá, 2+2 ligado em pararelo vai cair para 1ohms, mais sempre oscila um pouco, como faço pra descobrir a impedância do Multimetro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, 2+2 ligado em pararelo vai cair para 1ohms, mais sempre oscila um pouco, como faço pra descobrir a impedância do Multimetro?

Simples, poe em curto as pontas do multímetro na escala mais baixa e anote este valor, depois só descontar do valor medido!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Simples, poe em curto as pontas do multímetro na escala mais baixa e anote este valor, depois só descontar do valor medido!

Quando eu coloco o positivo e negativo do Multimetro junto, aparece 0.7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando eu coloco o positivo e negativo do Multimetro junto, aparece 0.7

Ok! então tem que descontar 0,7ohms do valor medido!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok! então tem que descontar 0,7ohms do valor medido!

Olá, nesse caso a impedância tá c erta, descontando 0,7 vai fica 0,9 de impedância.

 

Nesse caso, eu acho que é a fonte que não tá aguentando mesmo.

 

Ontem eu vi um video da Infinity Som, onde eles explicavam como calcular a fonte ideal para cada projeto, eu fiz e no meu caso deu 120a, acho que vai ser isso mesmo, assim que chegar a fonte de 120a eu faço o reste e posto aqui.

 

Muito obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, nesse caso a impedância tá c erta, descontando 0,7 vai fica 0,9 de impedância.

 

Nesse caso, eu acho que é a fonte que não tá aguentando mesmo.

 

Ontem eu vi um video da Infinity Som, onde eles explicavam como calcular a fonte ideal para cada projeto, eu fiz e no meu caso deu 120a, acho que vai ser isso mesmo, assim que chegar a fonte de 120a eu faço o reste e posto aqui.

 

Muito obrigado pela ajuda.

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:legal:

Olá amigo, hoje eu estava tocando o meu som, no volume 10 e depois de uns 30 a 40 minutos o modulo taramps ts800x4 ficou piscando o led de proteção e o som parou, o que será que pode ser, eu uso esse só para 01 medio8 pol 4ohms 300rms e 11 driver d450 ti trio 300rms, os dois ligados em bridge, e mesmo assim ele entrou em proteção.

 

Eu percebo que ele esquenta muito, mesmo tocando bem baixo, taramps normalmente esquentam muito mesmo, mais para entrar em proteção.

 

Desliguei ele e liguei novamente e tocou normal, mais depois entrou em proteção novamente.

Editado por mmlimase

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...