Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Luis Felipe LFO

Dúvidas em relação a Cabos RCA para SQ

Recommended Posts

Boa noite amigos,

 

Tenho lido bastante sobre Cabos RCA e a "mágica" que eles fazem em um sistema, porém, sugiram dúvidas:

 

O Bernando faz Cabos Ley Line de excelente qualidade e muitos recomendam aqui no fórum. Se pudesse "rankea-los" em ordem de melhor pro pior em questão das marcas, modelos e preço, como ficaria?! Por exemplo: "Knukonceptz Krystal é superior ou não a um Old Sarum da Ley Line?" ou "Qual linha da Knukonceptz é superior ou pior que da Ley Line?"

 

Não só puxando para essas duas marcas mas como: Stetsom, Taramps, Stinger, DB Drive, etc....

 

2° - Eu tenho 1 par de RCA da Belkin Synapse Silver Series, gostaria de saber se é boa ou não? Já faz alguns que tenho, comprei nos EUA.

 

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vc morar perto dele, manda os seus para teste em bancada... mandei os meus pro Bernardo, um diy e um stinger bullet ficaram bem atrás. .. hj estou com old para sub Stone para mid e giza para tw. Vou montar 13 fevereiro e aviso como ficou...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como será que são testados esses cabos?

Osciloscópio?

Rta?

Que outras formas?

Só a titulo de curiosidade. (quero testar os meus)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas tem um detalhe, e o casamento com o amp e falante? tem muito rca que toca maravilhas com determinado conjunto e fica uma porcaria com outros. pra falar a verdade eu já até desencanei disso, teve um ano que gastei quase 3 mil reais só com teste de rca pra chegar no fim e ver que fiquei foi mais em dúvida ainda! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem gente que acho que tem um osciloscópio nos ouvidos, que chatice, parece a galera do HTforum com os cabos de energia. Querem mesmo ouvir a diferença no som, com a troca do cabo RCA, façam um teste cego ! Teste cego.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Piada mesmo com cabos de energia. Kkk

Os caras acabam neuróticos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em minha opinião estes cabos estão entre os melhores do mercado, principalmente por seu custo benefício. Ja ví muitas pessoas trocando cabos tops de marcas premium por eles e ficando muito satisfeitas.

 

A título de conhecimenro, vou colocar aqui uma resposta que o Alves deu recentemente para um novato falando sobre estes cabos:

 

###Resposta do Alves###

 

Imagino que vc pesquisou sobre o Ley Line Stonehenge, acertei?

 

Vamos lá!

 

1 - O que você quer é apenas gastar pouco ou você quer realmente algo bom?

 

2 - Na sua opinião, o mais caro é sempre o melhor?

 

3 - O que tiver a melhor propaganda é sempre o melhor?

 

4 - Você acredita que uma grande empresa pode fazer algo que custa caro (aqui, no Br) e pode ser superado por um produto artesanal e bem elaborado?

 

Agora, repare na foto abaixo:

 

XCEF9K9.jpg

 

Esses são os Ley Line Stonehenge e eu que fiz essa foto na instalação do set de um cliente. Sabe qual cabo ele usava? Connection Sonus, que está acima do Best (esse que vc postou). Ele pediu para que eu trocasse apenas a via do tweeter e assim eu fiz. Ele ligou o som, ouviu por algum tempo e pediu para que trocasse a via do mid-bass também. Ouviu mais um pouco e, em seguida, pediu para que eu também substituísse o cabo da via dos subs. O resultado foi que ele saiu daqui com 3 pares de RCA Ley Line Stonehenge.

 

Resumindo: o par desses cabos são mais caros do que o par do Connection Best que você postou, porém, o áudio torna-se superior ao Connection Sonus (o top da marca). Agora que você descobriu isso, o que acha de arriscar no Old Sarum, que custará menos do que o Connection Best que você postou?

 

 

Para te ajudar um pouco mais, aí vão os links das minhas sugestões:

 

http://www.r2audio.c...m-2-canais.html

 

http://www.r2audio.c...a-2-canais.html

 

### Fim da resposta do Alves ###

 

Sobre o teste dos cabos, a melhor forma de fazer é como o cliente mencionado pelo Alves fez, trocar o cabo e sentir a diferença auditiva que vc consegue perceber após a mudança.

 

A substituição dos meus cabos por Leylines ja esta programada como próximo UP no meu set, e não tenho dúvidas de que vai valer muito apena o investimento.

