Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
willianfix

Woofer Eros sem parâmetro! Como fazer a caixa?

Recommended Posts

Pessoal, 

 

 

Procurei em tudo quanto é lugar aqui no fórum, na internet, até liguei na Eros (estão em férias coletivas) mas não conseguir achar nada  a respeito do woofer que peguei, nem no site da eros eu achei esse modelo lá

 

Ele é de 12" e com 100 rms, e 8ohms(essas são as únicas informações que dá pra ler na etiqueta que tem nele). Parece ser um modelo bem antigo voltado mais para voz. Paguei R$50 reias no par, sendo que 1 precisa reformar e o outro está todo original ainda. Já levei o outro para o concerto e vai ficar em torno de R$50 para trocar o bobina. 

 

Pois bem, eu pretendo usar esse par como um reforço de voz, talvez até um tiquinho de médio grave. Queria saber como poderia fazer a caixa, porém sem os parametros.

 

Seria melhor selada com 25 a 30 litros pra cada? Seria melhor dutada? Vou usar uma bridge de um bb2400gl para tocar o par e na outra bridge um Questo de 15".

 

Poderia me dar um help?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De 100w, até na parte dos Descontinuados, não procurei em todas, mas não achei, mas eu lembro de falantes que existiram, mas que não estão lá também;

 

http://www.eros.com.br/produtos-lista.html?p=Descontinuados

 

Eu estou procurando em todo o canto e não achei. Olhei essa link que você passou e realmente o woofer também não está nessa lista. Eu não sei como fazer a caixa, e sem parâmetros fica ainda mais complicado. kkkk

 

Eu pensei em colocar o par no tampão do uno, fazendo tipo uma caixinha selada no tampão, com eles levemente projetados para fora. 

 

Só uma dúvida, além de tweeter, eu preciso também de corneta ou será que eles vão suprir bem a voz? Hj de voz tenho apenas um kit 2 vias da minha assinatura. A ideia agora é pegar um woofer de 15" para colocar no lugar no Questo quando eu for abrir a mala. Com isso desligo o kit 2 vias do módulo e deixo apenas o par de eros numa bridge, na outra bridge o woofer de 15" e como o meu modulo faz trimode, eu poderia colocar um par de tweeter pra acompanhar os eros.

 

Será que ficaria legal?

 

O woofer de 15" vou pegar um mais estilo pancadão mesmo, e que o valor não passe de uns R$250. Teriam noção de 1 pra me indicar? Será que o Magnum quebra esse galho? Sei que bom ele não é, mas deve ficar bem melhor que o Questo tocando pra fora. kkkkkk 

Editado por willianfix

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja esse video e depois me diga o que achou.

 

 

Não sei o dono do post, mas eu fiquei impressionado com esse projeto. É algo que ando pensando em fazer, só que dobrado e usando Oversound + Stetsom ou Soundigital.

 

Pra tocar em casa e em sítio:

2x 15 STEEL 400 ou E-315 LC ou E-515 LC

2x 8 STEEL 150 ou E-208 MG-C ou E-206 HX (eu gostaria de saber de um de 6" poderia servir)

2x DTi2560 ou ETD 44 S

1x HL 800.4 ou SD800.4D

1x EX 1600.1 EQ ou SD1600.1D

1x Fonte de 120A

Ainda não pensei em caixa, fiz uma simulações no BassBox para F3 em 50Hz, deu algo perto de 130L (caixa pensada para Oversound, inclusão dos Eros foi uma edição)

 

Isso da um som legal?

Editado por anisiobfilho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja esse video e depois me diga o que achou.

 

 

 

Infelizmente eu não consigo ver vídeos aqui. :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei o dono do post, mas eu fiquei impressionado com esse projeto. É algo que ando pensando em fazer, só que dobrado e usando Oversound + Stetsom ou Soundigital.

 

Pra tocar em casa e em sítio:

2x 15 STEEL 400 ou E-315 LC ou E-515 LC

2x 8 STEEL 150 ou E-208 MG-C ou E-206 HX (eu gostaria de saber de um de 6" poderia servir)

2x DTi2560 ou ETD 44 S

1x HL 800.4 ou SD800.4D

1x EX 1600.1 EQ ou SD1600.1D

1x Fonte de 120A

Ainda não pensei em caixa, fiz uma simulações no BassBox para F3 em 50Hz, deu algo perto de 130L (caixa pensada para Oversound, inclusão dos Eros foi uma edição)

 

Isso da um som legal?

 

Pode até usar de 6", mas daí tem que ter um woofer que suba bem e faça uma boa transição, algo em torno dos 300Hz ou mais..

 

Vocè sabe que um falante de 15 ou 18", não devem subir, que não é bom para eles. mas creio que fazendo uma escolha boa de ambos, possa ser possível.

 

Eu ainda assim preferiria usar de 8", limitando o woofer ser de 15".

 

Para abrir o leque de opções de woofer, acrescentaria aí o 15pw5 e 550w de 15" da Over, o ESX 155 ou 415 da Snake.

 

Se não tem nenhum desses amplificadores e fontes, já que é em sítio, considere usar amplificação profisisomal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode até usar de 6", mas daí tem que ter um woofer que suba bem e faça uma boa transição, algo em torno dos 300Hz ou mais..

