Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
msdelmanto

Qual caixa fazer para tocar médios e agudos com 6x9

Recommended Posts

Boa noite, pessoal!

Estou finalizando meu DIY e só falta um detalhe: A caixa para fazer para os 6x9! Possuo um casal de b4x69t da Bravox

 

Não achei informações no site, apenas achei um colega do fórum que fez e ligava em um mini system, porém a caixa que ele fez para eles pegava o sub grave e morria a partir dos 80HZ(Lucas Durante)

 

O Sub grave e grave já estão legais, estou com um 18.2 600 da Oversound com uma caixa de 170 litros brutos(líquidos +/- 160)

Porém como é para animar festinhas e não fica na mala do carro, preciso fazer uma caixa para eles, até tentei manter no tampão, mas a criançada o derrubou... 

 

Agora irei fazer uma caixa para eles, mas não tenho a ideia da litragem, até pensei em fazer selada, porém fico preocupado com a ventilação e em queimá-los... Pensei em fazer uma caixa com fundo falso, apenas para apoiar no chão e não ter de derrubarem, mas não sei se ficará legal...

 

A ideia é que eles toquem a partir de 100HZ até o que aguentarem... Não coloquei cornetas, apenas o sub e eles, ligados em uma bb3600

 

Só falta isso,praticamente, para fazer o tópico do DIY!

O que recomendam? 

 

AAaah, antes que me esqueça, a criançada ta louca pra ficar batendo no falante do sub, alguém sabe onde consigo grade para sub de 18? Não queria ter que colocar grade na caixa inteira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque não usar Driver Ti ao invés de 6x9", que não rende quase nada para ambiente aberto?

 

Tem tela para botar na frente do falante e em alguns locais, como algumas casas de ferragens, vende uma tela, que você pede para cortar do tamanho que quiser, que nem aparece o falante.

 

Veja essas caixas de som profissional.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque não usar Driver Ti ao invés de 6x9", que não rende quase nada para ambiente aberto?

 

Tem tela para botar na frente do falante e em alguns locais, como algumas casas de ferragens, vende uma tela, que você pede para cortar do tamanho que quiser, que nem aparece o falante.

 

Veja essas caixas de som profissional.

Os 6x9 eu ja tinha, gastei bastante com o sub e por pensar que seria melhor eles a utilizar o driver TI para médio e por serem quadrixiais também... Pensei errado? 

Qual tela? As imagens que você anexou não aparecem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim que botar para tocar, você mesmo saberá que não vai atender. O grave vai se destacar muito e vai chegar bem mais longe e dependendo do projeto de caixa e da amplificação, ficará bem mais evidente, enquanto os 6x9", ficarão "sufocados" e no máximo nos arredores serão notados.

 

Quanto à tela, eu não anexei tela não, mas é simples (pesquisa: tela para caixas som - imagens)

 

telas-para-caixas-de-som-sem-pintura-pad

telafiamonmasterpreta.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo, mas é que como era o que tinha acabei pegando-os para aproveitar, a ideia foi que como não consegui vender o som antigo, montei um para fazer barulho em churrasco rsrs, e fora que o driver TI não iria abranger os médios como os 6x9, esse fds fiz uma festinha, ainda falta médio, mas agudo ficou show mesmo de longe e não ficou "empamonhado" o som... Irei poder mexer lá pelo meio do ano, quando passarão os impostos kkkk Ai pretendo colocar mais uma potência, alguma coisa dedicara para os médios e ai sim um driver TI....

Mas até lá precisarei de fazer alguma caixa para os 6x9, senão a criançada vai destruir antes kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use com volume indicado para medios de 8", eu faria com 10L selada. pra cada falante.

Editado por jpchiullo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não faria caixa NENHUMA selada. E a ventilação da bobina, como fica?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

faça como o colega disse, 10l selada pra cada e ta ótimo.

 

eu tenho aqui uma caixinha com 15l camara unica selada, com 2 sony 6950. cara, o medio grave que esses 6x9 dão é de ficar impressionado, sempre me pedem ela emprestada pra tocar em churrasco. já experimentei tocar em uma dutada, realmente o falante desce mais, só que perde muito no medio grave e sem falar no controle do cone e distorção que na dutada fica tenso.