 

Abraço e boa sorte amigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem gente que acho que tem um osciloscópio nos ouvidos, que chatice, parece a galera do HTforum com os cabos de energia. Querem mesmo ouvir a diferença no som, com a troca do cabo RCA, façam um teste cego ! Teste cego.

 

é o mais correto a ser fazer sempre, não só com cabo rca mas com qualquer equipamento. 

 

numa dessas de teste cego, eu já cheguei a sacanear uma galera que se dizia entendida de SQ e tal. chamei o pessoal pra ouvir minha nova aquisição, um hat 151-2, aquele que é coaxial e vira 2 vias. pois bem, depois que a galera elogiou demais o falantes, uns até criticaram por eu não ter colocado os tw on axis e tal, resolvi abrir a mala e pegar a caixa do produto pra mostrar pros expert, era um 2 vias da hbuster de 90 reais. eles tocam iguais? com certeza não, mas quando vc é induzido a acreditar em uma coisa é muito fácil de ser enganado.

 

pessoal, a coisa que mais se vê no mundo hj se chama "efeito placebo". muito cuidado com isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Piada mesmo com cabos de energia. Kkk

Os caras acabam neuróticos.

Depois quando eles começaram com a história das tomadas de uso hospitalar, eu vazei de lá kkkk

Vira uma doença parece.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é o mais correto a ser fazer sempre, não só com cabo rca mas com qualquer equipamento. 

 

numa dessas de teste cego, eu já cheguei a sacanear uma galera que se dizia entendida de SQ e tal. chamei o pessoal pra ouvir minha nova aquisição, um hat 151-2, aquele que é coaxial e vira 2 vias. pois bem, depois que a galera elogiou demais o falantes, uns até criticaram por eu não ter colocado os tw on axis e tal, resolvi abrir a mala e pegar a caixa do produto pra mostrar pros expert, era um 2 vias da hbuster de 90 reais. eles tocam iguais? com certeza não, mas quando vc é induzido a acreditar em uma coisa é muito fácil de ser enganado.

 

pessoal, a coisa que mais se vê no mundo hj se chama "efeito placebo". muito cuidado com isso.

 

Exatamente amigo, tenho a mesma opinião. Tinha que fazer um teste cego com cabos RCA, usar um daqueles de 20 reais kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é o mais correto a ser fazer sempre, não só com cabo rca mas com qualquer equipamento.

 

numa dessas de teste cego, eu já cheguei a sacanear uma galera que se dizia entendida de SQ e tal. chamei o pessoal pra ouvir minha nova aquisição, um hat 151-2, aquele que é coaxial e vira 2 vias. pois bem, depois que a galera elogiou demais o falantes, uns até criticaram por eu não ter colocado os tw on axis e tal, resolvi abrir a mala e pegar a caixa do produto pra mostrar pros expert, era um 2 vias da hbuster de 90 reais. eles tocam iguais? com certeza não, mas quando vc é induzido a acreditar em uma coisa é muito fácil de ser enganado.

 

pessoal, a coisa que mais se vê no mundo hj se chama "efeito placebo". muito cuidado com isso.

Concordo.

Um conhecido fez isso e o resultado foi bem parecido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos,

 

Tenho lido bastante sobre Cabos RCA e a "mágica" que eles fazem em um sistema, porém, sugiram dúvidas:

 

O Bernando faz Cabos Ley Line de excelente qualidade e muitos recomendam aqui no fórum. Se pudesse "rankea-los" em ordem de melhor pro pior em questão das marcas, modelos e preço, como ficaria?! Por exemplo: "Knukonceptz Krystal é superior ou não a um Old Sarum da Ley Line?" ou "Qual linha da Knukonceptz é superior ou pior que da Ley Line?"

 

Não só puxando para essas duas marcas mas como: Stetsom, Taramps, Stinger, DB Drive, etc....

 

2° - Eu tenho 1 par de RCA da Belkin Synapse Silver Series, gostaria de saber se é boa ou não? Já faz alguns que tenho, comprei nos EUA.

 

Obrigado!

Os cabos da Knu são conhecidos por "caparem" as altas, então, pode ser que nenhum entre numa boa lista, exceto se desconsiderar o uso nessa via. Eu não perderia tempo com Stetsom, Taramps e DB Drive. Não duvido q seu cabo Belkin seja muito superior a eles.

 

Sobre o ranking, não é tão fácil assim. Há uma infinidade de cabos e alguns podem não ser bons para uma via, mas ser bastante indicado para outra, como o Knu. Além disso, há q se considerar o set, o custo do cabo, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em minha opinião estes cabos estão entre os melhores do mercado, principalmente por seu custo benefício. Ja ví muitas pessoas trocando cabos tops de marcas premium por eles e ficando muito satisfeitas.

