Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
jott257

Divisor de frequência e a questão da impedancia

Recommended Posts

Galerinha, tenho algumas duvidas que geralmente ninguém fala sobre....

 

Tipo um ex. eu tenho um amplificador que da 100w em 4 ohms 75w em 6 ohms e 50w em 8 ohms correto?

 

Se eu usar um sub em 4 ohms e cortar em 100hz, por um médio em 6 ohms e cortar em 100~8khz e por um tw de 8 ohms e cortar em 8khz p cima, qual vai ser a potencia final em cada falante? no sub como e 4 ohms vai da 100w nele? no medio como e 6 ohms da 75w e na tw como e 8 ohms da 50w? ai a potencia total seria a soma de tudo, acho que nao e assim ne? pois a teria mais de 200w de som....

 

 

OU no caso das potencias, vai ficar tudo dividido proporcional as impedancias? tipo se fosse tudo de 4 ohms, daria uns 33w em cada (estilo kit 2 vias que e 30w woofer e 30w tw como sao a 4 ohms, a potencia maxima desse kit e 60w, se eu aplicar 60w, como as impendancias sao iguais e tem o divisor, vai dividir metade p cada),

 

 

+ como no exemplo que dei nao e tudo igual, fazendo as contas dividindo os 100w por cada impedância proporcionalmente da 44,4w a 4 ohms 33,3w a 6 ohms e 22,22w a 8 ohms em cada falante isso tudo ao mesmo tempo correto? pois ai sim a soma das 3 potencias da 100w, pois como o divisor ta mandando cada frequência p cada falante, o amp vai enxergar a impedância de cada e assim mesmo?

 

como a impedância e a dificuldade de passar corrente que aumenta ou diminui com a variação da frequência

 

um ex. no caso do sub como vai ter um indutor la e ele dificulta a passagem de frequências altas, no caso de 100hz p baixo ele enxerga 4 ohms de impedância, ja de 100hz p cima ele vai enxergando uma impedância maior ate uns 20 ohms por ai conforme a freq vai subindo, pela lei de ohm, como no sub ta uma impedância muito alta, a corrente em frequências altas vai desviar pros outros 2 falantes, no caso do médio acontece a mesma coisa, ele corta os agudos e graves, pois vai enxergar uma imp alta também e assim resto da corrente em freq agudas desviam pro falante final, no caso seria o TW, e isso mesmo, meu raciocínio esta correto?

 

 

 

No caso dum amp de 120w a 4 ohms se eu tivesse 3 falantes a 4 ohms e todos nos seus devidos cortes, cada falante receberia 40w correto?

Como no caso do kit 2 vias.... + ai entra o meu questionamento, e se usar falantes de impedâncias diferentes? vai ficar como citei la em cima? a potencia e dividida proporcionalmente? Como ficaria?

 

 

ai o cara diz, ah.. mais pq usar falantes de diferentes impedâncias?num era mais facil usar tudo igual? + se é o que voce tem e quer usar... se eles combinam as potencias (no ex la de cima se estiver correto um amp de 100w , poderia usar 1 sub de 40w um medio de 30w e um tw de 20w) se a sensibilidade for parecida tambem... fora que pode usar o resistor p atenuar tambem ne....

 

 

então... a grande duvida e essa....

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, se cada via tiver o corte de frequencia adequado, o amplificador vai entregar a potencia nominal a ela. Por exemplo, voce tem um tweeter de 4ohms e o woofer de 4ohms e eles tiverem os cortes adequados, o amplificador vai entregar 100w para um até sua frequencia de resposta e entao passara a entregar 100w para o outro dentro de suas frequencias tambem, mantendo uma linearidade em todas as faixas. E sim, se a impedancia dos alto falantes variarem, a potencia entregue será sempre a nominal. "Ah, mas o tweeter de 4ohms suporta uma potencia menor que o woofer de 4ohms", ai é um problema que tem que ser resolvido na construção do crossover, atenuando a potencia recebida pelo mesmo.. Resumidamente, é isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o diego falou, o ampli vai mandar a potência, e essa sera dividida de acordo com a resistência do transdutor.

