Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
dnlcarvalho

Instalação de SQ a preço justo em Brasília

Recommended Posts

Pessoal,

Pretendo fazer a instalação de som em um Peugeot 206 Feline 1.6V, ano 2005 modelo 2005 em Brasília.

Tenho a oportunidade de trazer speakers com uma viagem que meus pais estão fazendo aos EUA.

Pesquisei bastante em fóruns e já tenho um planejamento.

Dessa forma, a instalação ficaria assim:

 

Amp, player e sub

Eu já consegui um amp Alpine PDX-v9:

http://alpine-usa.com/product/view/pdx-v9

(em princípio seria instalado no porta-malas, para ficar mais discreto)

 

e um player Pioneer DEH-80PRS:

http://www.pioneerelectronics.com/PUSA/Car/CD-Receivers/DEH-80PRS

 

Também já tenho um sub slim da Pioneer instalado.

 

 

3-way

Pretendo fazer a instalação de kit 2 vias biamplificado (3-way), portanto sem a necessidade de instalar speakers traseiros. Procuro um lugar com experiência em direcionamento e acerto (cortes, equalização etc) para esse tipo de instalação.

 

Speakers

Pesquisei muito e estou inclinado a comprar componentes separados da madisounds.

Seria um par de midbass e, ao invés de um par de tweeters, seria um par de full range.

 

O par de midbass seria o Silver Flute W17RC38-04 6.5" Woofer Wool Cone - 4 ohm:

https://www.madisoundspeakerstore.com/silver-flute-woofers-6-7/silver-flute-w17rc38-04-ohm-6-1/2-wool-cone/

 

O par de full range seria o Fountek FR89EX 3" Full Range - 4 ohm

https://www.madisoundspeakerstore.com/approx-3-fullrange/fountek-fr89ex-3-full-range-4-ohm/

 

 

Baffle

Com essas medidas, procuro um lugar que faça o espaçamento do midbass com um baffle de qualidade na porta do Peugeot

 

Mantas

Se houver necessidade de eliminar vibração das portas (provavelmente haverá), também procuro um lugar para fazer instalação das mantas na parte de dentro e de fora das portas, com qualidade.

 

 

Discrição

Outro assunto que acho importante é a discrição da instalação.

Gostaria de priorizar a discrição na instalação dos full ranges com pods (não me preocupo com os midbass, já que vão no encaixe original da porta), de forma a evitar ao máximo a atratividade dos componentes para furto, sabendo que se um componente ficar exposto, os demais também passam a ser alvo. A ideia é inclusive fazer os pods destacáveis de alguma forma fácil.

Também consideraria fazer uma instalação que escondesse o player.

 

 

Cabos

Também irei comprar três pares de cabos RCA Ley Line Giza, 4 metros cada, já com conectores, com o intuito de fazer a instalação 3way.

 

Também irei comprar os cabos:

 

  • Para os quatro speakers (dois midbass e dois full range):

       24 metros de 12 Gauge OFC da Knukonceptz:

       http://www.knukonceptz.com/search-results/sp/kord-ultra-flex-12-gauge-speaker-wire/

 

  •  Para o sub:

               2 metros de 8 Gauge OFC da Knukonceptz de cabo de força (pro sub):

               http://www.knukonceptz.com/mobile-audio/power-wire/kolossus-fleks-kable/sp/kolossus-fleks-kable-8-gauge-blue-powerground-wire/
 

  • Cabo de força:

        8 metros de força positivo (preto) e 2 metros de força negativo (vermelho) de Gauge da Knukonceptz, com capacidade máxima de 150A:

positivo: http://www.knukonceptz.com/mobile-audio/power-wire/kolossus-fleks-kable/sp/kolossus-fleks-kable-4-gauge-black-powerground-wire/

negativo: http://www.knukonceptz.com/mobile-audio/power-wire/kolossus-fleks-kable/sp/kolossus-fleks-kable-4-gauge-red-powerground-wire/

 

 

O porta fusível será esse, já com fusível de 120A.

 

Orçamento

Como já estou comprando vários materiais (cabos porta-fusível e fusível, etc.) e já terei todos os speakers e amp, talvez sem a necessidade de fazer estética no porta-malas, gostaria de saber se alguém conhece um lugar em Brasília que faça um orçamento justo (e a opinião de quanto variaria esse orçamento, e aí em geral, não necessariamente em Brasília, diante do que detalhei)

 - Baffle para o midbass

- Mantas

- Pods para os full range

- Preço total

 

É isso. Aceito opiniões sobre os componentes, metragens dos cabos, e a forma de instalação também.

Pretendo comprar os speakers e os cabos ainda hoje.