 

A título de conhecimenro, vou colocar aqui uma resposta que o Alves deu recentemente para um novato falando sobre estes cabos:

 

###Resposta do Alves###

 

Imagino que vc pesquisou sobre o Ley Line Stonehenge, acertei?

 

Vamos lá!

 

1 - O que você quer é apenas gastar pouco ou você quer realmente algo bom?

 

2 - Na sua opinião, o mais caro é sempre o melhor?

 

3 - O que tiver a melhor propaganda é sempre o melhor?

 

4 - Você acredita que uma grande empresa pode fazer algo que custa caro (aqui, no Br) e pode ser superado por um produto artesanal e bem elaborado?

 

Agora, repare na foto abaixo:

 

XCEF9K9.jpg

 

Esses são os Ley Line Stonehenge e eu que fiz essa foto na instalação do set de um cliente. Sabe qual cabo ele usava? Connection Sonus, que está acima do Best (esse que vc postou). Ele pediu para que eu trocasse apenas a via do tweeter e assim eu fiz. Ele ligou o som, ouviu por algum tempo e pediu para que trocasse a via do mid-bass também. Ouviu mais um pouco e, em seguida, pediu para que eu também substituísse o cabo da via dos subs. O resultado foi que ele saiu daqui com 3 pares de RCA Ley Line Stonehenge.

 

Resumindo: o par desses cabos são mais caros do que o par do Connection Best que você postou, porém, o áudio torna-se superior ao Connection Sonus (o top da marca). Agora que você descobriu isso, o que acha de arriscar no Old Sarum, que custará menos do que o Connection Best que você postou?

 

 

Para te ajudar um pouco mais, aí vão os links das minhas sugestões:

 

http://www.r2audio.c...m-2-canais.html

 

http://www.r2audio.c...a-2-canais.html

 

### Fim da resposta do Alves ###

 

Sobre o teste dos cabos, a melhor forma de fazer é como o cliente mencionado pelo Alves fez, trocar o cabo e sentir a diferença auditiva que vc consegue perceber após a mudança.

 

A substituição dos meus cabos por Leylines ja esta programada como próximo UP no meu set, e não tenho dúvidas de que vai valer muito apena o investimento.

 

Abraço e boa sorte amigo.

Nesse teste, o cara tinha um RCA considerado top e testou contra um RCA q nunca nem tinha ouvido falar. Foi muito interessante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos,

 

Tenho lido bastante sobre Cabos RCA e a "mágica" que eles fazem em um sistema, porém, sugiram dúvidas:

 

O Bernando faz Cabos Ley Line de excelente qualidade e muitos recomendam aqui no fórum. Se pudesse "rankea-los" em ordem de melhor pro pior em questão das marcas, modelos e preço, como ficaria?! Por exemplo: "Knukonceptz Krystal é superior ou não a um Old Sarum da Ley Line?" ou "Qual linha da Knukonceptz é superior ou pior que da Ley Line?"

 

Não só puxando para essas duas marcas mas como: Stetsom, Taramps, Stinger, DB Drive, etc....

 

2° - Eu tenho 1 par de RCA da Belkin Synapse Silver Series, gostaria de saber se é boa ou não? Já faz alguns que tenho, comprei nos EUA.

 

Obrigado!

 

Luiz, é um tanto quanto difícil essa sua questão. É realmente complicado rankear porque além da qualidade do cabo e do material usado, temos os gostos pessoais de cada um. Um cabo que abre mais as altas pode agradar a outra pessoa e não me agradar, mas isso não significa que ele seja objetivamente bom ou ruim.

O que eu procuro fazer ao desenvolver um cabo é entregar o melhor desempenho e durabilidade ao menor custo, e principalmente, alterar o sinal minimamente nesse processo. Nem sempre é possível entregar um sinal totalmente flat, mas em todos os cabos lançados pela Ley Line até hoje, consegui chegar muito próximo disso.

Mesmo diante de tudo isso, não posso negar que os cabos da Knukonceptz são bem feitos do ponto de vista de construção. Infelizmente nunca pude medí-los e só ouvi o Krystal, que se não me engano já nem está mais em linha, então é difícil dar alguma opinião sem me basear em achismo.

 

Como será que são testados esses cabos?

Osciloscópio?

Rta?

Que outras formas?

