Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
diegocdp

trio 15+8+ti pra tocar num TS800x4

Recommended Posts

Ai galera eu to montando um triozinho basico que responda bem de todas as freq.. de 50 a full num sistema de 3 vias

confesso que gosto bem de graves mais cheios e menos secos então a coisa complica na escolha dp grave de 15, pois vou usar apenas a bridge de 400rms do TS800 pra tocar um woofer na outra bridge vai 1x8" pra mg e 1x Ti
ai vem as opçoes o que vcs usariam nesse bridge, lembrando qe ela manda apenas 400rms ne

Over 550w15
unigaus

algum magnum?

ou parto pra um sub como um selenium flex ou strret bass250??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, vou até seguir aqui porque tô pensando em algo parecido, também usando Oversound.

 

2x15" 400W RMS

2x8" 150W RMS

2xDTI 70W RMS

 

Para médios e agudos, vale mais a pena SD400.4D, 2x250.2D ou partir para algum 600.4D?

Tenho um projeto aqui também e depois quero aproveitar o que eu comprar agora.

 

Amigo, o de 15" parece ser bom, mas talvez fosse melhor procurar algum com mais sensibilidade ou então RMS. Já essas questão de MG + DTI em bridge tem que ver se ficaria legal. Porque se tu tá pensando em anular a resistência, isso não acontece. Então tem que ver se a perda de potência não afetaria tanto o MG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estive vendo o tópico do triozinho básico, chegando até a comentar nele. Para essa potência que foi citada de 400w(se for 4 ohms), eu indico over 550w. Atende bem aí quesito de graves cheios, porém exigem caixas maiores. Ahh sim. A meu ver dispensam o uso de médios.

 

Somente 2 vias (woofer + ti)

 

E claro, um divisor passivo para fazer os cortes e ajustes de potência.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no caso da potencia perdida não sei se afetaria tb, mas acho que não pois seria um oversoud 8" 100rms + 220ti... teoricamente receberiam 200w cada certo? ou estou engaado??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ate pensei em um trio sem mg... usando um woofer que subisse ate uns 500hz (e usar um Driver FE + ST), mesmo que ficasse um buraquiho ate os 1000hz, onde entra o fenolico, acho que não ficaria um som tão feio, pois eu cobriria de 50-500hz rsrsrs
mas ai vinha a quetão do maldito crossover, que vou usar o corte fixo do ts800

 

lpf 100hz pro 15"
hpf 100hz pro 8" + divisor passivo em 2khz da Ti (ai nesse caso o corte do módulo não iria prejudicar ele né? interferindo apenas no mg e dixando a ti protegida pelo divisior passivo)

 

se eu fosse usar um 2 vias... o over 550 teria de tocar em full no cross, acho que não subiria ate 2khz bem? sem perder no grave???

estou pensando em usar uma caixa com uns 90L brutos 2 dutos (ainda a decidir a dimesão)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ate pensei em um trio sem mg... usando um woofer que subisse ate uns 500hz (e usar um Driver FE + ST), mesmo que ficasse um buraquiho ate os 1000hz, onde entra o fenolico, acho que não ficaria um som tão feio, pois eu cobriria de 50-500hz rsrsrs

mas ai vinha a quetão do maldito crossover, que vou usar o corte fixo do ts800

 

lpf 100hz pro 15"

hpf 100hz pro 8" + divisor passivo em 2khz da Ti (ai nesse caso o corte do módulo não iria prejudicar ele né? interferindo apenas no mg e dixando a ti protegida pelo divisior passivo)

 

se eu fosse usar um 2 vias... o over 550 teria de tocar em full no cross, acho que não subiria ate 2khz bem? sem perder no grave???

 

estou pensando em usar uma caixa com uns 90L brutos 2 dutos (ainda a decidir a dimesão)

 

Eu tava analisando tanto esse 550 como o steel 300 e antes dos 2k eles já vão perdendo força. Até da pra fazer só woofer + Ti, só que eu acho que com o de 8" vai ficar mais completo e tu pode colocar o de 15" só pra tocar grave e deixar os médios pro woofer. Gasta um pouquinho mais mas a qualidade é melhor.

Sobre a caixa, só simulando pra ter noção ou ver tocando.

 

No módulo, tu liga um MG 8" 8ohm + DTi 8ohm, ambos no bridge, que é 4 ohm. Vai haver uma perda de potência por causa do dobro da impedância. Mas o MG e DTi receberão a mesma potência. Nesse caso, vai precisar usar crossover passivo.