 

pra vc ter ideia, eu mando cerca de 50rms só pra cada falante e já faz um som bem alto, imagina numa bb3600. claro que os sony são bem melhores em termos de qualidade que esse bravox (já tive e conheço bem o falante), mas irá te satisfazer com toda certeza. pode cortar em 80hz que vai ficar ótimo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser sim, que os Sony sejam bons, mas já ouviu o QRX da Bravox?

 

já ouvi sim os qrx, são bem cavalos. mas o b4x69t eu já ouvi também e é muito inferior ao sony, não dá nem pra comparar o timbre dos dois... a suspensão do sony de espuma já denuncia a vocação dele! conjunto magnético bem mais parrudo, tweeter muito melhor e por aí vai...

 

mas eu acho um absurdo o que cobram pelo qrx, pelo valor dele eu não penso 2x em pegar um fosgate t1693, sem sombra de dúvidas o 6x9 mais cavalo que eu já ouvi, toca igual sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gosto muito do woofer desse 6x9, consegue dar grave, médio grave, tudo depende da sintonia da caixa. Unico contra desses 6x9 pelo menos que eu percebi depois de um tempo é que os tweeters são meio frágeis, foram queimando aos poucos. Tenho 2 par faz 5-6 anos já, desde quando lançou, e somente um 6x9 funciona os tweeters perfeitamente, o resto que funciona está com o agudo meio apagado. No geral esse 6x9 é otimo, e eles espalham bem o som mesmo em local aberto, como podem ver no vídeo abaixo tocando fora do celta. E como disse, o woofer desse 6x9 é show. Na caixa de 40 litros duto 3x11 (somente aeroduto) eles dão um grave que surpreende todos que ouvem, e se eu tirar aeroduto de modo que a sintonia da caixa suba bastante, o médio grave fica forte demais.

 

Na virada de ano agora levei uma caixa com um par desse 6x9 pra praia juntamente com um H.U. da pioneer e uma bateria que tinha sobrando em casa. Deu pra fazer a festa, inclusive no dia da virada ficamos até amanhecer na areia com um povo dançando em volta. Durante o dia tinha várias pessoas que levavam aquelas caixas amplificadas que vendem no mercado livre com bateria, woofer 12 e ti (porcarias obviamente), os 6x9 abafavam elas facilmente mesmo sem um amplificador.

 

Creio que se fizer uma caixa com 20 litros, duto 2 ou 3" para cada par vai conseguir tirar um médio grave bom de 100hz pra cima, ou então pode partir para ti e woofer como o pessoal ja disse.

 

O vídeo do 6x9 no celta foi filmado com um celular Lumia 510, os vídeos da praia foi filmado com um moto g 3.

 

 

http://youtu.be/ALsqJOWKjHU

 

http://youtu.be/LMjfEu8RSKc

 

http://youtu.be/W1iB_k7etms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qrx é bem caro mesmo.

 

Esse fosgate eu vi aqui e achei bem interessante. Compra onde deles.

 

Agora seca discussão é 6x9", talvez não conheçam nas a Bomber tinha um que era modelo sub e era bem caro também. Não lembro dos detalhes, mas na mesma época tinha um Infinity Kappa, modelo branquinho, que era um monstro. Procurei mas não achei rápido, mas fiz uma busca e achei um modelo 693.11 com potência de 220w e pico de 660w. Impedância de 2 ohms.

 

A desvantagem desses 6x9", é essa relatada. Queima de algum dos componentes, por isso ainda prefiro o woofer. Se achar que um driver é muito forte, vendem por aí uns tweeter para som interno.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gosto muito do woofer desse 6x9, consegue dar grave, médio grave, tudo depende da sintonia da caixa. Unico contra desses 6x9 pelo menos que eu percebi depois de um tempo é que os tweeters são meio frágeis, foram queimando aos poucos. Tenho 2 par faz 5-6 anos já, desde quando lançou, e somente um 6x9 funciona os tweeters perfeitamente, o resto que funciona está com o agudo meio apagado. No geral esse 6x9 é otimo, e eles espalham bem o som mesmo em local aberto, como podem ver no vídeo abaixo tocando fora do celta. E como disse, o woofer desse 6x9 é show. Na caixa de 40 litros duto 3x11 (somente aeroduto) eles dão um grave que surpreende todos que ouvem, e se eu tirar aeroduto de modo que a sintonia da caixa suba bastante, o médio grave fica forte demais.

