Ir para conteúdo

Foto

Iniciano projeto SQ

53 respostas neste tópico

rafavieira

rafavieira

membro master

• Membro
  • 888 posts
  • Cadastrado: 07/07/2014
  • Cidade/UF:jau sp

O coaxial atrás faz diferença não, pode mais prejudica que ajuda

Se depois quiser, compra uma coaxial ou triaxial simples e liga atrás mas direto no player mesmo

Até hoje não vi 1 triaxial que preste, em termos de qualidade e definição, coaxial sim.

• 0

Alves

Alves

veterano

• Membro Pró
  • 24.609 posts
  • Cadastrado: 14/09/2004
  • Cidade/UF:Natal/RN

Até hoje não vi 1 triaxial que preste, em termos de qualidade e definição, coaxial sim.

Pq um coaxial é como um kit 2 vias, sendo apenas um mid e 1 tw. Os outros axiais são só adição de mais tweeters.

• 0

tiago.paiva

tiago.paiva

membro

• Membro
  • 438 posts
  • Cadastrado: 06/07/2016

Galera, comprei meu som! :)

Radio Pioneer DHE x7880bt   R$ 410,00

Kit duas vias audiophonic sensation   R$ 250,00

Modulo sd400.4d evolution   R$ 200,00

Sub Nar 1022sw2   R$ 335,00 com cabo rca audiophonic sensation de brinde

Tudo no mercado livre.

Creio que chega aqui semana que vem, ai ja monto tudo e passo um feedback.

Ainda tenho uma duvida. Vou montar o NAR em caixa selada de 25L, como pede o manual. Mas é 25L sem o falante. Pra mim manter os 25l com o falante, qual deve ser a litragem bruta da caixa?  

[ edit ] To pensando em mais pra frente, se um sd250 toca bem o sub? Se tem um bom controle de cone, e se desce bem ate os 25hz de Fo do NAR? Pq acho que vou colocar um coaxial na porta traseira tbm, ai ligo o 2 vias e coaxial no sd400 e o sub no sd250.

A linha Nano é diferente da linha EVO, qualidade da NANO é muito inferior.

Como up futuro, para tocar o sub você poderia pegar o SD 1200.1 EVO e usar com o dobro da impedância. E usar o SD400.4 em modo bridge para o kit.

Mas eu priorizaria a compra de um kit melhor, um NAR sw3 ou Morel Máximo.

Quanto ao coaxial é totalmente desnecessário. Abraço e boa sorte!

• 0

1SARTORI

1SARTORI

novato

• Membro
  • 20 posts
  • Cadastrado: 27/09/2016
  • Cidade/UF:Anchieta SC

Galera, to com meus som montado agora. NAR 1022sw2 de sub, fiz a caixa com 28L, pra ficar com uns 25L depois que colocasse o falante, curti bastante o resultado. Só uma duvida quanto a ligação no modulo. Ele é bobina dupla 2+2, seria melhor ligar uma bobina em cada canal ou fazer o bridge?

• 0

rafavieira

rafavieira

membro master

• Membro
  • 888 posts

Galera, to com meus som montado agora. NAR 1022sw2 de sub, fiz a caixa com 28L, pra ficar com uns 25L depois que colocasse o falante, curti bastante o resultado. Só uma duvida quanto a ligação no modulo. Ele é bobina dupla 2+2, seria melhor ligar uma bobina em cada canal ou fazer o bridge?

Bridge.

• 0

1SARTORI

1SARTORI

novato

• Membro
  • 20 posts

Mas qual seria a diferença?  E pra mim ligar em bridge, tenho que fazer ligaçao em serie, enao, puxei 4 fios do falante, dois cada bobina, ai ligo o positivo de um com o negativo do outro no modulo, correto?  Não queria fazer jumper no falante, queria ligar os 4 fios no modulo, sendo assim, esta certo do jeito que falei?

• 0

rafavieira

rafavieira

membro master

• Membro
  • 888 posts
Eu sugeri bridge pela limpeza na instalação.
Desde que o sinal seja MONO vc pode ligar uma bobina em cada canal, desde que a CHAVE DE GANHO seja a mesma para as duas saídas.
Porque não quer fazer jumper no sub? A instalação fica limpa.
Imagine vc sair com 4 fios de 4 mm da caixa.
Não recomendo ligar da forma que vc mencionou.

