Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Graves legais sem sub num sedan? 6x9 matador? Comprei!

Recommended Posts

Vou tentar resumir bastante pra não atrasar as coisas aqui, a cerveja tá rolando solta! (pra quem tá lendo na semana, comecei esse post às 14h do sabado)

Comprei um 6x9 da selenium. Pelos parametros, agradam MUITO!

http://www.jblonline.com.br/marcas/upload/d6006329872a366d50cc547ca4f0c855.pdf

 

Aqui o woofer:

16002873_1248624241882205_33770336789297

7mm de x-max, etc etc..

Sei que não vai ser um grave de um sub bacana, mas se der PELO MENOS mais um bucadinho de grave que o original, tá valendo!

 

O imã do danado, parece um subzin de 8":

16002993_1248624325215530_71697658061191

A referência:

15966176_1248624358548860_86235119061571


Comprei, testei na Z500 (StudioR).. que timbre HORRÍVEL!

Como tava na mão, não tinha grave, mas tinha um mega buraco de 80hz até uns 500hz! Pra galera do "fazer zuada" deve servir, mas não me agradou!

Então decidi tirar os "axiais" dele. No verso, tem uma penca de piezo, capacitores, etc. Por curiosidade, curto-circuitei o capacitor do maior mid.. e voilà... um timbre BEM melhor que originalmente!

Aqui o capacitor que eu vou fazer um "bypass".. e vou cortar pelo menos um piezo desses fora:

15977536_1248624275215535_21273224119447
 

 

O buraco sumiu, mas ele não tem mto x-max, logo, tem que ser bem "cortado".

 

Mas sem bronca, vou usar um px2 e um amp dedicado!

Vou soldar o fio fazendo bypass no capacitor, instalar no carro e posto resultados!

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, pretendo utilizar um SD600.1d pros 6x9 e um 250.2d pros "axiais", meio que um bi-amp-mono. 

Essa parte traseira do som vai ser usada de forma atenuada (especialmente os axiais) no dia-a-dia e mais alta nas festinhas e churrascos em família!

O px2 tá recendo L e R "REAR" e vai mixar (somar) ambos em saída 1 (L+R) pro 6x9 e saída 2 e 3 (L e R estéreo) pros axiais! 






Esclarecendo uma outra coisa: O som original já me agradava bastante.. é um Corolla 2012. Não quero nada com muito grave, nem muito SPL! Queria só um "tempero" a mais no som, sem ocupar a mala! Por isso resolvi fazer essa experiência! 

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em tempo: Tava pensando em usar só esses 6x9 como subs mesmo (tocando até ~200hz no máximo) e fazer uma linha de fullrangers numa caixinha selada de fibra sobre o tampão!

CERTEZA que ia ficar um timbre maravilhoso! Tenho os falantes, já testei aqui... eles com um 1tw1 é coisa linda de se ver!

Mas eu não sei mexer com fibra, vai dar MUUUUITO trabalho, então vou tentar primeiro ajeitar com os axiais do 6x9 mesmo! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba, Bloom... Assustou agora. Mas q bom q vc já falou logo no início q a cerveja tá rolando solta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

UHuhassuhusauhsahu

Será que é tão ruim assim? husahusuhsa

Se der 10 centavos de grave a mais, pra mim já valeu a pena! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com a potência que vai aplicar, grave provavelmente vai dar, subgrave vai ser difícil. Uma caixa no estepe com um de 8 e uns 300 watts aplicado não rola aí não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

UHuhassuhusauhsahu

 

Será que é tão ruim assim? husahusuhsa

 

Se der 10 centavos de grave a mais, pra mim já valeu a pena!

Entrei sem ver quem tinha postado e já botei logo na cabeça q era um novato desavisado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com a potência que vai aplicar, grave provavelmente vai dar, subgrave vai ser difícil. Uma caixa no estepe com um de 8 e uns 300 watts aplicado não rola aí não?

Disso eu tô ciente! 

 

Não quero coisa nos 40~50hz... se der um "gostinho" a mais ali nos 60hz, mesmo que pouco.. já me agrada bem!