Se tivessemos faland de resistência fixa, daria p calcular exato o quelanto cada componente iria receber de potência, mas por ser impedância, e variável de acordo com a frequência e temperatura, fica difícil uma exatidão.

Mas respondendo a maior duvida aí, se tiver por exemplo 3 itens com mesma impedância, ligados a um canal do ampli, essa potência sera dividida em partes iguais pra cada um.

Pra impedâncias diferentes da pra calcular como uma situação estavel pra se ter ideia do q vai acontecer e poder fazer um cálculo sos atenuadores necessários p o sistema não exceder a potência dos equipamentos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

Tenho um taramps t5.0kw seres platinum 1ohm.

Gostaria de saber qual e quantos alto falantes são ideais para esse modulo ou se tem algum jeito de regular a impedâcia dos alto falantes.

Ex:2 sds 27k 4ohm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, se cada via tiver o corte de frequencia adequado, o amplificador vai entregar a potencia nominal a ela. Por exemplo, voce tem um tweeter de 4ohms e o woofer de 4ohms e eles tiverem os cortes adequados, o amplificador vai entregar 100w para um até sua frequencia de resposta e entao passara a entregar 100w para o outro dentro de suas frequencias tambem, mantendo uma linearidade em todas as faixas. E sim, se a impedancia dos alto falantes variarem, a potencia entregue será sempre a nominal. "Ah, mas o tweeter de 4ohms suporta uma potencia menor que o woofer de 4ohms", ai é um problema que tem que ser resolvido na construção do crossover, atenuando a potencia recebida pelo mesmo.. Resumidamente, é isso.

 

 

Como o diego falou, o ampli vai mandar a potência, e essa sera dividida de acordo com a resistência do transdutor.

Se tivessemos faland de resistência fixa, daria p calcular exato o quelanto cada componente iria receber de potência, mas por ser impedância, e variável de acordo com a frequência e temperatura, fica difícil uma exatidão.

Mas respondendo a maior duvida aí, se tiver por exemplo 3 itens com mesma impedância, ligados a um canal do ampli, essa potência sera dividida em partes iguais pra cada um.

Pra impedâncias diferentes da pra calcular como uma situação estavel pra se ter ideia do q vai acontecer e poder fazer um cálculo sos atenuadores necessários p o sistema não exceder a potência dos equipamentos.

 

 

caras... ainda ficou meio sem logica e com duvida...  eu estava pensando justamente dessa forma... se tem um woofer de 4 ohms e tw de 4 ohms  e o amplificador manda 100w em 4 ohms, se for ligar neles, vai da 100w em cada? ai estou dobrando a potencia? como pode?

 

ja no ex que dei amp de 100w 4 ohms 75w 6 ohms 50w 8 ohms

 

 

se for considerar a potencia nominal do amp em relaçao a imp de cada falante

aplicando os mesmos 100w no combo dos 3 falantes com seus divisores teremos:

 

num woofer a 4 ohms vai da 100w em cima dele, no médio no caso de 6 ohms vai da 75w e no tw de 8 ohms da 50w em cima, total 225w e assim?

ou

 

vai ser proporcional como falei la em cima... fazendo as contas dividindo os 100w por cada impedância proporcionalmente da 44,4w a 4 ohms 33,3w a 6 ohms e 22,22w a 8 ohms em cada falante pois ai sim a soma das 3 potencias da 100w, e assim?

 

 

jeferson voce fala que 3 itens de imp iguais e com seus respectivos divisores a potencia vai ser dividida igual entre os 3 (no caso do amp de 100w vai da 33w p cada...) porem, o diego falou que nao... vai os mesmos 100w p cada...

 

"Mas respondendo a maior duvida aí, se tiver por exemplo 3 itens com mesma impedância, ligados a um canal do ampli, essa potência sera dividida em partes iguais pra cada um."

