Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
TITAN SOUND

Qual é o melhor subwoofer pioneer 304, 305, 306 ou 311

Recommended Posts

Bom galera, li bastante os tópicos de vocês li durante 2 dias inteiros e estão de parabéns tiraram todas minhas dúvidas, mas primeiramente Boas Festas!

Então vamos a minha dúvida e de várias pessoas, qual subwoofer pioneer é melhor em questão de durabilidade e toca a noite inteira sem problemas e com bom SPL.

Eles são:

302;

303;

304;

305;

306;

310;

311.

Como já havia visto aqui alguns tópicos os modelos 307, 308 e 309 não são muito bons devido a sua durabilidade. Iai o que vocês me recomenda ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Som para tocar a noite inteira ta mais para Trio do que SQ, talvez tenha perguntado no forum errado. Mas como falou que ja pesquisou, deve saber que esses subs não são muito bons para SQ. No entanto tem bastante SPL, com dois deles em uma caixa dutada em sintonia alta vc brinca facil de disparar alarmes por onde passar. Mas se for para usar com Trio, esqueça, qualquer deles vão acabar queimando pois não foram projetados para serem usados em mala aberta. Ja tive dois 310 e minha opinião é que são muito explosivos e tem pouca precisão tonal, principalmente em volumes baixos. Parece que ele reproduz a mesma nota de grave independente do instrumento que estiver sendo reproduzido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia os unicos pioneer's que vc vai encontrar no mercado sao os 310 e 311... os outros pode até achar, mas sempre um pior do que o outro.

 

Ja testei a maioria deles, o 310 foi o que mais me trouxe felicidades rsrsrs... os outros nao consegue achar conservado mais.

 

pode montar os 310 que é alegria, 4 caixa dutada 40 litros pra cada 4 duto de 3 x 25cm, modulo de 1600 Watts, é o arroz e feijao dos goiano.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia os unicos pioneer's que vc vai encontrar no mercado sao os 310 e 311... os outros pode até achar, mas sempre um pior do que o outro.

 

Ja testei a maioria deles, o 310 foi o que mais me trouxe felicidades rsrsrs... os outros nao consegue achar conservado mais.

 

pode montar os 310 que é alegria, 4 caixa dutada 40 litros pra cada 4 duto de 3 x 25cm, modulo de 1600 Watts, é o arroz e feijao dos goiano.

Entao Eduardo, eu já tive esse 310 gostei bastante, mesmo passando fome em rms em uma Roadstar 2400w. Olhei no mercado livre só achei o 306 a venda em ótimo estado, tenho aqui em casa dois 302f que é do meu pai não testei ainda mais muita gente disse que acompanha os atuais em SPL, o 310 é muito bom mais tenho medo de sua durabilidade pois nunca deixei tocando por mais de 6 hrs quando tinha. Aí que minha dúvida persiste, qual desse monto na strada cabine dupla que toca a noite inteira e tem um bom SPL?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E os 311 estão bem na fita, SPL melhor q os outros, bate suave ?

Editado por TITAN SOUND

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Toca a noite toda, qq sub pode tocar

 

Depende se ta mandando distorção ou potência além do que o sub aguenta

 

Como vai tocar muito tempo se fica mandando potencia demais, vai esquentando a bobina até dar pau

 

Por isso bom é manda um pouco menos de potência e sem distorção, que aguenta toca até o dia todo

 

Já toquei par de uxp quase umas 12 horas e quem mais tava esquentando era o módulo pq não tinha colocado cooler a mais

 

Mas pode ir de 310, esses antigos podem estar visivelmente conservado, mas não sabe como foi usado ou se não é recondicionado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Toca a noite toda, qq sub pode tocar

 

Depende se ta mandando distorção ou potência além do que o sub aguenta

 

Como vai tocar muito tempo se fica mandando potencia demais, vai esquentando a bobina até dar pau

 

Por isso bom é manda um pouco menos de potência e sem distorção, que aguenta toca até o dia todo