• 0

fst-lobo

fst-lobo

membro master

• Membro
  • 1.219 posts
  • Cadastrado: 14/07/2015
  • Cidade/UF:Gyn/GO

Ligando em bridge as bobinas recebem o mesmo sinal e trabalham junto

Mesmo que por exemplo um lado do rca estrague vai continua recebendo o mesmo sinal nas 2 bobinas

Mas se for um em cada bobina vai receber sinal diferente, e pode prejudicar o sub

O sub vem com essa opção apenas para pode ter mais opção de impedância (1 ou 4 ohms)

• 0

1SARTORI

1SARTORI

novato

• Membro
  • 20 posts

Se fizer jumper, nao fica atraso de sinal em uma das bobinas?  O som passa primeiro em uma e depois para a outra. Por isso peguei quatro fios, todos exatamente do mesmo tamanho, pra nao gerar esse atraso. Eu li isso em algum forum, que o tamanho do fio, se for maior, gera um atraso de sinal. Me corrija se estou errado.

• 0

fst-lobo

fst-lobo

membro master

• Membro
  • 1.219 posts

Ligando em série as bobinas funcionarem como uma única, como se fosse um sub de 4 ohms bobina simples
além de instalação mais limpa e mais segura para o sub ao meu ver

O fio pode gera um atraso tecnicamente sim, mas isso falando em metros de fio e em fração de segundo de atraso

• 0

Bernardo Chianca

Bernardo Chianca

Ley Line - Cabos sob medida

• Membro
  • 1.308 posts
  • Cadastrado: 08/03/2011
  • Cidade/UF:São Paulo - SP

Se fizer jumper, nao fica atraso de sinal em uma das bobinas?  O som passa primeiro em uma e depois para a outra. Por isso peguei quatro fios, todos exatamente do mesmo tamanho, pra nao gerar esse atraso. Eu li isso em algum forum, que o tamanho do fio, se for maior, gera um atraso de sinal. Me corrija se estou errado.

O próprio amplificador tem variações nos seus componentes internos e portanto vai ter variação entre os canais, isso sem falar no potenciômetro do ganho. Ligar as bobinas em série/paralelo são as únicas formas de garantir que o sinal que chegará as duas será igual.

Sobre o atraso, você precisaria de muito mais do que alguns centímetros de cabo pra dar algum atraso perceptível no sinal.

• 0

Alves

Alves

veterano

• Membro Pró
  • 24.609 posts
  • Cadastrado: 14/09/2004

Mas qual seria a diferença?  E pra mim ligar em bridge, tenho que fazer ligaçao em serie, enao, puxei 4 fios do falante, dois cada bobina, ai ligo o positivo de um com o negativo do outro no modulo, correto?  Não queria fazer jumper no falante, queria ligar os 4 fios no modulo, sendo assim, esta certo do jeito que falei?

A ligação será feita no subwoofer, não precisando de mais um fio do amplificador até o falante. Você usará apenas um pedacinho de fio para ligar o positivo de uma bobina ao negativo da outra.

A exceção será quase que apenas se a bitola não estiver correta.

• 0

1SARTORI

1SARTORI

novato

• Membro
  • 20 posts

Ok, entendido. No caso quando digo que seriam dois canais, são os canal 1 e 2, que ficam no mesmo "lado" do amp, com um mesmo pot de volume. Mesmo assim influencia em algo?  Mas vou ligar em bridge entao. Obrigado!

• 0

rafavieira

rafavieira

membro master

• Membro
  • 888 posts

Ok, entendido. No caso quando digo que seriam dois canais, são os canal 1 e 2, que ficam no mesmo "lado" do amp, com um mesmo pot de volume. Mesmo assim influencia em algo? Mas vou ligar em bridge entao. Obrigado!

