Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
divagarim

Projeto 2 mtx 15"

Recommended Posts

Boa tarde, estou com um projeto de montar um som fora do carro, já tenho alguns componentes e quero comprar o resto de acordo com os meu amplificadores. O que tenho atualmente é uma booster force one 2400rms uma roadstar digital 1200 rms, dois graves mtx 15" 7515 4 pares de triaxiais pioners 600w 1 crossover, cabos rca blindados, uma bateria 100ah unipower.
Para completar o resto do som pretendo comprar uma fonte 200ah usina, 4 Super tweeters de 150rms, um toca CD.

 

A minha ideia é colocar os dois graves tocando na roadstar 1200d e o resto tocando na force one 

A informação sobre a saídas da force one são
Rms At 2 Ohm Stereo 300 W X 4 Ch
Rms At 4 Ohm Stereo 150 W X 4 Ch

Rms At 4 Ohm Mono 450 W X 2 Ch
O super tweeter é

ST400 150 RMS  8 Ohms

Minha duvida como eu ligaria os 4 Super tweeter
se eu colocar os 4  em paralelo da 2 ohms, a saida de 2ohm fornece 300watts apenas, os 4 ST requerem 600W
 e ainda teria que colocar os 4 pares 6x9 
alguém pode me dar um exemplo como faria essa ligação de forma correta?
O som esta balanceado ? o que falta ou o que ta passando demais ?

grato desde já pela ajuda.

EDIT: PRETENDO FAZER uma caixa de +- 88 litros para cada alto falante seguindo as recomendações do fabricante usando duto retangulares.
Motivo: para ficar facil de carregar visto que cada grave tem 20 quilos e se um queimar não atrapalhar o desempenho do outro.
 

Editado por divagarim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes. Estou sem net( de celular) aqui para fazer algumas pesquisas, mas seu som necessita de alguns ajustes. A última coisa que teria de fazer seria pensar em acrescentar Stw, imagine 4 delas. O som desses triaxiais tem alguma qualidade?

 

Vamos levantar o que se tem e ver o que se pode melhorar

 

O 1200 é limitado em faixa de frequência e esse Booster talvez não irá atender como deveria. Se fosse Bbuster GL 3600, até que é razoável. Esse preciso de maiores informações sobre.

 

4 pares de 6x9" podem ser até mais caros e não trazer o resultado esperado. Se puder se desfazer desses triaxiais, ficaremos com maior liberdade para fazer escolhas mais eficientes e com menor número de falantes possível.

 

Em som bem sempre quantidade, se traduz em resultado concreto.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre a roadstar 1200D, acredito que dará "certinho", visto que os graves são dois de 600w RMS cada e ela oferece 1200Watts no canal de 1OHM

 

 O Amplificador Roadstar Rs-1200d É Uma Ótima Opção Para Montar O Projeto De Som Do Seu Carro Com Potência, Qualidade E Durabilidade. Pode Trabalhar Em: 1 Canal De 350 Watts Rms 4 Ohms, 1 Canal De 700 Watts Rms 2 Ohms Ou 1 Canal De 1200 Watts Rms 1 Ohm. Possui Conectores Dourados, Fusível De Proteção De 80a, 2 Entradas E 2 Saídas Em Rca, Crossover 35hz - 250hz. Tudo Isso Com A Excelente Qualidade Dos Produtos Roadstar.

 

Sobre os triaxiais*(PENTAXIAL) eu posso tentar vender, mas é complicado pois eu comprei eles novos há 4 anos e nunca liguei acredito que não conseguirei vende-los por um preço decente.