 

Já toquei par de uxp quase umas 12 horas e quem mais tava esquentando era o módulo pq não tinha colocado cooler a mais

 

Mas pode ir de 310, esses antigos podem estar visivelmente conservado, mas não sabe como foi usado ou se não é recondicionado

Valeu colega irei comprar um amplificador SD 400.1 e um sub 310 e mais pra frente vou dar outro upgrade e adicionar mais um e SD 800.1. Irei comprar esse amplificador, pois manda a quantidade de rms exata para o sub e pra não aquecer a bobina como você citou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usar modulo mais fraco, não garante que não va manda distorção

 

Como é de goiania, aparentemente, procura umas rs1200 mesmo que vai encontrar com bons preços usada
Que vai te atende bem, e sabem usar sem exagerar no bass boost e gain vai tocar os 2 sub muito bem

 

Se for optar por modulo novo, pensaria na linha da sdEvo, que ainda tem a vantagem do led clip, que pode usar como referência

pra quando for deixa tocando por muito tempo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu escolhi um SD devido ao CxB e fácil de revenda e quando for fazer um upgrade fica mais fácil, mas quando fui no camelodromo hoje de manhã o vendedor me gerou outra dúvida. Fui com a certeza de comprar o SD 400.1, mas ele me recomendou um SD 600.1 para o sub 310 que vai trabalhar 50% de folga, e disse que pra tocar a noite inteira e só colocar o ganho no mínimo ou médio. Iai vim pra casa e comprei nada pra não perder dinheiro, e por acaso achei um tópico que diz a potência real dos SD:

amplificador:

 

- SD 250.2: 280wrms

- SD 400.1: 299wrms

- SD 400.4: 365wrms

- SD 600.1: 620wrms

- SD 700: 720wrms

 

Isso procede ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso só diz, oq já tinha te falado antes

 

Pode se usar um módulo mais forte, se souber moderar e tocar sem problema
assim como como usar um modulo mais fraco e manda distorção suficiente para estragar o sub

 

Qual resto do set? Já tem módulo para o resto?

Já pensou usar um módulo para tudo?  Ou partir para um módulo que já toque os 2 sub?

Essas potência ai dependem também da impedância

 

sd250.2  vai fornece esses 280w rms a 4 ohms

sd400.1 se for versão 1 ohms deve fornece menos de 200w rms (valor aproximado, chute) a 4 ohms, se for 2 ohms deve fornece os 200w rms

sd600.1 se for modelo 1 ohms, deve fornece uns 200rms a 4 ohms (chute de valor, não informa no manual) se for a 2 ohms deve fornece mais de 300w rms, no site diz 400w eu acho

sd800.4 fornece aproximados 400w pro bridge a 4 ohms na versão de 2 ohms

 

 

Tem mais coisa a ser pensada, depende sub utilizado também
Potência e esses números informados não são tudo

 

Até tenho um módulo aqui, que comprei justamente por isso 900w a 2ohms, então capaz de tocar melhor um par de sub de 4 ohms do que a rs1200

Tava até pensando em troca o módulo se tive interesse manda MP

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E os 311 estão bem na fita, SPL melhor q os outros, bate suave ?

 

 

Titan Sound, eu tive dois 310 e minha opinião é que para qualidade eles são péssimos. São monotônicos, todas as notas de baixa freqüência soam quase que iguais, em algumas musicas é praticamente impossível saber se o som ta vindo da corda do baixo ou do bumbo da bateria... Agora são muito fortes no SPL. Se o foco for qualidade, nessa faixa de preço hoje eu pegaria um NAR de 12 serie 2, vai te entregar 250 RMS mas com muito mais qualidade de som e com SPL razoável. Outra coisa que não gosto nestes Pioneers é que eles mentem nos dados técnicos, colocar que a sensibilidade do 310 é de 95db e a do 311 96db, e isso não tem a menor chance de ser verdade... Colocam apenas para fins comerciais, esses suas são praticamente iguais. Vai de NAR serie 2 e seja feliz amigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu escolhi um SD devido ao CxB e fácil de revenda e quando for fazer um upgrade fica mais fácil, mas quando fui no camelodromo hoje de manhã o vendedor me gerou outra dúvida. Fui com a certeza de comprar o SD 400.1, mas ele me recomendou um SD 600.1 para o sub 310 que vai trabalhar 50% de folga, e disse que pra tocar a noite inteira e só colocar o ganho no mínimo ou médio. Iai vim pra casa e comprei nada pra não perder dinheiro, e por acaso achei um tópico que diz a potência real dos SD:

amplificador:

 

- SD 250.2: 280wrms

- SD 400.1: 299wrms

- SD 400.4: 365wrms

- SD 600.1: 620wrms

- SD 700: 720wrms

 

Isso procede ?

Rapaz, não é tão simples assim comparar potência de módulos... Mas também não é difícil, deixa eu te explicar os principais pontos que você precisa entender:

 

De maneira geral, a potência final de um amplificador sempre vai estar relacionada a voltagem aplicada no momento ( geralmente 12v com carro desligado e 14v com carro ligado ) e com a impedância final da ligação com o falante.

 

Exemplo:

 

O módulo SD 1.200.1EVO na versão de 2 Ohms manda 1.200 RMS em 12v e 1350 RMS em 14v.

Se você ligar este amplificador em um sub de 800 rms com com 2Ohms de impedância ele vai receber a potência total do módulo com sobra de 400 rms em 12v e sobra de 550 em 14v.

 

Acontece que na prática os subs costumam vir com bobina simples de 4Ohms ou Dupla de 2Ohms, neste caso, pegando este mesmo sub de 800 RMS com bobina simples de 4Ohms e ligando no módulo, que é de 2Ohms, você perde em média 40 a 50% da potência máxima dele, no caso do SD 1200 a perda é de 50%, então o sub iria receber apenas 600 rms do módulo em 12v e 675 rms em 14v. 

 

Agora aproveito para lhe dar outra dica, se você quer um sub de 400 rms, alimente ele com um SD 1200.1 da linha evolution. Pegue a versão de 2 Ohms e ligue com um sub de 4Ohms, você vai trabalhar com o dobro da impedância mandando 600 rms para o sub e trabalhando com uma boa sobra.

 

Mas volto a dizer, eu pegaria o NAR e não o Pioneer, mesmo com metade da potência ele acaba dando um resultado melhor que o Pioneers para fins de SQ.

 

Abraço amigo, e boa sorte com o set.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A bobina vai aquecer alem do desejado com distorção, se enviar um pouco a mais de potencia não é problema, agora enviar menos potencia com distorção ai é problema, ainda mais por um tempo prolongado. Por isso é aconselhado a trabalhar com folga de potencia, para evitar a distorção quando se quer um pouco mais de força.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso só diz, oq já tinha te falado antes

 

Pode se usar um módulo mais forte, se souber moderar e tocar sem problema

assim como como usar um modulo mais fraco e manda distorção suficiente para estragar o sub

 

Qual resto do set? Já tem módulo para o resto?

Já pensou usar um módulo para tudo? Ou partir para um módulo que já toque os 2 sub?

 

Essas potência ai dependem também da impedância

 

sd250.2 vai fornece esses 280w rms a 4 ohms

sd400.1 se for versão 1 ohms deve fornece menos de 200w rms (valor aproximado, chute) a 4 ohms, se for 2 ohms deve fornece os 200w rms

sd600.1 se for modelo 1 ohms, deve fornece uns 200rms a 4 ohms (chute de valor, não informa no manual) se for a 2 ohms deve fornece mais de 300w rms, no site diz 400w eu acho

sd800.4 fornece aproximados 400w pro bridge a 4 ohms na versão de 2 ohms

 

 

Tem mais coisa a ser pensada, depende sub utilizado também

Potência e esses números informados não são tudo

 