Só a titulo de curiosidade. (quero testar os meus)

Ciro,

Faço o teste aqui com um indutímetro e capacímetro para medir os parâmetros objetivos e em seguida conecto no sistema de teste e faço uma audição para dar minhas impressões. O sistema é composto de:

 

- DAC Cambridge Audio DacMagic plus

- Pré+amplificador artesanais com 6 canais classe AB + fonte linear montados pelo Fernando Eid (Audiosigma) ou amplificador automotivo alimentado por fonte chaveada Kinetik.

- Cabos Speaker Canare 4s11

- Caixas LT MTM com Mids Silver Flute 6,5'' e tweeters Scanspeak R3004

 

Editado por Bernardo Chianca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas tem um detalhe, e o casamento com o amp e falante? tem muito rca que toca maravilhas com determinado conjunto e fica uma porcaria com outros. pra falar a verdade eu já até desencanei disso, teve um ano que gastei quase 3 mil reais só com teste de rca pra chegar no fim e ver que fiquei foi mais em dúvida ainda! 

 

Na minha opinião, a função do RCA é conduzir o sinal com o mínimo de alteração possível e o acerto deve ficar a cargo do player ou DSP. Delegar a função de "equalizar o sistema" melhorando altas, médias ou baixas e alterando o sinal de forma proposital pode gerar situações como a sua, que de tanto testar, acabou perdendo a paciência.

 

Tem gente que acho que tem um osciloscópio nos ouvidos, que chatice, parece a galera do HTforum com os cabos de energia. Querem mesmo ouvir a diferença no som, com a troca do cabo RCA, façam um teste cego ! Teste cego.

 

Cabos de força fazem diferença? Sim, fazem! 

Essa diferença vale o que se gasta? Até certo ponto sim.

Ao ponto que eles chegam? Definitivamente não.

 

Minha opinião: Superdimensione cabeamento e bateria. Mais capacidade de pico e menos resistência melhoram sim o sistema e você não vai gastar muito pra fazer isso no caso de montar um sistema do zero. Se já está montado eu, sinceramente, não gastaria cabeça com isso.

 

A substituição dos meus cabos por Leylines ja esta programada como próximo UP no meu set, e não tenho dúvidas de que vai valer muito apena o investimento.

 

Aguardo ansiosamente! Provavelmente vou dar um pulo em Natal no carnaval, podemos combinar uma audição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Cabos de força fazem diferença? Sim, fazem! 

Essa diferença vale o que se gasta? Até certo ponto sim.

Ao ponto que eles chegam? Definitivamente não.

 

Minha opinião: Superdimensione cabeamento e bateria. Mais capacidade de pico e menos resistência melhoram sim o sistema e você não vai gastar muito pra fazer isso no caso de montar um sistema do zero. Se já está montado eu, sinceramente, não gastaria cabeça com isso.

 

No caso os cabos de energia que comentei, da galera do HTforum, são os cabos de energia AC, 127/220, utilizados na alimentação de receivers ou amplificadores residenciais.

Mas em relação aos cabos de bateria no sistema automotivo, concordo totalmente com o que você disse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, sim, mesmo os cabos residenciais trazem diferença. Menor, mas trazem. Mas concordo plenamente que o pessoal costuma ser um pouco "animado demais" com isso hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os cabos da Knu são conhecidos por "caparem" as altas, então, pode ser que nenhum entre numa boa lista, exceto se desconsiderar o uso nessa via. Eu não perderia tempo com Stetsom, Taramps e DB Drive. Não duvido q seu cabo Belkin seja muito superior a eles.

 

Sobre o ranking, não é tão fácil assim. Há uma infinidade de cabos e alguns podem não ser bons para uma via, mas ser bastante indicado para outra, como o Knu. Além disso, há q se considerar o set, o custo do cabo, etc.

Alves, o meu sistema é o seguinte:

 

HU: Pioneer X5880TV

Kit: Focal PS165

Amp Kit: Fosgate 400.4 (Old School)

Sub: 2 JL W0 12"

Amp Sub: JL JX 1000/1D

 

Eu achei o tw desse kit bem agressivo, mas consegui atenuar no cross e no EQ. Estou querendo trocar os meus cabos RCA. Como citei o meu par da Belkin está ligado nos subs e os RCA do kit são os da Technoise Serie 800.

 

Está com um ruído chato no sistema, já testei um Stetsom e o ruído persistiu! To achando que é a saída do amp por ser um modelo BEM antigo (1997). To pensando em levá-lo pra revisão pra ver se precisa trocar algum componente.