 

Vocè sabe que um falante de 15 ou 18", não devem subir, que não é bom para eles. mas creio que fazendo uma escolha boa de ambos, possa ser possível.

 

Eu ainda assim preferiria usar de 8", limitando o woofer ser de 15".

 

Para abrir o leque de opções de woofer, acrescentaria aí o 15pw5 e 550w de 15" da Over, o ESX 155 ou 415 da Snake.

 

Se não tem nenhum desses amplificadores e fontes, já que é em sítio, considere usar amplificação profisisomal.

 

Aproveitando o tópico e sua resposta, para esses woofers de 15, qual seria a melhor caixa?

Seguir com uma dutada em torno de 70L~100L ou buscar algum projeto especial (canhão, etc)?

Eu gostaria dos woofers trabalhando entre 50~250 ou até pelo menos 150 e dai pra frente os de 8 irem até 2k~2,5k e então Ti

 

Amplificação profissional é algo maravilhoso, mas creio que aumente muito o custo, a menos que eu colocasse esse som "para trabalhar"

Pode me indicar pesquisas?

Eu ia acabar comprando um 800.4, que iria pros de 8 + Ti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para trabalhar até pode ser, mas aí tu tens de dominar bem o assunto, o que não se aprende do dia para noite. Creio que seja melhor esquecer essa opção, pois pelo eu tenho visto, hoje em dia, existem muitas exigências por parte de cantores, bandas, etc. Aí sim, vai gastar muito e ainda vai ficar na mão de técnico de som, pois você não tem experiência.

 

Digo, até pela situação onde vai comprar amplificador + fonte + bateria + player, acaba gastando bem mais.

 

Quanto às opções, posso ver sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para trabalhar até pode ser, mas aí tu tens de dominar bem o assunto, o que não se aprende do dia para noite. Creio que seja melhor esquecer essa opção, pois pelo eu tenho visto, hoje em dia, existem muitas exigências por parte de cantores, bandas, etc. Aí sim, vai gastar muito e ainda vai ficar na mão de técnico de som, pois você não tem experiência.

 

Digo, até pela situação onde vai comprar amplificador + fonte + bateria + player, acaba gastando bem mais.

 

Quanto às opções, posso ver sim.

 

 

Meu objetivo mesmo é só fazer um som pessoal pra vez ou outra fazer alguma festinha e se der alugar ou emprestar. Nada 100% profissional, mas também não quero algo ruim. Mesmo não sendo entendedor de tudo, gosto de qualidade.

Ainda vou pesquisar bastante para fazer tal projeto, melhor ganhar todo conhecimento que eu puder, antes de gastar dinheiro.

 

Pelo que pesquisei das caixas, gostei das T18 e vi que existe uma T15, mesmo sendo modificação, gostaria de saber se a "T15" tem um bom rendimento e se compensa investir nesse modelo. Ou ficar com a dutada ou canhão.

 

Quanto a questão dos amplificadores, se compensar investir um pouco mais para ter uma qualidade melhor do som, creio que possa ser estudado. Mas é aquela coisa, é um som pra ter em casa, ou então levar pra sítio ou outros locais e festinhas pequenas. Nada de som profissional para festa grande.

 

Parece confuso, mas é só imaginar que tu quer um trio com qualidade e que os outros duvidem que seja "só aquilo".

 

Para não bagunçar o tópico do amigo, pode ser que depois eu crie um tópico com a finalidade desse projeto, pode ser que apareça gente interessada, só fala saber em qual subforum eu coloco.

 

Espero que tenha dito para eu esquecer a ideia de "colocar pra trabalhar" e não a de montar um som assim.

 

Grato pela atenção :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que tenha havido um mal entendido aí. Quando falou para colocar para trabalhar, imaginei que fosse montar um som para alugar, como essas empresas de sonorização. Nesse caso, o investimento é alto e nem sei se compensa tanto assim não, porque é um grupo fechado que normalmente pegam contratos que valham investimento. Normalmente essas empresas, pegam contratos para sonorizar eventos, como carnaval, promovidos pelas prefeituras, desfiles para comemoração da Independência e etc.

 

Para essas empresas há uma diversificação de sistemas e os cantores, bandas, etc, são muito exigentes, pedindo marcas. Line Array, que muitas vezes, cada célula custa cerca de 8 a R$ 10.000,  Mesas digitais, que custam muitas vezes, o preço de um carro, etc.

 

Por isso que eu falei, que era para esquecer, mas claro, não destruindo o sonho e o pensamento de cada um possa ter.

 

Quanto ao seu som, pelo comentário já deu para perceber onde quer chegar.

 

Ótima providencia em estudar, ler materiais e se quiser, posso passar algumas dicas a respeito.

 

Para entrar em som profissional, deve ter em mente algumas coisas que não se vê comumente no automotivo, como é o caso das mesas e se o som tiver destinação, tipo para palestras, eventos onde pessoas falando, já entra um elemento chamado compressor.

 

Isso são coisas que a gente vai parendendo com o tempo mesmo e como disse, vai depender da destinação.

 

Eu também estou praticamente inciando nessa área e o que me falta é tempo para ler mais a respeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...