 

Da uma olhada aqui

http://sombox.com.br/caixas-de-som/ligando-alto-falantes-corretamente/

 

EDIT: Se for usar oversound em tudo, para as DTI 2540 ou 2560 e o MG 100w8 ou 8 steel 150

Editado por anisiobfilho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tb acho forçado demais pra ele subir ate 2khz,

minha intenção é usar ele pra graves apenas, como no taramps o corte é fixo então vai ser em lpf 100hz
 

quanto de potencia vou perder usando os dois na bridge?? nesse caso cairia pra 4ohms ligando ti + mg100w8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ele sobe até 2k e a partir perde força, não deixa de servir. Basta cortar o driver a 1.5K. Esse valor é plenamente coerente para quem vai usar apenas um woofer. Aplicando aí seus 60w, está ótimo.

 

Já usei numa situação idêntica, um irmão mais velho do D220, no caso o D210Ti.

 

Por outro lado, se ele sobe bem até 2k, nem precisa ser de 8", podendo até ser de 6". A oversound, tem o MD6, que sobe bem e responde bem melhor na faixa de médios.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ele sobe até 2k e a partir perde força, não deixa de servir. Basta cortar o driver a 1.5K. Esse valor é plenamente coerente para quem vai usar apenas um woofer. Aplicando aí seus 60w, está ótimo.

 

Já usei numa situação idêntica, um irmão mais velho do D220, no caso o D210Ti.

 

Por outro lado, se ele sobe bem até 2k, nem precisa ser de 8", podendo até ser de 6". A oversound, tem o MD6, que sobe bem e responde bem melhor na faixa de médios.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema sera fazer o corte pois  não vou usar cross ativo, apenas o cross do modulo que é fixo em hpf e lpf ambos 100hz
por isso que quero usar a divisão das bridges
um lado tocando de até 100hz (no player eu vou cortat o sub em 50hz) na saida sub (só tem ela)
no outro lado corto de 100hz Over100w8 e o corte da ti deixo por conta do divisor em 2khz

 

desse jeito eu elimino o uso de um cross ativo e posso ouvir toda as frequencias

 

o projeto inicial era usar um steel 400, mas ai ficaria muuuito apertado na potencia, não ia ter sobra nenhuma, teria que usar um ts1200, que é mais caro, e vou precisar de mais bateria e ou uma fonte ne
então reduzi o maximo o custo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok! Mas existe cross passivo, com valores determinados por quem confecciona ou personalizados(no ML tem gente que confecciona da forma que a pessoa deseja. Fica a cargo da pessoa especificar o que quer usar(vias), potência envolvidas, impedância dos falantes e sugestões de cortes, pois se houver incoerência a pessoa já fsla.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema sera fazer o corte pois  não vou usar cross ativo, apenas o cross do modulo que é fixo em hpf e lpf ambos 100hz

por isso que quero usar a divisão das bridges

um lado tocando de até 100hz (no player eu vou cortat o sub em 50hz) na saida sub (só tem ela)

no outro lado corto de 100hz Over100w8 e o corte da ti deixo por conta do divisor em 2khz

 

desse jeito eu elimino o uso de um cross ativo e posso ouvir toda as frequencias

 

o projeto inicial era usar um steel 400, mas ai ficaria muuuito apertado na potencia, não ia ter sobra nenhuma, teria que usar um ts1200, que é mais caro, e vou precisar de mais bateria e ou uma fonte ne

então reduzi o maximo o custo

Saida sub faz corte Low Pass, ou seja, vai tocar de 50hz para baixo nesse caso, não é o que voce procura. O jeito mais simples de fazer os cortes seria usando capacitores no woofer e na corneta e usar o HPF e o LPF do amplificador para o MG e o woofer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é isso, vou usar o player que só tem uma saida mesmo, é a sub.. cortar hpf em 50hz e no modulo deixar ele em Lpf100hz

na outra bridge cortar em hpf (100) e usar um divisor passivo pra TI

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

exato amigos

agora sera que dá pra fazer aquele esquema de ligar o Mg + Ti em paralelo pra cair pra 4ohms na bridge sem grandes problemas/ tipo perda grande potencia, ou risco de queimar alguma coisa assim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

exato amigos

agora sera que dá pra fazer aquele esquema de ligar o Mg + Ti em paralelo pra cair pra 4ohms na bridge sem grandes problemas/ tipo perda grande potencia, ou risco de queimar alguma coisa assim?