A qualidade é muito ruim ? qual seria a outra opção comprar alto falantes de 8 pol pra tocar médios e Super tweeter para agudo ? quantos ?  
TS-A6995S

6 "x 9", uma série de 5 vias altofalantes do carro
Potência:
Pico: 1200 watts por par / 600 watts cada
RMS: 200 watts por par / 100 watts cada
Grafite IMPP cone de fibra de aramida entrelaçada
Luz polímero elástico peso surround
1 "Soft dome midrange
Tweeter 1-1/8 "
Dois 08/03 "super tweeters
Alta sensibilidade e potência
4 ohms de impedância
Alta temperatura
20 oz Magneto de estrôncio
Início de montagem em profundidade: 3-3/8 "
Especificações:

Potência RMS: 100watts
Potência máxima de 600watts
Resposta de Freqüência: 27 - 30.000 Hz
Sensibilidade: 92 dB

 

 

Obrigado pela ajuda

Editado por divagarim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja tem os amplificadores? Esse roadstar é pouco pros MTX, vai mandar no maximo uns 900w, eu nem pensaria em roadstar, usaria algum nacional mesmo. Como ja tem os triaxiais, da pra usar eles mesmos, faz uma caixa selada pra eles e coloca um HPF por volta dos 100hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A dica é explorar todas as possibilidades, visto não temos toda a liberdade de escolha.

 

Levante por quanto consegue negociar e partir dessa informação, noBoas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando temos a liberdade desde o início é bem diferente dessa situação. Como disse o 1200 é limitado somente para sub, que é o que você tem, mas não está o ideal. Seco orçamento está apertado e é ruim negociação, é o jeito ficar com ele.

 

Outra coisa são os triaxiais. Como estão novos, sonde e veja quanto sai. Se não valer a pena se desfazer dekes, o jeito é fazer isso que colega indicou acima. O seu comentário está correto.

 

Sonde pó primeiro para ver se consegue passar esses itens para frente.

 

1200, Booster e pentaxiais.

 

Sim, a sugestão seria com médios de 8 e driver ti.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando temos a liberdade desde o início é bem diferente dessa situação. Como disse o 1200 é limitado somente para sub, que é o que você tem, mas está o ideal. Seco orçamento está apertado e é ruim negociação, é o jeito ficar com ele.

 

Outra coisa são os triaxiais. Como estão novos, sonde e veja quanto sai. Se não valer a pena se desfazer dekes, o jeito é fazer isso que colega indicou acima. O seu comentário está correto.

 

Sonde pó primeiro para ver se consegue passar esses itens para frente.

 

1200, Booster e pentaxiais.

 

Sim, a sugestão seria com médios de 8 e driver ti.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vou montar primeiramente com os triaxiais, vou fazer essa caixa selada para eles, são quatro pares tem alguma dimensão ideal ou só de eles caberem na caixa já ta bom ? o HPF limita pelo player de som ou pelo módulo ? voces recomendam  algum player ?

Se montar e não gostar do som @fcoelhogomes, vou vender os 6x9 e montar da maneira que vc ta falando.

EDIT: a pesquisei aqui regula no crossover né, tenho um da booster será que presta ?

Editado por divagarim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pouco conheço esses crossover. São pouco citados, mas como referência eu peguei a descrição do bc4000 e achei que é o suficiente para o atual sistema e para um outro com limitações na escolhas de falantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda, estou tentando vender os pentaxiais a roadstar 1200d vou manter, se conseguir vender vou comprar só peça de qualidade boa pra fazer jus aos graves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, se for montar com os 6x9 e sub, não precisa de crossover, é um coisa a mais no meio te atrapalhando, a não ser que o player só tenha uma saida rca ou não faça os cortes necessarios, etc, mas ainda assim da para fazer pelos amplificadores. Se voce não tiver player, ja opte por algum com 2 pares de RCA pelo menos, crossover (HPF e LPF) e que tenha uma boa qualidade.
Se ja tem a roadstar, use ela. Não é um amplificador ruim, antigamente era um otimo custo x beneficio, mas hoje se for escolher para comprar, não tem muita logica, pois temos otimos nacionais, com garantia e preço competitivo, alem da assistencia tecnica facilitada. Para um futuro upgrade voce pode pensar em colocar um amplificador mais forte no lugar da RS. Da pra fechar dois pares dos 6x9 em cada bridge do force one, a caixa pode ser selada para economizar espaço. O ideal é fazer uma caixa para um e ver se te agrada, fiz uma caixa selada pra um par de 6x9 com 20L, 10L para cada, e ficou bom, talvez ja seja um norte para começar a caixa para os seus.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito boa ajuda de vocês, estou pensando em vender os pentaxiais por 200-250 se conseguir mudarei a configuração.
Qualquer coisa vou até diminuir o som e focar em maior qualidade.

