Ir para conteúdo

Foto

Caixa para 2 JBL GTO 12".

134 respostas neste tópico

Danilodb

Danilodb

membro

• Membro
  • 457 posts
  • Cadastrado: 14/11/2015
  • Cidade/UF:Brodowski/sp

Falante quando vai queimando tende a aumentar o valor da impedância também. Vai que nesses "fedeu verniz" eles sofreram algo...

Poucas vezes cheirou verniz e tá tocando bem como sempre, mas quando feito a associação fica em 4,2 ohms como está na foto e a impedância está normal "acredito eu" mas não como pensei que seria '2 ohms", a minha dúvidas é "como 6+6 fecha em 4?". O UXP que eu tinha cheirou bem mais verniz do que os JBL's e nada aconteceu, teve uma vez que estava testando o DSP e exagerei um pouco e quando coloquei a mão no cone tomei um susto de tão quente que tava e falando dos JBL's só se eles fossem sensíveis de mais pra ter dado algum problema. 

• 0

jpchiullo

jpchiullo

Mini SPL

• Membro
  • 1.004 posts
  • Cadastrado: 11/03/2010
  • Cidade/UF:Campo Mourão/PR

Então eu já medi outros falantes e portanto é bem simples, comprei um Bravo Bravox a pouco tempo e é de 4ohms, medi e deu 4, alguma coisa, não me lembro o valor correto, o sub é de bobina simples e pensei que fosse de 4 ohms para casar em 2 ohms mas medindo deu 6,2 então fiquei grilado, como 6+6 pode ficar em 4,2, mas se for necessário eu tiro uma foto medindo só um sub só não sei quando.

XxDHH4r.jpg

Esse foi o resultado de depois de instalado.

O cabo do multímetro já dá alguns ohms, encoste uma ponta na outra pra ver quanto marca, depois vc desconta da medida que deu medindo os sub's

• 0

Danilodb

Danilodb

membro

• Membro
  • 457 posts

O cabo do multímetro já dá alguns ohms, encoste uma ponta na outra pra ver quanto marca, depois vc desconta da medida que deu medindo os sub's

Jp vc matou a charada...............

CM0Dtbi.jpg

Qlb7a2p.jpg

Vc me tirou uma puga atras da orelha, agora tá tudo normal, vlw mesmo.

• 0

Danilodb

Danilodb

membro

• Membro
  • 457 posts

Aqui estou novamente e depois de ter ficado de certa forma decepcionado com o resultado da caixa hoje fui escutar e foi que vi que estava vazando ar pelos sub's, fiz a vedação e o resultado mudou bastante. vou colocar a medição das duas caixas e se alguém se propuser a comentar agradeço..........

Trapezoidal com 2 dutos de 4" - 99L ------ Retangular com duto retangular - 105L

20hz.........85,8 --------------------------------------- 85,8

25hz.........85.1---------------------------------------- 88.1

30hz.........89.0 --------------------------------------- 92,2

35hz.........94,7 --------------------------------------- 95.9

40hz.........98,2 --------------------------------------- 98,8

45hz.........98,9 --------------------------------------- 98,8

50hz.........99,6 --------------------------------------- 99,6

55hz.........99.4 --------------------------------------- 99,4

60hz.........99.9 --------------------------------------- 99,9

65hz.........98,7 --------------------------------------- 98,3

70hz.........96,6 --------------------------------------- 95,6

75hz.........92,6 --------------------------------------- 91,4

80hz.........86,4 --------------------------------------- 86,5

Minha dedução foi que a caixa retangular apesar de ter mais litragem praticamente não perdeu SPL e ganhou bem em sub-grave e "para mim" a caixa de duto retangular se mostrou superior do que a caixa com duto redondo. Essa foi a segunda experiência com mesmo tipo de resultado.

Editado por Danilodb, 16 julho 2017 - 20:40 .

• 0

guilhermeleffler

guilhermeleffler

membro master

• Membro
  • 815 posts
  • Cadastrado: 22/12/2014
  • Cidade/UF:vitória/ES
Interessante. Como fez essas medições?

• 0

fst-lobo

fst-lobo

membro master

• Membro
  • 1.308 posts
  • Cadastrado: 14/07/2015
  • Cidade/UF:Gyn/GO

Parece que teve um ganho na faixa de 25 a 35, acima ficou bem parecido

Isso também pode ser devido com o duto retangular ter travado melhor a caixa
Na com os 2 duto redondo, tinha algum travamento interno?

• 0

Danilodb

Danilodb

membro

• Membro
  • 457 posts

Interessante. Como fez essas medições?

Com decibelímetro Flus.

• 0

Danilodb

Danilodb

membro

• Membro
  • 457 posts

Parece que teve um ganho na faixa de 25 a 35, acima ficou bem parecido

Isso também pode ser devido com o duto retangular ter travado melhor a caixa
Na com os 2 duto redondo, tinha algum travamento interno?

Tbm tinha só que era apenas entre os sub's, eu entendo pouco mas para mim a caixa com duto retangular se sai melhor e o único ruim é por não conseguir alterar a sintonia, o interessante é quer era pra ter uma diferença maior nas altas por a caixa ser maior e estar com sintonia bem mais baixa mas praticamente ficou igual e por isso que acho esse tipo de duto ser melhor, hoje consegui escutar um pouco e realmente ficou melhor que antes.

Eu ainda não instalei o som no carro do meu filho e estou com duas caixas praticamente com a mesma litragem com os dois tipos de duto e assim que instalar eu vou fazer a medição pra ver se ainda vai ter diferença entre elas e qual se sairá melhor.

• 0

guilhermeleffler

guilhermeleffler

membro master

• Membro
  • 815 posts
  • Cadastrado: 22/12/2014
  • Cidade/UF:vitória/ES

Tbm tinha só que era apenas entre os sub's, eu entendo pouco mas para mim a caixa com duto retangular se sai melhor e o único ruim é por não conseguir alterar a sintonia, o interessante é quer era pra ter uma diferença maior nas altas por a caixa ser maior e estar com sintonia bem mais baixa mas praticamente ficou igual e por isso que acho esse tipo de duto ser melhor, hoje consegui escutar um pouco e realmente ficou melhor que antes.
Eu ainda não instalei o som no carro do meu filho e estou com duas caixas praticamente com a mesma litragem com os dois tipos de duto e assim que instalar eu vou fazer a medição pra ver se ainda vai ter diferença entre elas e qual se sairá melhor.

Não fez nenhuma simulação pra comparar as respostas das duas caixas?
O duto faz um ganho próximo a frequência de sintonia, após o decaimento, toca em 0dB. Nesse ponto em diante, tanto faz uma ou outra.

• 0

Danilodb

Danilodb

membro

• Membro
  • 457 posts

Não fez nenhuma simulação pra comparar as respostas das duas caixas?
O duto faz um ganho próximo a frequência de sintonia, após o decaimento, toca em 0dB. Nesse ponto em diante, tanto faz uma ou outra.

Não fiz porque não tenho a manha e tbm não sei analisar os gráficos, a única coisa que fiz foi calcular a sintonia no JBL Tools. Foi no escuro mesmo e mesmo assim tô bem satisfeito como tá tocando.

• 0

Soundigital Amplificadores

Smartfix