 

Olha, eu não sou muito expert nisso, mas até onde li, componentes diferentes não abaixam a impedância, mesmo que ligados em paralelo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nesse caso seria mais vantagem ligar o mg e o ti nos canais separados?
acho que pra ti até ficaria de boa aplicar nesse caso os 200rms do canal em 2ohms, acho que mandaria uns 50w pra ela? se for tava de boa
agora o mg acho que seria pouca potencia ne?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um drive Ti de entrada não suporta muita potencia, vamos dizer ai por volta de 60~80w, então nao precisa fechar impedancia de 4ohms pra bridge não, porque nao vai aguentar muito. O que da pra fazer é ligar o MG em bridge e o Ti em apenas um canal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim claro, a ti seria uma 220ti ou 2540ti então acredito que apenas 50-60rms seja ja excelentes no canal... agora e o woofer?

da pra usar o mg na bridge e ainda meter a ti em um dos canais??

 

não saco muito bem de ligação trimode, por aqui nas minhas regiões os "estaladores" meio suspeitos pra confiar assim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim claro, a ti seria uma 220ti ou 2540ti então acredito que apenas 50-60rms seja ja excelentes no canal... agora e o woofer? da pra usar o mg na bridge e ainda meter a ti em um dos canais?? não saco muito bem de ligação trimode, por aqui nas minhas regiões os "estaladores" meio suspeitos pra confiar assim

A muito já respondi.

 

Divisor passivo tipo esse: http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF372TI

 

O que quer dizer?

 

Corte para o Driver em 1.8K, suporta 370w e por ser 02 vias, suporta Woofer e Driver na mesma brigde.

 

A atenuação que ele cita de 6 ou 8 dB, impede que o Driver queime por excesso de potência. Entendeu agora?

 

E claro, uqanto maior a atenuação, menor potência ele receberá.

 

 

Se a ligação em bridge, gera um valor maior do 370w, escolha outro modelo que suporte mais potência,

http://www.nenis.com.br/Divisores.asp

 

 

Número de vias   2 (graves, médios + agudos)     Freqüências de corte   1,8 KHz     Máxima potência   370W RMS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim mas no caso a ligação eu faço com woofer e driver em paralelo e depois liga na bridge?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim mas no caso a ligação eu faço com woofer e driver em paralelo e depois liga na bridge?

Não é assim.

 

O divisor é identificado pelo número de vias. Esse do exemplo são de 2 vias.

 

Então uma entrada que receberá a ligação em brigde e no caso 2 saídas, uma para cada tipo de falante. Deve ter a legenda de identificação do Tipo a ser ligado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim mas no caso a ligação eu faço com woofer e driver em paralelo e depois liga na bridge?

Não é assim.

 

O divisor é identificado pelo número de vias. Esse do exemplo são de 2 vias.

 

Então possui uma entrada que receberá a ligação em brigde e no caso 2 saídas, ou seja, uma para cada tipo de falante.i sso varia de marca para marca, mas sempre tem como identificar. Deve ter a legenda de identificação do Tipo a ser ligado ou as siglas HP, que deve ligar o driver, por exemplo.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entendi a questão do divisor
mas eu ainda não vi na pratica uma ligação tri mode assim, aqui alguns usam driver + twiter num canal ou bridge com capacitor, mas com woofer vou procurar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da porque são alto falantes para frequencias diferentes, unica coisa que voce nao vai conseguir usar um crossover ativo, apenas passivo (capacitor e indutor)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da porque são alto falantes para frequencias diferentes, unica coisa que voce nao vai conseguir usar um crossover ativo, apenas passivo (capacitor e indutor)

 

Só ativo não, mas a combinação destes, se quiser ou então o player se permitir cortes, pois o amplificador que ele citou tem corte fixo.

 

Ele disse:

 

 

bridge de 400rms do TS800 pra tocar um woofer na outra bridge vai 1x8" pra mg e 1x Ti

 

Como o amplificador tem 4 canais, permite gerenciamento de 2 vias.

 

A primeira via seria para o sub, fazendo corte BP e na outra via, faria corte HP para o médio, necessitando de um passivo, para a transição entre os médios e os Driver.

 

Só faria a recomendação de troca de um passivo de 370w, que eu citei como exemplo, a ser trocado por um de 450w, para ficar uma margem de segurança.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...