EDIT: Vi esta caixa na internet sendo vendida como trio de qualidade http://www.americanas.com.br/produto/17363084/caixa-trio-paredao-jbl-2-subwoofer-15-2-woofer-8-modulo-soundigital-nhl?WT.srch=1&condition=NEW&epar=&epar=bp_pl_00_go_todos-os-produtos_geral_gmv&gclid=CJ7jmvLfhtECFcUJkQoddJMOag&opn=YSMESP&sellerId=8584116000470

Achei interessante, seriam esses componentes para montar um trio de qualidade ? me chamou a atenção por ser graves de 15polegadas assim como os meus apesar de os meus terem 600wrms cada

 
2 Sub-Woofers 15  - P/ Frequencias Baixas (50-1000hz)
2 Woofers 8 - P/ Frequencia Grave-Medio (150-4000hz)
2 Drivers C/ Corneta P/ Freq. Media-Alta (2000-10000hz) 
2 Super Tweeters  - P/ Frequencia Alta (10000-25000hz)
1 Modulo Soundigital Sd80

Editado por divagarim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito boa ajuda de vocês, estou pensando em vender os pentaxiais por 200-250 se conseguir mudarei a configuração.

Qualquer coisa vou até diminuir o som e focar em maior qualidade.

 

EDIT: Vi esta caixa na internet sendo vendida como trio de qualidade http://www.americanas.com.br/produto/17363084/caixa-trio-paredao-jbl-2-subwoofer-15-2-woofer-8-modulo-soundigital-nhl?WT.srch=1&condition=NEW&epar=&epar=bp_pl_00_go_todos-os-produtos_geral_gmv&gclid=CJ7jmvLfhtECFcUJkQoddJMOag&opn=YSMESP&sellerId=8584116000470

 

Achei interessante, seriam esses componentes para montar um trio de qualidade ? me chamou a atenção por ser graves de 15polegadas assim como os meus apesar de os meus terem 600wrms cada

 

2 Sub-Woofers 15  - P/ Frequencias Baixas (50-1000hz)

2 Woofers 8 - P/ Frequencia Grave-Medio (150-4000hz)

2 Drivers C/ Corneta P/ Freq. Media-Alta (2000-10000hz) 

2 Super Tweeters  - P/ Frequencia Alta (10000-25000hz)

1 Modulo Soundigital Sd80

pelo amor de DEUS não faça isso, tenha amor no seu dinheiro, leia e estude aqui os varios artigos que tem e aí sim defina seu som, não saia comprando qualquer combo de internet, com esse valor citado acima se faria algo muito melhor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o colega falou, a relação de tipos de falantes, pode até atender à ideia que discutimos, mas daí ter qualidade esperada, pode existir uma grande diferença.

 

Todo cuidado é pouco. Iniciou errado, porque não tinha orientação, mas pegar algo nesse nível, vai mudar, mas continuará no erro.

 

Já vai perder um pouco de grana tempo que remontar a ideia inicial, imagine se tiver que mudar novamente.

 

Pressa é um forte inimigo.

 

Discuta, tire suas dúvidas, estude, para poder ter até mais argumentos para tirar dúvidas e até saber se os caras que forem montar, sabem o que estão fazendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, não falei que vou comprar esse do anúncio, muito menos as marcas que estão nele.

O que propus fazer é montar um som com a mesma quantidade de subs,woffers,driver e tweeters só que com componentes de marcas de alta qualidade.


2 Sub-Woofers 15  - P/ Frequencias Baixas (50-1000hz)-
2 Woofers 8 - P/ Frequencia Grave-Medio (150-4000hz)
2 Drivers C/ Corneta P/ Freq. Media-Alta (2000-10000hz) 
2 Super Tweeters  - P/ Frequencia Alta (10000-25000hz)
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahh sim. Aquela era somente a ideia.

 

As opções de trio de pequeno porte seriam:

1 - Essa postada

2 - Com opção de Driver Ti no lugar dos fenólicos e Stw.