 

Na virada de ano agora levei uma caixa com um par desse 6x9 pra praia juntamente com um H.U. da pioneer e uma bateria que tinha sobrando em casa. Deu pra fazer a festa, inclusive no dia da virada ficamos até amanhecer na areia com um povo dançando em volta. Durante o dia tinha várias pessoas que levavam aquelas caixas amplificadas que vendem no mercado livre com bateria, woofer 12 e ti (porcarias obviamente), os 6x9 abafavam elas facilmente mesmo sem um amplificador.

 

Creio que se fizer uma caixa com 20 litros, duto 2 ou 3" para cada par vai conseguir tirar um médio grave bom de 100hz pra cima, ou então pode partir para ti e woofer como o pessoal ja disse.

 

 

 

sim sim, concordo com vc. mas colocando o sony e o bravox lado a lado a diferença de timbre e qualidade nos agudos é berrante. no grave eles se equivalem, diria até que o bravox tem mais pegada. eu ainda quero fazer mais testes dele numa dutada, o teste que fiz foi bem boqueta. se te interessar em fazer uma comparação, eu até te mandava eles pra testar nessas suas caixas que ficaram show de bola! parabéns mesmo, trampo lindo

 

Qrx é bem caro mesmo.

 

Esse fosgate eu vi aqui e achei bem interessante. Compra onde deles.

 

Agora seca discussão é 6x9", talvez não conheçam nas a Bomber tinha um que era modelo sub e era bem caro também. Não lembro dos detalhes, mas na mesma época tinha um Infinity Kappa, modelo branquinho, que era um monstro. Procurei mas não achei rápido, mas fiz uma busca e achei um modelo 693.11 com potência de 220w e pico de 660w. Impedância de 2 ohms.

 

A desvantagem desses 6x9", é essa relatada. Queima de algum dos componentes, por isso ainda prefiro o woofer. Se achar que um driver é muito forte, vendem por aí uns tweeter para som interno.

 

eu sempre encomendo com um amigo que compra no py, ele tem 2 pares desse fosgate no carro dele e vou te falar que o som é de babar. nao tem sub, e nem precisa. os 4 falantes sao tocados por um kicker ex 450.2 no tampão de um corolla. só ouvindo mesmo pra entender o negócio, é muito forte.

 

esse kappa aí deve ser coisa de cinema tambem, muito parrudo. os bomber sub tem um grave muito forte, mas aquela penca de axiais mata o falante.

 

olha, eu sou fã da versatilidade dos bons 6x9 viu. um woofer pra render bem nos graves tem que ser grande e com boa potencia, já fiz teste com medios de 8 e não descem nada nada. sem falar que com a grana de um bom medio e um driver da pra comprar um puta 6x9! mas isso na proporção 1x1, quando vejo aquelas portas forradas de 6x9 confesso que não entendo mesmo, os medios de 8" nessa ocasiao sao muito mais recomendados

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, woofer não desce tanto porque estamos limitados a falantes nacionais. Hoje os fabricantes, só lançam falando com zilhoes de watts, sem se preocupar com qualidade e outras coisas.

 

Aí fora a coisa é diferente e o consumidor é quem manda. Vai uma empresa fazer ai fora o que fazem no Brasil? Aqui esse negócio de código de defesa do consumidor, está longe de ser respeitado. Brasil não é pais sério.

 

Veja essas empresas de telefonia, que são campeãs de denúncia. Você paga internet por 2Mb e não tem nem 500kb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim sim, concordo com vc. mas colocando o sony e o bravox lado a lado a diferença de timbre e qualidade nos agudos é berrante. no grave eles se equivalem, diria até que o bravox tem mais pegada. eu ainda quero fazer mais testes dele numa dutada, o teste que fiz foi bem boqueta. se te interessar em fazer uma comparação, eu até te mandava eles pra testar nessas suas caixas que ficaram show de bola! parabéns mesmo, trampo lindo

 

 

Realmente, agudo não é o forte b4x69t, além de queimar ou zuar o tweeter depois de um tempo, a qualidade dos agudos não é tão boa, embora seja bastante aceitável. O que eu gostei bastante desse 6x9 é o woofer, teve uma época que eu alimentava um par desse 6x9 no tampão de um celta com uma bb3600 gl, ligados em 8ohms em uma bridge, e aguentavam tranquilamente mesmo se botasse pra tocar full sem dó. Na caixa eles mal excursionam, ficam muito bem controlados.