 

"o amplificador vai entregar 100w para um até sua frequencia de resposta e entao passara a entregar 100w para o outro dentro de suas frequencias tambem"

 

ainda ficou meio confuso...

 

se o diego fala que vai 100w p cada, entao num kit 2 vias que declara 100w por lado, o woofer tem 100w e o tw tem 100w tambem, assim vai 100w p cada... 

 

exemplos com impedâncias iguais ja temos vários por ai, se puderem dar um ex com impedâncias diferentes eu agradeço....

 

deu tudo na mesma... vamos trabalhar com imp iguais de novo tipo o amp da 100w a 4 ohms

um kit 2 vias declarado 100w por lado a 4 ohms, se eu aplicar os 100w, num lado, vai 100w p cada falante ou 50w p cada? dividindo assim a potencia?

 

tipo se eu tenho um kit 3 vias e estou mandando frequencias graves e agudas p ele, uma parte da corrente com freq graves vai ser desviada p o sub e a outra parte com freq agudas vai pro tw, o medio como nao estou mandando nada, se comportaria como uma impedancia bem alta e nao receberia qze nada de corrente, assim a potencia se divide... so daria 100% da potencia num falante se fosse toda a corrente do amp p ele e nao ao mesmo tempo nos 2 falantes, tipo o grave e agudo com 100% da potencia nao tem como pois, a corrente num esta se dividindo? 

 

 

esse assunto e meio complicado... acho que uns exemplos com impedâncias iguais e outro com imp diferentes esclareceriam mais as duvidas...

Editado por jott257

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tiver 3 itens, ampli não vai mandar 100w pra cada....nao tem como isso, se a saida do ampli e 100w, essa potencia vai ser dividida de acordo com a queda de tensão em cada resistência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Explicar só escrevendo assim fica dificil, apesar de ser uma elétrica básica de um circuito serie/paralelo....achei um video bem simples e explicativo, que vai tirar sua duvida quanto ao funcionamento do circuito.

 

Considere que no vídeo ele esteja observando o circuito PÓS amplificador ok, ou seja, essa tensão 12v, é na saída do canal do amplificador, então de acordo com as resistencias usadas(que no caso do som é impedância), a fonte(amplificador) teria uma potencia de 72W.

 

 

como havia dito, a potencia se divide entre os componentes, porque POTENCIA = TENSÃO x CORRENTE, ou POTENCIA = TENSÃO ²  /  RESISTENCIA; então ela varia em função da resistencia, nesse caso não será a total liberada pelo ampli em cada componente, pois cada um tem uma resistencia, e causa a queda corrente, o que varia a potencia.

 

lembrando que esse exemplo é um circuito com resistencia fixa, nos trandutores a impedancia é variavel de acordo com a frequencia, então  a potencia tbm será variável em frequencias distintas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ra

 

Boa tarde.
Tenho um taramps t5.0kw seres platinum 1ohm.
Gostaria de saber qual e quantos alto falantes são ideais para esse modulo ou se tem algum jeito de regular a impedâcia dos alto falantes.
Ex:2 sds 27k 4ohm

Rapazzzz....acho q seu paraquedas pousou no lugar errado...rsrsrs

mas vamos lá:

não existe como regular impedância em falantes.

vc pode usar as opções de bobinas simples e duplas pra casar a impedancia do amplificador.

no caso do T 5.0K 1Ohm, terá que usar dois falantes de bobina dupla de 4, ligando cada um em paralero jogando pra 2ohms cada falante, e novamente em paralelo caindo pra 1OHm no ampli.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Explicar só escrevendo assim fica dificil, apesar de ser uma elétrica básica de um circuito serie/paralelo....achei um video bem simples e explicativo, que vai tirar sua duvida quanto ao funcionamento do circuito.