Até tenho um módulo aqui, que comprei justamente por isso 900w a 2ohms, então capaz de tocar melhor um par de sub de 4 ohms do que a rs1200

Tava até pensando em troca o módulo se tive interesse manda MP

Entendi, por enquanto só tenho:

- 1 par alto-falantes 6" pioneer 50wrms nas portas ligado no som

- 1 par de JBL 5" 60wrms

- 1 sub selenium bass 250wrms 12sw11a

- 1 par de 6x9 pioner 90wrs acoplado na caixa do sub

Aí estava pensado em trocar esse sub e vender as pyramid que tenho e comprar algo mais moderno, como era o carro que eu vendi com o kit

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, não é tão simples assim comparar potência de módulos... Mas também não é difícil, deixa eu te explicar os principais pontos que você precisa entender:

 

De maneira geral, a potência final de um amplificador sempre vai estar relacionada a voltagem aplicada no momento ( geralmente 12v com carro desligado e 14v com carro ligado ) e com a impedância final da ligação com o falante.

 

Exemplo:

 

O módulo SD 1.200.1EVO na versão de 2 Ohms manda 1.200 RMS em 12v e 1350 RMS em 14v.

Se você ligar este amplificador em um sub de 800 rms com com 2Ohms de impedância ele vai receber a potência total do módulo com sobra de 400 rms em 12v e sobra de 550 em 14v.

 

Acontece que na prática os subs costumam vir com bobina simples de 4Ohms ou Dupla de 2Ohms, neste caso, pegando este mesmo sub de 800 RMS com bobina simples de 4Ohms e ligando no módulo, que é de 2Ohms, você perde em média 40 a 50% da potência máxima dele, no caso do SD 1200 a perda é de 50%, então o sub iria receber apenas 600 rms do módulo em 12v e 675 rms em 14v.

 

Agora aproveito para lhe dar outra dica, se você quer um sub de 400 rms, alimente ele com um SD 1200.1 da linha evolution. Pegue a versão de 2 Ohms e ligue com um sub de 4Ohms, você vai trabalhar com o dobro da impedância mandando 600 rms para o sub e trabalhando com uma boa sobra.

 

Mas volto a dizer, eu pegaria o NAR e não o Pioneer, mesmo com metade da potência ele acaba dando um resultado melhor que o Pioneers para fins de SQ.

 

Abraço amigo, e boa sorte com o set.

Entendi esse NAR nunca tinha visto mais irei dar uma analisada, por enquanto queria mais SPL, pois meus parentes gostam mais de sertanejo, funk e internacional.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora que intendi a lógica dos módulos digital. Um modulo SD600.1 de 2Ohms,

oferece os 600rms, com 1ohm oferece um pouco mais de 10% a 30% e a 4ohms oferece de 20% a 50% a menos, porém não esquentam muito se mudar a impedância. Isso mesmo ou falei besteira ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora que intendi a lógica dos módulos digital. Um modulo SD600.1 de 2Ohms,

oferece os 600rms, com 1ohm oferece um pouco mais de 10% a 30% e a 4ohms oferece de 20% a 50% a menos, porém não esquentam muito se mudar a impedância. Isso mesmo ou falei besteira ?

 

Não consegui entender... kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi, por enquanto só tenho:

- 1 par alto-falantes 6" pioneer 50wrms nas portas ligado no som

- 1 par de JBL 5" 60wrms

- 1 sub selenium bass 250wrms 12sw11a

- 1 par de 6x9 pioner 90wrs acoplado na caixa do sub

Aí estava pensado em trocar esse sub e vender as pyramid que tenho e comprar algo mais moderno, como era o carro que eu vendi com o kit

 

Cara, eu venderia tudo que você tem e compraria:

 

- 2 Subs NAR de 8"[ 400 RMS total ] ..................... R$ 500,00 (Os dois com frete grátis pelo Mercado Livre)

- 1 Kit 2 Vias NAR Serie 2 ....................................... R$ 569,00 (Com frete gratis pelo ML)

- 2 SD 400.4 EVO [ um p/ o kit outro p/ o sub ]....... R$ 420,00 (Com frete gratis pelo ML)

- Investimento Total ..................................................R$ R$ 1.489,00. (Baixo custo e bom resultado).