 

A instalação seria para meados de janeiro.

 

Obrigado!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sugestão de instalação da coluna, fiz no meu 206.

 

post-74564-1481294341,6186_thumb.jpgpost-74564-1481294377,6792_thumb.jpgpost-74564-1481294406,8788_thumb.jpg

 

Sobre tratamento, se for fazer, não passe na parte interna "caixinha" q fica o mid, fiz no meu outro carro, matou o mid, pode fazer nas folhas internas e externas d boa, mas se fechar esssa caixinha, fica um volume extremamente pequeno p mid.

Vai precisar de bafle sim.

Restant de instalação e padrão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, independente de onde for instalar, acho uma boa mandar as colunas para o Wagner. Veja o tópico que tem fotos dea colunas, tem vários trabalhos dele por lá!

 

 

O Full é bacana, mas eu ainda prefiro set com tweeter. É interessante você ouvir sets com esse full, ou com outro full do nível para ver se te agrada.

 

O PDX desta geração é um bom amplificador. Já tive e tem seus pontos fortes. Dinâmica interessante, médios graves fortes e bom controle de cone. Peca um pouco no refinamento, mas para a faixa de preço, qualidade de contrução e praticidade é uma boa escolha. Use sem medo que vai ficar bacana.

 

Ao meu ver não há necessidade de trazer cabos de fora quando se tem Tiaflex que é um cabo excelente e barato disponível aqui. Usaria Tiaflex 2,5mm para tudo, talvez usando um Turbillion Ice para Full/Tweeter para abrir um poucos os agudos.

 

Eu não sei exatamente qual é o subwoofer que você possui, mas em geral a qualidade dos Slim não tende a ser muito bacana. Pensando no Silverflute, que eu tenho e conheço, um complemento ideal teria que descer mais.

 

Para teu amplificador e sem ficar muito caro, montaria um ou dois Subs NAR SW2 10" em caixa selada. A depender da sua disponibilidade de espaço. Vai descer bastante, ter melhor sensibilidade e qualidade.

 

 

Na minha opinião, não é necessário o Giza para seu Set. É overkill.

Pegaria Stonehenge para tudo e investiria este dinheiro em algo que traz maior resultado.

 

 

Discrição e full bem instalado não são coisas que combinam. Full precisa de espaço. Se você esconder o full vai matar o top-end (que já não é aquelas coisas, e não vai ficar legal)

 

 

Minha sugestão seria você pegar um Tweeter realmente de alto nível no lugar do Full, e fazer uma instalação permanente e com bom direcionamento.

Um Scanspeak D3004 ou R3004 é uma excelente pedida. (é mais caro sim, economize pegando nos Stonehenge e pegue esses tw, o resultado certamente será superior.)

O Silverflute sobe bem e você vai conseguir acertar sem problemas de integração.

 

Ainda mais: Para economizar com cabos e até ter resultado melhor, veja se consegue instalar o amplificador na frente do carro. Atrás no painel ou embaixo de um dos bancos. Vai economizar metros de cabos e ainda ter um sinal mais integro tanto para RCA como Sinal Amplificado de falantes.

Como o river falou, cabos sempre usei e uso os tiaflex, me atendem muito bem, se for usar 2vias, faça ativo e busque um tw q desça bem pra compensar o mid, q tem uma pessia posição e direcionamento.

Essas colunas foram a mais discreta q consegui fazer.....

Um sub de 10" em selada ja fica muito bom no 206, mas uma dutada casaria bem o silverflute.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acham que esse kit componente 2 vias da Alpine cairia melhor que o set com Silver Flute W17RC38-04 6.5" e o Fountek FR89EX 3" Full Range ?

Minha prioridade não é ficar com um som muito agudo, mas ter distinção clara e nitidez entre os instrumentos (trompete, baixo, voz, guitarra, percussão)....

Não acham que o full range cumpriria esse papel melhor que o tweeter do kit? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dolby Car, acho que só tem eles em BSB que realmente trabalham com SQ... Fica na 706N, atrás da Melodia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for pra pegar esse kit possivelmente fique mais feliz com o full.

Se entendi sua duvida, de forma genérica: Entre fulls escolhidos a dedo e tws - ambos com boa resposta e baixa Thd, a espacialidade/textura do tweeter tem a resposta melhor.