 

Sobre a comparação, me interessaria sim, eu poderia fazer um teste comparando os 2 pares um em cada caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja tive os Bravox B4x69 e foi só preço caro, tamanho e beleza, o falantesinho ordinário que não vale nada não tem nada; não tem peso nem timbre nem nada, lamentável leva coro de qualquer buster da vida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já testei uns booster e esse bravox (que tenho por aqui até hoje) e é bem melhor que os booster e h-buster viu

 

Oq acontece é que não sei os modelos mais novos desse 6x9, que podem estar fazendo igual com o uxp, mantem apenas o modelo mas o resto muda tudo

Os que tenho aqui deve ter mais de 4 anos, e comprei de um amigo barato, pq ele tinha no tampão é queria tirar

 

Os da sony pelomenos comparando um modelo de 6" sony (vermelho), com o 6" bravox (linha marron, uns que falam ser linha para montar original) o sony tem mais agudo mesmo, os 6x9 não sei se seguem mesmo estilo

 

Mas para acaba discussão, o triaxial que fez os 6x9 fica famoso kkkkkk

 

auto-falantes-ovais-pioneer-6986-D_NQ_NP

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já testei uns booster e esse bravox (que tenho por aqui até hoje) e é bem melhor que os booster e h-buster viu

 

Oq acontece é que não sei os modelos mais novos desse 6x9, que podem estar fazendo igual com o uxp, mantem apenas o modelo mas o resto muda tudo

Os que tenho aqui deve ter mais de 4 anos, e comprei de um amigo barato, pq ele tinha no tampão é queria tirar

 

Os da sony pelomenos comparando um modelo de 6" sony (vermelho), com o 6" bravox (linha marron, uns que falam ser linha para montar original) o sony tem mais agudo mesmo, os 6x9 não sei se seguem mesmo estilo

 

Mas para acaba discussão, o triaxial que fez os 6x9 fica famoso kkkkkk

 

 

 

Os meus eu comprei assim que lançaram, em 2011. Logo depois percebi que ja mudaram a carcaça de plastico em volta do tweeter, começou vir maior e com uns furinhos. Tenho certeza que eles não mantiveram o padrão dos primeiros, inclusive agora tem um modelo identico, apenas muda o cone, e anunciam 300wrms.

Esses 6x9 ja passou cada coisa comigo, ja levei eles em muita cervejada, churrasco de cursinho, facul, praia... O que já caiu de cerveja na caixa e nos 6x9 não é brincadeira kkk 

 

Edit: Celta é molengo e tal, mas nunca vi 4 6x9 descer assim muito menos fazer isso com o carro

 

Editado por Lucas Durante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, woofer não desce tanto porque estamos limitados a falantes nacionais. Hoje os fabricantes, só lançam falando com zilhoes de watts, sem se preocupar com qualidade e outras coisas.

 

Aí fora a coisa é diferente e o consumidor é quem manda. Vai uma empresa fazer ai fora o que fazem no Brasil? Aqui esse negócio de código de defesa do consumidor, está longe de ser respeitado. Brasil não é pais sério.

 

Veja essas empresas de telefonia, que são campeãs de denúncia. Você paga internet por 2Mb e não tem nem 500kb.

Mas aqui o consumidor também manda, a maioria quer zilhoes de watts e não tá nem aí pra qualidade. Aí, como os que ligam pra qualidade são poucos, os produtos acabam ficando mais caros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tinha o modelo bomber sub que o fcoelhogomes citou e te falo o falante é um monstrinho tem 150wrms ímã bem parrudo toca pra caramba eu usava o par junto com um tweeter selenium 1" em uma caixa dutada de 40 lts com um modulo stetsom v650.1 es, já fiz ate boatinha aqui em casa com o bichinho a qualidade não é aquelas coisas mas a força do 6x9 nessa caixa impressiona !!! :blink: 

 

troquei recentemente por duas caixas de 12" e tweeter keybass de 80wrms e liguei em receiver antigo gradiente s 126 de 32 wrms :huh: com uma mesa de som behringer xenyx 802  e esta tocando o triplo com qualidade impressionante !!!

 

no seu caso eu colocaria um mg 8" com driver TI qualidade superior aos 6x9

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...