 

Considere que no vídeo ele esteja observando o circuito PÓS amplificador ok, ou seja, essa tensão 12v, é na saída do canal do amplificador, então de acordo com as resistencias usadas(que no caso do som é impedância), a fonte(amplificador) teria uma potencia de 72W.

 

 

como havia dito, a potencia se divide entre os componentes, porque POTENCIA = TENSÃO x CORRENTE, ou POTENCIA = TENSÃO ²  /  RESISTENCIA; então ela varia em função da resistencia, nesse caso não será a total liberada pelo ampli em cada componente, pois cada um tem uma resistencia, e causa a queda corrente, o que varia a potencia.

 

lembrando que esse exemplo é um circuito com resistencia fixa, nos trandutores a impedancia é variavel de acordo com a frequencia, então  a potencia tbm será variável em frequencias distintas.

Cara  eu entendo de circuitos resistivos....

 

so que no som nao e assim ne... a impedancia varia de acordo com a frequencia

 

no caso do seu video, como sao resistencias ao inves de impedancias sabemos que a corrente total que a fonte 12v vai liberar será 12/3//6  = 6A porem,

 

num circuito com impedâncias onde se tem o divisor de frequencia se tem um falante de 3 ohms e outro de 6 ohms, a associação não vai gerar uma imp de 2 ohms...vai prevalecer a do menor, no caso 3 ohms... esse exemplo pra leigos so iria piorar o entendimento... outra coisa... estou falando duma situação ideal, onde a fonte de sinal emita todas as frequencias audiveis...

 

No caso, o diego colocou foi mais duvidas falando que vai 100w de potencia p cada porem, nao acredito que seja assim...

 

 

o que eu quero saber e como essa potencia e dividida... como voce citou e eu falei, a corrente se divide p cada falante, e cada falante na sua impedância vai dar uma certa potencia... Entao o certo seria assim:

 

Amp de 100w 4 ohms 75w 6 ohms 50w 8 ohms

se for considerar a potencia nominal do amp em relaçao a imp de cada falante (vamos por um sinal que varie de 20a20khz p complementar)

aplicando os mesmos 100w no combo dos 3 falantes com seus divisores teremos:

 

 

vai ser proporcional como falei la em cima... fazendo as contas dividindo os 100w por cada impedância proporcionalmente da 44,4w a 4 ohms 33,3w a 6 ohms e 22,22w a 8 ohms em cada falante pois ai sim a soma das 3 potencias da 100w.

 

 

O que quero saber e se simplesmente isso esta correto....

 

 

PS: problema que vejo ai e que se uma musica mandar so sinal agudo e o tw fosse de 20w, como o amp da 50w a 8ohms e ele ta mandando so agudo, vai dar 50w em cima, aconteceria o mesmo com o kit 2 vias, se for de 100w o kit, 50w cada falante a4 ohms, se eu mandar um sinal so de agudo, a corrente num vai ser toda desviada pro tw e vai dar os 100w em cima dele + ele num era so de 50w? o mesmo aconteceria com o MID se eu mandar so freq grave, vai tudo p ele e ele so aguenta 50w.

isso poe mais lenha na fogueira...

Editado por jott257

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahh ta....entendi o q quis dizer...

Creio q seja considerado da forma q vc colocou ai em cima, proporcional, mesmo q não seja o ideal, pra calculo dos cross deve ser usado assim mesmo, em valor fixo, pelo menos eu acho q sim....

No caso das frequências, creio q o capacitor so vai restringir a passagem do sinal, mas deve gerar uma resistência, então acho q essa potência não é redirecionanda não....

Teria q medir a impedância em funcionamento pra ter ideia do q acontece....ou ate mesmo, tentar medir simultaneamente a tensão ou corrente recebida em cada via nos componentes, acho q da p ver alguma coisa......será???

 

Tenho dois multimetros aqui....tive um tempo vo tentar medir pra ver como q fica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahh ta....entendi o q quis dizer...