 

Edit: Falo em relação ao kit de entrada Alpine, não em relação à sugestão do colega acima, que concordo completamente

Editado por dn_mosfet

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou na contramão... Conhecendo o 206, mid numa posição horrorosa e virado pra frente do carro, portas que em vem de ser "portas com buracos" são na verdade "buraco com porta" (uma bosta pra tratar e ter bom rendimento, o ideal não é usar somente manta, mas uma chapa ou tela antes) eu daria preferência por um sistema 3 vias ou 2 vias com mid e full

Não pegaria esse kit Alpine

Uso esse full ai e sou feliz, mas não uso direcionado pras orelhas, que seria o ideal

Mas não espere ter o mesmo tipo de agudo que teria usando tweeter, soam diferentes mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu realmente não sei qual a sua experiência em SQ e o número de sistemas/componentes que você já teve a oportunidade de ouvir. Mas...

 

Essa tua colocação "muito agudo" parece estar mais fundamentada num medo seu de ter um sistema desequilibrado, tendendo para o agudo... Talvez porque você já tenha ouvido um sistema desequilibrado.

 

Dito isso: Quando ouvi o Fountek sem tweeter não gostei, mesmo com um amplificador que segurava os agudos, o desempenho acima de 5k deixava a desejar, com som agressivo acima do beaming point e agudos acima de 10k desbalanceados. O ideal para este driver, na minha opinião, é usar junto com o tweeter pequeno. Usar ele com o PDX, que tem tendência a ser agressivos nos agudos, é pedir para ficar ruim.

 

A minha sugestão, que envolvia economias em cabos, usando stonehenge e colocando o amplificador mais perto do player, te daria a possibilidade de comprar um Tweeter de nível realmente HIFI, que desce de verdade e integra sem grande esforço com o Silverflute, que é um midbass que toca muito mais do que custa. 

 

Um tweeter Scanspeak D3004 ou R3004, tem TUDO, para ficar mais balanceado, natural, detalhado. Ainda mais, ganhando em resposta em transientes em agudos e tendo um sistema com mais corpo e peso de medios graves tendo em vista que você acertaria o set com o midbass subindo mais.

 

Eu não sei qual é o kit Alpine que você está falando, mas apenas o Alpine F1 (que é caríssimo) tem algo no nível do Tweeter que eu estou sugerindo para seu sistema. E por acaso, é justamente um R3004 produzido pela Scanspeak, com o logo da alpine.

 

Reforço, pela última vez, o Silverflute e um Scanspeak D3004/R3004, é um kit superior ao com Fountek.

 

 

Eu ficaria com o R3004 e Silverflute.

 

Mas... Se a fixação por fullrange estiver muito grande: um full que considero melhor e mais apropriado para seu sistema é o Fostex FE83En. 

 

Já te dei todas as dicas, mais que isso cobro pela consultoria.

 

Abraço

Ótimo. Só para saber de qual R3004 está falando...vi um monte aqui com preços variados:

https://www.google.com.br/search?q=madisound+R3004&oq=madisound+R3004&aqs=chrome..69i57.1615j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse amp da Alpine dizem ser meio "ríspido" soar granulado, nunca ouvi, não conheço

Se for assim mesmo, periga não casar com Fountek mesmo

Mas mesmo assim eu usaria :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha receita para o 206:

 

Esqueça as portas!

 

Procure um mid que dê pra montar pezinho (geralmente, mids de 5").

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não apostaria jamais nesse tweeter. Se pudesse gastar o dinheiro iria no Scan mesmo.

 

Se a proposta for gastar menos, iria de Seas H1396.

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dolby Car, acho que só tem eles em BSB que realmente trabalham com SQ... Fica na 706N, atrás da Melodia.

Amigo tambem recomendo fortemente a Dolby, ja realizei serviços lá, o preço é justo para o nível de serviço, outro ponto que prestaria atençao seria sobre a compra do kit, ma propria madisound tem kit scan (mid, tw e cross) que ao meu ver resultaria em um resultado excelente.

 

https://www.madisoundspeakerstore.com/auto-kits/scanspeak-5.5-2-way-signature-car-audio-kit/

 

https://www.madisoundspeakerstore.com/auto-kits/scanspeak-6.5-2-way-signature-car-audio-kit/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo tambem recomendo fortemente a Dolby, ja realizei serviços lá, o preço é justo para o nível de serviço, outro ponto que prestaria atençao seria sobre a compra do kit, ma propria madisound tem kit scan (mid, tw e cross) que ao meu ver resultaria em um resultado excelente.

 

https://www.madisoundspeakerstore.com/auto-kits/scanspeak-5.5-2-way-signature-car-audio-kit/

 

https://www.madisoundspeakerstore.com/auto-kits/scanspeak-6.5-2-way-signature-car-audio-kit/

Pela HU que ele vai usar, pode eliminar esse cross.

Já economiza...

O Fostex FE83En é uma bela pedida.