3 - Parecida só com um elemento de cada, só com maiores rendimentos

4 - Parecida com a 2 e com os itens de maior rendimento.

 

3 e 4, buscam economia de espaço e a possibilidade de usar falantes de 18" para o grave e médios de 12".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui vender os triaxiais, me indiquem marcas boas de tweeters e woofer 8".

Driver funciona só com corneta? Aqui onde moro todo mundo fala que o som de corneta é extremamente ruim e fala que é som de pamonheiro procede ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui vender os triaxiais, me indiquem marcas boas de tweeters e woofer 8".

Driver funciona só com corneta? Aqui onde moro todo mundo fala que o som de corneta é extremamente ruim e fala que é som de pamonheiro procede ?

Também pensava o mesmo.

 

Sempre via não só driver, mas também stw, aquela gritaria infernal. Eu dizia, nunca vou usar isso.

 

Depois que me preocupei em entender, resolvi montar um sistema com um par de cada, woofer + driver ti, logo depois que foi lançado o driver d210

 

Nessa fase já entendia como funciona um divisor. Sabia que só capacitor cortava as frequências, mas aí deixava de fazer, com eficiência uma coisa chamada atenuação.

 

Porque me preocupava com a tal atenuação?

 

Ela iria equilibrar sons que se destacavam em relação a outros, pensava eu.

 

Hoje fico fazendo os comentários e explico a situação, que é simples de resolver e teria de ter uma solução simples, sabe porque? Porque um driver é quase sempre necessário. Porque?

 

Primeiro porque NÃO existe um tipo de falante que cubra toda a faca audível.

 

Segundo que não iriam investir no desenvolvimento de materiais com certas características e projeto de falantes, sem que houvesse necesdidade.

 

Terceiro, porque se existem driver, dificilmente outros falantes iriam substitui-los e quando digo isso, estou me referindo à cobertura da faixa de frequência, às quais os mesmos atuam.

 

Falando de uma característica do Divisor de frequencia, as atenuações são projetadas para que haja equilíbrio, ou seja, um tipo de falante, não se destaque em relação ao outro.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje a tarde vou sair para comprar woofers e tweeter ou driver, fazer uma pesquisa.
Até o momento olhei woofer da jbl de 8 polegada 

e 300watts rms a 4 ohms
para usar 2 em paralelo e pegar 600wrms da saída da force one


E a fonte to querendo comprar aquela usina 200ampers

EDIT:
Fui em uma das maiores loja de Goiânia de som automotivo, o técnico me indicou colocar 8 woofer de 6 polegadas power vox mg400 e 4 tweeters selenium.

Editado por divagarim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho 8 woofer e 4 tweeters um exagero, mas vai de cada um.. Eu faria pelo caminho mais simples, e mais barato, 2 medio-grave de 10" ou 12" e 1 drive ti.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho 8 woofer e 4 tweeters um exagero, mas vai de cada um.. Eu faria pelo caminho mais simples, e mais barato, 2 medio-grave de 10" ou 12" e 1 drive ti.

Fui altamente recomendado a não colocar driver ti, por umas 5 pessoas então não estou disposto a arriscar para ver o resultado, eu to pensando em colocar o que meu modulo der conta de tocar pelos meus calculos 3 woofers de 300wmrs e um par de tweeter de 150wrms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui altamente recomendado a não colocar driver ti, por umas 5 pessoas então não estou disposto a arriscar para ver o resultado, eu to pensando em colocar o que meu modulo der conta de tocar pelos meus calculos 3 woofers de 300wmrs e um par de tweeter de 150wrms

Porque não usar drive ti?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque não usar drive ti?

Pessoal fala que driver ti aqui é de baixa qualidade que não da pra ficar nem no rumo do som que dói o ouvido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal fala que driver ti aqui é de baixa qualidade que não da pra ficar nem no rumo do som que dói o ouvido

 

Até pode ser pela qualidade do Ti usado, mas quem fala uma asneira dessa é porque não conhece.

 

Você imagina então todos os que sugerem o ti para você, não sabem o que estão falando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...