 

Obs 1: Acho que um sub ja atenderia, mas como vc insiste em querer mais SPL, dois NAR de 8 dariam SPL semelhante a 01 Pioneer 310 com praticamente o mesmo volume de caixa e com mais qualidade.

Obs 2: Se puder gastar mais um pouquinho no kit, pega um Morel Máximo, sai em média 850 pilas e ficaria ainda melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi esse NAR nunca tinha visto mais irei dar uma analisada, por enquanto queria mais SPL, pois meus parentes gostam mais de sertanejo, funk e internacional.

 

Antes de decidir pesquise a reputação dos NAR no fórum... Veja o que os usuários master estão falando deles...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não consegui entender... kkkk

Eu qr dizer o rendimento em rms de acordo com a impedância.

Vixi esse kit aí que você me falou passou um pouco do meu orçamento rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de decidir pesquise a reputação dos NAR no fórum... Veja o que os usuários master estão falando deles...

Eu coloquei 2 1022 sw2 da NAR e gostei do resultado.

E por coincidência antes eu tinha o pioneer 309.

O pioneer tem mais spl, sem dúvida, porém a musicalidade do nar é superior.

Mesmo cortando em 40 hz 12 db ele preenche a cabine com um grave bem articulado e rápido.

Estou usando em dutada 42 litros pra cada sub, mas acredito que em selada deve ficar melhor ainda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu qr dizer o rendimento em rms de acordo com a impedância.

Vixi esse kit aí que você me falou passou um pouco do meu orçamento rsrs

 

O Kit Nar serie 1 é a metade do preço. E tem o Audiophonic 6.2 que ta em torno de 300 pilas. Mas não sei se estes vão ser tão melhores que o seu kit Pioneer. Não economiza no Kit, ele é uma das peças mais importante de um SET, melhor seria vc economizar em tudo para pegar um kit bom do que economizar no kit para gastar no Sub ou em fiação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Kit Nar serie 1 é a metade do preço. E tem o Audiophonic 6.2 que ta em torno de 300 pilas. Mas não sei se estes vão ser tão melhores que o seu kit Pioneer. Não economiza no Kit, ele é uma das peças mais importante de um SET, melhor seria vc economizar em tudo para pegar um kit bom do que economizar no kit para gastar no Sub ou em fiação.

Blz, vou vender vender meu kit e as pyramid, menos o jbl e o Pioneer 302f que são praticamente novo com pouco tempo de uso. Irei esperar um pouco mais e procurar alguns NAR já instalado, vi uma Strada no YouTube com dois NAR instalado, achei muito bom o som tem longo alcance.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora que intendi a lógica dos módulos digital. Um modulo SD600.1 de 2Ohms,

oferece os 600rms, com 1ohm oferece um pouco mais de 10% a 30% e a 4ohms oferece de 20% a 50% a menos, porém não esquentam muito se mudar a impedância. Isso mesmo ou falei besteira ?

um amp de 2 ohms jamais deve ser ligado em 1 ohm... agora usar sub no dobro da impedancia do amp, exemplo amp 2 e sub 4, aí sim pode, porém cai mais ou menos pela metade a sua potencia, existem amps como  alguns jl q da a mesma potencia de 1,5 a 4 ohms, entao nao eh uma regra...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um amp de 2 ohms jamais deve ser ligado em 1 ohm... agora usar sub no dobro da impedancia do amp, exemplo amp 2 e sub 4, aí sim pode, porém cai mais ou menos pela metade a sua potencia, existem amps como alguns jl q da a mesma potencia de 1,5 a 4 ohms, entao nao eh uma regra...

Entendi, então se usar a impedância abaixo terei problemas como clip e queima de fusíveis, acima só perca de potência nominal RMS.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...