Já usei em um full + mid.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pela HU que ele vai usar, pode eliminar esse cross.

Já economiza...

O Fostex FE83En é uma bela pedida.

Já usei em um full + mid.

Isso e verdade. Eu e minha mania de passivo hehehe, ja sem os cross a economia e considerável

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda estou na dúvida se, em conjunto com o Silver Flute W17RC38-04 6.5" Woofer Wool Cone - 4 ohm, eu utilizo o full range Fostex FE83En ou o tweeter ScanSpeak R3004.

Se fosse para escolher entre o full range ou o tweeter, com qual ficariam?

Lembrem que é um Peugeot 206, mas acredito que o tratamento das portas será bem feito.

Também será com um Alpine PDX-v9 (que, pelo que entendi, pode deixar os agudos agressivos) e também com o player Pioneer 80PRS, que meu instalador diz que puxa para os agudos também.

Daria par eu ficar com os três e tocar bem (mid, full range e tweeter)? Seria preferível que ficar só com full ou só com tweeter (junto com o mid)?

Devo realizar a compra ainda hoje.

Um abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em relação aos cabos, já que estou trazendo de fora, meu instalador recomenda a linha Reference Pro da Shok Industries ao invés dos cabos da Knukonceptz que listei (que acredito que sejam os top de linha da Knukonceptz).

No entanto, não encontro nenhuma loja lá fora vendendo esses cabos da Shok Industries.

Sabem algum site que venda e se é melhor que os da Knukonceptz mencionados?

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em relação aos cabos, já que estou trazendo de fora, meu instalador recomenda a linha Reference Pro da Shok Industries ao invés dos cabos da Knukonceptz que listei (que acredito que sejam os top de linha da Knukonceptz).

No entanto, não encontro nenhuma loja lá fora vendendo esses cabos da Shok Industries.

Sabem algum site que venda e se é melhor que os da Knukonceptz mencionados?

Obrigado.

Pelo visto já encontrou um instalador de qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda estou na dúvida se, em conjunto com o Silver Flute W17RC38-04 6.5" Woofer Wool Cone - 4 ohm, eu utilizo o full range Fostex FE83En ou o tweeter ScanSpeak R3004.

Se fosse para escolher entre o full range ou o tweeter, com qual ficariam?

Lembrem que é um Peugeot 206, mas acredito que o tratamento das portas será bem feito.

Também será com um Alpine PDX-v9 (que, pelo que entendi, pode deixar os agudos agressivos) e também com o player Pioneer 80PRS, que meu instalador diz que puxa para os agudos também.

Daria par eu ficar com os três e tocar bem (mid, full range e tweeter)? Seria preferível que ficar só com full ou só com tweeter (junto com o mid)?

Devo realizar a compra ainda hoje.

Um abraço.

Primeiro ele busca um lugar para fazer a instalação!

Depois o "seu instalador fala do amp e da hu".

Decide ai. Porque as pessoas estão tendo tê ajudar .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Pretendo fazer a instalação de som em um Peugeot 206 Feline 1.6V, ano 2005 modelo 2005 em Brasília.

Tenho a oportunidade de trazer speakers com uma viagem que meus pais estão fazendo aos EUA.

Pesquisei bastante em fóruns e já tenho um planejamento.

Dessa forma, a instalação ficaria assim:

 

Amp, player e sub

Eu já consegui um amp Alpine PDX-v9:

http://alpine-usa.com/product/view/pdx-v9

(em princípio seria instalado no porta-malas, para ficar mais discreto)

 

e um player Pioneer DEH-80PRS:

http://www.pioneerelectronics.com/PUSA/Car/CD-Receivers/DEH-80PRS

 

Também já tenho um sub slim da Pioneer instalado.

 

 

3-way

Pretendo fazer a instalação de kit 2 vias biamplificado (3-way), portanto sem a necessidade de instalar speakers traseiros. Procuro um lugar com experiência em direcionamento e acerto (cortes, equalização etc) para esse tipo de instalação.

 

Speakers

Pesquisei muito e estou inclinado a comprar componentes separados da madisounds.

Seria um par de midbass e, ao invés de um par de tweeters, seria um par de full range.

 

O par de midbass seria o Silver Flute W17RC38-04 6.5" Woofer Wool Cone - 4 ohm:

https://www.madisoundspeakerstore.com/silver-flute-woofers-6-7/silver-flute-w17rc38-04-ohm-6-1/2-wool-cone/

 

O par de full range seria o Fountek FR89EX 3" Full Range - 4 ohm

https://www.madisoundspeakerstore.com/approx-3-fullrange/fountek-fr89ex-3-full-range-4-ohm/

 

 

Baffle

Com essas medidas, procuro um lugar que faça o espaçamento do midbass com um baffle de qualidade na porta do Peugeot

 

Mantas

Se houver necessidade de eliminar vibração das portas (provavelmente haverá), também procuro um lugar para fazer instalação das mantas na parte de dentro e de fora das portas, com qualidade.

