Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Danilodb

Caixa para 2 JBL GTO 12".

Recommended Posts

Falante quando vai queimando tende a aumentar o valor da impedância também. Vai que nesses "fedeu verniz" eles sofreram algo...

   

    Poucas vezes cheirou verniz e tá tocando bem como sempre, mas quando feito a associação fica em 4,2 ohms como está na foto e a impedância está normal "acredito eu" mas não como pensei que seria '2 ohms", a minha dúvidas é "como 6+6 fecha em 4?". O UXP que eu tinha cheirou bem mais verniz do que os JBL's e nada aconteceu, teve uma vez que estava testando o DSP e exagerei um pouco e quando coloquei a mão no cone tomei um susto de tão quente que tava e falando dos JBL's só se eles fossem sensíveis de mais pra ter dado algum problema. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

   Então eu já medi outros falantes e portanto é bem simples, comprei um Bravo Bravox a pouco tempo e é de 4ohms, medi e deu 4, alguma coisa, não me lembro o valor correto, o sub é de bobina simples e pensei que fosse de 4 ohms para casar em 2 ohms mas medindo deu 6,2 então fiquei grilado, como 6+6 pode ficar em 4,2, mas se for necessário eu tiro uma foto medindo só um sub só não sei quando.

 

XxDHH4r.jpg

 

  Esse foi o resultado de depois de instalado.

O cabo do multímetro já dá alguns ohms, encoste uma ponta na outra pra ver quanto marca, depois vc desconta da medida que deu medindo os sub's

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cabo do multímetro já dá alguns ohms, encoste uma ponta na outra pra ver quanto marca, depois vc desconta da medida que deu medindo os sub's

 

   Jp vc matou a charada...............

 

CM0Dtbi.jpg

 

Qlb7a2p.jpg

 

   Vc me tirou uma puga atras da orelha, agora tá tudo normal, vlw mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

   Aqui estou novamente e depois de ter ficado de certa forma decepcionado com o resultado da caixa hoje fui escutar e foi que vi que estava vazando ar pelos sub's, fiz a vedação e o resultado mudou bastante. vou colocar a medição das duas caixas e se alguém se propuser a comentar agradeço..........

 

Trapezoidal com 2 dutos de 4" - 99L ------ Retangular com duto retangular - 105L

 

   20hz.........85,8 --------------------------------------- 85,8

   25hz.........85.1---------------------------------------- 88.1

   30hz.........89.0 --------------------------------------- 92,2

   35hz.........94,7 --------------------------------------- 95.9

   40hz.........98,2 --------------------------------------- 98,8

   45hz.........98,9 --------------------------------------- 98,8

   50hz.........99,6 --------------------------------------- 99,6

   55hz.........99.4 --------------------------------------- 99,4

   60hz.........99.9 --------------------------------------- 99,9

   65hz.........98,7 --------------------------------------- 98,3

   70hz.........96,6 --------------------------------------- 95,6

   75hz.........92,6 --------------------------------------- 91,4

   80hz.........86,4 --------------------------------------- 86,5

 

   Minha dedução foi que a caixa retangular apesar de ter mais litragem praticamente não perdeu SPL e ganhou bem em sub-grave e "para mim" a caixa de duto retangular se mostrou superior do que a caixa com duto redondo. Essa foi a segunda experiência com mesmo tipo de resultado.

Editado por Danilodb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece que teve um ganho na faixa de 25 a 35, acima ficou bem parecido

 

Isso também pode ser devido com o duto retangular ter travado melhor a caixa
Na com os 2 duto redondo, tinha algum travamento interno?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante. Como fez essas medições?

 

   Com decibelímetro Flus.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece que teve um ganho na faixa de 25 a 35, acima ficou bem parecido

 

Isso também pode ser devido com o duto retangular ter travado melhor a caixa

Na com os 2 duto redondo, tinha algum travamento interno?

 

   Tbm tinha só que era apenas entre os sub's, eu entendo pouco mas para mim a caixa com duto retangular se sai melhor e o único ruim é por não conseguir alterar a sintonia, o interessante é quer era pra ter uma diferença maior nas altas por a caixa ser maior e estar com sintonia bem mais baixa mas praticamente ficou igual e por isso que acho esse tipo de duto ser melhor, hoje consegui escutar um pouco e realmente ficou melhor que antes.

   Eu ainda não instalei o som no carro do meu filho e estou com duas caixas praticamente com a mesma litragem com os dois tipos de duto e assim que instalar eu vou fazer a medição pra ver se ainda vai ter diferença entre elas e qual se sairá melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tbm tinha só que era apenas entre os sub's, eu entendo pouco mas para mim a caixa com duto retangular se sai melhor e o único ruim é por não conseguir alterar a sintonia, o interessante é quer era pra ter uma diferença maior nas altas por a caixa ser maior e estar com sintonia bem mais baixa mas praticamente ficou igual e por isso que acho esse tipo de duto ser melhor, hoje consegui escutar um pouco e realmente ficou melhor que antes.

Eu ainda não instalei o som no carro do meu filho e estou com duas caixas praticamente com a mesma litragem com os dois tipos de duto e assim que instalar eu vou fazer a medição pra ver se ainda vai ter diferença entre elas e qual se sairá melhor.

Não fez nenhuma simulação pra comparar as respostas das duas caixas?

O duto faz um ganho próximo a frequência de sintonia, após o decaimento, toca em 0dB. Nesse ponto em diante, tanto faz uma ou outra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não fez nenhuma simulação pra comparar as respostas das duas caixas?

O duto faz um ganho próximo a frequência de sintonia, após o decaimento, toca em 0dB. Nesse ponto em diante, tanto faz uma ou outra.

 

    Não fiz porque não tenho a manha e tbm não sei analisar os gráficos, a única coisa que fiz foi calcular a sintonia no JBL Tools. Foi no escuro mesmo e mesmo assim tô bem satisfeito como tá tocando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...