Contanto que o sinal na entrada dos canais seja MONO não tem problema, se o sinal for estéreo aí sim vc terá diferença no sinal que cada bobina vai receber podendo Danifica-la.
Porém é totalmente desnecessário fazer esse tipo de ligação.
Edit. Há quem diga que mesmo mono o sinal não chega exatamente igual em cada bobina.
Antigamente se usava muito esse tipo de ligação pois os amplificadores não tinha alta potência como hoje, aí usavam 2 amplificadores pro mesmo sub.
Porém usavam equipamentos adequados pra ajustar o sinal, se não me engano osciloscópio.

Editado por rafavieira, 31 janeiro 2017 - 14:17 .

• 0

tiago.paiva

tiago.paiva

membro

• Membro
  • 438 posts

Mas qual seria a diferença? E pra mim ligar em bridge, tenho que fazer ligaçao em serie, enao, puxei 4 fios do falante, dois cada bobina, ai ligo o positivo de um com o negativo do outro no modulo, correto? Não queria fazer jumper no falante, queria ligar os 4 fios no modulo, sendo assim, esta certo do jeito que falei?

Além dos motivos ja mencionados, o bridge do SD 400.4 EVO manda 300 rms em 14v. O canal individual envia apenas 100 rms. Ja é uma boa sobra para o módulo.

• 0

1SARTORI

1SARTORI

novato

• Membro
  • 20 posts

Rafa, meu radio tem 6 saidas, duas pra sub, duas traseiras e duas dianteiras. To usando as duas no sub e as duas dianteiras para o kit. Não sei se o som sai mono pro sub, pq tem saida branca e vermelha. mas na regulagem de volume de cada falante, os frontais tem direito e esquerdo, no sub só tem uma regulagem, entao deve ser mono né? Radio pioneer x7880bt

• 0

tiago.paiva

tiago.paiva

membro

• Membro
  • 438 posts

Rafa, meu radio tem 6 saidas, duas pra sub, duas traseiras e duas dianteiras. To usando as duas no sub e as duas dianteiras para o kit. Não sei se o som sai mono pro sub, pq tem saida branca e vermelha. mas na regulagem de volume de cada falante, os frontais tem direito e esquerdo, no sub só tem uma regulagem, entao deve ser mono né? Radio pioneer x7880bt

Sim, o sinal do sub é mono. E vc só precisa conectar uma via do cabo RCA na saída do player.

• 0

1SARTORI

1SARTORI

novato

• Membro
  • 20 posts

Tem problema se ligar as duas saidas?

• 0

tiago.paiva

tiago.paiva

membro

• Membro
  • 438 posts

Tem problema se ligar as duas saidas?

Se ligar as 2 no player ligue apenas uma no módulo. Ou vice versa.

• 0

unBond_

unBond_

membro

• Membro
  • 265 posts
  • Cadastrado: 14/11/2014
  • Cidade/UF:Brasilia/DF

o dinheiro que pretende gastar com os xiais é mais proveitosos melhorar o kit 2 vias e posicionamento do tw.

• 0

1SARTORI

1SARTORI

novato

• Membro
  • 20 posts

Alguem sabe alguma coisa sobre o kit 2 vias hertz dsk 165.3?  Ou algum outro na mesma faixa de preço..

• 0

fst-lobo

fst-lobo

membro master

• Membro
  • 1.219 posts

Alguem sabe alguma coisa sobre o kit 2 vias hertz dsk 165.3?  Ou algum outro na mesma faixa de preço..

é o kit de entrada da hertz, tem um bom mid e alguns acham tw estridente
Eu que gosto de um pouco de SQPL, fica bom para acompanha o bass

Mas quando comprei ele tinha um preço melhor, encontrou na faixa de quanto? para ter idéia

Outra coisa, que se optar por hertz, compensa gastar um pouco mais e ir no esk, ou pesquisar até algum kit usado no classificado

• 0

GARAGAOZ

GARAGAOZ

veterano

• Membro
  • 8.490 posts
  • Cadastrado: 07/08/2009
  • Cidade/UF:São Carlos - SP

:+1

• 0

1SARTORI

1SARTORI

novato

• Membro
  • 20 posts

Achei por 450 com frete gratis.

• 0

PR_nor