 

Mas voltando ao assunto dos cabos, então vocês me indicam os Ley Line? Qual Ley Line pro meu kit? Qual Ley Line pro sub?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alves, o meu sistema é o seguinte:

 

HU: Pioneer X5880TV

Kit: Focal PS165

Amp Kit: Fosgate 400.4 (Old School)

Sub: 2 JL W0 12"

Amp Sub: JL JX 1000/1D

 

Eu achei o tw desse kit bem agressivo, mas consegui atenuar no cross e no EQ. Estou querendo trocar os meus cabos RCA. Como citei o meu par da Belkin está ligado nos subs e os RCA do kit são os da Technoise Serie 800.

 

Está com um ruído chato no sistema, já testei um Stetsom e o ruído persistiu! To achando que é a saída do amp por ser um modelo BEM antigo (1997). To pensando em levá-lo pra revisão pra ver se precisa trocar algum componente.

 

Mas voltando ao assunto dos cabos, então vocês me indicam os Ley Line? Qual Ley Line pro meu kit? Qual Ley Line pro sub?

Por que além da troca do cabo você não experimenta fazer um sistema ativo, já que tem um amp 4 canais pra o kit? Dessa forma além de controlar cada equipamento individual, você pode reduzir o ganho apenas para os TW deixando eles menos saltados em relação ao mid. As portas são tratadas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Duplicou.

Editado por Sarkis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por que além da troca do cabo você não experimenta fazer um sistema ativo, já que tem um amp 4 canais pra o kit? Dessa forma além de controlar cada equipamento individual, você pode reduzir o ganho apenas para os TW deixando eles menos saltados em relação ao mid. As portas são tratadas?

Um sistema ativo se bem usado pode mesmo resolver esse problema, cortar o Tweeter mais alto tb melhora a fadiga auditiva , que está na casa dos 3 à 5 khz justamente na transição da maioria dos kits, então a sobreposição de frequência nessa faixa é quase que inevitável.

Um corte acima pode deixar essa faixa mais linear.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luiz, eu uso o mesmo kit que você, esse tweeter é realmente um pouco mais dificil de domar, e requer equipamentos bons para se nconseguir trabalhar bem em conjunto com ele. Mas quando conseguimo deixar ele bem ajustado com o sistema, o som dele é impressionante, muito limpo, vivo e realista, eu gosto muito dele. Como o Sarkis e o Rafaviera falaram acima, o bi-amp foi a melhor forma que encontrei de trabalhar com ele, e se puder fazer um sistema de 3 vias ativo com o player fica muito bom também.

 

Agora vou lhe dar uma sugestão:

 

O que acha de, além dos cabos Leyline, trocar seu modulo fosgate por um ou dois SD400.4 EVO? Acredito que se você ouvisse o que o casamento desse kit com esse módulo faz iria se ipressionar.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luiz, eu uso o mesmo kit que você, esse tweeter é realmente um pouco mais dificil de domar, e requer equipamentos bons para se nconseguir trabalhar bem em conjunto com ele. Mas quando conseguimo deixar ele bem ajustado com o sistema, o som dele é impressionante, muito limpo, vivo e realista, eu gosto muito dele. Como o Sarkis e o Rafaviera falaram acima, o bi-amp foi a melhor forma que encontrei de trabalhar com ele, e se puder fazer um sistema de 3 vias ativo com o player fica muito bom também.

 

Agora vou lhe dar uma sugestão:

 

O que acha de, além dos cabos Leyline, trocar seu modulo fosgate por um ou dois SD400.4 EVO? Acredito que se você ouvisse o que o casamento desse kit com esse módulo faz iria se ipressionar.

 

Abraço!

Acredito também que com esses equips seu ruído iria sumir. E quanto a resposta sobre a linha de cabos Leyline mais adequada para cada tipo de via, só o Bernardo ou o Alves iriam poder te responder melhor. Mas uma coisa é certa, se vc colocar a linha de entrada em todas as vias a diferença ja seria enorme. Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou te falar o que percebi, o Idalmir (burnout-x) percebeu em vídeo. Utilizava um Kit Audiophonic de entrada ligado direto no Player e o TW era bem estridente, deixei atenuado em 3db pra se tornar suportável, comprei os demais equipamentos e instalei o rca Old Sarum da Ley Line e após fazer o tratamento das portas e por o rca em um Sd 400.4 Evo, o TW deixou de ser estridente pelo fato de o mid ter respondido melhor e diminuído o buraco de frequência na transição entre eles e pelo fato de o rca ter dado uma segurada no TW, melhorando o detalhamento. Li depois de muito tempo que o Alves percebeu isso também nesse mesmo rca e comentou em um post dos cabos Ley Line nos classificados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...