Creio q seja considerado da forma q vc colocou ai em cima, proporcional, mesmo q não seja o ideal, pra calculo dos cross deve ser usado assim mesmo, em valor fixo, pelo menos eu acho q sim....

No caso das frequências, creio q o capacitor so vai restringir a passagem do sinal, mas deve gerar uma resistência, então acho q essa potência não é redirecionanda não....

Teria q medir a impedância em funcionamento pra ter ideia do q acontece....ou ate mesmo, tentar medir simultaneamente a tensão ou corrente recebida em cada via nos componentes, acho q da p ver alguma coisa......será???

 

Tenho dois multimetros aqui....tive um tempo vo tentar medir pra ver como q fica

 

 

Como sabemos, em razao de suas caracteristicas, o indutor e comporta como uma impedancia bastante alta, em frequencias altas, e se comporta qze como um curto em freq baixas, o mesmo acontece para o capacitor so que ao contrario....

 

entao se temos um woofer e um TW  em paralelo, cada 1 com seu divisor, se mandarmos so sinal agudo, o indutor vai se tornar uma impedancia gigante que vai se somar com a imp do falante e vai restingir a passagem de corrente, se der tipo 20 ohms, assim no circuito eletrico, toda a corrente vai se desviar pra o TW, o mesmo vai acontecer com o TW se mandamos so freq baixas, o capacitor vai se tornar uma impedancia gigante e se somar com a do TW e assim a corrente se desvia toda para o woofer...

 

agora mandando freq variadas, acontece tudo igual o ex de cima porem, se o amp so e capaz de fornecer 100w a 4ohms, quer dizer que oferece 5A de corrente, como o sinal e variado, o indutor e o capacitor vao fazer o seu papel e ir destinando as correntes de freq baixas p um falante e as correntes de freq altas para o outro falante, assim pelo que eu entendo, nunca vai da 5a em cada falante ao mesmo tempo! porque ai o amp teria de mandar 10a, que daria 100w em cada...  Só daria a potencia total em cima do falante se a musica em questão tocasse so freq agudas por ex, ai tudo seria destinado p o tw, levando isso em conta, poderia ter uma musica ou algo assim que variasse entre sinal agudo e grave em questão de décimos de segundo, ai assim em frações de segundos, o tw tocaria com 100w e o woofer com 100w porem nunca os 2 ao mesmo tempo.

 

 

eu tenho 2 multimetros aqui mas, nao tenho os cross p testar, acredito que eles tenham de ser true rms e que voce coloque p tocar uma faixa de freq que varie com a faixa dos falantes em questao.

 

 

outra coisa... quando o som manda so freq, aguda, se ele esta a 20v mandando 5a, como o woofer esta em paralelo com o tw, era p ter 20v em cima do tw e do woofer correto? Errado na questao do woofer! pois tem o indutor la, que ta se comportando como uma impedancia gigante, mesmo com indutor ainda passa uma pequena corrente, pois nem tudo e drenado pro tw, assim se voce for medir nos terminais do woofer vai ter uma tensao minima e no indutor vai esta a maioria dos 20v. 

 

Ja no tw vai ser ao contrario, como o capacitor se comporta como curto, vai ter uma tensao minima em cima dos terminais dele, e a maioria da tensao vai esta em cima do TW. os 20v sao aplicados na associaçao em serie do capacitor e tw.

Editado por jott257

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

vai ser proporcional como falei la em cima... fazendo as contas dividindo os 100w por cada impedância proporcionalmente da 44,4w a 4 ohms 33,3w a 6 ohms e 22,22w a 8 ohms em cada falante pois ai sim a soma das 3 potencias da 100w.

 

 

O que quero saber e se simplesmente isso esta correto....

Você vai ter 100w no grave, 75w no médio e 50w no agudo. Mas não vai ter 225W de som, porque o som vai de 20Hz à 20Khz, e o módulo entrega 100W de 20Hz à 200Khz. E quando você liga um amplificador só pro Grave por exemplo, você está desperdiçando 100W de médios e 100W de agudos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...