 

O lance é que meu carro é todo em couro! Mesmo uma SDS 2.7k 18" na mala, quando fecho o banco, perde 30 a 40% do SPL!

 

Imagina um 8" dentro do estepe com 300wrms.. vai acabar fazendo diferença quase nenhuam!

 

Fora que o original já dá um bom grave! Mesma coisa: Nada abaixo de 50hz, de 50 a ~65hz é bem atenuado, mas rola! Especialmente em baixos volumes!

 

Inclusive minha intenção é essa: Bons graves em baixo volume,mesmo que precise da ajuda de um eq! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não rola fazer uma caixa dutada e os dutos entrando por dentro do buraco dos 6x9? Outro 6x9 que tem um gave bacana, mas testei em caixa selada, são os bomber sub, mas nada que substitua um subwoofer mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se rolar de ter graves bom no tampão, vou tentar nesse! Caso contrário, vou deixar pra.. mais pra frente, botar algo "de verdade!"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, só pra não deixar no ar, e também servir de fonte de pesquisa pra quem queira: o projeto foi cancelado!

Na verdade, cheguei a testar o falante no local! Só os woofers, na verdade, pois meu foco principal era ter mais graves!

Primeiro coloquei só um SD600 + os 6x9... e de fato deu uns ~15% a mais de grave. Nada assustador! Porém, o barulho na traseira do carro (vibração) incomodava MUITO, pelo fato dos falantes serem presos à estrutura! 

Aí liguei o px2 no meio do caminho, dei uma temperada a mais e consegui uns 25% a mais de grave que o som original!

Na verdade, parecia ter um sub slim 10" ou um sub "meia boca" de 8" na mala. Não, não parecia um Questo 8".. o questo toca mais! rsrs



Em resumo, desisti do plano! Muita estripulia pra ter ~25% a mais de grave que o original! 

Aproveitei que já tinha instalado o amp (SD600) no carro, coloquei o 6x9 original de volta (matador à venda) e uma SDS 2.7k 18" que tinha parada, ligada no SD600... clipa com qualquer besteira, mas posso tocar clipando pq sei que não vai queimar tão cedo! (com essa potência)

Então, eis que.. uns 300% a mais de grave que o som original! HPF em 80hz no player, tirei o px2 (não achei necessário).. e agora tá tocando MUUUITO bem!


E esse 6x9 matador deve ser uma boa pedida se for pra tocar voz, ou se der pra colocar ele numa dutadinha da mala! Grave no tampão é PERDIDO! uhsahusahusahu

Mesmo pra tirar "pouco" grave, é perdido pq o tampão vibra e a estrutura traseira do carro acaba vibrando também! É muito "prec" pra pouco grave =\

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O tampão não tava vibrando! Ele já vem entupido de espuma de fábrica! uhashusahusauha

 

O que tava vibrando era a lata mesmo! Coisa entre a parte onde fica preso os 6x9 e as laterais onde essa peça vai presa... e parecia ressonar no para brisa traseiro! Ele vibrava mais do que quando botei o DD3518 na mala, juro!

 

Daria pra tentar colocar manta e tal, mas.. como falei, MUITO trabalho pra pouca coisa =\

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O tampão não tava vibrando! Ele já vem entupido de espuma de fábrica! uhashusahusauha

 

O que tava vibrando era a lata mesmo! Coisa entre a parte onde fica preso os 6x9 e as laterais onde essa peça vai presa... e parecia ressonar no para brisa traseiro! Ele vibrava mais do que quando botei o DD3518 na mala, juro!

 

Daria pra tentar colocar manta e tal, mas.. como falei, MUITO trabalho pra pouca coisa =\

Vigi... E agora, já tá pensando num sub?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como falei, peguei uma 2.7k 18" da Eros que tinha encostada aqui e liguei num SD600.1 que tb tinha encostado.

 

Mesmo super passando fome, tocou MUUUITO bem!

 

Quando a grana sobrar eu boto de volta o Stetsom 5k2 na SDS, foi a melhor combinação que já ouvi até hoje! uhsahusahusahusa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...