 

 

Discrição

Outro assunto que acho importante é a discrição da instalação.

Gostaria de priorizar a discrição na instalação dos full ranges com pods (não me preocupo com os midbass, já que vão no encaixe original da porta), de forma a evitar ao máximo a atratividade dos componentes para furto, sabendo que se um componente ficar exposto, os demais também passam a ser alvo. A ideia é inclusive fazer os pods destacáveis de alguma forma fácil.

Também consideraria fazer uma instalação que escondesse o player.

 

 

Cabos

Também irei comprar três pares de cabos RCA Ley Line Giza, 4 metros cada, já com conectores, com o intuito de fazer a instalação 3way.

 

Também irei comprar os cabos:

 

  • Para os quatro speakers (dois midbass e dois full range):
24 metros de 12 Gauge OFC da Knukonceptz:

http://www.knukonceptz.com/search-results/sp/kord-ultra-flex-12-gauge-speaker-wire/

  • Para o sub:
2 metros de 8 Gauge OFC da Knukonceptz de cabo de força (pro sub):

http://www.knukonceptz.com/mobile-audio/power-wire/kolossus-fleks-kable/sp/kolossus-fleks-kable-8-gauge-blue-powerground-wire/

  • Cabo de força:
8 metros de força positivo (preto) e 2 metros de força negativo (vermelho) de 4 Gauge da Knukonceptz, com capacidade máxima de 150A:

positivo: http://www.knukonceptz.com/mobile-audio/power-wire/kolossus-fleks-kable/sp/kolossus-fleks-kable-4-gauge-black-powerground-wire/

negativo: http://www.knukonceptz.com/mobile-audio/power-wire/kolossus-fleks-kable/sp/kolossus-fleks-kable-4-gauge-red-powerground-wire/

 

 

O porta fusível será esse, já com fusível de 120A.

 

Orçamento

Como já estou comprando vários materiais (cabos porta-fusível e fusível, etc.) e já terei todos os speakers e amp, talvez sem a necessidade de fazer estética no porta-malas, gostaria de saber se alguém conhece um lugar em Brasília que faça um orçamento justo (e a opinião de quanto variaria esse orçamento, e aí em geral, não necessariamente em Brasília, diante do que detalhei)

- Baffle para o midbass

- Mantas

- Pods para os full range

- Preço total

 

É isso. Aceito opiniões sobre os componentes, metragens dos cabos, e a forma de instalação também.

Pretendo comprar os speakers e os cabos ainda hoje.

 

A instalação seria para meados de janeiro.

 

Obrigado!

Também índico a Dolby. O serviço que o André e o Alan fizeram no meu carro ficou ótimo (se quiser mando fotos).

Quanto ao tweeter , sei que o scanspeak é ótimo, mas quer um tão bom quanto é que custa menos , VIFA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou na contramão... Conhecendo o 206, mid numa posição horrorosa e virado pra frente do carro, portas que em vem de ser "portas com buracos" são na verdade "buraco com porta" (uma bosta pra tratar e ter bom rendimento, o ideal não é usar somente manta, mas uma chapa ou tela antes) eu daria preferência por um sistema 3 vias ou 2 vias com mid e full

Não pegaria esse kit Alpine

Uso esse full ai e sou feliz, mas não uso direcionado pras orelhas, que seria o ideal

Mas não espere ter o mesmo tipo de agudo que teria usando tweeter, soam diferentes mesmo

 

Tinha me esquecido sobre quão ruim é a instalação de midbass no 206.

 

dnlcarvalho, a consideração do Cristiano é importante e pode pesar para o lado do full.

Na opção do full aposto no Fostex que já citei. O casamento do Fountek com o PDX tende a ficar agressivo.

 

Diante das colaborações de todos,  principalmente do estou inclinado ir de silver flute com esse Fostex FE83-SOL, que parece melhorado para frequências mid-high em relação ao Fostex FE83En.

Acham uma boa aposta, rivertoledo e CristianoLO? 

Ou arriscariam no ScanSpeak R3004 mesmo com as restrições do Peugeot?

Um abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa q me dei conta... Essa Hu não faz corte pra tw abaixo de 1k2

Talvez um full seja subutilizado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa q me dei conta... Essa Hu não faz corte pra tw abaixo de 1k2

Talvez um full seja subutilizado

Enviei MP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...